A Crise Económica da Década de 20

Contrariamente a uma guerra, os meios de produção não são destruídos pelo que a recuperação será relativamente rápida.
O facto de ser global também facilita pois todos levam por tabela.
Porém os país mais pobres são mais vulneráveis.

Concordo com o que dizes,mas o tempo de paragem do comércio é que vai ditar se resistem muitas empresas ou não.
Sem comércio ,não á produção

Contrariamente a uma guerra, os meios de produção não são destruídos pelo que a recuperação será relativamente rápida.
O facto de ser global também facilita pois todos levam por tabela.
Porém os país mais pobres são mais vulneráveis.

Vai necessariamente haver (muito) diferentes recuperações.

Países muito dependentes do Turismo, vão sofrer muito mais.

Países sem margem orçamental para injectar dinheiro directo na economia evitando o máximo de falências e despedimentos neste freeze da vida de alguns semanas e que pode ir a um trimestre completo ou mais, também.

Como tal, no caso concreto deste rectângulo à beira mar plantado estamos bem...lixados pois estão reunidas todas as condições para rapidamente entrarmos em desequilíbrio orçamental mesmo sem o Estado injectar nade de jeito na economia (que não tem, toda a consolidação orçamental se estava a fazer pelo lado da receita e, inclusive, com agravamento do défice estrutural nos últimos anos).

A crise de 2008 não destruiu os meios de produção e no entanto foram precisos quase uma década para sarar as feridas.
Esta crise é muito pior que a de 2008, se no pior mês a de 2008 deapediu 800k pessoas esta prevê despedir entre 500k e 5M.

E sim, os despedimentos já começaram um pouco por toda a parte. Aqui no uk há vários relatos pessoais e en Portugal também.

Economistas admitem queda do PIB até 8,5% este ano.

Para quem não sabe 8,5% foi o que o PIB caiu na crise de 2008 mas diluído durante 3 anos.

Se em 2008 foi o que foi com o PIB a cair 8,5% diluído em três anos então agora imaginem o PIB cair 8,5% em apenas um ano...:sh)

Muita gente ainda não deu conta que estamos em queda livre.

https://expresso.pt/coronavirus/202...nomistas-admitem-queda-do-PIB-ate-85-este-ano

Provavelmente vai cair mais do que o dobro. Mas previsões económicas valem muito pouco, a economia não é uma ciência exata, é apenas futurologia.

Foi o que li há dias, 8.5 no pior cenário estudado. Não me choca.
Não quero perder ninguém da minha família..
É isso que está primeiro.

Última edição:
Este Corona virus podia era atacar a economia, os mercados e os 1% dos mais ricos dos moldes actuais, a ver se morriam de vez.

Somos todos escravos desses outros virus, e vamos continuar a ser...pois não se vai aprender nada.

Já ouvi o governador da Califórnia acho, a falar de dados de pedidos de desemprego da semana passada creio. Disse q num dia foram 40k, e depois foram 80, 120, 135, 115k/...

Este Corona virus podia era atacar a economia, os mercados e os 1% dos mais ricos dos moldes actuais, a ver se morriam de vez.

Somos todos escravos desses outros virus, e vamos continuar a ser...pois não se vai aprender nada.

[8b][8b][8b][8b][8b][8b]

Não há palavras...

Voltar
Superior