[4x4] Escolha de Jipe.

O Pajero 2.8 GLS longo de 5 portas é umas melhores escolhas dentro desses que falaste e também dentro dos valores a que é proposto. O motor de 125cv é expedito não tanto como o de origem Toyota da mesma altura mas mesmo assim muito agradável. Conta sempre com consumos nos 12/13 litros. Os pneus 265/70R16 não deixam fazer melhor. Os problemas de motor vêm mais pelos sobreaquecimentos, mas isso é coisa transversal aos jipes da época. O pessoal mete o pé a fundo e esquece-se ... no final pode haver dissbores. O melhor é procurares uma unidade o mais de série possível e que tenha historial de manutenções. O GLS já tem muito equipamento. Testa as transmissões para ver se existem ruídos. Desde o engrenar das 4x4, redutoras e bloqueio traseiro. Não te deixes enamorar pelo primero. Já agora o facto de ter feito TT não quer dizer que seja para descartar. Muitos utilizadores de jipes que fazem TT são mais zelosos do que muitos que andam só na estrada. O risco de ficar no meio do matto apeado assim o obriga.

A minha preferência tmb ia para o longo, apesar das menores aptidões TT... Mas não se proporcionou nenhum bom negócio além de que durante o tempo que procurei os longos sempre foram aparecendo mais "rodados"... o minimo que consegui foi cerca de 180.000kms.

Vamos la ver se não me arrependo!

Olá antes demais obrigado por me responderes ao post.

Peço desculpa também de escrever muito e ser pouco especifico, mas gosto sempre de contar um pouco da história de um sonho de ter um TT. [;)]

Mas vou te responder todas as perguntas que me fizeste, então aqui vai:

Quanto queres/ podes gastar? No máximo 6.500€.

Que utilização pretendes dar? Em principio queria um para andar aos fim de semanas e com amigos ou familiares, por isso de preferência 7 lugares. Também para andar um pouco em cidade.

É carro único? Para mim sim, apesar que eu queria que o meu pai comprasse um automóvel mas citadino para ele e com equipamento moderno, sensor de luz, cruise control, etc, porque eu gosto muito de carros com isso, só tenho pena que os TT não tenham esses equipamentos, e os que tem ultrapassam o valor que eu posso gastar.

Quantos kilómetros fazes? Se for só aos fim de semanas, penso que não faço mais do que 200 km.

Que consumos consideras toleráveis? Para começar desde os mais baixos, porque com esta crise não é fácil "alimentar" um carro citadino quanto mais um TT.

Quantos kilómetros e a que preço está o carro em questão? O carro em questão é o Mitsubishi Pajero 2.8 GLS Longo 7 lugares de 1998. Gosto dos Pajeros, porque dizem muito bem desses carros e penso eu que é o único que a tracção tem 4 modos diferentes 2H - 4H - 4HL - 4LL, já para não falar que têm bloqueio traseiro. A nível de kilómetros já tem 200.000 km. A respeito do preço está muito apetitoso uns 5.500€.

Espero ter ajudado e espero ser ajudado!!!
[:)]

E já agora não me levem esse Pajero em questão porque eu adoro!!! [;)]

Cumprimentos

Olá antes demais, Andre18 obrigado por me responderes ao post.

Peço desculpa também de escrever muito e ser pouco especifico, mas gosto sempre de contar um pouco da história de um sonho de ter um TT. [;)]

Que utilização pretend
es dar? Em principio queria um para andar aos fim de semanas e com amigos ou familiares, por isso de preferência 7 lugares. Também para andar um pouco em cidade.

É carro único? Para mim sim, apesar que eu queria que o meu pai comprasse um automóvel mas citadino para ele e com equipamento moderno, sensor de luz, cruise control, etc, porque eu gosto muito de carros com isso, só tenho pena que os TT não tenham esses equipamentos, e os que tem ultrapassam o valor que eu posso gastar.

Quantos kilómetros fazes? Se for só aos fim de semanas, penso que não faço mais do que 200 km.

Que consumos consideras toleráveis? Para começar desde os mais baixos, porque com esta crise não é fácil "alimentar" um carro citadino quanto mais um TT.

Quantos kilómetros e a que preço está o carro em questão? O carro em questão é o Mitsubishi Pajero 2.8 GLS Longo 7 lugares de 1998. Gosto dos Pajeros, porque dizem muito bem desses carros e penso eu que é o único que a tracção tem 4 modos diferentes 2H - 4H - 4HL - 4LL, já para não falar que têm bloqueio traseiro. A nível de kilómetros já tem 200.000 km. A respeito do preço está muito apetitoso uns 5.500€.

Espero ter ajudado e espero ser aju
dado!!! [:)]

E já agora não me levem es
se Pajero em questão porque eu adoro!!! [;)]

Cumprimentos

Olá antes demais obrigado por me responderes ao post.

Que utilização pretendes dar? Em principio queria um para andar aos fim de semanas e com amigos ou familiares, por isso de preferência 7 lugares. Também para andar um pouco em cidade.

É carro único? Para mim sim, apesar que eu queria que o meu pai comprpasse um automóvel mas citadino para ele e com equipamento moderno, sensor de luz, cruise control, etc, porque eu gosto muito de carros com isso, só tenho pena que os TT não tenham esses equipamentos, e os que tem ultrapassam o valor que eu posso gastar.

Espero ter ajudado e espero ser ajudado!!!
[:)]

E já agora não me levem esse Pajero em questão porque eu adoro!!! [;)]

Cumprimentos

Boa, muito mais simples assim!

Respondendo ao tópico importa relembrar que tmb ainda estou em fase de paixão com o meu pajero!

Com 6500€ parece me de facto o modelo mais sensato a comprar. A oferta é muita e dadas as características do carro (manutenção e consumos caros) os preços têm vindo por aí abaixo. O meu limite psicológico estava nos 150.000 kms mas nunca descartei carros até cerca dos 200.000.

De resto e que me inspire o mínimo de confiança tens os terranos que sao excelentes carros mas que nao adoro e tens sempre o discovery, que na minha opinião é será sempre o conjunto mais atraente, mas que sobretudo na qualidade de ex proprietário de um land rover me deixa sempre de pé atrás... Quando nao é o motor é a corrosão, quando nao é a corrosão é o diferencial... And so on

Na minha opinião os pontos que deves ter mais em conta a ver um jipe usado sao as transmissões e caixa de transferencias, testar os bloqueios e o 4x4, ver se tem portadas por baixo e vestígios de babadelas de óleo. Ter feito TT nao é necessariamente mau sinal... Melhor um conjunto de transmissões utilizado e mantido do que um que so mexeu em 1998 para mostrar a um amigo.

Aproveito para fazer marketing à super select com bloqueio traseiro... De facto aquele botão é milagroso em algumas situações.

Acho tmb que nos dias que correm devemos olhar para eles mais como carro de fim de semana, uma vez que devido as suas particularidades e idade uma utilização diária pode tornar se dispendiosa... Por isso acho que esse citadino deve ser bem considerado!

Qualquer coisa que possa ajudar dispõe!

Last edited:
Obrigado Andre18!!! ;-)

Pois é também concordo contigo!!!

Eu tal com disse naquele "testamento" sempre adorei veículos todo terreno, para subir montes e até mesmo passar por cima de covas que um carro normal se passa-se o máximo que podia acontecer era partir a suspensão!!!

Mas eu saquei o manual dele, mas consumos nada.

Também já vi o tamanho do Pajero Longo, e só de comprimento tem 4.700 mm é grande para um estacionamento, mas penso que com sensores de estacionamento a frente e atrás me desenrasco!!! ;-)

Eu também gosto muito de um Skoda Superb e o tamanho dele é o mesmo que o Pajero Longo!!! Por isso nada mau. E depois com um TT a estamos como se tivéssemos num camião mais altos e isso é maravilhoso!!!

No qual também já vi muitos vídeos nos quais um deles foi este que explica muita coisa sobre o Pajero, só é pena não estar na nossa língua!!!

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=FZJNZiddYtE&feature=endscreen

Abraços

Last edited:
[s)]

Descobri hoje no site Standvirtual, que o Pajero em questão, foi vendido!!! [s)]

É um bom jipe mas consumos elevados e manutenção cara para mim também não dava!!! Mas a sua mecânica e tracção fazia dele o melhor jipe!!!

E a cor dele Preto era mesmo lindo!!! :(

[s)]
Descobri hoje no site Standvirtual, que o Pajero em questão, foi vendido!!! [s)]
É um bom jipe mas consumos elevados e manutenção cara para mim também não dava!!! Mas a sua mecânica e tracção fazia dele o melhor jipe!!!
E a cor dele Preto era mesmo lindo!!! :(

Já viste este Terrano?
Nissan Terrano 2.7TD 125CV TIBETE, € 7.500, S Joao Da Talha - Standvirtual

As posições da transmissão que colocaste são iguais na grande maioria dos jipes 4x4 com redutoras
4 modos diferentes
2H - tração traseira
4H - tração traseira + dianteira
4HL - ???
4LL - tracção em ambos os eixos com redutoras

Depois vaira se tem ou não bloqueio de diferencial e ou diferencial central.
A Transmissão do Terrano é mais simples mas no monte só sentes falta do bloqueio traseiro que pode ser montado

Será que o frontera 2.2 dti é muito problemático, acho as versões de 3 portas de 2000 em frente engraçadas. Para segundo carro, dar umas voltinha na cidade e fazer uns trilhos é capaz de ser porreiro não? Uma prima minha comprou um vitara antigo para esta utilização e está satifeita, mas o opel parece-me mais carro...

Será que o frontera 2.2 dti é muito problemático, acho as versões de 3 portas de 2000 em frente engraçadas. Para segundo carro, dar umas voltinha na cidade e fazer uns trilhos é capaz de ser porreiro não? Uma prima minha comprou um vitara antigo para esta utilização e está satifeita, mas o opel parece-me mais carro...

Por norma toda a gente teima em dizer que sim. Contudo conheço alguns e tirando uma ou outra coisa lá vão rodando sem problemas. O depósito no meio do carro é que é perigoso em TT. Facilmente pode sofrer danos. O motor é o que se conhece em geral da OPEL dessa altura quando mandou os DTI. Neste caso em baixas tende-se a calar facilmente. Precisa de rotação para arrancar. depois fiabilidade depende de kms e tratamento que levou mas não é um motor de toda a vida.

Viva TerranoII, já vi pelo teu nome que gostas de Terranos.

Eu dessa versão gosto muito, muito mais do que a 1º. A cor é bonita tipo azul bebe gosto.

Não tem faróis de nevoeiro, mas isso instala-se, o interior é bonito tem tecto de abrir. É mais recente que o Pajero.

Tem menos km que o Pajero em questão. O dono situa-se no centro isso é que é mau visto que sou do Porto!!!

O preço em si, já passa das minhas possibilidades, no máximo tinha que ser de 6.500€

Mas será que o Terrano é um carro fiável??? E manutenção preço??? E já agora consumos???

Nissan Terrano II 2.7 TDI 7Lugares, € 6.900, CHAVES - Standvirtual

Olha vê este já fica no Norte e é preto bonito. E os kms são os mesmos!!!

Também queria que me dessem uma explicação do Chevrolet Captiva!!!

Encontrei um que custa 15.000€. Enfim esta muito além das minhas possibilidades, mas apesar de ser um SUV, não sei como funciona a sua tracção, será que é permanente como o Renault Scénic Rx4???

O Captiva é um SUV que gosto muito, mas de TT não sei o que tem daí pedir algumas explicações sobre ele!!!

Se tivesse 30.000€ comprava um Chevrolet Captiva de 2008 e um Ford Focus de 2011!!! São carros que adoro muito!!!

Mas tenho que ver carros mais baixos, com preços apetitosos e para já consoante o equipamento estou a ver um Peugeot 207 que custa 6.500€ é mais económico para andar dentro das cidades!!! [;)]

Também queria que me dessem uma explicação do Chevrolet Captiva!!!

Encontrei um que custa 15.000€. Enfim esta muito além das minhas possibilidades, mas apesar de ser um SUV, não sei como funciona a sua tracção, será que é permanente como o Renault Scénic Rx4???

O Captiva é um SUV que gosto muito, mas de TT não sei o que tem daí pedir algumas explicações sobre ele!!!

Se tivesse 30.000€ comprava um Chevrolet Captiva de 2008 e um Ford Focus de 2011!!! São carros que adoro muito!!!

Mas tenho que ver carros mais baixos, com preços apetitosos e para já consoante o equipamento estou a ver um Peugeot 207 que custa 6.500€ é mais económico para andar dentro das cidades!!! [;)]

Que grande baralhação que para aí vai... de um pajero passamos a um captiva e a um 207...

Tens de decidir bem o que queres e se queres mesmo um TT... Atualmente com 6500€ e algum tempo e paciencia já compras alguns dos melhores carros que se fizeram dentro dos TT, mas é preciso tempo, paciência e ter a certeza do que se quer.

No entanto não posso deixar de te dizer que se não te sentes com à vontad€ para pagar a utilização e manutenção de um carro destes, não deves desde já meter-te neste barco :).

Pois é que eu Andre18 gosto de tt, mas tenho bem a noção que eles gastam bué não só de consumos, como de manutenção.

Mas o que achas do Chevrolet Captiva???

Pois é que eu Andre18 gosto de tt, mas tenho bem a noção que eles gastam bué não só de consumos, como de manutenção.

Mas o que achas do Chevrolet Captiva???

Um TT só para 2ª ou 3ª carro. Ao preço que estãos os combustíveis hoje em dia. [8b]

Viva TerranoII, já vi pelo teu nome que gostas de Terranos.

Eu dessa versão gosto muito, muito mais do que a 1º. A cor é bonita tipo azul bebe gosto.

Não tem faróis de nevoeiro, mas isso instala-se, o interior é bonito tem tecto de abrir. É mais recente que o Pajero.

Tem menos km que o Pajero em questão. O dono situa-se no centro isso é que é mau visto que sou do Porto!!!

O preço em si, já passa das minhas possibilidades, no máximo tinha que ser de 6.500€

Mas será que o Terrano é um carro fiável??? E manutenção preço??? E já agora consumos???

Nissan Terrano II 2.7 TDI 7Lugares, € 6.900, CHAVES - Standvirtual

Olha vê este já fica no Norte e é preto bonito. E os kms são os mesmos!!!

Eu a falar de Terranos posso ser suspeito, pois devo ser dos poucos proprietários que compraram 1 novo e ainda o mantém depois de 15 anos.
Neste momento os Terranos II são o que melhor podes arranjar entre jipe de todos os dias e fazer umas TTzadas. São imbatíveis em preço e a fiabilidade é acima de qualquer dúvida. Consumos podes conseguir entre 9 e 12. No meu caso é mais pois está ligeiramente alterado.
A meu ver são modelos subvalorizados mas o mercado é mesmo assim e ainda bem para quem compra.

Grande José Megre

Last edited:
Por acaso acho que o terranoII é muito porreiro, mas esteticamente só gosto da versão de 3 portas. O terrano transpira robustez.

Eu a falar de Terranos posso ser suspeito, pois devo ser dos poucos proprietários que compraram 1 novo e ainda o mantém depois de 15 anos.
Neste momento os Terranos II são o que melhor podes arranjar entre jipe de todos os dias e fazer umas TTzadas. São imbatíveis em preço e a fiabilidade é acima de qualquer dúvida. Consumos podes conseguir entre 9 e 12. No meu caso é mais pois está ligeiramente alterado.
A meu ver são modelos subvalorizados mas o mercado é mesmo assim e ainda bem para quem compra.

Grande José Megre

Na minha opinião tanto os terranos como os pajeros andam subvalorizados, o que tem que ver com os consumos afins do carro. Já os Land Cruiser continuam um disparate de valor.

Diria que o Terrano face ao Pajero tem a grande vantagem dos consumos (que julgo serem melhores) e na versão curta acho que consegue ser mais espaçoso. O Pajero diria que leva vantagem na transmissão super select e bloqueio traseiro. Na minha opinião é também mais giro.

Quanto ao Captiva... não será com ele que vais alimentar a tua paixão pelo TT e tmb nao será com ele que conseguirás consumos fantásticos... se for para levar os putos a escola e pouco mais ainda vai, agora se é para matar o bicho do tt nao me parece grande ideia que vás por ai...

Back