A Crise Económica da Década de 20

Eu tive de entregar as chaves do armazém ao meu senhorio no início deste mês.
A empresa deixou de ter rendimentos em Março, só tinha a opção de pedir dinheiro ao estado ou entregar o armazém. Preferi entregar o armazém do que depois andar a trabalhar para pagar ainda mais despesas.

Caso o negócio começar novamente a bulir aos poucos, voltarei a falar com o senhorio. Caso ele não tenha arrendado a outra pessoa, óptimo. Agora estar a pagar 2/3 ou mais meses e não ter um único cêntimo de rendimento, não é bem a minha praia.
Eu fico a arder porque provavelmente o meu negócio vai morrer, mas o senhorio infelizmente também fica a arder porque fica sem o arrendatário. Não tinha outra solução. Ou até tinha, mas não era do meu interesse estar a endividar-me.

A outra hipótese era ele baixar a renda nestes meses, e ele até faria isso. Mas continuava a deitar dinheiro ao lixo.

Acho que fazes bem, o turismo nos próximos tempos é uma incógnita...

Neste momento, em face da facilidade de propagação do vírus em zonas confinadas como aviões, é bastante previsível q a recuperação nos sectores de aviação/turismo transnacional seja muitíssimo lenta.

Há coisas que percebo e há coisas que me chocam, no mínimo.

Os bancos permitem moratória para primeira habitação. Ok, de acordo.

Agora, moratória para segundas habitações? :sh) É para os gajos que têm um T2 em Vilamoura, coitadinhos, poderem continuar a ter a casa e pagarem quando puderem?

A única explicação lógica que encontro era os bancos não quererem que haja casas em massa a serem entregues. E assim preferirem diferir o prazo de pagamento dos créditos. Mas, modéstia à parte, cheira-me que isto seria pensar demasiado à frente...

Começa-se agora a falar da reactivação da economia.

Acho bem q se faça isso, desde q seja de forma lenta e com vigilância sobre a curva epidemiologica.

Mais: mta gente q fala parece achar que para reactivar a economia é só ligar um botão e já está.

Não é.

Acredito q a procura de quase toda a espécie de bens e serviços diminua substancialmente em relação ao q era no ano passado.

Daí q seja mto provável o fecho de várias fábricas/industrias.

Alias o reactivar precoce de algumas pode mesmo tornar-se contraproducente ao implicar o natural investimento em matéria prima e salários q pode não ser compensado no curto prazo com vendas.

Agora, moratória para segundas habitações? :sh) É para os gajos que têm um T2 em Vilamoura, coitadinhos, poderem continuar a ter a casa e pagarem quando puderem?

A única explicação lógica que encontro era os bancos não quererem que haja casas em massa a serem entregues. E assim preferirem diferir o prazo de pagamento dos créditos. Mas, modéstia à parte, cheira-me que isto seria pensar demasiado à frente...

É precisamente essa a explicação. E a banca ainda tem bastantes npl. Não querem juntar mais aos q serão inevitáveis.

Mesmo nos créditos pessoais estão a fazer isso, idem para os automóveis.

Os gajos do T2 em Vilamoura a pagar ao banco são ricos e não foram afetados pelo covid...

Os gajos do T2 em Vilamoura a pagar ao banco são ricos e não foram afetados pelo covid...

Claro, esse é o ponto.

Então querem a moratória para quê?

Salvo casos perfeitamente excepcionais, segundas casas são supérfluas. Sem sem o argumento que eu indiquei, não há qualquer justificação para moratória nestes casos.

As moratórias são só para primeira habitação. As restantes não estão abrangidas e têm que continuar a ser pagas normalmente.

A malta adora acreditar em milagres.
A banca tem que aceitar todo o tipo de moratórias. A banca tem que cobrar spreads baixos no empréstimo a empresas, quando há uma percentagem enorme desses créditos vai acabar em incumprimentos. Os agentes de fiscalização e supervisão andaram a fechar os olhos ao ritmo de crescimento dos créditos pessoais e para habitação nos últimos anos.

Depois quando os bancos estiverem novamente cheios de imparidades vai andar toda a gente a rasgar as vestes.

Voltar
Superior