643.000km num...

De futuro os EV irão usar supercondensadores para as ocasiões de para-arranca, poupando as baterias principais.

Isso é uma solução para um problema que não existe. Fosse esse o problema das baterias...
No pára arranca a energia pedida à bateria é bastante baixa, pelo que não faz sentido complicar o sistema.

Do que li, a principal vantagem dos supercondensadores é mesmo a carga rápida. Num artigo de 2016 falavam num "abastecimento" do condensador num curto espaço de tempo e depois a gestão do veículo encaminhava essa energia com um fluxo controlável que fosse mais "saudável" para as baterias de lítio.

Mas com todo o tipo de novidades que vão surgindo neste campo, fico até com dúvidas que sistemas dessses venham a ser implementados.
Os professores John Goodenough e Maria Helena Braga estão a fazer progressos muito interessantes nesta área e numa conferência recente a que assisti, os protótipos iniciais tinham 3 características espectaculares:
- auto-recarga
- capacidade aumenta com o nº de ciclos
- recarga a partir de fonte de calor

https://about.bnef.com/blog/goodenough-making-progress-solid-state-batteries-qa/
https://www.nature.com/articles/s41928-018-0048-6.pdf?origin=ppub
https://impact4all.org/li-ion-king-inventor-lithium-ion-battery-still-improving-technology-aged-95/

Isto é um bocado esquizofrénico.

No tópico ao lado glorificam-se carros que atingem 300.000 kms em 10 anos.

Aqui, um carro com o dobro dos kms num terço do tempo é visto como um feito menor.

Vá-se lá perceber... [:D]

Os kms em si são assinaláveis, a questão é que o facto de já irem no 3º pack de baterias retira toda a "glória" aos números.

Se alguém te disser, olhe amigo este carro fez um milhão de kms...com 3 motores. Ficarias surpreendido?

Os kms em si são assinaláveis, a questão é que o facto de já irem no 3º pack de baterias retira toda a "glória" aos números.

Se alguém te disser, olhe amigo este carro fez um milhão de kms...com 3 motores. Ficarias surpreendido?
O que é que a bateria tem que ver com o motor?

Sim, 0€ neste caso [:D]

Ignoras novamente, o Tesla Model X com 482.000km em menos de 2 anos com bateria de origem... Nada de mais, as baterias são altamente falíveis... É isso [:D]

Ao abrigo da garantia qualquer um fica a 0€.

Parabéns ao tesla X que fez 482 mil kms. Mas uma andorinha não faz a Primavera. Quando forem milhares a fazerem isso, aí sim, já poderão cantar de galo.

Um fez 300 outro quase 500... 2 andorinhas também não fazem a primeira...

Nem 300.000 com 482.000km eras capaz de ficar impressionado. Se fosse um ICE... Lá está, ali ao lado abre-se um tópico sobre um motor capaz de fazer 500-600.000km sem problemas em 10-15-20 anos, um ICE fazer isso em menos de 2 anos.... Uma andorinha não faz a primavera... [:D]

Cantar de galo? Relatar factos meu caro.

Sempre conheci ice a fazerem várias centenas de milhares de kms. Deveria ficar impressionado porque um ve também o fez? Não era suposto fazer?

A questão aqui é que um bom ice bem mantido e sem problemas de nascença aguenta na boa essas centenas de milhares de kms. Nos ve os componentes principais, especialmente a bateria, também aguentam sem problemas? Óptimo, cumprem a sua função.

Entretanto mais utilizadores terão de ser cobaias. Eu se for cobaia será com um novo, que não gosto de favas.

Ninguém está a espera que fiques impressionado com nada que seja de um EV como é lógico, escusas de ficar preocupado com isso [:D]

Não coloquei isso em causa.

A minha dúvida (e era mesmo uma dúvida, não era para incendiar nada) era se tivesse de carregar o Tesla do meu bolso para fazer esses Kms todos, quanto me custaria...

Um Model S gasta a volta de 20kwh/100km

Em 643.000km gastou 128.600kwh, a um preço de ,20 (se carregar em bi-horario este preço diminui) dá 25.720€

Agora vamos ver um carro a gasóleo que gaste 6l, que não é comparável em potencia, e o gasóleo a 1,38 na Galp, como estou a fazer a conta ao preço mais alto de eletricidade também faço no combustível-

Em 643.000 gasta 38.580 litros 53.240€-

Uma poupança de 27.000€, a este valor junta o custo de manutenção de se fizermos contas por baixo de 400€ /30.000km são mais 8.500€ em poupança, um total de 35.500€ fora depois a questão fiscal.

Se o carregamento nos superchargers for pago, por exemplo na Noruega é de 1,4nok/kwh, o que dá 0,104€, ou seja o custo será ainda mais baixo, isto para quem não tem supercharger gratis, em Portugal ainda não existe preço, e o mesmo vai variar de pais para pais, em Espanha fica a 0,24€, e depois tambem depende da legislação do pais, nuns paises cobra ao kwh, noutros cobra ao minuto, como deve ser em Portugal.

Sim, mas o pico de potência é alto. Pouca energia e débito alto é o terreno ótimo dos supercondensadores, que podem além de mais carregar e descarregar milhões de vezes sem qualquer perda de capacidade.

Passar a tarefa das travagens/acelerações aos supercondensadores ajuda à durabilidade da bateria e é um passo que está a ser intensivamente estudado. Não me espantava de ser um dos upgrades dos EV quando começarem a ter quotas de mercado significativas.

Não é nada alto. São poucos os kw pedidos ao motor para o carro começar a andar normalmente, a não ser que se queira fazer um arranque foguete. Basta olhar para o "ponteiro" que pouco sobe quando se arranca desde parado.

Devem andar cabeças pensantes por esse mundo fora a pensar como vão mandar o preço da electricidade para metade do preço do combustivel rodoviário actual.

Um fez 300 outro quase 500... 2 andorinhas também não fazem a primeira...

Nem 300.000 com 482.000km eras capaz de ficar impressionado. Se fosse um ICE... Lá está, ali ao lado abre-se um tópico sobre um motor capaz de fazer 500-600.000km sem problemas em 10-15-20 anos, um ICE fazer isso em menos de 2 anos.... Uma andorinha não faz a primavera... [:D]

Cantar de galo? Relatar factos meu caro.
Carros usados a venda com mais de 300k km na Alemanha:

https://suchen.mobile.de/fahrzeuge/...inMileage=300000&minPowerAsArray=KW&scopeId=C

21540 resultados.

So para ver se percebes a ideia.

Pronto, afinal 500.000km são peanuts... Daí não haver tópico sobre o assunto no forum e tal [:D]

Eu percebo a ideia, clara e simples, desvalorizar algo que não se gosta.

Mas é curioso, mesmo na Alemanha, acima dos 500.000km, já passa para os 1800 carros...

Last edited:
Da minha perspectiva coloca-se uma questão. Qual o impacto económico destes 600 000km? Entre a energia usada e a troca de baterias o impacto não terá sido maior do que o realizado por uma viatura com motor térmico?

Da minha perspectiva coloca-se uma questão. Qual o impacto económico destes 600 000km? Entre a energia usada e a troca de baterias o impacto não terá sido maior do que o realizado por uma viatura com motor térmico?
Tens Aqui:

Um Model S gasta a volta de 20kwh/100km

Em 643.000km gastou 128.600kwh, a um preço de ,20 (se carregar em bi-horario este preço diminui) dá 25.720€

Agora vamos ver um carro a gasóleo que gaste 6l, que não é comparável em potencia, e o gasóleo a 1,38 na Galp, como estou a fazer a conta ao preço mais alto de eletricidade também faço no combustível-

Em 643.000 gasta 38.580 litros 53.240€-

Uma poupança de 27.000€, a este valor junta o custo de manutenção de se fizermos contas por baixo de 400€ /30.000km são mais 8.500€ em poupança, um total de 35.500€ fora depois a questão fiscal.

Se o carregamento nos superchargers for pago, por exemplo na Noruega é de 1,4nok/kwh, o que dá 0,104€, ou seja o custo será ainda mais baixo, isto para quem não tem supercharger gratis, em Portugal ainda não existe preço, e o mesmo vai variar de pais para pais, em Espanha fica a 0,24€, e depois tambem depende da legislação do pais, nuns paises cobra ao kwh, noutros cobra ao minuto, como deve ser em Portugal.

As baterias foram a custo zero, ainda tem 6 anos de garantia.

Se fossemos uma civilização minimamente organizada o diesel já tinha sido proibido há muito.

Quanto ao resto...é como os smartphones. Quando apareceram, metiam impressão a muita gente, hoje todos temos pelo menos um.

Veículos eléctricos é igual. Nunca vão substituir os motores otto na totalidade, vai existir um mercado para sempre nem que seja o dos "puristas".

Daqui a 20-30 anos provavelmente a esmagadora maioria do nosso parque automóvel vai ser eléctrico e ainda bem. Só tenho pena de não se estar a fazer mais para isso, de novo, as vendas de novos diesel já deviam ter sido abolidas e os existentes fortemente incentivados para serem removidos de circulação.

Desde que tu pagues o custo de aquisição de um novo, eu sou o primeiro a defender os elétricos.
Estive recentemente em duas cidades europeias e notei bastante a poluição.

Pronto, afinal 500.000km são peanuts... Daí não haver tópico sobre o assunto no forum e tal
[:D]

Eu percebo a ideia, clara e simples, desvalorizar algo que não se gosta.

Mas é curioso, mesmo na Alemanha, acima dos 500.000km, já passa para os 1800 carros...

Se sao peanuts ou nao nao sei, sei que ha carradas de carros com motores de combustao com esses quilometros feitos. Ao contrario da ideia que tentas passar que um motor de combustao nao dura isso e os Teslas e que sao bons porque ha dois ou tres que o fizeram
[:D]

O facto de haver um topico pode ter tambem um bocado a ver com o facto de Portugal ser um pais pequeno e os portugueses terem pouco dinheiro para gastar em gasolina. Num pais grande, com uma rede extensa de boas autoestradas e cidadaos com dinheiro qb para andar para tras e para a frente carros com muitos quilometros feitos sao aos pontapes, evidentemente. Notar que os 21 mil nem sao o numero de carros que ha na Alemanha com esses quilometros, e apenas o numero deles a venda naquele site.

1800 tambem continua a ser bem mais que 1 Tesla. 180.000% mais para ser exacto.

Last edited:
Back