A Crise Económica da Década de 20

Agora a contribuição extraordinária (solidária) já apanha o penultimo escalão de IRS. Até 2023 era só para o ultimo.

Lembram-se como começou esta palhaçada da contribuição extraordinária?
No tempo da troika, o Passos criou este imposto sobre o ultimo escalão e seria temporário durante a troika.
Afinal os críticos têm razão, a culpa é sempre do Passos [:D]

Nos oito anos que levamos de desgoverno, este imposto passou a permanente e com tendencias a piorar.

Lembram-se como começou esta palhaçada da contribuição extraordinária?
No tempo da troika, o Passos criou este imposto sobre o ultimo escalão e seria temporário durante a troika.
Afinal os críticos têm razão, a culpa é sempre do Passos [:D]

Nos oito anos que levamos de desgoverno, este imposto passou a permanente e com tendencias a piorar.
O objectivo é mesmo evitar pessoal a ganhar demasiado.

Começo a ficar cada vez mais convencido que faz cada vez mais sentido auferir salário mínimos e depois optimizar fiscalmente aqui e ali, e ainda ser considerado pobre para ter acesso a todo o tipo de apoios.

Este é cada vez mais um país para pobres. E a luta para estar fora desse grupo fica mais difícil. Ou é seguida uma estratégia de dançar com a música, ou será mesmo um país a abandonar.

À custa do fabuloso nível de impostos deste país só penso na reforma antecipada e de como posso viver de rendimentos pagando o mínimo possível... é essa a magia xuxalista... ou seja, quero ter valor para viver, mas não quero agregar valor!

Em vez de estar preocupado em criar empregos e aumentar riqueza pessoal e para o país.... devido à perversidade do incentivo, sou empurrado para trabalhar cada vez menos e gerar cada vez menos valor, para não pagar tantos impostos... o que é que o estado ganha com isso?! ZERO!!!!!!

É multiplicar 1 por nnn milhares e temos a falência do estado xuxalista como o conhecemos.... e quanto mais aumentam os impostos, mais verão as pessoas a trabalhar cada vez menos, a investir menos, a arriscar menos...

À custa do fabuloso nível de impostos deste país só penso na reforma antecipada e de como posso viver de rendimentos pagando o mínimo possível... é essa a magia xuxalista... ou seja, quero ter valor para viver, mas não quero agregar valor!

Em vez de estar preocupado em criar empregos e aumentar riqueza pessoal e para o país.... devido à perversidade do incentivo, sou empurrado para trabalhar cada vez menos e gerar cada vez menos valor, para não pagar tantos impostos... o que é que o estado ganha com isso?! ZERO!!!!!!

É multiplicar 1 por nnn milhares e temos a falência do estado xuxalista como o conhecemos.... e quanto mais aumentam os impostos, mais verão as pessoas a trabalhar cada vez menos, a investir menos, a arriscar menos...

Ora bem, se o governo te faz pensar em te reformares antecipadamente e seres financeiramente independente mais cedo ainda lhes deves um agradecimento por graças a eles gozares mais a vida. 😂😂😂😂

Curioso que o meu mindset também está a mudar para isto. Para alem do garrote fiscal é a caça ao AL, que tem sido o meu sustento nos ultimos anos. Se tiver que fechar, vendo e meto num fundo que reinvista dividendos para ter rendimento zero.
Depois vou pedir apoios

Curioso que o meu mindset também está a mudar para isto. Para alem do garrote fiscal é a caça ao AL, que tem sido o meu sustento nos ultimos anos. Se tiver que fechar, vendo e meto num fundo que reinvista dividendos para ter rendimento zero.
Depois vou pedir apoios

e pedes empréstimos contra o valor de activos, leasing de carros. Não só não pagas impostos como ainda recebes de volta em apoios.

nao vais fazer nada que a malta com dinheiro nao faça desde sempre.

Depois com a venda de varias casas também podes reinvestir em países da UE ( isenção de mais valias ) e alternas a morada consoante os benefícios.

Para gerar riqueza Portugal é complicado. Mas para viver de riqueza tem ainda muitas opções.

Depois vou pedir apoios

Pode ter mudado mas há uns anos só podia ter apoios quem tinha património inferior a 100k e uns trocos

https://www.nytimes.com/2023/10/16/b...ry-garden.html

"When China’s housing boom seemed like a one-way bet, Gary Meng’s parents bought an apartment from China Evergrande, the country’s biggest developer. Soon the company called with another pitch: to manage their wealth.

It was a good deal with little risk, the family thought. Evergrande had global recognition and was a politically important company at the heart of China’s growing economy. They invested all their savings.

Then the unthinkable happened. In 2021, Evergrande defaulted, representing the start of a real estate meltdown that has shaken China’s economy, felled some of its biggest companies and left home buyers waiting on more than a million apartments. Last week, another embattled real estate company, Country Garden, said it had run out of cash, signaling that the worst may be yet to come. The companies have a combined $500 billion in debt and face critical hurdles in the coming weeks.

Beijing’s ability to slow the collapse is now in doubt as consumers continue to show a lack of interest in buying real estate

...

“In the past, I believed in the government and the party and the country,” said Mr. Meng, whose family invested $300,000 in Evergrande’s wealth management arm and is still owed $194,000. Warned by the police not to file a complaint with higher levels of the government, Mr. Meng said that trust had been tested. “Now I can only say that I am quite bitterly disappointed,” he said.

...

Chinese officials have tried to put a floor under falling real estate sales in recent weeks but so far to little effect. Country Garden failed to make a payment on nearly $200 billion of debt on Tuesday and still has more than 400,000 apartments that it sold but has not finished building.

...

How the real estate market came to be at the center of China’s economy was long in the making. For years, everyone bet on housing. Local governments lined their coffers with the proceeds from selling land. Families invested in apartments. Jobs for builders, painters, landscapers and real estate agents were in abundance.

...

Evergrande’s importance for policymakers now appears to be over. This month, the authorities detained its founder, Mr. Xu, on suspicion of what the company called “illegal crimes.” Several other top executives and employees of its wealth management arm have been taken in for questioning.

Ensuring that apartments promised by now-broke developers get built will cost $55 billion to $82 billion, according to estimates from economists at the Japanese financial firm Nomura.

But these same developers owe many other people money. Suppliers, like painters, builders and brokers, are waiting on more than $390 billion, by one estimate. Foreign creditors who lent billions to Chinese developers are banding together to try to get some of their money back through complicated restructuring plans.

And China’s leaders will need to spend much more money to bolster private businesses and households to encourage them to spend and get the economy moving, said Bert Hofman, an honorary senior fellow on the Chinese economy at the Asia Society Policy Institute. This will mean transferring more money into things like rural pensions and increasing health care coverage."

Última edição:
https://www.euronews.com/2023/10/25/...y-dollar-bonds

"​​​​​​Chinese property developer Country Garden has failed to pay interest on a $500 million (€472 million) note due in 2025, in the latest sign of distress in the Chinese property industry.

The deadline, including a 30-day grace period after missing the initial deadline 17 September, to pay the $15.4 million interest passed last week. Therefore, the event “constitutes an event of default,” according to a notice to holders from trustee Citicorp International seen by Bloomberg News.

The company warned its creditors earlier this month that it would not be able to repay a separate HK$470 million (€57 million) loan, explaining that its sales were under “remarkable pressure”.

Country Garden's shares have lost more than two-thirds of their value this year.

...

Following the default and restructuring of China's Evergrande, the world's most heavily indebted property firm, Country Garden's shaky finances are the latest blow to the Chinese property market which, along with related industries, accounts for about 20% of gross domestic product of the world's second-largest economy.​"​

Quando um gigante anda borrado porque não consegue pagar 15,4M de juros ... dá um aspecto de desespero e degradação total.

A evergrande era muito mais pequena que a Country garden, mas a a 2ª estava baseada nas cidades mais pequenas da China, que foram ainda mais afetadas que as grandes cidades onde a Evergrande estava baseada. Um tombo gigante para ambas, mas a Country Garden deve ser aí umas 6x maior que a Evergrande. Vamos ver qual vai ser o backlash disto, mas não vai ser bonito, principalmente para os países que dependem da economia chinesa para sobreviver, como a maioria dos países africanos.

imaginam o impacto disto na maioria das PME´s e os danos colaterais associados?

É que são as empresas mais fracas e de menor capacidade produtiva e com racios de produtividade baixos que empregam os indiferenciados de saláorio minimo...

PS. Vou corrigir quem fez estas contas. O custo acrescido é de 1033,20€ e não de 1000€

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	694.0 KB ID:	14360644

Última edição:
imaginam o impacto disto na maioria das PME´s e os danos colaterais associados?

É que são as empresas mais fracas e de menor capacidade produtiva e com racios de produtividade baixos que empregam os indiferenciados de saláorio minimo...

PS. Vou corrigir quem fez estas contas. O custo acrescido é de 1033,20€ e não de 1000€

Para ser um bocadinho mau ... se a empresa tiver lucro são "só" mais 821 euros. [:D]

Inflação Alemã YoY nos 3.8%!!!!!

E amanha a da Zona Euro estima-se entre 3.1 e 3.3%

apr:)apr:)apr:)

Inflação na ZE saiu a 2.9%.

Parece-me bem, mto bem.[:cool:]

A core a 4,2% tb diminuiu acima das expectativas.

Têm ambas que baixar mais mas são sinais positivos.
Agora só temos que lidar com o custo de vida enorme.:sh)

Inflação na ZE saiu a 2.9%.

Parece-me bem, mto bem.[:cool:]

A core a 4,2% tb diminuiu acima das expectativas.

Têm ambas que baixar mais mas são sinais positivos.
Agora só temos que lidar com o custo de vida enorme.:sh)

São dados muito bons sim senhor....
Agora é só não panicar nos proximos 3 meses porque o valor deve subir ligeiramente até uns 3.5% e só ano que vem volta a descer outra vez (isto porque a inflação MoM dos próximos meses foram negativas em 2022).
Mas sim já estou a ver a imprensa "especializada" a dizer que o bicho papao da inflação vai voltar, que aumentou, etc etc...

Ou seja, fomos bem fdd com a inflação e agora vamos deixar de continuar a ser mais fdd e isso é bom.

Mas continuamos a ser fdd, só não somos é mais do que estávamos a ser. 😂😂😂

Utilizar a inflação que existiu, a que existe e a que está a deixar de existir para compreender.

Voltar
Superior