[4x4] Escolha de Jipe.

Humm...

Quanto a mim comprar um carro com fama de "cancro" não obrigado. Já tive um e correu mal (Freelander).

No polo oposto, tenho um jipe Toyota já velhinho...e parece que funciona como as pilhas duracel..."e dura...e dura...e dura" [:p]

Se a escolha for para esse tipo de motorizações VM 2.5 ou 3.1 desaconselho viavamente a não ser que venha acompanhado de fatura de reparação. O 2.7 CRD não tem nada a ver. Atenção que existe também o Cherokee (não o Grand) com motores CRD (sigla) mas produzidos pela Vm Motori como os atuais do Jeep wrangler e não há relatos de qualquer problema.
O motor Vm 2.5 Td e mais tarde TD intercooler equipou o Land Cruiser BJ73 produzido em Ovar e também o Range Rover 2.5 DT

Tenho ouvido comentários favoráveis ao Grand Cherokee... curiosamente tinha a ideia que era um carro bastante problemático.

Aliás, se virem os preços praticados, para carros que há 10 anos atrás eram realmente carissimos, dá a entender que os donos querem fugir deles!

Estou errado?

Estás correcto ! Evita esse motor (2.5 e 3.1) a todo custo.

Da VM Motori só mesmo o recente 2.8

Aparentemente pareces estar já decidido, mas pela tua descrição diria que estás a procurar algo um pouco mais soft... nao sei qual a tua situação mas nos dias que correm utilizar um pajero no dia a dia é duro. As médias de consumo de 12/13 sao em condiçoes quase óptimas... se meteres cidade, um pouco offroad o consumo nao vai ser meigo...

Além do mais a manutenção destes bichos nao sai nada barata, sobretudo se forem usados mais intensamente... se nao pretendes grandes aventuras fora de estrada acho que és capaz de ter opções mais válidas.

O melhor dos dois mundos será sempre o discovery, 300 ou td5, são economicos e muito eficazes fora de estrada...

E um Discovery tem menos despesas de manutenção do que um Pajero? Se estiverem em estado de conservação idêntico? Humm....

E um Discovery tem menos despesas de manutenção do que um Pajero? Se estiverem em estado de conservação idêntico? Humm....

Num jipe com esta idade penso que a manutenção será sempre feita fora da marca ...

Filtros / Oleo / Pastilhas/discos e Valvulinas ... nao fará grande diferença

Ou falas de outro tipo de peças ?

Num jipe com esta idade penso que a manutenção será sempre feita fora da marca ...

Filtros / Oleo / Pastilhas/discos e Valvulinas ... nao fará grande diferença

Ou falas de outro tipo de peças ?

Não falo de outro tipo de peças porque da pouca experiência que tenho com LR (só conhecidos meus e fóruns), para uma utilização regular (sem dureza) são carros bastantes fiáveis e sem grandes preocupações. O 300 tdi pelo menos.

Mas o André18 disse que "a manutenção destes bichos nao sai nada barata", sugerindo depois um Discovery. Só queria saber porquê... [;)]

Só se ele se estiver a referir à eventualidade de ser preciso uma reparação mais profunda, aí concordo com ele. Uma vez na Salvador Caetano pediram-me 85 contos + IVA por uma roda dentada para a caixa de velocidades. :eek::eek: (Toyota)

Na boa.
eu é que lhe recomendei os suvs se fosse no caso de palmilhar apenas uns trilhos [;)]

Concordo.

E como o outro user disse, nada muito duro. Sentei-me num 2.8 esta manha e..... é um show para...TT. Dia a dia rebento a coluna [:D]

Tanto que quando me sentei no frontera, muito melhor/equilibrado para estrada e alguns trilhos suaves. Como tal Pajero/Pick Up = Out , Frontera = In

Não falo de outro tipo de peças porque da pouca experiência que tenho com LR (só conhecidos meus e fóruns), para uma utilização regular (sem dureza) são carros bastantes fiáveis e sem grandes preocupações. O 300 tdi pelo menos.

Mas o André18 disse que "a manutenção destes bichos nao sai nada barata", sugerindo depois um Discovery. Só queria saber porquê... [;)]

Só se ele se estiver a referir à eventualidade de ser preciso uma reparação mais profunda, aí concordo com ele. Uma vez na Salvador Caetano pediram-me 85 contos + IVA por uma roda dentada para a caixa de velocidades. :eek::eek: (Toyota)

Muito sinceramente qualquer um deles tem uma manutenção equivalente; óleos, pastilhas entre outros consegue-se preços para todos os gostos. Ter um jipe com esta idade é bom que gostem de meter as mãos na massa pois acabam por poupar muito em "manutenção".
No meu caso o Terrano já não vai á marca prai desde os 40.000kms acho eu ... tirando uma embraiagem que troquei numa oficina conhecida do zé da esquina de resto faço tudo em casa. Este tudo passa por coisas como, mudar óleo e filtro, mudar filtro de ar , filtro do habitáculo, mudar correias, mudar pastilhas, mudar amortecedores (já perdi a conta [:D]), borrachas das barras estabilizadoras e respetivos casquilhos, mudar bateria, foles da transmissão e já cheguei a mudar a valvolina do diferencial traseiro, conta-se também desmontagem limpeza de radiador e mudança do líquido refrigerante entre outras tarefas que agora não me recordo. Nestes casos só gastei o material que existe em qualquer loja de peças. Se meter mão de obra ... upa upa.

Concordo.

E como o outro user disse, nada muito duro. Sentei-me num 2.8 esta manha e..... é um show para...TT. Dia a dia rebento a coluna [:D]

Tanto que quando me sentei no frontera, muito melhor/equilibrado para estrada e alguns trilhos suaves. Como tal Pajero/Pick Up = Out , Frontera = In

Os Frontera e TerranosII têm preços muito interessantes. Escolhe sempre os longos pois são mais confortáveis e uma bagageira mais utilizável a nível familiar.

Sugeri o discovery não no âmbito da opção ideal mas no âmbto do "bicho por bicho", talvez um disco te saia mais barato e até seja capaz de cumprir melhor o pretendido...

Concordo contigo que tenho o pajero na conta de um carro mais fiável que os land rover, mas a fama dos land pode vir de muito carro, menos do discovery 300tdi, que será o mais em linha com o orçamento.

Enquanto ex-proprietário de um land rover reconhecidamente mau, tmb me faz sentido sugerir esta marca pela grande facilidade em arranjar peças a preços muito simpaticos.

Considero tambem a compra de um pajero, mas a minha utilização é esporadica, e apenas de passeios fora de estrada, se fosse para dia a dia, nos dias que correm nao me parece uma opçao muito boa.

Por acaso não acho que o Discovery 300tdi se enquadre muito no perfil do que me parece que o Mashahiro procura.

Gosto muito do jipe, conheço-o bem (aliás está até em minha casa o discovery de um familiar meu), mas para uma utilização dia-a-dia e uma voltas no monte que pelos vistos pouco mais serão que alguns estradões não acho que seja a melhor proposta por alguns motivos.

A posição de condução é um bocado estranha, os pedais estão muito desviados para a esquerda e o volante esta numa posição que faz lembrar um camião, a caixa ganha irremediavelmente uma folga que faz aquele barulho muito característico quando se arranca com o jipe (não conheço nenhum que não tenha esta folga na caixa), alguns problemas eléctricos, o motor é bastante barulhento e a qualidade de construção é mazinha. Isto nota-se e só para dar alguns exemplos no tablier que faz imenso barulho (parece literalmente solto), infiltrações de água, forros do tecto descolados, tecido dos bancos folgado, faróis com uma fixação muito frágil (tendem a partir e ficam a abanar).
Algumas destas coisas são pormenores com pouca importância, mas tornam a convivência diária com o jipe menos agradável.

Agora, de certeza que o TD5, que não conheço, já colmata a maioria destas falhas. É um jipe sensacional.
Claro que o 300tdi também tem muitas qualidades (mais que os defeitos)! O motor é excelente, puxa muito bem e é poupado, é muito espaçoso, mala enorme, extremamente confortável, na versão de 5 portas é muito prático, tem 7 lugares, peças bem mais em conta que a concorrência nipónica, todo aquele espírito Land Rover que envolve os muitos aficionados [:cool:], etc, etc...

Pois é malta, tendo em conta que a secção TT está encerrada, e não encontro lugar mais adequado, coloco no Geral [;)]

Estou em vias de compra de um Jipe, para dia a dia e algumas incursões em Terra e caminho mais esburacados...Nada hardcore. Tou em dúvida entre 3:

Mitsubishi L200 (strada/strakar) 2.5 TD 100cv 1998 (tive uma e fizemos 300.000km com ela)

Mitsubishi Pajero Sport Wagon 2.5 TD 100 (99cv) - É o que me parece melhor para familia mas.....não estou muito inclinado.

Mitsubishi Pajero 2.8 TD GLS (curto ou longo, depende do que encontrar melhor estado) - É o que está melhor cotado aqui por casa, mas se não for fiavel fica já de fora.

Questão principal : Fiabilidade - qual o melhor? E qual o melhor motor? Consumos já sei o que contar e em portagens. Apenas me importa a fiabilidade tanto de motor como restantes componentes.... [;)]

p.s.: Ponderei um Terrano II 2.7 tdi 125cv mas ficou de fora, pois aqui em casa ninguém gostou. Portanto vamos nos centrar nestes 3 pois são as propostas que apareceram.

p.s2.: Um frontera 2.2 dti seria de excluir? (sem mata-vacas, para melhor refrigerar)

Santa Fe Diesel Poucos kms, 4WD

Olá,

Por informações de amigos, me informaram que neste post estão a falar de todo terrenos, um tipo de veículo no qual também tenho dúvidas.

Já tive haver algumas informações de um Pajero, mas pelo que vi não tinham informações do que eu quero saber!!!

Então fica aqui as minhas dúvidas!!! :confused:

Desde pequeno que gosto de automóveis todo terreno, e sonho um dia ter um. Esse dia esta prestes a acontecer e apareceu um Mitsubishi Pajero 2.8 GLS Longo com Turbo Intercooler de 1998 com 7 lugares.

Fica aqui uma imagem para quem não sabe qual é o automóvel em questão:

http://www.eurodb.com.au/glass_images/39K.jpg

Já vi Suzukis Jimnys e Grand Vitaras, mas comparando com o Pajero não perecem ser muito fortes para todo terreno. Também já ouvi relatos que o Mitsubishi Pajero se for o 2.8, de motor é um dos melhores que um automóvel todo terreno pode ter, apesar que o 2.5 já recebe queixas com quebras do bloco do motor. Mas... se é verdade ou não, o que eu sei é que são carros que bebem muito e gostaria de saber os consumos exactos desse carro, porque eu já arranjei um manual dele na net mas por incrível que pareça consumos não existem!!! :(

Apesar da dúvida dos consumos também queria perguntar os gastos do IUC e revisões e também os respectivos problemas.

Também gostaria de saber as qualidades e defeitos desse carro!!!

Será que me podem ajudar :confused:

Fico muito grato, [;)]

Cumprimentos

Olá,

Por informações de amigos, me informaram que neste post estão a falar de todo terrenos, um tipo de veículo no qual também tenho dúvidas.

Já tive haver algumas informações de um Pajero, mas pelo que vi não tinham informações do que eu quero saber!!!

Então fica aqui as minhas dúvidas!!! :confused:

Desde pequeno que gosto de automóveis todo terreno, e sonho um dia ter um. Esse dia esta prestes a acontecer e apareceu um Mitsubishi Pajero 2.8 GLS Longo com Turbo Intercooler de 1998 com 7 lugares.

Fica aqui uma imagem para quem não sabe qual é o automóvel em questão:

http://www.eurodb.com.au/glass_images/39K.jpg

Já vi Suzukis Jimnys e Grand Vitaras, mas comparando com o Pajero não perecem ser muito fortes para todo terreno. Também já ouvi relatos que o Mitsubishi Pajero se for o 2.8, de motor é um dos melhores que um automóvel todo terreno pode ter, apesar que o 2.5 já recebe queixas com quebras do bloco do motor. Mas... se é verdade ou não, o que eu sei é que são carros que bebem muito e gostaria de saber os consumos exactos desse carro, porque eu já arranjei um manual dele na net mas por incrível que pareça consumos não existem!!! :(

Apesar da dúvida dos consumos também queria perguntar os gastos do IUC e revisões e também os respectivos problemas.

Também gostaria de saber as qualidades e defeitos desse carro!!!

Será que me podem ajudar :confused:

Fico muito grato, [;)]

Cumprimentos

Boas!

Não querendo ser antipático mas sim pragmático, acho que falas muito e dizes pouco do que "precisamos de ouvir". Para facilitares a vida à malta tens de clarificar alguns pontos:

Quanto queres/ podes gastar?

Que utilização pretendes dar? Diária? Fim de semana? É carro único? Quantos kms fazes?

Que consumos consideras toleráveis?

Quantos kms e a que preço está o carro em questão?

Pessoalmente também tenho algum gosto por fora de estrada, quanto mais não seja porque hoje em dia é das poucas formas de uma pessoa se divertir ao volante sem correr grandes riscos de multas e esse tipo de coisas.

Tive um Range Rover de 1991 que me ensinou muito e que entreguei quase para velório, e desde há uma semana tenho um Pajero 2.8 que até ver me parece ter sido uma compra bastante razoável. Com este carro pretendo fazer umas viagens maiores inclusive a marrocos... vamos ver como se porta!

O Pajero 2.8 GLS longo de 5 portas é umas melhores escolhas dentro desses que falaste e também dentro dos valores a que é proposto. O motor de 125cv é expedito não tanto como o de origem Toyota da mesma altura mas mesmo assim muito agradável. Conta sempre com consumos nos 12/13 litros. Os pneus 265/70R16 não deixam fazer melhor. Os problemas de motor vêm mais pelos sobreaquecimentos, mas isso é coisa transversal aos jipes da época. O pessoal mete o pé a fundo e esquece-se ... no final pode haver dissbores. O melhor é procurares uma unidade o mais de série possível e que tenha historial de manutenções. O GLS já tem muito equipamento. Testa as transmissões para ver se existem ruídos. Desde o engrenar das 4x4, redutoras e bloqueio traseiro. Não te deixes enamorar pelo primero. Já agora o facto de ter feito TT não quer dizer que seja para descartar. Muitos utilizadores de jipes que fazem TT são mais zelosos do que muitos que andam só na estrada. O risco de ficar no meio do matto apeado assim o obriga.

Back