27.7% dos Portugueses não se importavam ...

Eu já passei por uma queimada e digo-te, ficou tudo pôdre de bêbado.

Não sei o que é, se é o ambiente e as gajas a beberem desalmadamente, mas o certo é que eu até nem sou de me meter nestas coisas com muita força (em especial bebidas destiladas) e fiquei de gatas. Literalmente. :)

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Eu já passei por uma queimada e digo-te, ficou tudo pôdre de bêbado.

Não sei o que é, se é o ambiente e as gajas a beberem desalmadamente, mas o certo é que eu até nem sou de me meter nestas coisas com muita força (em especial bebidas destiladas) e fiquei de gatas. Literalmente. :)
É todo o ambiente , qdo se faz a queimada já é a noite já está tudo animado e depois ainda mais.[:I]
Acredito[8D] eu lá tenho que me controlar com a comida e bebida...[:I]ainda estas ferias andei de festa em festa, ainda para mais com familia lá[8D]
Gosto daquela pedalada toda, e é mesmo mta pedalada e depois qdo lá estou é de ferias (ou fds prolongado)sempre...é sempre a curtir dia e noite.

200692454024_bandeira-estrela.gif

Espanhol...NAO!!!

Iberico?!?!?.....Talvez.

Pais: Iberia
Capital: ???
populaçao: 60.000.000
Lingua: Portunhol :D
Ordenado minimo: +-500€ (como recebo 3+3 ordenados minimos [:P])
moeda: €uro
Bandeira: ???

q tal 5 anos a experiencia!?!?!?

Coloquei a questão pois um amigo cá de casa que está metido no negócio de criação de porcos, explicou-me de A a Z o que se passava com o porco preto em Portugal, os diversos tipos de raças, os diversos tipos de alimentação e finalmente o aluguer de pastos de montados de sobreiros a Espanhóis. Eles colocam cá os porcos, pagam o aluguer do pasto com os encargos dos pastoreio e quando são cresciditos, lá vão para Espanha.

A razão, segundo ele, dos Espanhóis colcoarem cá os Porcos é que em Portugal não se dar muito valor ao porco Preto por causa da enorme quantidade de gordura, o que o torna muito pouco rentável no mercado normal, sendo os Espanhóis os únicos a valorizar esse tipo de animal. E como há poucos e como o apuramento das raças andou assim ao Deus dará, eles vêm de Espanha ainda bacorozinhos. ;)

Não sei qual a realidade que o teu amigo conhece, eu por experiência pessoal dos exemplos que conheço no Baixo Alentejo - Almodôvar, Castro Verde, Ourique, Aljustrel, Mertola, Pias, Serpa, Vale de Vargo, V. Nova S. Bento - sei que que grande parte da produção espanhola de "Cerdo Pata Negra" actualmente é resultante de Porco Preto Alentejano.

Aliás

citação:Porco Preto : Da bolota ao presunto, a alquimia do montado

Lisboa, 07 Out
Dezenas de milhares de porcos pretos iniciaram neste final de Outubro um período de engorda no montado alentejano onde, bolota a bolota, vão ganhar os músculos e a gordura que fazem a re****ção do presunto ibérico.

Percorrendo quilómetros, engolindo uns 10 quilogramas de bolotas por dia e tudo o que o montado de azinheiras e sobreiros lhe oferece - ervas, cogumelos, bichos - este omnívoro vai ganhar em dois a três meses cerca de 60 a 80 kg, que acrescentará aos 80 a 100 quilos iniciais.

Alternando longos períodos de caminhada sem parar de comer e sestas digestivas quando já não pode mais, andando até de noite quando há luar, o porco de raça alentejana vai "metabolizando" os frutos do montado, que melhor do que qualquer outro transforma em carne.

No fim deste período, é o teor em ácidos gordos dos seus tecidos, e muito especialmente a percentagem de ácido oleico, que determinará a qualidade da sua carne e portanto o seu valor para a indústria de transformação.

O que era antigamente avaliado só no prato, é hoje previamente comprovado em laboratório, por meio de uma biopsia que dá ao produtor, à indústria e à entidade certificadora uma informação precisa sobre a qualidade da carne.

Setenta por cento destes animais serão exportados, abatidos e transformados em Espanha, onde são particularmente apreciados pela indústria do presunto.

Com 500 fábricas de transformação e 150.000 porcas reprodutoras inscritas, o sector do porco ibérico espanhol era incontornável no delinear de uma estratégia para o desenvolvimento do porco alentejano, explica à Lusa, José Cândido, presidente da Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), uma das duas associações responsáveis pelo relançamento da raça nos anos 90.

Face ao gigante espanhol, "é a pureza da raça dos nossos porcos que faz a diferença e constitui a nossa mais-valia" , sublinha este técnico. "Os espanhóis têm hoje a necessidade de corrigir as consequências de uma política de cruzamento do ibérico com o Duroc, porco de crescimento mais rápido, porque têm falta de núcleos puros" , indica.

Base da alimentação no Alentejo nos anos vinte e trinta, o porco de raça alentejana tinha praticamente desaparecido das herdades.

A opção pela suinicultura intensiva, mudanças nos hábitos alimentares e os surtos de peste suína africana, entre outros factores, explicam esta evolução que chegou a ameaçar a própria sobrevivência da espécie.

É a partir de um núcleo de "teimosos", que a exploração da raça é relançada no início dos anos noventa.

Uma dúzia de criadores, que mantinham porcos pretos "porque o avô, o bisavô e o trisavô os tinham", vão constituir o ponto de partida para a recuperação da raça, salva por este apego à tradição - ou resistência à mudança - dos cruzamentos que afectaram o porco ibérico na vizinha Espanha.

Com a criação em 1992 da União das Associações de Criadores do Porco Raça Alentejana (UNIAPRA) que passa a gerir a secção Raça Alentejana do Livro Genealógico Português de Suínos, e o levantamento e a inscrição dos animais existentes com as características morfológicas da raça nos dois anos seguintes, estão criadas as condições para o desenvolvimento da fileira.

Em menos de dez anos, um animal em vias de extinção, com uma actividade essencialmente virada para o consumo de leitões ou de porcos para a matança e enchidos caseiros, passou à actividade organizada e orientada para a produção de produtos de qualidade.

"É nesta excelência que apostamos", sublinha o presidente da ACPA, destacando o rigor de todo o acompanhamento da fileira, tanto ao nível dos produtores como da indústria transformadora.

Na sequência de um trabalho de campo das associações de produtores, receitas e modos tradicionais de preparação de enchidos foram recuperados, aproveitando-se as oportunidades abertas pela legislação comunitária sobre os produtos regionais.

Com o presunto de Barrancos à cabeça os produtos derivados do Porco Alentejano são hoje uma vintena, entre DOP (Denominação de Origem Protegida) e IGP (Indicação Geográfica Protegida), num elenco de especialidades de Portalegre, Estremoz e Borba, com ainda uma referência imprescindível à Carne de Porco Alentejano (DOP).
http://www.agroportal.pt/x/agronoticias/2004/10/24.htm

Esta é a história que conheço e a realidade de muitos pequenos e médios produtores de Porco Preto, e sim quando visito terras Alentejanas e tenho oportunidade trago de lá a tal carne com mais gordura, mas tão amis saborosa, agora cabe a quem a "corta" (muito importantes) cozinha e a quem tem no prato saber escolher e eliminar a gordura.

Mas o sabor, esse, os "nuestros Hermanos" têm-no porque nós o mentivemos.

:)[8D]

Já agora o que tu deves querer mencionar é isto

citação:Negócio: para alimentar porco preto
ESPANHÓIS ALUGAM MONTADO ALENTEJANO

A falta de montado de sobro e azinho em Espanha para as necessidades de produção do porco preto, conhecido no nosso País como porco de raça alentejana, tem levado os criadores do país vizinho a alugar propriedades no Alentejo para alimentarem a bolota os seus animais.

O negócio é simples e rentável para os proprietários dos terrenos em Portugal, pois estes recebem uma quantia assinalável por cada cabeça de gado sem terem qualquer trabalho na alimentação ou tratamento dos porcos. O problema é que a grande fatia do lucro fica do lado dos espanhóis.

Actualmente, segundo o presidente da Associação dos Criadores do Porco de Raça Alentejana, José Cândido, existem no nosso País entre 20 a 30 agricultores, com propriedades junto à raia, que alugam os seus terrenos de montado.

“Por cada porco, os portugueses ganham 100 euros e, em média, os espanhóis trazem uma vara de cem porcos por ano para cada agricultor, o que rende 10 mil euros. Apesar de não ser um mau negócio para os portugueses, o facto é que o lucro fica para os produtores espanhóis. É que, só para dar uma ideia, um porco dá dois presuntos de 350 euros cada, duas paletas (mãos) no valor total de 150 euros e dois lombos no valor de 50 euros. Tudo somado dá 900 euros”, sublinhou.

Apesar de não concordar com o negócio, José Cândido diz que prefere ver os espanhóis a explorar os campos alentejanos do que o abandono dos mesmos pelos seus proprietários.

No País existe cerca de um milhão de hectares de sobro e azinho, mas só 126 mil é que são aproveitados para a criação do porco de raça alentejana.

Em Portugal, segundo José Cândido, existem 250 criadores, os quais produzem por ano 30 mil porcos nos últimos três meses de vida em montado e mais 20 mil com rações próprias, isentas de substâncias que favorecem o crescimento. Deste número, ficam apenas para consumo interno cerca de 10 mil porcos.

O responsável salientou ainda que o sector emprega cerca de 500 pessoas e rende por ano 10 milhões de euros brutos e um lucro na ordem dos 30 por cento, ou seja de três milhões de euros. Este valor, dividido pelos 250 criadores dá em média 12 mil euros anuais.

PORTUGUESES CONSOMEM MAIS

A procura da carne de porco de raça alentejana tem vindo a registar um significativo aumento. José Cândido recorda que há dez anos criavam-se em Portugal perto de dois mil porcos e, agora, são produzidos 50 mil. “Há mais criadores, mas o crescimento deve-se ao consumo dos portugueses e à confiança que depositaram na qualidade dos produtos”.

Contudo, este responsável sublinha que o País precisa de mais unidades transformadoras e cumpridoras das regras artesanais para que o consumidor não compre ‘gato por lebre’. Por enquanto, no Alentejo existem unidades certificadas de transformação em Barrancos, Arronches e Campo Maior e dois matadouros, um em Sousel e outro em Beja. Até 2005 deverão estar concluídas as novas unidades em Garvão (Ourique), e em Barrancos, bem como o matadouro em Reguengos de Monsaraz. Como contributo para a preservação genética da raça e dos métodos tradicionais na criação e transformação foi criada este ano a Associação Interprofissional de Promoção e Defesa da Fileira do Porco de Raça Alentejana. Actualmente, a associação encontra-se a preparar a candidatura do montado alentejano a Património Mundial.
Alexandre M. Silva (Évora)
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=125323&idselect=11&idCanal=11&p=94
Desculpa mas a porra da noticia é do Correio da Manhã [:p] :D [}:)]

[8D] [8D]

Felizmente que a sondagem apenas indica pouco mais de um quarto da população Portuguesa...

Só posso concluir que, quem respondeu afirmativamente a uma união ibérica, só pode ser daqueles tipos de pessoas que passa a vida a queixar-se de tudo e que anseia ser Espanhol. Tudo porque do lado de lá é que é o mar de rosas...

Mas este mesmo Tuga é aquele que vive completamente frustrado, pois não tem coragem para fazer as malinhas e ir para lá.

citação:Originalmente colocada por DêCêIi

Felizmente que a sondagem apenas indica pouco mais de um quarto da população Portuguesa...

Só posso concluir que, quem respondeu afirmativamente a uma união ibérica, só pode ser daqueles tipos de pessoas que passa a vida a queixar-se de tudo e que anseia ser Espanhol. Tudo porque do lado de lá é que é o mar de rosas...

Mas este mesmo Tuga é aquele que vive completamente frustrado, pois não tem coragem para fazer as malinhas e ir para lá.
Não digas isso...

Eu gosto muito de Espanha (de umas regiões mais que outras...) e do modo de vida dos Espanhóis.

Penso que sabem viver bem a vida, muito melhor que nós, de modo que quando posso dou lá uma saltada e mato saudades.

Sei que é impossível uma integração numa nação Ibérica, mas penso que é possível uma maior aproximação em diversos sectores e sairmos todos a ganhar. Por um lado porque são os nosso únicos vizinhos naturais, por outro, há muita coisa em comum. Finalmente e para concluir, não me importo de aprender com quem faz melhor do que eu. ;)

Esses 27,7% de Portugueses que vão de imediato para Espanha.

Pode ser que assim fique mais espaço para desenvolver e empregar Portugueses interessados em desenvolver a Nação.

Muitos não votam (porque preferem abster-se) e nem sequer fazem nada para melhorar, mas reinvidicar são mestres.

Vão e não voltem, se não tem orgulho em ser Portugueses.

citação:Originalmente colocada por T4EC1

Pode ser que assim fique mais espaço para desenvolver e empregar Portugueses interessados em desenvolver a Nação.

Muitos não votam (porque preferem abster-se) e nem sequer fazem nada para melhorar, mas reinvidicar são mestres.

[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

http://www.youtube.com/watch?v=6tt2STkICTE&mode=related&search=

o Hino no dia da Patria Gallega[:p][:p]

espero um dia ter ouvir este Hino num Mundial de futebol...

Ao menos podias escrever Pátria Galega em Galego ou Português e não Gallego em Castelhano...[:0], o que para um entusiasta da Pátria Galega, não fica lá muito bem [8)]

Quanto ao hino, não te preocupes que há uns anos atrás tocaram por SETE vezes em Vigo, contra o autodenominado clube mais glorioso de Lisboa e arredores

[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

claro, a culpa de tudo é desses 27.7%

A culpa, 1º era do estado, depois passou a ser da FP, depois dos empresários, agora vai ser dos 27.7% que preferiam ser espalnhol...

Sabes lá tu quem são esses 27.7% e o que já fizeram pelo país(ou por si, que beneficou indirectamente o país) para disseres essas coisas [xx(]

citação:Originalmente colocada por MrAnderson

claro, a culpa de tudo é desses 27.7%

A culpa, 1º era do estado, depois passou a ser da FP, depois dos empresários, agora vai ser dos 27.7% que preferiam ser espalnhol...

Sabes lá tu quem são esses 27.7% e o que já fizeram pelo país(ou por si, que beneficou indirectamente o país) para disseres essas coisas [xx(]

Desculpe generalizar, mas qualquer cidadão nacional que diga abertamente que prefere viver sob uma bandeira unica, a fazer fé na observação - ...27,7% dos Portugueses não se importavam de viver num único País formado por Portugal e Espanha.

Não merece viver num pais onde a história demonstrou já que após 60 anos de dominio da coroa Espanhola, preferiram arriscar e voltar a adquirir a sua entidade própria do que continuar a ser uma provincia de Espanha.

Actualemente vemos muitas tentativas de cisão de Espanha - Regiões autonomas com entidade, cultura e economia própria - e uma luta com dezenas de mortos, por causa do Pais Vasco ou Basco (chamem-lhe o que quiserem).

E não se iluda, se não tivesse-mos reconquistado a nossa independência, muito provávelmente, haveria hoje uma qualquer "Etuga", um movimnnto separatista e bombista que á semelhança dos etarras plantaria bombas para tentar atingir os seus objectivos

Não digas isso...

Eu gosto muito de Espanha (de umas regiões mais que outras...) e do modo de vida dos Espanhóis.

Penso que sabem viver bem a vida, muito melhor que nós, de modo que quando posso dou lá uma saltada e mato saudades.

Sei que é impossível uma integração numa nação Ibérica, mas penso que é possível uma maior aproximação em diversos sectores e sairmos todos a ganhar. Por um lado porque são os nosso únicos vizinhos naturais, por outro, há muita coisa em comum. Finalmente e para concluir, não me importo de aprender com quem faz melhor do que eu. ;)

o espanhol e o português somos mais parecidos culturalmente do que pensamos, a diferença é que nós temos o Fado e eles as Sevilhanas... o que explica logo a grande diferença de personalidades entre estes dois povos. Um virado para a melancolia, tristeza, saudade, etc e outro para a fiesta, bailarico e doideira geral. No resto somos quase gémeos.

quando vieres a Espanha dá uma apitadela! [}:)]

Não digas isso...
É simplesmente o que constato...

O Português que queria ser Espanhol ou entregar isto a Espanha é um típico frustrado...

Até eu, na minha "miséria" e orgulhosamente Português, sou mais feliz...

Não invejo Espanha, sei que as coisas lá até podem ser mejores mas de que é que isso me serve se tenho um enorme orgulho em ser Português [?] Isto não tem preço...

Colaborar com Espanha [?] Sim, porque não... Mas o Tuga não aprende e muito menos exige aos Espanhóis (e a outros estrangeiros que cá invistam) que se fixe os conhecimentos adquiridos...

Aprender com Espanha [?] Claro! Mas o Tuga orgulhosamente gosta de ser diferente e individualista e achar-se sempre superior ao seu igual entre o Povo, invés de lutar em conjunto.

E viva a siesta e a vida pós 20h...

Não digas isso...

Um espanhol teria mto a aprender em portugal com alguns nossos costumes tambem, nisso não tenho duvidas.
Agora o que noto por exemplo lá é mais adrenalina e reenvidicação e uma luta constante por tudo o que acreditam.
Este ano houve fogos enormes na galiza e o pessoal sai á rua para protestar e era milhares e milhares já o fizeram montes de vezes contra o terrorismo , contra um "prestige" etc.
Lá existe mais "sangue na guelra" cá numa vi 1 milhao de pessoas sair á rua devido a nada. O nosso parlamento em espanha era invadido em 3 tempos[}:)]

Nisso são superiores sem duvida pk tem mais "força" naquilo que acreditam.
E depois lutam como região.

Há quem prefira em Portugal o orgulhosamente sós.
Pois...

Eu sou mais orgulhosamente Português, gosto deste rectângulo mas sózinho não consigo fazer nada...

Eu sou orgulhosamente portugues[:p][:p] e sempre o serei por mais que os politicos possam enterrar o país[8]

mas vejo com bons olhos parcerias económicas com espanha seja que região for. Temos mto a aprender com eles mas eles tb tem algumas coisas a aprender conosco.;)

Back