A Crise Económica da Década de 20

Esta rapaziada que se atira com fervor à facturação escondida dos restaurantes, é a mesma que pede ao canalizador, ao pedreiro, ao ladrilhador, à sua oficina de automóveis, ao seu reparador de electrodomésticos a "continha sem factura" sff [:p]

Como se nós todos não soubessemos como a máquina fiscal nos esbulha sem apelo nem agrado

Os restaurantes sao dos locais ounde o consumidor não ganha nada em nao pedir fatura. No mecânico sempre se poupa 23%

Claro que tem a ganhar. Deixemo-nos de hipocrisias [;)]

Eu tambem acredito que tu nunca pediste ao teu mecânico, ao teu carpinteiro, ao teu vidreiro, um pagamento sem factura, pois não?

Porque ele te terá dito "com fatura são 246€, sem factura são 200€"
E tu respondes de imediato, "fature sff" [:p][:D]

Já, uma reparação de máquina de lavar...

Oficina, recorria à de marca, agora recorro a uma que faz tudo by the book...

Jardinagem, foi serviço com fatura.

Obras no WC, fatura.

Carpinteiro, vidreiro, trolhas, nunca recorri...

Tirando isso, sem fatura são cafés, padarias, restaurantes, florista, mas como te disse, o preço é o mesmo com e sem...

330i, é dono de um restaurante, não é? Se estiver enganado, peço desculpa, mas fiquei com essa ideia um post qualquer há tempos.

Não não sou, estou no retalho alimentar (industria e retalho numa cadeia de lojas) mas não na restauração [;)]

E pago todos os impostos que a lei me obriga, não escondo vendas a dimensão e modelo de negócio da minha empresa não o permite. E sim, utilizo todos os meios legais que conheço para pagar menos impostos.

Então é por pagarmos poucos impostos que o país agora está com dificuldades.

Temos é que pagar mais para termos melhores serviços públicos e para que os cofres do estado estejam sempre cheios para poderem socorrer a população e empresas em situações de emergência como esta em que estamos agora.

Yep. Só na negociata dos Kamov estouraram 40 milhões e ainda ninguém foi punido.

Não arrumes tudo na mesma prateleira, porque tu és um gajo inteligente e com bom senso, e sabes exactamente quais as prateleiras que deves deixar desarrumadas, e as que eu deixaria tambem. [;)]

A natureza humana, a minha, a tua ou a de qualquer mortal é e será sempre pagar menos impostos, e isso não significa necessáriamente fraude

A alegoria da (des)arrumação é que este sector não sobreviveria se pagasse impostos aproximados aos seus volumes de facturação, é isso? [;)]

Bem, pela minha parte, acho que temos todos que evoluir para uma economia sustentável e que certos sectores não devem subsistir apenas por estarem à margem da lei. Fugir aos impostos como solução para manter um negócio aberto não é muito diferente de manter um negócio apenas porque ele é subsidiado pelo Estado ou protegido/monopólio/oligopólio pela falta de concorrência. Diria mesmo que ambas as coisas são profundamente anti-liberais e o que nem tu ou eu pretendemos para a nossa economia...

Porque tudo isso é típico das economias fracas, frágeis e pouco competitivas e é algo que temos que tentar mudar. Nem que seja gradualmente.

E já agora, chama-me até ingénuo, mas há uma diferença muito grande entre maximizar (minimizar) o pagamento de impostos dentro da lei...e fugir aos impostos. Estar a equiparar moralmente as duas coisas, está errado. Porque, não, não são a mesma coisa.

A alegoria da (des)arrumação é que este sector não sobreviveria se pagasse impostos aproximados aos seus volumes de facturação, é isso? [;)]

Bem, pela minha parte, acho que temos todos que evoluir para uma economia sustentável e que certos sectores não devem subsistir apenas por estarem à margem da lei. Fugir aos impostos como solução para manter um negócio aberto não é muito diferente de manter um negócio apenas porque ele é subsidiado ou protegido/monopólio/olipólio. Diria mesmo que ambas são profundamente anti-liberais e o que nem tu ou eu pretendemos...

Porque tudo isso é típico das economias fracas, frágeis e pouco competitivas e é algo que temos que tentar mudar. Nem que seja gradualmente.

E já agora, chama-me até ingénuo, mas há uma diferença muito grande entre maximizar (minimizar) o pagamento de impostos dentro da lei...e fugir aos impostos. Estar a equiparar moralmente as duas coisas, está errado. Porque, não, não são a mesma coisa.

No essencial estamos alinhados, e sem surpresa, porque te leio há muitos anos e julgo conhecer o teu posicionamento na economia e na sociedade. [;)]

Na arrumação, refiro-me a que como liberal, e sou-o muito antes da IL aparecer, não me choca que exista informalidade numa parte da economia. Não me choca que o ti´Sebastião escreva no canto da toalha o somatório do meu almoço, que a ti´Fátima não registe o kilito de bravo esmolfe que me vendeu, ou do kilito de morangos que foi apanhar antes de abrir a mercearia.

Mas isto está longe de significar que eu concorde com a subsidiação a restaurantes, ou pequeno comércio, ainda hoje escrevi um post sobre a vergonhosa subsidiação que o Medina está a fazer em Lisboa.

Sou frontalmente contra a subsidiação de qualquer actividade que tenha contas de exploração consecutivamente negativas, são meus inimigos e são sugadores da performance de quem faz as coisas bem feitas

Yep. Só na negociata dos Kamov estouraram 40 milhões e ainda ninguém foi punido.

Prontes esse negócio pode ter corrido menos bem mas há outros que correm melhor (exemplos no final).

E mesmo com a crise económica que surgiu por causa do covid parece que vamos ter algumas grandes obras.

Não é nada fácil fazer muito com pouco e por isso é que os portugueses deviam ajudar pagando mais impostos de forma voluntária e deviam até fazer greves a exigir o aumento de impostos para que as obras possam arrancar mais depressa.

[h=1]CP. Compra de carruagens é "grande negócio ao alcance de muito poucos"[/h]https://www.noticiasaominuto.com/ec...s-e-grande-negocio-ao-alcance-de-muito-poucos

[h=1]Portugal pode ensinar "outros países a fazer bons negócios", diz Pedro Nuno Santos, sobre a compra de carruagens para a CP[/h]https://observador.pt/2020/07/06/po...antos-sobre-a-compra-de-carruagens-para-a-cp/

Na minha opinião nenhum negócio com actividade aberta nas finanças deve fazer concorrência desleal com os demais fugindo aos impostos.
Agora o fulano que vende as laranjas do quintal, ou a senhora que faz rissois para fora, é deixá-los estar. São demasiado pequenos para prejudicar concorrentes e até poupam dinheiro ao estado.

Curiosamente a segurança social funciona mal, mas as finanças penhoram automaticamente uma conta por esquecimento de pagar o IUC
A Segurança social tambem trabalha muito mal, existe vários enganos da parte deles a empresas que não devem nada, e toca de penhorar, dou o exemplo da empresa onde trabalho, tudo regularizado e ai SS achou que havia uma divida de 10 k € toca de penhorar em 4 bancos 10 k €, ou seja a empresa teve 2 meses.com o dinheiro retido não no valor de 10 k € mas sim de 40 k €, não houve aviso previo nada que desse para a empresa se explicar. Veio se a provar que nada se devia...

Agora na pandemia voltou acontecer, acharam que se devia 2 k€ e toca de penhorar nos 4 bancos lool, veio se a fazer queixa , e afinal não existia razão... meus amigos isto é terrorismo.

A Segurança social tambem trabalha muito mal, existe vários enganos da parte deles a empresas que não devem nada, e toca de penhorar, dou o exemplo da empresa onde trabalho, tudo regularizado e ai SS achou que havia uma divida de 10 k € toca de penhorar em 4 bancos 10 k €, ou seja a empresa teve 2 meses.com o dinheiro retido não no valor de 10 k € mas sim de 40 k €, não houve aviso previo nada que desse para a empresa se explicar. Veio se a provar que nada se devia...

Agora na pandemia voltou acontecer, acharam que se devia 2 k€ e toca de penhorar nos 4 bancos lool, veio se a fazer queixa , e afinal não existia razão... meus amigos isto é terrorismo.

o mesmo aqui do nada... aqui vai disto a SS passou a ser a verdadeira SS

Para se perceber bem a dimensão da tragédia que se está a abater na restauração, olhem para isto:

Restaurantes por 100k Hab, nalgumas capitais

Amesterdão 53.4
Dublin 32
Edimburgo 27.7
Estocolmo 108.3
Londres 201.1
Milão 636.6
Madrid 201.1
Paris 366.6
Roma 477
Moscovo 24.5
NY 309.6
LA 290.8
Singapura 24.8
Sidney 400.4
Seoul 848.2
Tóquio 1099.5
Lisboa 1256

Para se perceber bem a dimensão da tragédia que se está a abater na restauração, olhem para isto:

Amesterdão 53.4
Dublin 32
Edimburgo 27.7
Estocolmo 108.3
Londres 201.1
Milão 636.6
Madrid 201.1
Paris 366.6
Roma 477
Moscovo 24.5
NY 309.6
LA 290.8
Singapura 24.8
Sidney 400.4
Seoul 848.2
Tóquio 1099.5
Lisboa 1256

O que se conclui daí? Há restaurantes a mais em Lisboa?

Com tanto restaurante como é que querem que o governo dê mais de 20% de ajuda? O dinheiro é escasso não dá para tudo.

Amesterdão 53.4
Dublin 32
Edimburgo 27.7
Estocolmo 108.3
Londres 201.1
Milão 636.6
Madrid 201.1
Paris 366.6
Roma 477
Moscovo 24.5
NY 309.6
LA 290.8
Singapura 24.8
Sidney 400.4
Seoul 848.2
Tóquio 1099.5
Lisboa 1256

Podes partilhar a fonte pff? Fiquei parvo ao ler isto... Qual dessas capitais mais se aproxima com Lisboa a nível demográfico? Dublin?

Amesterdão 53.4
Dublin 32
Edimburgo 27.7
Estocolmo 108.3
Londres 201.1
Milão 636.6
Madrid 201.1
Paris 366.6
Roma 477
Moscovo 24.5
NY 309.6
LA 290.8
Singapura 24.8
Sidney 400.4
Seoul 848.2
Tóquio 1099.5
Lisboa 1256

Caramba! Eu sabia que somos um país de restaurantes, cafés e pastelarias, mas não tinha noção que a diferença era tao grande!

Sempre fomos um país de resturantes, cafés e pastelarias.... quem sabia fazer uns bifes, a primeira ideia de negócio era abrir um restaurante com meias doses/pratinhos para o pessoal dos escritórios à volta irem lá comer. Se nem bifes sabia cozinhar, então era um café com meia dúzia de bolos...Isto tudo porque o levar marmita de casa era considerado coisa de pobre!

Faz-me espécie continuarmos neste sistema de palhaçada onde aceitamos alegremente que alguns sectores continuem a fugir ao fisco desculpando isso com base em que os impostos são mal utilizados.

No caso da restauração, que já nem é dos piores mas mesmo assim vemos muita coisa estranha com sistemas adulterados, é algo irónico que a subfacturação crónica e premeditada volte como um boomerang e depois as ajudas sejam, por isso, ridículas.
Se as ajudas forem ridículas que se queixem deles próprios. Era só o que faltava o Estado distribuir apoios chorudos aos gajos que mais gamaram o fisco.

Amesterdão 53.4
Dublin 32
Edimburgo 27.7
Estocolmo 108.3
Londres 201.1
Milão 636.6
Madrid 201.1
Paris 366.6
Roma 477
Moscovo 24.5
NY 309.6
LA 290.8
Singapura 24.8
Sidney 400.4
Seoul 848.2
Tóquio 1099.5
Lisboa 1256

q tragedia
quem ta mal foi quem abriu nos ultimos 2 anos atras da febre do turismo
ja ia tarde tambem
meteu-se mto dinheiro ao bolso a roubar turistas (restaurantes, alojamentos) e a fugir aos impostos e a pagar miserias
que se aguentem, muitos estao carregados de €€

Faz-me espécie continuarmos neste sistema de palhaçada onde aceitamos alegremente que alguns sectores continuem a fugir ao fisco desculpando isso com base em que os impostos são mal utilizados.
No caso da restauração, que já nem é dos piores mas mesmo assim vemos muita coisa estranha com sistemas adulterados, é algo irónico que a subfacturação crónica e premeditada volte como um boomerang e depois as ajudas sejam, por isso, ridículas.

A restauração tradicional é um sector de subsistência. Metade do resultado de caixa de um dia via para custos fixos Depois ainda tens o resto para pagar e o lucro fica aí por 15%, com sorte...ninguém fica rico assim.

Última edição:

Amesterdão 53.4
Dublin 32
Edimburgo 27.7
Estocolmo 108.3
Londres 201.1
Milão 636.6
Madrid 201.1
Paris 366.6
Roma 477
Moscovo 24.5
NY 309.6
LA 290.8
Singapura 24.8
Sidney 400.4
Seoul 848.2
Tóquio 1099.5
Lisboa 1256

Podes partilhar a fonte sff? Curioso como foi medido isto e como se compara com Madrid ou Barcelona (provavelmente só tem capitais).

Verdade que há muito restaurante em Lisboa, mas porra, em Roma é em todas as esquinas, será que em Lisboa há 3x mais que Roma por 100k habitantes?

Voltar
Superior