535d não massacra EVO VIII

citação:Originalmente colocada por Darth Vader

um diesel nunca se pode assemelhar a um otto,tira o turbo e depois vem-me falar em utilização,porque sem turbo são umas lesmas.
E o turbo é o quê? O auxiliar do ar condicionado? Desculpa mas para mim, o turbo não sendo constituinte do motor, é "intrinseco"* ao mesmo, logo...
Voces não falam do 335i como o exemplo maximo do que é um motor otto? Tem 2 turbos e uma serie de bugigangas... ou é o vosso 1.2 ou 1.4 que vos dá pica para fazer as estradas da Austria como nos testes das revistas?

* ressalvado direitos de autor

citação:Originalmente colocada por manucas

um diesel nunca se pode assemelhar a um otto,tira o turbo e depois vem-me falar em utilização,porque sem turbo são umas lesmas.
E o turbo é o quê? O auxiliar do ar condicionado? Desculpa mas para mim, o turbo não sendo constituinte do motor, é "intrinseco"* ao mesmo, logo...
Voces não falam do 335i como o exemplo maximo do que é um motor otto? Tem 2 turbos e uma serie de bugigangas... ou é o vosso 1.2 ou 1.4 que vos dá pica para fazer as estradas da Austria como nos testes das revistas?

Estás farto de utilizar a expressão "motores semelhantes ou equivalentes",e dizes que não se nota diferença,mas se conduzires um diesel atmosferico tem tanta potência como o 1.2 a gasolina(estou a falar do 2.0 sdi como termo de compraração).Nunca me viste a falar seja do que for,só te digo que quando andares num carro a gasolina com 6 ou 8 cilindros sem turbos,vais perceber o que quero dizer.

ps:o turbo é o que faz com que os diesel hoje em dia sejam alguma coisa,porque sem ele coitados,Motores turboependentes não.

Estás farto de utilizar a expressão "motores semelhantes ou equivalentes",e dizes que não se nota diferença,mas se conduzires um diesel atmosferico tem tanta potência como o 1.2 a gasolina(estou a falar do 2.0 sdi como termo de compraração).Nunca me viste a falar seja do que for,só te digo que quando andares num carro a gasolina com 6 ou 8 cilindros sem turbos,vais perceber o que quero dizer.

ps:o turbo é o que faz com que os diesel hoje em dia sejam alguma coisa,porque sem ele coitados,Motores turboependentes não.
Ora seguindo a tua logica de raciocinio, se os atmosfericos só por si são referenciais (viste-me dizer o contrário, já agora?) porque pôr turbos em algo que já é bom? E basta ver o exemplo do novo motor TSI, visto como um ovo de colombo... até aqui nunca tinha visto falarem assim tão bem do 1.4 e, de repente, passou a ser uma das referencias... não me digas que o motor TSI não tem ajudas (é tudo arquitectura do motor), como o diesel tb tem...

Boas;

Bem depois de 17 páginas de discussão acalurada só quero dizer 1/2 duzia de coisas.

Em relação ao teste julgo que não é ilucidativo quanto às reais potêncialidades dos 2 carros, visto os 2 não estarem de origem.

Aliás o dono do Evo uma vez fez-me a confidência que o carro a curvar era do outro mundo mas a direito faltava-lhe potência para o seu agrado.

Quanto á citação que transcrevi, queria dizer que posso dar o exemplo do meu CTR.

É 1 carro que foi adquirido em 02/02 e tem apenas 49 MK e está todo de origem.

Apesar de estar atento nestes quase 5 anos às novidades que vão saindo dentro de 1 determinado plafound, ainda não vi nada que com 2.0 de cilindrada, aspirado me consegui-se dar mais prazer, assim vou ficando com este até vêr que está bem estimadinho.

E sinceramente não tem bujigangas como 2 turbos e coisas do género e sinceramente não vejo nenhum diesel no mercado com 200 cvs superior ao CTR (e esses sim têm turbos e outras bujigangas).

J.Ace

Para quem ainda não percebeu:

- Quando se fala em diesel, fala-se em turbo diesel, actualmente nos ligeiros creio que nem há outra coisa.

- Quando se fala em ottos fala-se em atmosféricos (98%) e pode-se falar em turbos.

A comparação natural é turbodiesel e ottos atmosféricos, por muito que achem que não. Nesta comparação um 2.0 turbodiesel facilmente tem 150 cv e mais de 300 nm e um gasolina pode ter os mesmos 150 cv mas uns 190/200 nm. Esta diferença de binário faz muita moça, nomeadamente nas recuperações de velocidade e subidas, onde o diesel vai ser mais "lesto"

Se compararmos ambos os motores turbo, já há habitualmente vantagem dos otto, até porque os turbo otto estão associados a versões desportivas, o que não acontece no diesel

nunca disse que eram mais avançados (tens lido na diagonal?)
Agora já não são mais avançados?! Sim senhor. Grande coerencia que para aí vai...

o diesel pode "assemelhar-se" a motores otto equivalentes...Logo a minha argumentação nunca foi os diesel são melhores mas os diesel não ficam nada atrás...
Para fazeres uma afirmação dessas, precisas antes definir o que considera "Otto equivalentes". Continuamos à espera.[:p]

Eu já indiquei sem sombra de dúvida os pontos em que os Diesel claramente ficam atrás. Mas se realmente tens argumentos a contrapor, venham eles!;)

De resto já indiquei a minha disponíbilidade para qualquer esclarecimento. É a proveitar, porque não é eterna!:D

a diferença é que um otto sem turbo é bom ou mt bom,já os diesel são uma valente porcaria!
E...? Essa logica leva-te onde? Tanto é meritorio um motor com uma arquitectura que lhe permita bom rendimento como outro que utiliza constituintes que optimizam o rendimento, ainda que,por si só não o consiga... estamos rodeados de exemplos disso, desde os processadores do computadores que usam até à maquina do café do vosso escritório.

Estou mesmo a ver a malta das pistas ovais americanas a fazer beicinho como voces e a dizer "ah, pois é, tu só tens esse motor porque tens turbo e tudo o mais, porque senão o meu..." A evolução da industria automovel e do ciclo diesel, em particular, adapta-se às exigencias dos condutores. Se, daqui por uns anos descobrirem que acrescentando uma torradeira ao motor diesel lhe possibilita duplicar binario, aceleração, etc, então porque não? O estudo de centenas ou milhares de tecnicos que chegaram à conclusão que a torradeira dava mais rendimento que uma varinha mágica, só por si, é evolução tecnologica a nivel mecanico.

citação:Originalmente colocada por v7

- Quando se fala em diesel, fala-se em turbo diesel, actualmente nos ligeiros creio que nem há outra coisa.

- Quando se fala em ottos fala-se em atmosféricos (98%) e pode-se falar em turbos.

A comparação natural é turbodiesel e ottos atmosféricos, por muito que achem que não. Nesta comparação um 2.0 turbodiesel facilmente tem 150 cv e mais de 300 nm e um gasolina pode ter os mesmos 150 cv mas uns 190/200 nm. Esta diferença de binário faz muita moça, nomeadamente nas recuperações de velocidade e subidas, onde o diesel vai ser mais "lesto"

Se compararmos ambos os motores turbo, já há habitualmente vantagem dos otto, até porque os turbo otto estão associados a versões desportivas, o que não acontece no diesel
Exactamente. Geralmente vejo neste forum a malta perguntar "por XXXX euros o que devo comprar?" e muito raramente vejo "compro atmosferico ou compro turbo?" ou então "compro turbodiesel ou otto turbocomprimido?" essas comparações só são validas para carros de segmentos superiores (exemplo:335i ou 335D) que tem preços similares ou para uma ou outra situação particular (exemplo:Golf TSI/TDI). Logo a comparação diesel sem turbo/atmosferico e diesel turbinado/otto turbinado é muito bonita mas só na teoria...

Não, meu caro. Diesel é Diesel. Otto é Otto, turbo é turbo, seja Otto, seja Diesel. O facto de praticamente não veres Diesel atmosféricos é porque que não interessam a ninguém (são umas lesmas, e menos eficientes que os turbo). Por outras palavras: os Diesel ó andam alguma coisa que se veja, com um enxerto de turbo/intercooler, caso contrário, só mesmo quem passasse a vida a fazer quilómetros os comprava.

Não é uma questão de "achar". A comparação, de "natural" não tem rigorosamente nada!

Se queres comparar Otto e Diesel em termos tecnológicos, usas em primeiro lugar, as mesmas cilindradas de um lado e de outro (a propósito, conheces algum 1.2D?). Tratando-se de turbo, ambos devem estar equipados com este disposítivo, e a pressão aplicada, tb deve ser equivalente. Só assim tens uma comparação digna desse nome![|)]

E voltando à treta do binário, a importância das recuperações prende-se apenas com o consumo (volto a repetir: o único trunfo dos Diesel). Nas subidas, não faz qualquer diferença (naturalmente, assumindo o teu exemplo de cilindradas idênticas).[:p]

Será assim tão dificil de perceber?![8)]

Exactamente. Geralmente vejo neste forum a malta perguntar "por XXXX euros o que devo comprar?" e muito raramente vejo "compro atmosferico ou compro turbo?" ou então "compro turbodiesel ou otto turbocomprimido?" essas comparações só são validas para carros de segmentos superiores (exemplo:335i ou 335D) que tem preços similares ou para uma ou outra situação particular (exemplo:Golf TSI/TDI). Logo a comparação diesel sem turbo/atmosferico e diesel turbinado/otto turbinado é muito bonita mas só na teoria...
Na teoria e na prática. Discutimos aqui tecnologia, não mercado (para isso, ia ao da Ribeira). Se afirmas que os Diesel são tecnologicamente mais evoluídos que os Otto, é exactamente essa a comparação que tens que fazer. Tanto uns como outros podem ser turbo, e este não se inclui para decoração. Quem o usa é porque consegue extrair muito mais potência de um motor, recorrendo à sobrealimentação.

Lucky Luke - já fiz umas centenas de milhares de km, já tive alguns carros e já conduzi dezenas, entre os quais um V12 por ex.

Tenho dois carros com motores 2 litros um otto atmosférico e um turbo diesel. Tem caracteristicas muito diferentes, mas o peso e apotência até é relativamente próxima e posso-te dizer que não tem nada a ver em termos de andamentos.

No "mundo real" ou se quiseres "na utilização normal" as pessoas não andam a reduzir nas AE a 100 ou 120 cada vez que começam a subir ou que necessitam ganhar velocidade e nessas condições que são frequentissimas o binário conta e muito !

Lucky Luke - já fiz umas centenas de milhares de km, já tive alguns carros e já conduzi dezenas, entre os quais um V12 por ex.

Tenho dois carros com motores 2 litros um otto atmosférico e um turbo diesel. Tem caracteristicas muito diferentes, mas o peso e apotência até é relativamente próxima e posso-te dizer que não tem nada a ver em termos de andamentos.

No "mundo real" ou se quiseres "na utilização normal" as pessoas não andam a reduzir nas AE a 100 ou 120 cada vez que começam a subir ou que necessitam ganhar velocidade e nessas condições que são frequentissimas o binário conta e muito !
As pessoas que gostam de conduzir, sim. Para as restantes, qualquer chasso serve mesmo. [:p]
E não é por teres conduzido um V12 (e mesmo que fosse teu...) que me vais demonstrar o contrário... :D:D:D

De qualquer forma, até já respondeste indirectamente a uma pergunta anterior. Dois carros com motor de 2L. Ambos com a mesma potência (vamos dar o desconto...). Curiosamente, um deles precisa de um turbo para se "igualar" ao outro em termos de potência. Porque será?;)

Para leitores da diagonal e com retinopatia:
"Saliento, como disse atrás, que o melhor carro que tive foi a gasolina mas tb salientei que preferia os diesel por razões economicas, sendo que os motores actuais não são amorfos e são capazes de dar "pica", apesar de acabarem às 4000 e pouco, como é o exemplo do 330D (não conheço o 500). Mas faço-te a pergunta ao contrário, para perceberes o meu ponto de vista: como é que um entusiasta, esquecendo as rotações e ronco caracteristico e não podendo por de lado a componente financeira, pode optar por um otto quando tem um diesel que faz só + 1 seg 0-100 e tem a mesma vel maxima, com recuperações similares?" Pag 15 deste tópico

Numa situação excepcional sim, na normalidade não.

Se fores com outras pessoas no carro e andares a fazer reduções na AE pensam logo que não sabes conduzir ou então que te estás nas tintas para uma condução suave e civilizada.

Claro que se fores sozinho ou a dar uma gazada o caso é outro. Nestas circunstâncias já fiz reduções a 170 para 4ª para ir mais depressa até aos 200, etc. Mas isto não é o normal ;)

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

Na teoria e na prática. Discutimos aqui tecnologia, não mercado (para isso, ia ao da Ribeira). Se afirmas que os Diesel são tecnologicamente mais evoluídos que os Otto, é exactamente essa a comparação que tens que fazer. Tanto uns como outros podem ser turbo, e este não se inclui para decoração. Quem o usa é porque consegue extrair muito mais potência de um motor, recorrendo à sobrealimentação.
Deves andar a dar banho ao Rantanplan, porque andas distraido... onde viste isso? Como tao bem gostas de dizer, prova lá onde está isso...

citação:Originalmente colocada por Lucky Luke

As pessoas que gostam de conduzir, sim. Para as restantes, qualquer chasso serve mesmo. [:p]
E não é por teres conduzido um V12 (e mesmo que fosse teu...) que me vais demonstrar o contrário... :D:D:D

De qualquer forma, até já respondeste indirectamente a uma pergunta anterior. Dois carros com motor de 2L. Ambos com a mesma potência (vamos dar o desconto...). Curiosamente, um deles precisa de um turbo para se "igualar" ao outro em termos de potência. Porque será?;)
"Quem o usa é porque consegue extrair muito mais potência de um motor, recorrendo à sobrealimentação."

Fantastico, consegues perguntar e responder na mesma página!...
Para que é que precisas de perguntar tantas coisas aos outros users?

citação:Como justificas que as vendas nos segmento de luxo das marcas premium sejam prodominantemente com motorizações Diesel? Esses compradores têm grandes orçamentos.

basta procurar tópicos acerca de carros de sonho...nem um diesel...

isso acontece em Portugal por razões económicas...se querem andar de olhos fechados é lá convosco...eu com orçamento ilimitado comprava um Zonda...mas já sei que voçês queriam um 740d ou um classe S 320 CDi...enfim cada qual engana-se com o que quer[8]

citação:E voltando à treta do binário, a importância das recuperações prende-se apenas com o consumo (volto a repetir: o único trunfo dos Diesel). Nas subidas, não faz qualquer diferença (naturalmente, assumindo o teu exemplo de cilindradas idênticas).

isso lembra-me uma conversa que tive com um user...ele disse que a recuperação dele de 80 a 120 em 4ª era igual à minha...dps ele perguntou-me até aos 160 em 4ª quanto demorava, para concluir perguntei qto ele demorava dos 80-150 em 3ª...a 3ª não dá 150 foi a resposta dele...[8]

enfim as recuperações são apenas e só uma das vertentes do automóvel...

citação:Originalmente colocada por Filipe Dias

citação:Como justificas que as vendas nos segmento de luxo das marcas premium sejam prodominantemente com motorizações Diesel? Esses compradores têm grandes orçamentos.

basta procurar tópicos acerca de carros de sonho...nem um diesel...

isso acontece em Portugal por razões económicas...se querem andar de olhos fechados é lá convosco...eu com orçamento ilimitado comprava um Zonda...mas já sei que voçês queriam um 740d ou um classe S 320 CDi...enfim cada qual engana-se com o que quer[8]

citação:E voltando à treta do binário, a importância das recuperações prende-se apenas com o consumo (volto a repetir: o único trunfo dos Diesel). Nas subidas, não faz qualquer diferença (naturalmente, assumindo o teu exemplo de cilindradas idênticas).

isso lembra-me uma conversa que tive com um user...ele disse que a recuperação dele de 80 a 120 em 4ª era igual à minha...dps ele perguntou-me até aos 160 em 4ª quanto demorava, para concluir perguntei qto ele demorava dos 80-150 em 3ª...a 3ª não dá 150 foi a resposta dele...[8]

enfim as recuperações são apenas e só uma das vertentes do automóvel...
Lá está, o R8 diesel é só p nosso país, que vai como comercial... a progressiva introdução de motores diesel em coupés e desportivos tb... tudo para pôr rede ou acrilico...
Que me interessam carros de sonho? O 330i em que andei tinha uma média no CB de 12,4 L/100 porque o medico que me o "emprestou" já foi piloto de rally e não é pé leve, logo, se é aficionado e pode, acho muitissimo bem. Não era para mim pq não sou asim tão aficionado (e endinheirado) que consiga desligar dos consumos... 15 euros cada 100Km? Não é para mim... Com carro quase sempre cheio e mala bem ocupada, dou valor a boas recuperações, boa aceleração, logo, a diesel ficava bem bem servido, tão só... facil de entender

Voltar
Superior