530d com pneus Nokian

Hoje vi uma carrinha 530d importada. Era de 2005 e tinha matrícula xx-GI-xx.

Por casualidade parei ao lado dela num semáforo e olhei para os pneus. Pirelli Sottozero! Ou seja, foi importada há já alguns anos, pelo que a matrícula mostra, e deve ter vindo com os pneus de inverno montados, algo que os novos donos nunca alteraram e como ainda tem rasto, deixa andar! LOL

Isto sim é grave porque os pneus de inverno perdem muita eficácia fora da sua temperatura ideal...

O campeão da palermice no que toca a pneus,é um gajo,(ou será gaja?)aqui das minhas redondezas,que anda a circular há uma série de semanas com um pneu de emergência no eixo da frente,e como se não bastasse,está meio cheio,e meio careca.
E depois queixam-se que tiveram azar.[8b]

Há poucos dias vi um BMW 330 d Kit M de 2008 muito bonito preto 2 grandes bufadeira e jantes 19 também com uns pneus da reconhecida e consagrada marca Acelera.
Com conduzia rapaz vinte e poucos anos e chapeu na cabeça.
Confesso que não percebo esta gente tem 50 000 ou 60 000 para comprar o carro e arrisca pneus desta qualidade.

....
Confesso que não percebo esta gente tem 50 000 ou 60 000 para comprar o carro e arrisca pneus desta qualidade.

[:)][:)][:)][:)][:)][:)]

Olhe que não devem ter...:sh)

Eu nunca tive carros com valor novo superior a €40.000. e todos eles andam equipados com pneus de marcas reconhecidas que custam os olhos da cara.

O mesmo se passa com outros itens de segurança.

Agora estou a pensar equipar o meu Vectra que tem pneus Michelin SP3 com uma marca menos "mainstream", no caso Hankook Ventus S1 Evo, porque além de serem mais baratos, têm recebido excelentes críticas que os colocam à frente das "majors"

Cumps!

Eu já li um comparativo de pneus todos montados num E Classe dos novos, onde os Hankook ficaram em primeiro no geral (à frente de marcas MUITO conceituadas) e surpreenderam bastante. É um comparativo feito por uma revista alemã...

Mas pronto... é sempre estranho [:D]

Este poderá ser um tópico cadáver,mas decerto que é intemporal.
Há poucos dias vi um Mercedes classe E recente com uns pneus da reconhecida e consagrada marca Acelera.Confesso que me caiu o queixo.[:D]

Concordo totalmente que seja intemporal, mas por motivos diferentes dos teus e mais relacionados com os motivos apontados pelo cuto.

O que é preferível: ter uns pneus de marca e referência "xpto" gastos e gretados, ou uns pneus novos de uma marca menos conceituada (ou conhecida, o que é diferente)?

Nós vivemos numa ideia de que a marca vale mais do que o produto, ou seja, o produto de marca desconhecida é sempre uma m*rda, enquanto o produto de marca conhecida é sempre fabuloso.

No entanto, os testes a pneus Michelin (e não só) com vertente ECO, demonstraram durante muito tempo um mau desempenho em situações de emergência (travagens e afins), pelo que o pneu da Michelin (que logo por acaso é das marcas mais caras que temos por cá) pode ser muito inferior a um pneu de outra marca, onde o comprador mais informado possa dizer (como eu digo) "pneu eco não, obrigado!".

Um pneu (ou outro produto) deveria ser analisado com base no seu desempenho e não no prestígio da marca que ostenta.
Foi à custa de acreditar só em marcas que coloquei os primeiros e últimos Dunlop que tive e tenciono ter (há uns bons anos atrás, diga-se), pois foram terríveis em todos os aspectos que poderiam ser.

Quando eu hoje compro um pneu, procuro testes na net onde existam comparativos com o mesmo carro e no mesmo espaço, de forma a que as medições ajudem a quantificar o que vale (ou não) a pena.

Agarrando neste caso com 6 anos (que podia ter 6 horas), só depois de ver testes em concreto dos Nokian vs outros produtos é que poderia fazer um comentário sobre eles, e mesmo este deveria ser enquadrado no factor custo (que ajuda a posicionar o pneu numa gama de hierarquia de produtos).

Quase todas as marcas de pneus de renome têm sub-marcas para vender produtos mais baratos mantendo o prestígio e preço da marca principal.

Acontece com frequência que o pneu que era da marca principal em 2005 (exemplo) passe para a marca secundária em 2010.

É evidente que entretanto o pneu da marca principal em 2010 será melhor, mas para o carro que em 2005 trazia o pneu que agora passou para a marca secundária, ele perdeu características só porque se mudou o nome (mesmo que seja um BMW 530d)?

Parece-me claro que não. [;)]

Aproveitando o tópico (apesar de 2006), o custo de vida está muito na ordem do dia.

E os pneus nos carros é um dos itens mais caros que há. E é engraçado o pessoal a meter e gostar de ter jantes 18, 19 ou 20", quando se esquecem do custo posterior dos pneus.

No caso em particular, na escolha de carro, os pneus (entenda-se: medidas) que calça a nova viatura a ser escolhida é item selectivo.

Que me interessa ter uns pneus largos ou de baixo perfil, quando na hora de troca custam 200€ ou mais cada um....

Por isso tenho em consideração carros com pneus o mais universais possiveis porque na hora da sua troca são também os mais baratos.

Medidas como 205/55 16" ou 225/45 17" são medidas muito generalizadas e que todas as marcas tem. Por isso são mais baratos.

Medidas como 225/60 17" (medida de uma carrinha japonesas) só existem em poucos fabricantes e a um preço maluco (mesmo na pneucity)

Eu já li um comparativo de pneus todos montados num E Classe dos novos, onde os Hankook ficaram em primeiro no geral (à frente de marcas MUITO conceituadas) e surpreenderam bastante. É um comparativo feito por uma revista alemã...

Mas pronto... é sempre estranho [:D]

Tenho a sensação que essa marca até está bem classificada em vários testes :confused:

Tenho a sensação que essa marca até está bem classificada em vários testes :confused:

Hankook é uma boa marca de pneus. Não teria problema nenhum em colocar um em alternativa às chamadas marcas de topo. É bem provavelmente a "melhor" fora do "top" (michelin, continental, etc).

Nokian Z

Nokian Z

Trago 4 Nokian Z 205/50 17 XL. A viatura em questão tem motor turbo diesel 2.0 143 cv e 360 nm. Não é de marca de "status", seja lá isso o que fôr. Pesa 1600 kg. De origem trazia Dunlop SportMax e os Nokian não lhes ficam atrás. Com promoção o último par ficou em 105 € (cada). Já gastei os da frente e (ironic mode ON) como não tenho dinheiro para comer vou meter mais um par igual.

Eu neste momento tenho os turanza er300 ate estou a gostar deles, mas preferia colocar uns nokian do que colocar pneus usados, vejo muita gente a colocar pneus usados isto sim pode ser um perigo nunca se sabe como esta o pneu.

nao conhecem

nao conhecem

Trago 4 Nokian Z 205/50 17 XL. A viatura em questão tem motor turbo diesel 2.0 143 cv e 360 nm. Não é de marca de "status", seja lá isso o que fôr. Pesa 1600 kg. De origem trazia Dunlop SportMax e os Nokian não lhes ficam atrás. Com promoção o último par ficou em 105 € (cada). Já gastei os da frente e (ironic mode ON) como não tenho dinheiro para comer vou meter mais um par igual.

boas,

so fala mal quem nao sabe o que é nokian, olha pode me dizer onde mete, pois na minha zona ta dificil arranjar nokian.

sds

Só fala mal da Nokian quem é ignorante no assunto. Já em 2006, os produtos da Nokian exibiam qualidade bem superior a qualquer marca "fatela". Hoje em dia, estão entre os melhores. Basta ver os resultados de alguns testes.
É verdade que o pessoal vai pelas marcas e, às vezes sai furado. Ex: alguns Michelin Energy e os mais antigos da Pirelli. Outras marcas menos conhecidas, como a do tópico e a Hankook, fruto de um posicionamento e quota de mercado que ainda não detêm, oferecem excelentes produtos a preços mais acessíveis.

É tudo uma questão de informação.

Só fala mal da Nokian quem é ignorante no assunto. Já em 2006, os produtos da Nokian exibiam qualidade bem superior a qualquer marca "fatela". Hoje em dia, estão entre os melhores. Basta ver os resultados de alguns testes.
É verdade que o pessoal vai pelas marcas e, às vezes sai furado. Ex: alguns Michelin Energy e os mais antigos da Pirelli. Outras marcas menos conhecidas, como a do tópico e a Hankook, fruto de um posicionamento e quota de mercado que ainda não detêm, oferecem excelentes produtos a preços mais acessíveis.

É tudo uma questão de informação.

Eu falo mal da Nokian por experiência própria. Tive uns NRH2 e aquilo metia medo. Quando chovia, então... [8b] Despachei-os ainda os da frente tinham uns 3mm e os de trás 4mm, de tão maus que eram. Se hoje em dia estão melhores, espero bem que sim, mas eu não tenho vontade nenhuma de voltar experimentar. :sh) Outra marca que me disseram que era porreira e detestei foi a Kleber.

Eu falo mal da Nokian por experiência própria. Tive uns NRH2 e aquilo metia medo. Quando chovia, então... [8b] Despachei-os ainda os da frente tinham uns 3mm e os de trás 4mm, de tão maus que eram. Se hoje em dia estão melhores, espero bem que sim, mas eu não tenho vontade nenhuma de voltar experimentar. :sh) Outra marca que me disseram que era porreira e detestei foi a Kleber.

Também dois NRH2, em 185/60R14, que nunca me pregaram susto nenhum, nem nunca senti alguma debilidade por parte dos mesmos. Neste ponto estamos em desacordo.
No entanto, esses já traziam o tão característico indicador de profundidade do piso, que ainda vem nos pneus actuais, mas com o símbolo da "chuva" aos 3mm. Acho este aspecto particularmente interessante, já que a própria marca alerta, desta forma, o condutor para o facto do desempenho do pneu ficar comprometido abaixo dos 3mm em piso molhado.

nao entendo a admiraçao de um 530 usar pneus baratos pois nem sempre barato é sinonimo de mau ate porque muitas marcas que por ai andam desconhecidas esses pneus sao fabricados pelas grandes marcas michelin etc etc apenas a mao de obra é mais barata, sao construidos nos paises mais estranhos mas os materias sao fornecidos pelas grandes marcas dai tornar o preço mais em conta. tambem, eventualmente possa existir muita gente que tem esses topo de gama e depois nao tem para comer, mas....que temos "nós" a ver com isso ?? cada um usa o que quer e tem o que quer na garagem depois como o paga ou como come ninguem mas ninguem tem nada com isso...estamos em democracia, existem creditos o pais é livre portanto...nao entendo:confused:

o motivo dos aquaplaning nos bmw nao se trata de pneus trata se da tracçao traseira que se nota pouco eficaz em piso molhado, e muito eficaz em piso seco mas ainda o maior problema é que alguns condutores nao tem a percepçao quando estao a conduzir do temporal que por vezes se faz sentir fora do carro ou seja deslocam se a 180..por exemplo de repente cai uma trovoada chove torrencialmente e muitos condutores continuam, uns porque vao num topo de gama e julgam que nada lhes acontece porque aquilo tem electronica para tudo, e custou nao sei quantos mil euros outros por total desconhecimento da agua que esta na estrada ...aquilo ate se vai ali tao confortavel..para que abrandar....

agora uma coisa é certa, acontece a todos despistes...mas realmente os bmw tem uma certa tendencia principalmente quando chove e falo por conhecimento de causa, porque lido com isso todos os dias mas desengane se quem pense que so acontece aos bmw aos outros tambem, e nao , nao é por causa da marca dos pneus....

cumps

Last edited:
nao entendo a admiraçao de um 530 usar pneus baratos pois nem sempre barato é sinonimo de mau ate porque muitas marcas que por ai andam desconhecidas esses pneus sao fabricados pelas grandes marcas michelin etc etc apenas a mao de obra é mais barata, sao construidos nos paises mais estranhos mas os materias sao fornecidos pelas grandes marcas dai tornar o preço mais em conta. tambem, eventualmente possa existir muita gente que tem esses topo de gama e depois nao tem para comer, mas....que temos "nós" a ver com isso ?? cada um usa o que quer e tem o que quer na garagem depois como o paga ou como come ninguem mas ninguem tem nada com isso...estamos em democracia, existem creditos o pais é livre portanto...nao entendo:confused:

o motivo dos aquaplaning nos bmw nao se trata de pneus trata se da tracçao traseira que se nota pouco eficaz em piso molhado, e muito eficaz em piso seco mas ainda o maior problema é que alguns condutores nao tem a percepçao quando estao a conduzir do temporal que por vezes se faz sentir fora do carro ou seja deslocam se a 180..por exemplo de repente cai uma trovoada chove torrencialmente e muitos condutores continuam, uns porque vao num topo de gama e julgam que nada lhes acontece porque aquilo tem electronica para tudo, e custou nao sei quantos mil euros outros por total desconhecimento da agua que esta na estrada ...aquilo ate se vai ali tao confortavel..para que abrandar....

agora uma coisa é certa, acontece a todos despistes...mas realmente os bmw tem uma certa tendencia principalmente quando chove e falo por conhecimento de causa, porque lido com isso todos os dias mas desengane se quem pense que so acontece aos bmw aos outros tambem, e nao , nao é por causa da marca dos pneus....

cumps

Alguém anda com o sentido de humor muito apurado![:D]

Edit: Estão ai muitas anedotas, mas aquela foi a que gostei mais!

Last edited:
Back