A Crise Económica da Década de 20

Estás a ser repetitivo e redundante, sim, que já o escreveste uma data de vezes e todos sabemos que não há dinheiro! [;)]

Mas o âmbito do meu post em resposta ao do André, não tem a ver com a liquidez das finanças, tem a ver com a mentira, com o cinismo, do 1º ministro.

Sim, claro. O Costa até gaguejava se o obrigassem a dizer a verdade. Mas a verdade seria sempre a mesma: não há dinheiro.

Nazaré. Prova de falta de civismo. Ausência de sentido de responsabilidade. Risco enorme de propagação de Covid. Indignação geral.

Lisboa. Transportes públicos. Não existe risco de propagação de Covid. Escasseiam fotos (é mais fácil mandar jornalistas à Pensilvânia do que a Odivelas). Não há indignações.

Dois países

Esses 2% são tao fidedignos como a ausência de contágios nos transportes públicos...

:confused::o

Pessoal animem-se, afinal nem sempre as notícias são más, esta é boa!

Lidl reforça investimento e dá aumento salarial a todos os trabalhadores

LIDL-19-004_Corporate_Website_MediaCenter_01_1800x720pxl_RZ.jpg

https://www.dinheirovivo.pt/empresa...larial-a-todos-os-trabalhadores-13057709.html

Sinceramente acho esquisito falar-se tanto em apoios ao sector da restauração... então é os outros? ;)

Não é por eles fazerem mais barulho nas estradas e terem cobertura mediática que deveriam receber a delícia dos fundos perdidos que todos andam a salivar...

Sinceramente acho esquisito falar-se tanto em apoios ao sector da restauração... então é os outros? ;)

Não é por eles fazerem mais barulho nas estradas e terem cobertura mediática que deveriam receber a delícia dos fundos perdidos que todos andam a salivar...

Podes comprar camisas e laranjas a qualquer hora, no entanto só almoças e jantas a uma determinada hora. Este problema também existe para quem trabalha em espectáculos ao vivo.

Sendo repetitivo: não há dinheiro.
Se há quem ainda não tenha percebido o significado real de o país ter uma dívida pública monstra, ponha os olhos na situação actual. Quando é preciso tomar medidas contra-cíclicas falta o dinheiro para as tomar.

O problema é que quando o pouco dinheiro que existe é dado aos namorados, bois (boys), parasitas e chulos como a TAP, novo banco, etc....para esses a sempre dinheiro, para o povo, nada, esses só servem para pagar impostos para eles distribuíram pelos seus namorados e chulos[8b], o Sócrates podia repor o que roubou, tal como esse chulo e parasita existem muitos mais :sh), mas nada acontece e ninguém faz nada. Depois não há dinheiro para termos uma saúde, justiça, etc... digna.

Cumps

Cumps

Podes comprar camisas e laranjas a qualquer hora, no entanto só almoças e jantas a uma determinada hora. Este problema também existe para quem trabalha em espectáculos ao vivo.
Se tiveres uma companhia aérea de bandeira também não há que preocupar. Recebes dinheiro na mesma e nem precisas ligar o motor dos aviões...

Bastava alargar até as 15h nos fim‑de‑semana que estaria melhor e não teriam tanto para reclamar.
Basicamente é isto...
Eles (e nós) só querem que os deixem trabalhar. No início os restaurantes tinham 2 opções para trabalhar, ou reduziam a lotação para metade, ou colocavam as "jaulas" de acrílico a separar mesas. Imaginem o investimento que alguns fizeram e que agora é inútil.

Hoje passei o primeiro fim de semana de confinamento na minha empresa e cada vez acho estas medidas mais ridículas. O que eu facturava em 16 horas, passei a facturar em 7. Aumentou drasticamente a concentração dos clientes, provocou filas grandes. Os grupos também foram maiores, 4-5 pessoas por pedido em vez dos habituais 2-3 ao Domingo. Enfim... nem sei o que pensar. Imagino que nos grandes centros comerciais seja exactamente igual.

O que se está a mostrar bem é que todo o plano de apoios está completamente desfasado das necessidades da economia e está sequestrado por outros interesses.

Aliás um país que nem há 2 semanas andava a falar em usar a bazuca para hidrogénios, não sei quantas linhas de TGV e candidaturas a mundiais de futebol...nem 3 tostões tem para assistir/apoiar o sector da restauração como deve ser depois de lhe impor restrições de funcionamento draconianas e que inviabilizam qualquer negócio nos próximos meses.

Um total ambiente de loucura colectiva e um desfasamento completo entre o governo e a sociedade.

Andre, deves conhecer bem as limitações do país que não pode pagar aos médicos nem enfermeiros o que se paga na outra Europa à qual só pertencemos por estarmos fisicamente agarrados a Espanha.

Se não pagamos bem a essa gente, nem a ninguém!, porque raio haveria de ter agora nascido alguma mina de ouro ou algum jazigo de petróleo, ou gás natural, ou de diamantes ou de outras pedras preciosas (que certamente teriam algum impacto ambiental, portanto também não poderiam ser utilizadas...) que desse para pagar tudo a restaurantes e hotéis que já estavam falidos, onde não há clientes para manter o negócio lucrável... pelo menos a ver pelo e-factura... e obviamente que toda a gente em PT factura tudo o que negoceia!

Portanto nem vamos pensar que há fugas ao fisco... daí que os apoios serão feitos na base na facturação perdida.

Talvez ainda te recordes que em 2010-12 a generalidade dos restaurantes e hotéis estavam às moscas em todo o país! Se não te recordas, eu lembro-me muito bem disso!

Em 2014/5 começaram a abrir porta sim porta não porque começou a haver turismo e procura. Hoje não há! E não vai haver nos próximos 3-4 anos! É BOM que as pessoas se mentalizem disso! Não vai dar para todos! Muitos irão ficar pelo caminho! Ou dão a volta por cima!

As pessoas e os negócios têm que se reinventar! Como muitos de nós fizeram várias vezes ao longo da nossa vida!

Há como ocupar esses espaços livres dos restaurantes e hotéis? Há! Basta pensar no que o país necessita neste momento... Não me irei alongar porque sei que aqui só se lêem as 3 primeiras linhas e eu já escrevi mais de 5...

Eu acho que o PCP obviamente não devia fazer o congresso de forma presencial, mas parece-me que também há algum exagero nas críticas.

Aquilo que eles vão fazer acontece todos os dias nas Universidades, em anfiteatros cheios de gente.

Já nem falo nos transportes públicos, que o governo teima em classificar como seguros.

Tudo é seguro com o risco inerente a estarmos vivos!

Tudo será tanto mais seguro quanto mais nos soubermos adaptar a novas circunstâncias! Seja Covids ou outras...

Os hotéis e Alojamentos Locais vão morrer? Não! Uns irão... outros não!

Os restaurantes irão morrer? Sim! Uns irão... outros não!

A liberdade de expressão, de reunião irá morrer? Só se nós deixarmos!

A cultura irá morrer? Alguma parte irá...

Mas nem toda!

IMG-20201122-182851.jpg

Haverá sempre quem sobreviva a tudo isto! Com mais ou menos dificuldade! Como sempre foi... uns ficam... outros ficam pelo caminho!

(...)

Em 2014/5 começaram a abrir porta sim porta não porque começou a haver turismo e procura. Hoje não há! E não vai haver nos próximos 3-4 anos! É BOM que as pessoas se mentalizem disso! Não vai dar para todos! Muitos irão ficar pelo caminho! Ou dão a volta por cima!

(...)

Permite-me discordar de ti caro CL, ao dizeres que não vai haver Turismo nos próximos 3-4 anos. É a tua opinião e respeito. Mas considero exagerada.

Não há actividade económica mais cíclica que o Turismo, é "de um momento para o outro". Portanto, partindo do princípio que a pandemia fica controlada durante o próximo ano, diria num cenário optimista que a actividade começa a retomar a partir do 2° semestre de 2021; num cenário mais ponderado meados de 2022 e num cenário pessimista lá para 2023 (acho pouco provável).

Repare-se que Portugal já dispensa apresentações em termos de clima, gastronomia e hospitalidade. Ganhou os Óscares do Turismo na Europa.. Sinceramente não deve demorar muito tempo a que essa actividade retome alguma normalidade quando a pandemia normalizar. Pode não ser imediatamente mas não demorará tanto tempo como 4 anos a retomar.

Repare-se que Portugal já dispensa apresentações em termos de clima, gastronomia e hospitalidade. Ganhou os Óscares do Turismo na Europa.. Sinceramente não deve demorar muito tempo a que essa actividade retome alguma normalidade quando a pandemia normalizar. Pode não ser imediatamente mas não demorará tanto tempo como 4 anos a retomar.

O turismo senior, que é o que tem mais dinheiro para gastar, vai demorar a recuperar. O turismo intercontinental tambem. São aqueles que ficam em hoteis de topo. Enquanto houver lembrança disto tudo, este tipo de turistas vai-se retrair de viajar para fora dos seus paises. O pessoal mais novo dos AirBNB viaja mais facilmente.

Esqueçam de uma vez o turismo, está visto que não é cavalo em que se possa confiar.
A única salvação disto é - seria... - produzir cá tudo o que se compra os gringos e distribuir aqui os ganhos. Não há outra hipótese.
O turismo está morto.

O turismo senior, que é o que tem mais dinheiro para gastar, vai demorar a recuperar. O turismo intercontinental tambem. São aqueles que ficam em hoteis de topo. Enquanto houver lembrança disto tudo, este tipo de turistas vai-se retrair de viajar para fora dos seus paises. O pessoal mais novo dos AirBNB viaja mais facilmente.

Sim, percebo esse ponto de vista mas acho que na prática vai dar ao mesmo. A velha história da essência do Ser Humano, esquece rápido (desde que o problema esteja sanado evidentemente)[;)][;)][;)]

Voltar
Superior