A Crise Económica da Década de 20

A crise vai ser severa e dura, mas sendo generalizada espero uma retoma mais rápida, pois as necessidades de consumo provocadas por um mundo paralisado, poderão alavancar um pouco essa retoma.

Depois pq a grande maioria dos países vão recorrer a dívida para resolver o problema, e isso poderá fazer q os nossos credores não nos imponham um ritmo de reajustamento demasiado agressivo. Mas não se iludam, vai ser muito duro.

Agora o q espero é uma união europeia diferente e revista, e q seja de fato a casa de todos e não uma falsa união como agora (nada tem q ver com os eurobonds pq os problemas já são antigos).

Espero também ter um mundo mais virado para produzir localmente, acho q é imperativo reduzir a dependência do mundo relativamente à China, e nisso creio q a união europeia terá um papel fundamental.

É muito giro ter tudo a produzir na China e nós apenas produzir-mos bens de qualidade ou de características diferenciadas, mas no momento em q nos faltam artigos básicos como álcool gel e máscaras q são baratos e fáceis de produzir, é q vimos como as coisas podem correr mal.

Depois acredito q nunca mais se encare uma epidemia da forma leviana como se encarou agora, até pq custa muito caro.

E mesmo muitos desses, já só têm a I&D e propriedade intelectual na Europa, pois a produção é feita em mercados emergentes sob supervisão.

Boa altura para investir em indústria estratégica em alguns bens cruciais de consumo e taxar bastante as importações desses produtos da Ásia e outros continentes.

Prefiro pagar um pouco mais mas saber que foram criados empregos para bastantes pessoas em Portugal.

Boa altura para investir em indústria estratégica em alguns bens cruciais de consumo e taxar bastante as importações desses produtos da Ásia e outros continentes.

Prefiro pagar um pouco mais mas saber que foram criados empregos para bastantes pessoas em Portugal.

O Trump tem direitos de autor nesse tipo de política.

url
3500..jpg
3500..jpg

url
3500..jpg

Repetido..

Última edição:

Eu nunca liguei muito a esse tipo de coisas. Sempre vi o mundo como global, todas as pessoas iguais e, como tal, os fluxos hoje vão numa direcção e amanhã noutra.

No caso desta crise, dada a severidade, estou a mudar de ponto de vista.

Creio sinceramente que está na altura de protegermos a economia local o melhor possível.

A nível pessoal também vou ser mais criterioso nesse sentido.

Eu nunca liguei muito a esse tipo de coisas. Sempre vi o mundo como global, todas as pessoas iguais e, como tal, os fluxos hoje vão numa direcção e amanhã noutra.

No caso desta crise, dada a severidade, estou a mudar de ponto de vista.

Creio sinceramente que está na altura de protegermos a economia local o melhor possível.

A nível pessoal também vou ser mais criterioso nesse sentido.

Portugal sozinho não consegue aplicar uma medida dessa natureza como fizeram os States. Tem de ser uma medida de âmbito Europeu e tem de haver tomates para entalar a Holanda.

A Holanda é o país que mais beneficia da entrada de mercadorias provenientes da China. É uma hipocrisia vergonhosa.

Link: https://eco.sapo.pt/2020/04/02/europa-quer-usar-mecanismo-europeu-de-estabilidade-contra-o-covid-19/

Europa quer usar Mecanismo Europeu de Estabilidade contra o Covid-19

Documentos obtidos pelo El País põem a descoberto algumas das medidas de apoio às economias da Zona Euro que estão a ser preparadas pelo Eurogrupo. Há crédito para países e para empresas.

Os ministros das Finanças da Zona Euro deverão fechar na terça-feira um princípio de entendimento acerca da resposta conjunta à crise económica provocada pelo coronavírus. Não se trata de uma solução para o impasse da mutualização da dívida, mas de um alargamento do espetro de medidas de apoio a países e empresas, e que podem ser tomadas, desde logo, pelo Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE).
De acordo com documentos obtidos pelo El País, uma dessas medidas deverá passar pela criação de uma linha de crédito, para já batizada de Instrumento de Financiamento Rápido, com uma capacidade de 80 mil milhões de euros para distribuir pelos vários países em proporção das quotas dos contributos para o MEE e da gravidade da pandemia e dos impactos económicos por ela causados.
Este instrumento deverá ficar disponível por um período de até 12 meses e os financiamentos atribuídos deverão ter maturidade de três a cinco anos, ao custo mais reduzido possível. Na visão do Eurogrupo, é “tempo suficiente para permitir a absorção do choque económico”, cita o jornal espanhol.
Coronabonds? Bruxelas diz que estão em cima da mesa

Ler Mais

Está ainda prevista a adaptação de uma linha existente, que nunca foi usada, mas tem a capacidade para conceder aos países elegíveis crédito de até 2% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país. Esta linha de crédito também estará disponível por 12 meses, renovável por mais seis meses e com maturidades entre cinco e dez anos.
Além disso, esta solução abre a possibilidade de o MEE comprar dívida pública do país beneficiário no mercado primário de dívida. É uma capacidade que o Banco Central Europeu não tem, explica o jornal.

Uma terceira forma de apoio financeiro deverá passar pelo Banco Europeu de Investimento, nomeadamente pela criação de um “Fundo de Garantia pan-Europeu de resposta ao Covid-19”. O objetivo será o de injetar até 200 mil milhões de euros em empresas europeias, independentemente do tamanho, apurou igualmente o El País.

Portugal sozinho não consegue aplicar uma medida dessa natureza como fizeram os States. Tem de ser uma medida de âmbito Europeu e tem de haver tomates para entalar a Holanda.

A Holanda é o país que mais beneficia da entrada de mercadorias provenientes da China. É uma hipocrisia vergonhosa.

Claro que não.

Falo de comportamentos individuais. Olhar para o lado.

Eu ja o fazia e irei fazer agora ainda mais convicto.

Comprar produtos made in China so se nao houver alternativa.

Desde os Uyghur ate ao COVID-19 e tudo o resto que esta no meio o PCC esta a mostrar-se pior (pela forma como se esta a infiltrar) que URSS Estalinista e Alemanha Nazi.

As "Gulags" e campos de concentracao estao a vista de todos mas as pessoas estao C€GA$ .

Eu ja o fazia e irei fazer agora ainda mais convicto.

Comprar produtos made in China so se nao houver alternativa.

Desde os Uyghur ate ao COVID-19 e tudo o resto que esta no meio o PCC esta a mostrar-se pior (pela forma como se esta a infiltrar) que URSS Estalinista e Alemanha Nazi.

As "Gulags" e campos de concentracao estao a vista de todos mas as pessoas estao C€GA$ .

Essa guerra está perdida... e adivinha quem contribui decisivamente para a isso?? A "ganancia" europeia e americana. Visão dos politicos? [:D] A visão chama-se € e $ ... o povo e o seu futuro... bem isso logo se vê. Isto dito duma forma mais simplista, á muitos ingredientes.

A China caminha a passos largos, como já previsto á muitos anos, para maior potencia económica mundial.

Essa guerra está perdida... e adivinha quem contribui decisivamente para a isso?? A "ganancia" europeia e americana. Visão dos politicos? [:D] A visão chama-se € e $ ... o povo e o seu futuro... bem isso logo se vê. Isto dito duma forma mais simplista, á muitos ingredientes.

A China caminha a passos largos, como já previsto á muitos anos, para maior potencia económica mundial.

Esse é um esquema muito bem montado e a China é muito boa em esquemas.

Quem caminha também tropeça.

A China não tem quase nada de grande valor acrescentado. A esmagadora maioria são cópias de má qualidade.

Por exemplo, não sei como é que a Huwaei chegou onde chegou, especialmente no ocidente. Eu seria incapaz de comprar algo dessa marca.

Quem caminha também tropeça.

A China não tem quase nada de grande valor acrescentado. A esmagadora maioria são cópias de má qualidade.

Por exemplo, não sei como é que a Huwaei chegou onde chegou, especialmente no ocidente. Eu seria incapaz de comprar algo dessa marca.

Essa afirmação estaria correcta há 10-15 anos. Agora já está muito londge da verdade. A China já tem capacidade para fazer de tudo. Do mais fraco ao que de melhor existe.

Essa afirmação estaria correcta há 10-15 anos. Agora já está muito londge da verdade. A China já tem capacidade para fazer de tudo. Do mais fraco ao que de melhor existe.

Não tenho essa ideia.

A China consegue produzir ou montar com qualidade. Veja-se os exemplos da Apple. A China não consegue ainda criar com qualidade.

O que se verifica é que tens grandes marcas a deslocarem a produção para a China, mas o R&D continua em locais como Silicon Valley, Alemanha, e USA em geral.

Os (melhores) estudantes chineses estão espalhados por todo o mundo... a aprender... e no meio de quase 1.4B vão aparecer muitos com grande capacidade.

A China tem um atraso, mas estão a encurtar o tempo perdido. É uma questão de tempo.

Volto a frisar, ganancia EU e US.

Mais, a dependência da China para os grandes países europeus é gigante, e estou a falar até mais em vender os produtos lá.

Voltar
Superior