218 km/hora...............................

citação:Originalmente colocada por Arturval

Voçês criticam muito os radares, mas acho, que para os lisboetas, é uma medida que vem melhorar em muito a sua qualidade de vida.

Dou-vos o exemplo do Porto.
Na VCI, há uns anos, era o fim do mundo, havia carros a circular a 60 e outros a mais de 160km/h. Com tal disparidade, era normal que surgissem acidentes (mais do que um por dia), o que tornava o transito naquela estrada impossivel, levava muitos condutores a procurar alternativas e entupia tudo. Desde a colocação dos radares (que não creio que sejam para a caça à multa, senão não estavam tão bem identificados) notasse que a velocidade média de circulação naquela via diminuiu muito e que a velocidade praticada pelos diferentes condutores é muito mais homogénea. Como consequência, passamos de 2 a 3 acidentes por dia para 2 a 3 acidentes por semana. Quem ganha com isto? Eu e os restantes que circulam de carro pelo Porto.

Deixo-vos uma pergunta: qual é o sentido de andar a gastar centenas e centenas de milhões de euros em novas estradas, tuneis,... se depois há aqueles que abusam, têm um acidente e entopem tudo, não deixando que os outros utentes utilizem o investimento feito.

Em Lisboa, se acontecer um fenómeno semelhante ao que aconteceu no Porto, verão que vão conseguir chegar aos empregos e a casa mais cedo...

P.S. Como agora vai haver mais disponibilidade de efectivos, gostava de ver a VDG patrulhada de noite por um carro decente...

Cumprimentos.

E os radares na zona da prelada são numa recta que aparentemente não tem perigo nenhum! E realmente, em condições normais, não tem... mas isso não impede que existissem sempre toquezinhos em que eles encostavam logo, mas o trânsito ficava logo caótico. E isto eram vários por dia! Eu sei disso porque já morei no prédio mesmo junto ao radar. As pessoas têm memória curta porque queixam-se de tudo, mas se os metessem no trânsito da vci de há uns anos atrás, refrescavam logo a memória.

Não sei se é o caso em Lisboa, mas na VCI penso que um (não excluindo os outros) dos motivos da escolha dos locais foi a necessidade de baixar os índices de ruído rodoviário naquelas zonas.

É engraçado verificar que muitas das avenidas onde ocorrem os atropelamentos mais graves não terem radares mas os túneis (onde não há piões) quase todos terem. [8]

No entanto alguns radares parecem-me bem localizados, por exemplo o da Av. Gago Coutinho (também conhecida por Av. do Aeroporto).

Sou a favor da entrada em funcionamento dos radares, posso não concordar em fazer a Gago Coutinho a 50km/h, mas faço-o, a encolher-me cada vez que outro carro passa por mim a 100 ou 110, mas isso não me encomoda.
Só tenho uma duvida nesta coisa dos radares.
Se a mesma foto apanhar 2 carros?? Como é? Como provam quem ia em excesso?
Numa reportagem que vi, apareceu o tal BM em excesso, mas na mesma foto vê-se claramente o farolim de outro carro, como provam que é o BM?
Na 2ª circular o radar está á direita á saida da bomba junto do aeroporto, passo na faixa da direita a 70km/h, passa ao mesmo tempo outro tipo a 200 na faixa da esquerda, como é que o flash o apanha a ele comigo na frente? vem a multa para mim? O meu Clio só dá 180 :D

Acho-vos uma piada do caraças, juro que acho !

Quando, aqui há uns bons tópicos atrás se falava em radares escondidos, apelidados de "caça à multa", a esmagadora maioria do pessoal afirmava que "bom bom é na França e no Reino Unido e na Alemanha e na Espanha e no catano, esses países é que são verdadeiramente desenvolvidos, pq têm radares visíveis com aviso para as pessoas se aperceberem do radar - isto sim é prevenção !!!! ".

Bem, então não é que se adoptam medidas idênticas cá, e continua a ser caça à multa ?!?!?!

Com isto acho q percebi as diferenças entre prevenção e caça à multa:

- Prevenção: Qualquer</u> medida rodoviária (boa ou má) implementada fora de Portugal

- Caça à multa: Qualquer medida rodoviária (boa ou má) aplicada em Portugal

[desabafo mode] Caramba, já não posso andar a 200 na Radial de Benfica...cambada de chulos, gatunos e chupistas !! [/desabafo mode]

citação:Acho-vos uma piada do caraças, juro que acho !

Quando, aqui há uns bons tópicos atrás se falava em radares escondidos, apelidados de "caça à multa", a esmagadora maioria do pessoal afirmava que "bom bom é na França e no Reino Unido e na Alemanha e na Espanha e no catano, esses países é que são verdadeiramente desenvolvidos, pq têm radares visíveis com aviso para as pessoas se aperceberem do radar - isto sim é prevenção !!!! ".

Bem, então não é que se adoptam medidas idênticas cá, e continua a ser caça à multa ?!?!?!

- Prevenção: Qualquer medida rodoviária (boa ou má) implementada fora de Portugal

tens toda a razao![^]

citação:Originalmente colocada por hpventura

- Prevenção: Qualquer</u> medida rodoviária (boa ou má) implementada fora de Portugal

[desabafo mode] Caramba, já não posso andar a 200 na Radial de Benfica...cambada de chulos, gatunos e chupistas !! [/desabafo mode]

realmente, reina a coerência! [}:)]

Há locais onde a caça a multa é óbvia!

Nas avenidas com "inclinação" o radar ficou sempre no sentido descendente! Claro que o pessoal anda mais depressa a descer, mas pq não meter 2? Um tb a subir? Pois....

Nas Descobertas o radar ficou em cima de um sinal luminoso num dos mais perigosos cruzamentos da avenida! O pessoal vai-se distrair a olhar para o sinal do radar e não vão ver o vermelho.... Os acidentes vão ser ainda piores!

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

Nas avenidas com "inclinação" o radar ficou sempre no sentido descendente! Claro que o pessoal anda mais depressa a descer, mas pq não meter 2? Um tb a subir? Pois....

Nas Descobertas o radar ficou em cima de um sinal luminoso num dos mais perigosos cruzamentos da avenida! O pessoal vai-se distrair a olhar para o sinal do radar e não vão ver o vermelho.... Os acidentes vão ser ainda piores!

Desculpa, mas pq raio hás-de olhar para o radar ?!

DE qualquer das formas não percebo onde é que existe caça à multa a partr do momento em que circulas numa via que tem sinalização vertical com indicação do limite de velocidade, depois tem um radar que 1º te avisa que vais em excesso e só após o aviso é que te tira a fotografia !

São duas oportunidades de circulares dentro do limite antes de seres "fotografado"...

Dentro da multa devia era vir um cartaozinho a dizer "Eu bem te avisei" !!! :D;)

Eu não digo que é caça a multa directa.

Mas que a colocação dos radares foi mais escolhida pela facilidade das pessoas serem multadas, que pela "perigosidade" do local é verdade.

Para que vou eu olhar para o sinal? Eu nada. Até desvio antes dele!

Mas ter um sinal infrormativo lumisoso a piscar a menos de 1m de um sinal luminoso de um cruzamento, é absurdo e vai causar confusão.

Mas que a colocação dos radares foi mais escolhida pela facilidade das pessoas serem multadas, que pela "perigosidade" do local é verdade.
Concordo. Parece-me que, por exemplo, o radar do túnel da João XXI seria muito mais útil se instalado na Av. da Republica, ou na Fontes Pereira de Melo, ou na Av. da Liberdade.

Acho lógico que o radar esteja no sentido descendente. É melhor obrigar os condutores a andar devagar numa descida do que numa subida.

citação:Originalmente colocada por Gugul

O Gumball é podia passar por cá, um dia destes!

Os cofres do Estado agradeciam [8]

E eu repito: a colocação dos radares nos sítios onde se encontram
actualmente é caça à multa, também. Mais descarada ainda que a que se
pratica nas nacionais atrás das moitas.
Se querem PREVENIR, coloquem a trampa dos radares e da placa que os
anuncia em sítios onde podem MESMO fazer uma diferença, nem que seja
obrigar o pessoal a reduzir para uma curva perigosa, um cruzamento
sem visibilidade, uma lomba que antecede uma passadeira, o que seja.

Radares em rectas, especialmente onde quase não há acidentes, sejam
anunciados com espalhafato ou escondidos por um viaduto, são caça à
multa. É chegar ali, apanhar alguém em excesso, passar a multa e
mandá-lo embora. O que é que se preveniu? Nada. O que é que o condutor
aprendeu? Nada. O que é que se conseguiu? Antagonizar o condutor
e, se calhar, picá-lo ainda mais.

Isto é alguma coisa? Vão-se lixar.

Sempre a velocidade...

Não há mais "culpados" de acidentes neste país. A velocidade excessiva tem costas largas.
Por definição, velocidade excessiva é sempre que não se consegue parar no espaço disponível...

Quer dizer que SEMPRE que se bate, vai-se em velocidade excessiva. Mesmo que seja num ignóbil eco-condutor que circule de frente com luzes apagadas num dia de nevoeiro denso para poupar as lâmpadas da sua viatura auto-motorizada.

Lembro-me tão bem de há 30 anos atrás, quando o carro do meu pai chegava aos 80 kmh, parecia que levantava voo. Mas podia andar mais, não era excesso, era em segurança - com aquelas molas de carroça a fazer de suspensão atrás e pneus Mabor Fórmula-dura-50.000km-sem-qualquer-degradação (nem aderência)...

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

epa ineflizmente tenho que adimitir que ja dei 200 na radial de benfica...nao ia mais ninguem na estrada, mas mesmo assim nao volto a fazer![xx(]

e apanhei um susto tremendo, ja que aquilo tem uma desnivel enorme...

o susto serviu-me de liçao

:D

tu deste 200 .....e mais uns quantos temerários também!!!! mas mesmo porreiro....são aqueles que depois da curva , (quando temos que fazer pisca para a esquerda para passar para o IC19).....acham-se na qualidade de pilotos, de puxar a 3ª do seu Supercarro, e atravessar as faixas todas ...sem olhar, sem se preocupar, sem vacilar!![}:)]

susto? o único susto que um tuga tem é o do preço dos pneus novos e o preço da GASOLINA (não do gasóleo...esse é barato:D)

citação:Originalmente colocada por hpventura

[^][^] Sabes como é! ;)

Os radares ficaram a faltar em muitos sitios como ja aqui disseram. Eixo Norte-Sul, Av. Lusiada, CRIL, Av. Padre Cruz, entre outras.
Mas acho piada a PSP não ter sido consultada sobre o assunto. E só por acaso alguns deles estão em sitios onde o carro da PSP era residente: saida do tunel em frente á RTP, radial de Benfica, Av. Infante D. Henrique, Av. Ceuta!!!! Para quem não sabia a CML até q conhece bem os locais onde a PSP ganhava uns cobres...
Claro q no caso do tunel ao pé da RTP, a culpa é nossa condutores q lá passamos a mais de 50, não é dos peões q atravessam a Av. fora dos locais próprios só pq dá trabalho subir a passagem aérea.Já agora alguém passa lá a 50? Eu não passo, e já fui apanhada a 69 com dto a multa e depois de ter travado.

Já agora uma pergunta: a 2ª circular tem três radares no sentido IC19- aeroporto, e no resto da via não se vai ser controlado? Depois da Repsol na descida para o aeroporto esqueceram-se ou acharam q já chegava de caça á multa???

citação:tu deste 200 .....e mais uns quantos temerários também!!!! mas mesmo porreiro....são aqueles que depois da curva , (quando temos que fazer pisca para a esquerda para passar para o IC19).....acham-se na qualidade de pilotos, de puxar a 3ª do seu Supercarro, e atravessar as faixas todas ...sem olhar, sem se preocupar, sem vacilar!!

susto? o único susto que um tuga tem é o do preço dos pneus novos e o preço da GASOLINA (não do gasóleo...esse é barato)

Paulo foi no sentido contrário!;)

naquele sítio por exemplo vejo com bons olhos a colocação do radar, já que embora pareça uma recta, não o é! tem uma curva para a direita associada a esse tal desnível, o que pode causar alguns sustos!

já para não falar nos esperto que se metem à esuqerda e atravessam as faixas todas para ir para Campolide e para o eixo norte sul[8]

Voltar
Superior