A Crise Económica da Década de 20

Os teus pais mas sobretudo os teus avós riram-se.

Estás a falar daqueles que passaram fome, lutaram, pouparam, passaram por guerras, falta de cuidados de saúde etc... Mas que agora, a tua geração abandonou em lares ou à solidão nas próprias casas?

São uns lutadores sim... Só não riem porque infelizmente larga escala sofrem de solidão profunda.

Acho que muitos, passam mais tempo nos Facebook, fóruns, etc, do que a olhar para as gerações anteriores.

Muitos, são alguém na vida hoje à custa da poupança na lata do feijão dos velhotes ou da venda de património que lhes foi deixado.

É dessa geração abandonada que falas?

Achas mesmo que se estão a rir?

Última edição:
A Crise Económica da Década de 20 – Covid 19

É curioso a diferença de optimismo (ou falta de noção, na minha opinião) vs pessimismo, entre empregados e empresários.
Aqui neste tópico, atenção.

Uma empresa coloca trabalhadores em lay off, quando podia fazer em Tele trabalho.

Pode ser uma atitude muito responsável da gestão, porque por cada 3 meses de layoff, equivale a 1 mês de salário integral. Imaginem que a situação se prolonga por 6 meses? Daqui a 2 meses pode ficar sem dinheiro para salários.

Pode ser oportunismo? Sim. Solução, montem a vossa empresa e ditem as vossas regras.

Talvez depois durmam um pouco pior, com folhas de pagamento de dezenas de milhares de euros de impostos todo o dia 10 e 20. E também já não existe tanta cabeça para pensar no modelo de cadeira a comprar para trabalhar em casa.

Na semana passada vi uma notícia mto interessante num Estado Americano já com restrições de mobilidade.

Foram medir o tráfego entre um período normal e depois das medidas.

Apuraram q os ligeiros diminuíram em 70 ou 80%.

Porém nos camiões de transporte de mercadorias não houve qq variação:

Extrapolando por cá, continuo a ver bastantes camiões a circular.

Sobre a distribuição, já duas semanas o lidl disse q ia contratar 500 pessoas e está semana o continente afirmou q vai dar prémios de aumento de vendas de 20% a todos os trabalhadores. Recordo q a sonae modelo continente é o maior empregador do país creio.

O q retiro daqui é q a cadeia de produção e distribuição de bens essenciais está intacta e de boa saúde.

Estás a falar daqueles que passaram fome, lutaram, pouparam, passaram por guerras, falta de cuidados de saúde etc... Mas que agora, a tua geração abandonou em lares ou à solidão nas próprias casas?

São uns lutadores sim... Só não riem porque infelizmente larga escala sofrem de solidão profunda.

Acho que muitos, passam mais tempo nos Facebook, fóruns, etc, do que a olhar para as gerações anteriores.

Muitos, são alguém na vida hoje à custa da poupança na lata do feijão dos velhotes ou da venda de património que lhes foi deixado.

NMiguel, o André não quis utilizar a expressão rir nesse sentido. [;)]

Há duas semanas atrás, falei aqui na possibilidade de colapso económico.
Ainda não mudei de opinião.
E os couchsurfers continuam a achar o contrário?

Depende do que entendes por colapso económico.

Se a economia vai sofrer? Sim, se isso será um colapso económico, neste momento não me parece.

Na semana passada vi uma notícia mto interessante num Estado Americano já com restrições de mobilidade.

Foram medir o tráfego entre um período normal e depois das medidas.

Apuraram q os ligeiros diminuíram em 70 ou 80%.

Porém nos camiões de transporte de mercadorias não houve qq variação:

Extrapolando por cá, continuo a ver bastantes camiões a circular.

Sobre a distribuição, já duas semanas o lidl disse q ia contratar 500 pessoas e está semana o continente afirmou q vai dar prémios de aumento de vendas de 20% a todos os trabalhadores. Recordo q a sonae modelo continente é o maior empregador do país creio.

O q retiro daqui é q a cadeia de produção e distribuição de bens essenciais está intacta e de boa saúde.

Em relação ao transporte de alimentos, vi, não me lembro em que canal, que num estado dos USA devido a existir menos tráfego os camiões demoravam menos tempo no transporte, sendo mais eficiente e mais barato o mesmo.

Se tu achas que tens passado por muitas crises ou estás numa geração que só vê crises ("Não me façam pensar que nasci na era das crises..." ), lamento, mas desconheces completamente o passado.

Acho que há pessoal que nunca saiu de casa para ver a quantidade de camiões que andam todos os dias na estrada... Andam só porque sim? Se pararem por completo ia ser pior que o Corona quando o pessoal não tivesse as prateleiras do super cheias!

Tens de perceber uma coisa, quem diz o que quer ouve o que não quer.
Devias pensar melhor na tua sobranceria quando chamas "fracos" aos outros.
É que eu não tenho 50.000 posts, mas já cá ando há alguns anos. Os heróis do teclado conheço os +/-.

Eu continuo a achar sinal de fraqueza essa forma de estar fatalista e desesperada. Podes concordar ou discordar. [;)]

A construção[editar | editar código-fonte]

O projeto[editar | editar código-fonte]

Mar com profundidade de 5 m a 10 m, assolado por ventos fortes e ondas de 6 metros, e com uma variação de 5 metros entre marés, foram apenas algumas das dificuldades com que a execução de um projecto desta envergadura se defrontava. O os técnicos consideravam que haveria apenas a possibilidade de trabalhar no exterior em 180 dias por ano, apontando para um tempo de construção de sete a oito anos.
A execução[editar | editar código-fonte]

Iniciada a 26 de Junho de 2002, a estrutura em si seria acabada em 26 de Maio de 2005, menos de três anos após o seu início, estabelecendo um recorde de rapidez na construção, apesar dos ventos, marés e tufões que se abateram sobre o local dos trabalhos. Os acabamentos, que consistiram na asfaltagem e instalação de equipamentos de sinalização e de segurança, foram concluídos em seis meses.
Apenas três anos e meio depois de ter sido iniciada, a ponte seria inaugurada no dia 1 de Dezembro de 2005.
6000 operários, engenheiros e técnicos, remunerados muito acima da média chinesa, com horários de 12 horas de trabalho e habitando na própria ponte à medida que ela ia sendo construída, contribuíram sem dúvida para este "milagre", ao qual não terá também sido alheia a organização perfeita e a adequada gestão de toda esta mão de obra.

Donghai_Bridge.jpg

Os chineses até ficaram com os olhos em bico com o teu post..

Cuja empresa de engenharia que terá sido autora do projecto?

https://pt.wikipedia.org/wiki/Halcrow_Group_Limited

Reino Unido

Ou agora tudo o que está na China é autoria e especialmente qualidade de topo, que é o que se fala, é chinesa?

Ler as entrevistas do Louçã é de bater com a cabeça nas paredes...
https://24.sapo.pt/economia/artigos/francisco-louca-o-sistema-de-lay-off-e-errado

Porque raio é que quando as economias passam por crises, aparecem estes economistas teóricos com soluções e teorias que não lembram a ninguém?
Ainda é este homem conselheiro de Estado e consultor do Banco de Portugal...

Esta parte é fixe:

“Apresentei com o Ricardo Cabral um plano mais caro, não muito mais caro, na verdade, porque em vez de mil milhões custaria no limiar máximo de utilização plena por todas as empresas 1.700 a 1.800 milhões de euros”

Exacto! É pouco mais cara: apenas 70 a 80%!! [:)][:)][:)][8b][8b][8b]

Escrevi este post no tópico ao lado, mas como aqui se discute a mesma coisa, vou copiar para aqui:

O pessoal mais optimista está-se a basear muito na causa da crise e não na consequência da crise.

A crise de 2008 teve origem na banca e espalhou-se por todos os outros setores da economia pela falta de liquidez dos bancos. Esta crise tem origem diferente mas a causa é a mesma: Falta de Liquidez!
Pior, a crise de 2008 demorou um ano aproximadamente, a chegar à europa, dando algum tempo de manobra para os mais atentos se irem preparando para o que aí vinha, esta crise chegou em semanas e apanhou toda a gente desprevenida.

Por enquanto a falta de liquidez é das familias e das empresas mas não tardará muito a espalhar para o sistema bancário.
Em ambas as crises não houve destruição quer da produção quer da distribuição.

O estado tem estado a tomar medidas para minimizar o impacto, mas estas medidas tardam em chegar pela sua complexidade quer pela dificuldade em pôr em prática e quando chegarem já muitas empresas foram de vela.. também já percebemos que muita gente vai ficar de fora..

Entretanto entramos naquele que poderá ser o ou um dos piores trimestres económicos da história, com cadeias de distribuição a 70, 80 e em muitos casos 100% encerrados um pouco por todo o mundo.
A taxa de desemprego a curto prazo, já se dislumbra que ultrupasse os da grande depressão dos anos 30, com os EUA a apontar para + 30% , UK+ 15% (5x mais que agora), e restantes países europeus com taxas que não deverão ser muito diferentes.

Não me parece plausível que toda esta massa trabalhadora volte ao mercado de trabalho tão cedo, e quando voltar será faseado de modo a dar resposta ás necessidades crescentes.

As empresas "encostadas" ao estado também não me parece que passem pelos "pingos da chuva", o bail out estatal é tão grande que dificilmente haverá verbas para grandes obras públicas (esqueçam o aeroporto..), normalmente o motor económico.

Não vêjo como a retoma poderá ser rápida, as empresas, as que sobreviverem, terão baixos níveis de cash flow e encargos ainda maiores do que os que já tinham. Há que somar os empréstimos estatais + juros e contar com uma ainda maior carga fiscal (sim, este regafobe não vai ser de borla..).

De positivo, podemos dizer que temos a sorte de hoje existirem mecanismos, ou malabarismos se quiserem, que permitem criação de dinheiro que indiscutivélmente nos permitirão sair desta crise.

Eu vi... Mas a parte de viver na ponte não cai bem.

??

Tens noção que em projectos extraordinários é normal serem criadas condições para a pernoita nos próprios locais? Em muitos casos com condições deficientes, com o que é possível.

Viver na ponte não diz nada. Conhecer as condições é que sim, e perceber se seria possível/razoável terem melhores ou não.

Voltar
Superior