550i vs 550d

Já que estamos a falar de série 5, vou voltar atrás no tempo, até 2001, a um 520 de 136 cv reprogramação para 190.

O carro não é meu mas está a desenrascar me por agora e não consigo baixar dos 8 nas voltas por Lisboa.

É o consumo habitual deles?

Anda bem, é certo, mas mesmo com calma estes consumos são para mim exagerados

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Parece um consumo perfeitamente normal para o carro em questão em cidade... qual é o teu termo de comparação nos mesmos trajectos?

Não tem comparação possível, um 208 a gasolina. Mas o anterior foi um 207 1.4hdi e fazia médias de 5 a brincar nas mesmas circunstâncias. Mas mais uma vez não comparável. Não tinha era noção destes consumos nestes brinquedos pois não é da minha liga orçamental

Mas como disse, não é meu, pelo que 190 foi o que me disseram que tem, não fui com ele ao banco mas que se mexe bem mexe, para o peso

Não deve ter 190cv só com repro, de certeza...

Uma repro esticadinha nesse motor dá-lhe mais uns 30cv....conseguir quase mais 60 só com eletrónica é estranho...e o binário disparou para quanto? Só se está em modo traineira...cada aceleração sai uma nuvem negra pelo escape....

Não sei juventude, podia estar aqui a inventar mil e um upgrades mas não sei

Fumo faz algum sim, mas nada que consiga ver pelo espelho

Já que estamos a falar de série 5, vou voltar atrás no tempo, até 2001, a um 520 de 136 cv reprogramação para 190.

O carro não é meu mas está a desenrascar me por agora e não consigo baixar dos 8 nas voltas por Lisboa.

É o consumo habitual deles?

Anda bem, é certo, mas mesmo com calma estes consumos são para mim exagerados

190cv no bloco 136cv só com remap? É o mesmo motor que equipa os 320d até 2001 correto? Se for, esses 190 são uma grande mentira.

Consegues à volta de 160cv no máximo. O grande limitador nestes motores são os bicos dos injetores.

O meu 320D original, faz em cidade 6.3L/100km, em AE com CC nos 120km/h, faz 5L/100km.

A motorização 136cv com reprogramação não faz mais de 150cv reais num banco de potencia em condições. E mesmo assim em valocidades mais altas vê a motorização de 150cv (originais) a passar à frente.
Um 136cv com um bom remap fica ligeiramente superior ao de 150cv.

Obviamente que o motor de 150cv tem muito maior espaço de manobra para ser carregado.

Mas é mesmo impossível ou podes reprogramar para mais colocando de lado a fiabilidade? Sei que pelo menos até aos 150cv é fiável, mais que isso já é abusar.

Não dá mais simplesmente. A bomba não tem capacidade para fornecer mais combustível, ou seja, o mapa pode pedir 100 de combustivel mas se a bomba só tiver capacidade para fornecer 60 vai ser 60 que ela faz. O 150cv já usa injecção common rail, tem uma margem de progressão muito maior

Last edited:
No tópico dos consumos está uma informação interessante:

O 550d anterior (381 cv é triturbo) a 200 km/h gasta 15 e qualquer coisa.
O 550i anterior (408 vcs) aos mesmos 200 km/h gasta 20 e qualquer coisa.

A teoria do motor a gasóleo muito potente e que não gasta cai por terra. Reparem que para um 50d circular a 200 é uma velocidade de conforto, como num 320d ir a 140

Mas é de admirar que um carro que já vai nos 400cv (pensava que os 381 era o Quadri-Turbo, tinha ideia que o Tri-turbo tinha 360cv mas fiz confusão) vai gastar e consideravelmente?

Só posso concluir que há aqui malta, que não só inventa (média de 6 [:D] só se for desligado...) Como não conhece carros potentes de todo.

Não deixa de ser impressionante que carros com 400+cv, andam com médias gerais abaixo dos 15, há 10 anos era, diria, impensável. Mais impressionante o V8 a gasolina com médias de 12L, nada mau de todo.

Agora, se têm potencial, vão ter de beber. Comprar estes carros para andar a velocidade baixas para falar de médias de 6 ou se quer falar de consumos a baixa velocidade... Please.

No tópico dos consumos está uma informação interessante:

O 550d anterior (381 cv é triturbo) a 200 km/h gasta 15 e qualquer coisa.
O 550i anterior (408 vcs) aos mesmos 200 km/h gasta 20 e qualquer coisa.

A teoria do motor a gasóleo muito potente e que não gasta cai por terra. Reparem que para um 50d circular a 200 é uma velocidade de conforto, como num 320d ir a 140
Sim, é uma velocidade de conforto para um motor desses, que com facilidade a mantém, usando apenas parte das suas capacidades. Mas isso não significa que não precise de usar uma parte dessas capacidades, e para as usar é preciso consumir combustível. A resistência aerodinâmica está lá, uma forma simples de ver isso é largar o acelerador durante uns segundos e ver a perda de velocidade, e depois repetir a 100 km/h.

Gastar 15 a 200 não me parece muito para um 550d. Há na net um vídeo dum Civic 1.6 i-DTEC a gastar 10 por volta dos 200 km/h. Manter os 200 pode ser bastante confortável para um 550d, para um 1.6d já é outra história.

Não dá mais simplesmente. A bomba não tem capacidade para fornecer mais combustível, ou seja, o mapa pode pedir 100 de combustivel mas se a bomba só tiver capacidade para fornecer 60 vai ser 60 que ela faz. O 150cv já usa injecção common rail, tem uma margem de progressão muito maior

Obrigado pelo esclarecimento. Sabia que o de 150cv já é bomba de alta pressão mas até pensei que fosse possível tirar mais cv com repro de um 136cv, mesmo comprometendo a fiabilidade. Claro que nunca 190cv, isso já é demasiado.

Back