3.º Stop

jpcfc

New member
Bom dia

Sou proprietário de um Megane II (2005) e a luz do 3.º stop deixou de funcionar.

Na casa de peças auto dizem-me que só comprando o farol completo (+/- 50 euros). Não dá para trocar lâmpadas.

Alguém com uma solução mais em conta?

Obrigado

Abr

Obrigado pelas opiniões.

Ver se chega lá corrente...leigo no assunto, vou meter lá o dedo, se der choque é porque chega, certo?[:D]

Porrada, boa ideia. É um Megane, pelo que deve funcionar[:D].

Vou experimentar ambas.

Abr

Obrigado pelas opiniões.

Ver se chega lá corrente...leigo no assunto, vou meter lá o dedo, se der choque é porque chega, certo?[:D]

Vou experimentar ambas.

Abr

É um Renault, logo 40% dos problemas eléctricos resolvem-se à palmada, 50% com limpeza de contactos e apenas 10% com substituição de peças [:D]

Obrigado pelas opiniões.

Vou experimentar ambas.

Abr

Errado, nunca vai dar choque (são apenas 12V).

Se não sabes como é pede ajuda a um amigo.

Bom dia

Sou proprietário de um Megane II (2005) e a luz do 3.º stop deixou de funcionar.

Na casa de peças auto dizem-me que só comprando o farol completo (+/- 50 euros). Não dá para trocar lâmpadas.

Alguém com uma solução mais em conta?

Obrigado

Abr

se só se vende o farol completo, e não dá para mudar lâmpadas, provavelmente é uma barra de led's, no entanto convém ver 1º se chega lá os 12V se chegar, a barra é desmontares e levares a um electricista auto e ver o que se passa para ver se dá para reparar, pode ser apenas uma avaria de caca... há que esgotar as hipóteses todas antes de adquirir uma peça nova...

É um Renault, logo 40% dos problemas eléctricos resolvem-se à palmada, 50% com limpeza de contactos e apenas 10% com substituição de peças [:D]

Na pug é semelhante, mas ai uns 20% resolvem-se sózinhos[:p]

Eu dava a tal pancadinha antes de mais...

Cump.

Não era para estas carrinhas que havia um recall da Renault para substituir o 3º stop?

Mas isso era porque voava o spoiler.

No outro dia tive um Clio com esse sintoma e tens mesmo de trocar o 3º stop. Aquilo é lacrado e não permite abrir (sem esburacar tudo..).

Isso provavelmente dá para reparar facilmente, já o fiz no meu carro.

A luz de 3º stop é basicamente uma barra de LED's montada num plástico vermelho.

O problema está na própria barra de LED's, visto a ficha ter os "buracos" grandes e os pinos serem finos. Ao longo do tempo vai perdendo o contacto.

No meu caso resolvi apertando um pouco a tal ficha, e enchendo os dois "buracos" com fio de cobre. Dessa forma os pinos ao entrarem voltam a ficar justos.

Este vídeo no YouTube ajuda, a luz é duma carrinha, no carro é mais simples. A ficha que falo surge aos 1:40. https://www.youtube.com/watch?v=Idu_rxkjG2g

Isso provavelmente dá para reparar facilmente, já o fiz no meu carro.

A luz de 3º stop é basicamente uma barra de LED's montada num plástico vermelho.

O problema está na própria barra de LED's, visto a ficha ter os "buracos" grandes e os pinos serem finos. Ao longo do tempo vai perdendo o contacto.

No meu caso resolvi apertando um pouco a tal ficha, e enchendo os dois "buracos" com fio de cobre. Dessa forma os pinos ao entrarem voltam a ficar justos.

Este vídeo no YouTube ajuda, a luz é duma carrinha, no carro é mais simples. A ficha que falo surge aos 1:40. https://www.youtube.com/watch?v=Idu_rxkjG2g

apr:)apr:)
Gracias!

apr:)apr:)
Gracias!

Esqueci-me do procedimento para desmontar. Primeiro é desmontar a forra junto ao vidro, está simplesmente presa por molas, mas pode dar um pouco de luta. Depois desligar a ficha do 3º stop e a mangueira da água. Por último carregar nas molas para se conseguir soltar o 3º stop completo, que sai para a parte de fora.

É um Renault, logo 40% dos problemas eléctricos resolvem-se à palmada, 50% com limpeza de contactos e apenas 10% com substituição de peças

É quase isso, às vezes basta desligar e voltar a ligar uma ficha!

Tenho precisamente um Megane II de 2003, e assim por alto já resolvi com esse método:

- farolim traseiro: desmontar, raspar pinos, spray limpa-contactos e está novo.
- farol dianteiro, lâmpada médios: simplesmente apertar um pouco a ficha.
- ficha dos faróis na caixa de fusíveis: esta deu mais luta, mas inclui raspar, limpar, apertar, spray, e entornar um pino. Isto porque a parte de plástico já queimou um pouco junto à ficha do médio esquerdo.
- ficha airbag debaixo dos bancos: aconteceu 2 ou 3 vezes, foi só dar um toque.
- módulo dos vidros eléctricos: limpar, spray, fita isoladora.
- sensor da árvore de cames: bastou desligar e voltar a ligar.

Se tivesse de ir à oficina cada vez que tenho um "probleminha" estava lixado, por isso muita gente se queixa destes carros.

Tenho precisamente um Megane II de 2003, e assim por alto já resolvi com esse método:

- farolim traseiro: desmontar, raspar pinos, spray limpa-contactos e está novo.
- farol dianteiro, lâmpada médios: simplesmente apertar um pouco a ficha.
- ficha dos faróis na caixa de fusíveis: esta deu mais luta, mas inclui raspar, limpar, apertar, spray, e entornar um pino. Isto porque a parte de plástico já queimou um pouco junto à ficha do médio esquerdo.
- ficha airbag debaixo dos bancos: aconteceu 2 ou 3 vezes, foi só dar um toque.
- sensor da árvore de cames: bastou desligar e voltar a ligar.

Se tivesse de ir à oficina cada vez que tenho um "probleminha" estava lixado, por isso muita gente se queixa destes carros.

Por acaso o Clio III não tem chateado muito com essas coisinhas, em 8 anos e 200k km:
- Uma das luzes de matrícula tem que levar uma porradinha de x em quando;
- 3º stop levou uma porradinha e voltou à vida;
- Há o problema crónico dos cristais líquidos, nada que uma porradinha no quadrante não resolva.

Obrigado pela info, mas o que está acima chamou-me a atenção, ou não tivesse apenas os vidros elétricos do condutor a funcionar no carro. Os 3 restantes não funcionam (e já troquei 2 motores e elevadores durante os seus 10 anos de vida:sh):sh):sh):sh)).

Na Renault querem 300 euros por cada, fora cerca de 150. Fiquei com a ideia que tens uma solução mais barata, verdade ou estou a confundir o que disseste?

Abr

Back