Este poderá ser um tópico cadáver,mas decerto que é intemporal.
Há poucos dias vi um Mercedes classe E recente com uns pneus da reconhecida e consagrada marca Acelera.Confesso que me caiu o queixo.[

]
Concordo totalmente que seja intemporal, mas por motivos diferentes dos teus e mais relacionados com os motivos apontados pelo cuto.
O que é preferível: ter uns pneus de marca e referência "xpto" gastos e gretados, ou uns pneus novos de uma marca menos conceituada (ou conhecida, o que é diferente)?
Nós vivemos numa ideia de que a marca vale mais do que o produto, ou seja, o produto de marca desconhecida é sempre uma m*rda, enquanto o produto de marca conhecida é sempre fabuloso.
No entanto, os testes a pneus Michelin (e não só) com vertente ECO, demonstraram durante muito tempo um mau desempenho em situações de emergência (travagens e afins), pelo que o pneu da Michelin (que logo por acaso é das marcas mais caras que temos por cá) pode ser muito inferior a um pneu de outra marca, onde o comprador mais informado possa dizer (como eu digo) "pneu eco não, obrigado!".
Um pneu (ou outro produto) deveria ser analisado com base no seu desempenho e não no prestígio da marca que ostenta.
Foi à custa de acreditar só em marcas que coloquei os primeiros e últimos Dunlop que tive e tenciono ter (há uns bons anos atrás, diga-se), pois foram terríveis em todos os aspectos que poderiam ser.
Quando eu hoje compro um pneu, procuro testes na net onde existam comparativos com o mesmo carro e no mesmo espaço, de forma a que as medições ajudem a quantificar o que vale (ou não) a pena.
Agarrando neste caso com 6 anos (que podia ter 6 horas), só depois de ver testes em concreto dos Nokian vs outros produtos é que poderia fazer um comentário sobre eles, e mesmo este deveria ser enquadrado no factor custo (que ajuda a posicionar o pneu numa gama de hierarquia de produtos).
Quase todas as marcas de pneus de renome têm sub-marcas para vender produtos mais baratos mantendo o prestígio e preço da marca principal.
Acontece com frequência que o pneu que era da marca principal em 2005 (exemplo) passe para a marca secundária em 2010.
É evidente que entretanto o pneu da marca principal em 2010 será melhor, mas para o carro que em 2005 trazia o pneu que agora passou para a marca secundária, ele perdeu características só porque se mudou o nome (mesmo que seja um BMW 530d)?
Parece-me claro que não. [

]