o radar normalmente tem um erro de 10% que não te multam nesse limite. regra geral, 140 para cima controlam, muitas vezes a partir de 145 ou 149, já não me recordo, mas a confiar é até aos 140. se meteres 135 ou 138, vais na boa, penso eu. isto se tiveres cruise control. se não tiveres, podes ir até aos 140 de ponteiro, pois nunca são 140, mas sim uns 7 ou 8 a menos reais.
pára 2x pelo caminho, uma passada 1h30m, outra passadas 3x. ainda podes fazer uma terceira paragem quando estiveres perto de acabar o alentejo, não custa nada. eu se fizesse essa viagem, eram mais 100kms em cima e mais 1h de viagem, no mínimo. tu se vais da zona de aveiro, então sempre poupas mais uns kms para cada lado e muito gasóleo. [

]
se tiveres crianças para levar, arranja algo com que elas se entretenham, menos telemóveis ou tablets. uns jogos de ver os números das matrículas, de cores de carros ou de marcas, se conhecerem, tentar avistar qualquer coisa na paisagem, arranjar umas músicas mais infantis que gostem, algo assim. também acabas por te distrair e desanuvias, ao mesmo tempo que consegues o mais importante, qualidade de momentos passados em família.
leva umas chicletes ou algo para petiscar durante o trajeto (um frango assado ou feijoada não, please!) e água fresca para a viagem. um saquito de vomitar também não é mal pensado se tiveres as tais crianças, indo esse saco perto delas.