24 Heures du Mans

Toyota a querer terminar com um japonês ao volante, deu m*RDA.
Não foi exactamente querer. O Rio tinha de fazer mais um stint porque não tinha o número mínimo de horas obrigatório (penso que cada piloto tem de fazer pelo menos 6h de condução e ele só tinha 5h e pouco).

Mas o ponto mantém-se, isso aconteceu porque a Toyota faz questão em ter um japonês no carro quando podia ter lá um piloto com muito mais experiência e andamento.

Dantes dava para tudo, agora não dá para dar estas abébias.

Grande e histórica vitória da Ferrariapr:)

Bem avisei antes da prova que se um dos carros chegasse ao final sem problemas de maior podiam muito bem sair vencedores porque o 499P estava muito rápido e o nº51 assim o fez com uns sustos lá pelo meio. Para o departamento de marketing é realmente um sonho após 50 anos de ausência à geral terem um carro a vencer e espero que continuem nos próximos anos.

A Toyota teve azar com o abandono do carro nº7 mas mesmo assim voltaram a mostrar que com têm o carro mais fiável (juntamente com a Glickenhaus) e com um bop mais favorável podem regressar às vitórias para o ano. Cadillac a fazer uma prova muito boa também, carro muito fiável faltou-lhes só a velocidade dos Ferrari, Toyota e até Porsche. Peugeot ainda sonhou mas os erros dos pilotos foram demasiados e no final da prova lá vieram os problemas mecânicos.

Por fim a Porsche, foi claramente a grande desilusão desta corrida, partiam com 4 carros e nenhum deles não teve problemas graves durante a corrida. Uma das piores participações de sempre da marca de Zuffenhausen que vai ter muito com que se entreter para tornar o 963, um vencedor em Le Mans.

A melhor notícia é que com os novos construtores que chegarão para o ano, se este ano já tivemos uma grande corrida podemos ver uma corrida ainda melhor em 2024!

.
FyWM4p5WcAA5du7

A melhor edição que vi até hoje. Disputas fantásticas, principalmente nas primeiras horas (tirando os safety-cars, situação que tem de ser revista). De resto, até deu para babar. Fantástico.
Já estou a imaginar para o ano [br:)]

Foi pena o nº 50 ter levado com a pedra (que danificou o radiador e provocou a fuga de água), senão talvez tivesse dado 1-2 para a Ferrari! E esta, hein?

P.S. A última paragem do vencedor ia-me provocando um ataque cardíaco! Fisga-se...

Na corrida de há 100 anos atrás, começaram 33 carros e terminaram 3.

O vencedor foi o Chenard-Walcker

Era interessante fazer um comparativo entre os 2....

Acabei de ver, e muitos parabés para a Ferrari que começou logo a ganhar, sei que foi um reinicio mas depois da tanto tempo pode ser considerado um inicio.😉
A ver pela F1 a partir daqui é semrpe a descer? Sem duvida o carro mais bonito que anda por lá.😍

Boas pessoal!

Bem... só de ver até fiquei cansado!!😂

Realmente as primeiras horas de corrida (até à nossas 23h, +-) aquilo foi um caos autêntico... era chuva, carros a bater, SC, tudo e mais alguma coisa.🤯
Depois lá se começou a desenhar um esboço de vencedor (embora que antes de mandarem o # 7 embora sempre pensei que a Toyota se batesse mais com os Ferrari), e ao longo da noite com os problemas dos Peugeot (por culpa alheia ou dos próprios pilotos; não é que a Peugeot tivesse carro para...) deu para ver quem é que estava na luta pelo pódio.
O # 50 parece que ficou "permaturamente" arredado da luta mas gostava de ver se chegaria/manteria o 2º (ou 1º) lugar.
A Toyota sempre teve uma palavra a dizer mas a (excelente mesmo...) preparação do pessoal Italiano não permitiu a "sorte" das últimas edições. Nesse sentido, dou os parabéns pela "persistência" da Fiat (oh!!... Ferrari...😆) que trouxe dividendos.
Surpreendeu bastante pela positiva a Cadillac. Em Portimão fiquei com a sensação que era um carro grande e "pesado"... mas nestas 24h demonstrou um bom ritmo (elevado), ágil q. b., consistente e, embora não seja pessoa de ligar muito a estratégias, uma estratégia bem delineada por parte dos "Múrica"... E depois era - a par com o Vette e com o carro que não tem mudanças nem travões (por não serem precisos...🤣) e que é feito para andar só ás voltas a 300+ km/h - um dos carros com melhor onboard (e respectivo som...)!!😍🤤

Parte negativa: os "meus" Porsche... Os oficiais não andaram/andam nada de jeito (um pouco como aconteceu em 2014, creio...) e aquele que parecia estar em melhor forma, o Yifei Ye tratou de lhe traçar o destino...😪
E não foi só os 963... os 911 SC (Safety Car...) tiveram pessimamente mal!! Todo aquele procedimento de juntar as classes, depois uns passar por outros e tudo mais... numa corrida "especial" (24h/100 anos), delimitou a corrida em si e o natural desenrolar desta... Ponto negativo para quem decidiu este(s) procedimento(s) de SC!!😒

Apesar dos "Tugas" terem tido azar como tudo, nem tudo foi 100% mau porque a APR (Algarve Pro Racing) conseguiu ficar em 1º na classe LM P2 P/A!!...😍👏

Infelizmente para o ano não vai haver GTE Am - as raparigas mereciam ter ido ao pódio...!!😏 - mas vai entrar os GT3 para substituir essa classe o que, espero, dê para assistir a boas lutas como se tem assistido...

Opinião pessoal (neste momento): WEC/24h LeMans > F1 > WRC...

Bons passeios!😉
Ass.:RZ!

Última edição:
Que 24h épicas, que emoção até ao final!
Torci pela Toyota, mas fiquei também feliz pela Ferrari.

Sobre a partida, a Ferrari arrancou com que pneus? Isto não me parece slick.

Whats-App-Image-2023-06-10-at-15-33-02.jpg

Voltar
Superior