3.º Stop

jpcfc

New member
Bom dia

Sou proprietário de um Megane II (2005) e a luz do 3.º stop deixou de funcionar.

Na casa de peças auto dizem-me que só comprando o farol completo (+/- 50 euros). Não dá para trocar lâmpadas.

Alguém com uma solução mais em conta?

Obrigado

Abr

Obrigado pelas opiniões.

Ver se chega lá corrente...leigo no assunto, vou meter lá o dedo, se der choque é porque chega, certo?[:D]

Porrada, boa ideia. É um Megane, pelo que deve funcionar[:D].

Vou experimentar ambas.

Abr

Obrigado pelas opiniões.

Ver se chega lá corrente...leigo no assunto, vou meter lá o dedo, se der choque é porque chega, certo?[:D]

Vou experimentar ambas.

Abr

É um Renault, logo 40% dos problemas eléctricos resolvem-se à palmada, 50% com limpeza de contactos e apenas 10% com substituição de peças [:D]

Obrigado pelas opiniões.

Vou experimentar ambas.

Abr

Errado, nunca vai dar choque (são apenas 12V).

Se não sabes como é pede ajuda a um amigo.

Bom dia

Sou proprietário de um Megane II (2005) e a luz do 3.º stop deixou de funcionar.

Na casa de peças auto dizem-me que só comprando o farol completo (+/- 50 euros). Não dá para trocar lâmpadas.

Alguém com uma solução mais em conta?

Obrigado

Abr

se só se vende o farol completo, e não dá para mudar lâmpadas, provavelmente é uma barra de led's, no entanto convém ver 1º se chega lá os 12V se chegar, a barra é desmontares e levares a um electricista auto e ver o que se passa para ver se dá para reparar, pode ser apenas uma avaria de caca... há que esgotar as hipóteses todas antes de adquirir uma peça nova...

Isso provavelmente dá para reparar facilmente, já o fiz no meu carro.

A luz de 3º stop é basicamente uma barra de LED's montada num plástico vermelho.

O problema está na própria barra de LED's, visto a ficha ter os "buracos" grandes e os pinos serem finos. Ao longo do tempo vai perdendo o contacto.

No meu caso resolvi apertando um pouco a tal ficha, e enchendo os dois "buracos" com fio de cobre. Dessa forma os pinos ao entrarem voltam a ficar justos.

Este vídeo no YouTube ajuda, a luz é duma carrinha, no carro é mais simples. A ficha que falo surge aos 1:40. https://www.youtube.com/watch?v=Idu_rxkjG2g

Isso provavelmente dá para reparar facilmente, já o fiz no meu carro.

A luz de 3º stop é basicamente uma barra de LED's montada num plástico vermelho.

O problema está na própria barra de LED's, visto a ficha ter os "buracos" grandes e os pinos serem finos. Ao longo do tempo vai perdendo o contacto.

No meu caso resolvi apertando um pouco a tal ficha, e enchendo os dois "buracos" com fio de cobre. Dessa forma os pinos ao entrarem voltam a ficar justos.

Este vídeo no YouTube ajuda, a luz é duma carrinha, no carro é mais simples. A ficha que falo surge aos 1:40. https://www.youtube.com/watch?v=Idu_rxkjG2g

apr:)apr:)
Gracias!

apr:)apr:)
Gracias!

Esqueci-me do procedimento para desmontar. Primeiro é desmontar a forra junto ao vidro, está simplesmente presa por molas, mas pode dar um pouco de luta. Depois desligar a ficha do 3º stop e a mangueira da água. Por último carregar nas molas para se conseguir soltar o 3º stop completo, que sai para a parte de fora.

É um Renault, logo 40% dos problemas eléctricos resolvem-se à palmada, 50% com limpeza de contactos e apenas 10% com substituição de peças

É quase isso, às vezes basta desligar e voltar a ligar uma ficha!

Tenho precisamente um Megane II de 2003, e assim por alto já resolvi com esse método:

- farolim traseiro: desmontar, raspar pinos, spray limpa-contactos e está novo.
- farol dianteiro, lâmpada médios: simplesmente apertar um pouco a ficha.
- ficha dos faróis na caixa de fusíveis: esta deu mais luta, mas inclui raspar, limpar, apertar, spray, e entornar um pino. Isto porque a parte de plástico já queimou um pouco junto à ficha do médio esquerdo.
- ficha airbag debaixo dos bancos: aconteceu 2 ou 3 vezes, foi só dar um toque.
- módulo dos vidros eléctricos: limpar, spray, fita isoladora.
- sensor da árvore de cames: bastou desligar e voltar a ligar.

Se tivesse de ir à oficina cada vez que tenho um "probleminha" estava lixado, por isso muita gente se queixa destes carros.

Tenho precisamente um Megane II de 2003, e assim por alto já resolvi com esse método:

- farolim traseiro: desmontar, raspar pinos, spray limpa-contactos e está novo.
- farol dianteiro, lâmpada médios: simplesmente apertar um pouco a ficha.
- ficha dos faróis na caixa de fusíveis: esta deu mais luta, mas inclui raspar, limpar, apertar, spray, e entornar um pino. Isto porque a parte de plástico já queimou um pouco junto à ficha do médio esquerdo.
- ficha airbag debaixo dos bancos: aconteceu 2 ou 3 vezes, foi só dar um toque.
- sensor da árvore de cames: bastou desligar e voltar a ligar.

Se tivesse de ir à oficina cada vez que tenho um "probleminha" estava lixado, por isso muita gente se queixa destes carros.

Por acaso o Clio III não tem chateado muito com essas coisinhas, em 8 anos e 200k km:
- Uma das luzes de matrícula tem que levar uma porradinha de x em quando;
- 3º stop levou uma porradinha e voltou à vida;
- Há o problema crónico dos cristais líquidos, nada que uma porradinha no quadrante não resolva.

Obrigado pela info, mas o que está acima chamou-me a atenção, ou não tivesse apenas os vidros elétricos do condutor a funcionar no carro. Os 3 restantes não funcionam (e já troquei 2 motores e elevadores durante os seus 10 anos de vida:sh):sh):sh):sh)).

Na Renault querem 300 euros por cada, fora cerca de 150. Fiquei com a ideia que tens uma solução mais barata, verdade ou estou a confundir o que disseste?

Abr

Voltar
Superior