A 140km na AE

joaos16

New member
Boa tarde , este verão nas férias irei fazer a minha maior viagem de sempre são 550km até ao Algarve na auto estrada , como é raro andar na auto estrada pois em 4 anos de carta se meti la 3 vezes os pés e muito tenho uma dúvida quanto aos radares e o seguinte tirando as zonas de saídas e entradas onde a velocidade e menor em auto estrada posso por o carro em velocidade de cruzeiro e ir sempre a 140km ou a 140km os radares dão bónus na mesma kkk .

Bom, 1º ponto: não é só nas saídas que os limites baixam
2º ponto, a 140 km/h nas zonas de limite 120 , é pouco provável que sejas multado, mas pode acontecer.
E se for em zona de radar fixo então é altamente provável.

3º ponto: se não estás habituado a fazer viagens longas, vai parando de 1h30 em 1h30 máx .

Não é habitual darem, mas também não é impossível!

De qualquer modo, alivia o pé se vires algo suspeito!

Se a memória não me falha, 140 é CO leve, 60 paus e não retira pontos à carta.

Se tens pouca experiência de circular em AE não vás muito além dos 120 km/h. Muito cuidado com a mudança de faixas aquando de uma eventual ultrapassagem, sinaliza com antecedência as manobras e mantem uma boa distância do veículo da frente. Descansa de temos a tempos como te aconselhou e muito bem o Escape Livre. Boas férias e boa viagem.

Leve.

4130-E41-E-1-C87-40-A0-A136-CACB2-CB985-A3.jpg

Obg pelas dicas , sempre ouvi a dizer que os radares tem uma espécie de margem de erro de 10km 20km é que não a problema andar um pouco acima no entanto o melhor é sempre prevenir e sempre que vir aviso ou algo suspeito abrandar .

Fora das localidades ( onde se inclui tambem AE ) até 30 km/h acima do limite é leve, de 30 a 50 é grave e de 50 pa cima é muito grave.

Obg pelas dicas , sempre ouvi a dizer que os radares tem uma espécie de margem de erro de 10km 20km é que não a problema andar um pouco acima no entanto o melhor é sempre prevenir e sempre que vir aviso ou algo suspeito abrandar .

A margem de erro é mínima mas existe. Normalmente metem o radar a disparar mais para os 140kmh, o que com erro, podemos falar de 133kmh reais, por exemplo.

Existem aqui duas situações, acima dos 120kmh estás sempre sujeito pois estás em transgressão.

Acima dos 120 até aos 140, a probabilidade de haver problemas é muito baixa (mas existe). Acima dos 140-150, a probabilidade de correr mal já é mais elevada.

Usa um GPS, como o waze, pelo menos para avisar dos radares fixos e conduz com tranquilidade. Se não passares dos 140kmh a probabilidade de correr mal é mesmo bastante baixa.

o radar normalmente tem um erro de 10% que não te multam nesse limite. regra geral, 140 para cima controlam, muitas vezes a partir de 145 ou 149, já não me recordo, mas a confiar é até aos 140. se meteres 135 ou 138, vais na boa, penso eu. isto se tiveres cruise control. se não tiveres, podes ir até aos 140 de ponteiro, pois nunca são 140, mas sim uns 7 ou 8 a menos reais.

pára 2x pelo caminho, uma passada 1h30m, outra passadas 3x. ainda podes fazer uma terceira paragem quando estiveres perto de acabar o alentejo, não custa nada. eu se fizesse essa viagem, eram mais 100kms em cima e mais 1h de viagem, no mínimo. tu se vais da zona de aveiro, então sempre poupas mais uns kms para cada lado e muito gasóleo. [:D]

se tiveres crianças para levar, arranja algo com que elas se entretenham, menos telemóveis ou tablets. uns jogos de ver os números das matrículas, de cores de carros ou de marcas, se conhecerem, tentar avistar qualquer coisa na paisagem, arranjar umas músicas mais infantis que gostem, algo assim. também acabas por te distrair e desanuvias, ao mesmo tempo que consegues o mais importante, qualidade de momentos passados em família.

leva umas chicletes ou algo para petiscar durante o trajeto (um frango assado ou feijoada não, please!) e água fresca para a viagem. um saquito de vomitar também não é mal pensado se tiveres as tais crianças, indo esse saco perto delas.

Se não tens experiencia vai a menos de 120 e não a mais. Acho que atendendo à distancia nem deverias ser tu a conduzir

Porquê? Sendo assim nunca mais arranjaria experiência de condução. E o OP diz que já tem carta há 4 anos. Quanto á velocidade concordo que deverá ir dentro dos limites embora pelo post inicial tenha percebido que ele deseja saber se pode prevaricar e até quanto. Mais importante do que ir a 120 ou a 140 é a forma como conduz. Em AE tudo acontece muito rapidamente. As manobras têm de ser religiosamente sinalizadas e os espelhos retrovisores sempre consultados. Os piores condutores nem sempre são aqueles que vão mais depressa.

Isto era daquelas coisas em que, mesmo sendo leve, devia dar direito a perda de pontos.
Ir a 140 numa zona de 120 devia dar perda de pontos??....
Mas qual a lógica?

Mas atenção que coisas como velocidade e álcool, nas CO graves e muito graves perde-se mais pontos que nas outras CO tambem G e MG.

Ir a 140 numa zona de 120 devia dar perda de pontos??....
Mas qual a lógica?

Mas atenção que coisas como velocidade e álcool, nas CO graves e muito graves perde-se mais pontos que nas outras CO tambem G e MG.

Se há limites estabelecidos é para serem cumpridos. Quem diz 120 na AE, diz 50 nas cidades, etc. E que melhor forma para fazer cumprir isso perdendo pontos.

Back