24 Heures du Mans

Quando temos 24h de corrida e os 2ª e 3ª lugares a terminarem mais junto do vencedor que na F1, está tudo dito... 😬

Para a história é isso que vai ficar e poucos ou ninguém se irão recordar do que realmente se passou.

O facto é que a corrida foi altamente condicionada, se não mesmo adulterada, pelas 6H40M de tempo total de permanência do Safety Car em pista, o que representa quase 28% do tempo da corrida. Na prática isto quer dizer que as mecânicas menos "apuradas" beneficiaram do tempo de competição útil, aproximando assim o desempenho dos competidores.

Por força das circunstâncias, uma corrida dura e de desgaste, foi transformada numa corrida sprint de cerca de 7H50M, depois dos carros terem rodado durante quase 4H30M atrás do Safety Car aquando a sua última intervenção.

Com efeito, após a retirada deste às 8H11M locais, restavam apenas 7H49M para se atingirem as 24H de corrida.​

A corrida do ano passado foi globalmente melhor porque esta teve muito tempo de safety car mas a única vez que vi um final tão emocionante em Le Mans foi aquele ano em que os dois Audi R18 abandonaram acidentados e o restante aguentou a carga dos 3/4 Peugeot para conseguir ganhar por uns 13 segundos.

Segunda vitória seguida para a Ferrari, podem falhar nas corridas do campeonato mas em Le Mans o 499P ainda não perdeu e agora ficam em melhor posição para lutar também pelo campeonato. Apesar de não voltarem a ganhar grande corrida da Toyota, continuam é sem conseguir vencer Le Mans contra concorrência de topo. A Porsche melhorou a fiabilidade do 963 mas faltou velocidade e o Cadillac resistente também não foi rápido o suficiente. Desilusões a Alpine e ainda que com alguns azares a BMW e nota positiva para a fiabilidade dos Lamborghini.

E nem uma palavrinha para a Peugeot e Lambo ???

A Porsche eu diria que foi a grande derrotada. Com maior numero de carros à partida, com a pole, e nem o pódio !

Mas Porsche é Porsche. Eles voltarão.

Que falta de senso comum, e de ignorância de como funciona o dept⁰ de desporto automóvel numa marca...

O que é que a má performance da Peugeot tem a ver com a liderança de Carlos Tavares no grupo Stellantis (?)...
Quando muito este pedirá responsabilidades e tomará decisões, pelo fracasso ou pelos erros se for o caso.

O Grupo Stellantis está sólido e tem uma performance invejável na industria automóvel Europeia.

De como não funciona o departamento de desporto da stellantis, todos podemos ver e estamos a ver.

Tu sabes mais, nota-se !

Vamos ver daqui por 5 anos como estará este império ! Poderemos falar nessa altura !

De como não funciona o departamento de desporto da stellantis, todos podemos ver e estamos a ver.

Tu sabes mais, nota-se !

Vamos ver daqui por 5 anos como estará este império ! Poderemos falar nessa altura !
Basta leres um pouco sobre onde está agora o grupo Stellantis, sobre Carlos Tavares e o seu percurso, e o caminho que estão a trilhar.

É sempre mais útil que escrever à toa ou ao sabor do momento...

e20be1bad73e90624251cb65fd05572a.jpg

_

Basta leres um pouco sobre onde está agora o grupo Stellantis, sobre Carlos Tavares e o seu percurso, e o caminho que estão a trilhar.

É sempre mais útil que escrever à toa ou ao sabor do momento...

Também não estou a ver a relação entre as duas coisas….ate parece que a eficácia da Toyota nasceu do dia para a noite….

Fiquei com ideia que isso teria sido do unsafe release.
Se foi devido ao contacto não me parece severa o suficiente para o "estrago" causado.
Fomos privados de outra boa batalha.

A penalização maior ou menor pouca diferença teria feito para o Ferrari, mas tendo em conta a posição do Toyota 8 naquele momento, diria que este ficou impedido de uma provável vitória na corrida.

Última edição:
E nem uma palavrinha para a Peugeot e Lambo ???

A Porsche eu diria que foi a grande derrotada. Com maior numero de carros à partida, com a pole, e nem o pódio !

Mas Porsche é Porsche. Eles voltarão.

Eu falei na Lambo, até durante a corrida...

Quanto à Peugeot foram tão discretos e sendo já o seu segundo ano e meio com o pouco que prometeram nos treinos nem sequer os mencionei, quem achou relevante fê-lo.

Quanto à Porsche até está em boa posição para ganhar o campeonato mas estes dois anos em Le Mans foram uma pequena desilusão, dá ideia que o 963 se adapta melhor às pistas do campeonato do que a La Sarthe.

Anyway, fica aqui o resumo da corrida com os principais momentos

Eu sei como fizeram isso:

tinha o carro impec todo limpinho, mas depois meteram 2 pugs com motores 1.2 puretech já bem escafiados e puseram-os à frente do 499 com uns ventiladores a mandarem o que saía do escape para cima do Ferrari...

eh voilá !

Voltar
Superior