A Crise Económica da Década de 20

Há dez meses quem estava na restauração e turismo estava melhor que nunca.

Comes around goes around.
Nada a ver colega, funcao publica trabalha 35 horas, a restauração trabalha quantas? Provavelmente vais dizer que a comparação não é justa, o mesmo se aplica a tua comparação.

Função publica tem horario de trabalho previligiado comparativamente ao privado , mais segurança de falência, ate ha uns tempos atras se fosses FP ias de baixa recebias a 100% enquanto os camelos que suportam o vosso salario se forem de baixa comem com 55% do salario base, tem acesso a melhores taxas de juro e spread em emprestimos etc etc...

Nada a ver colega, funcao publica trabalha 35 horas, a restauração trabalha quantas? Provavelmente vais dizer que a comparação não é justa, o mesmo se aplica a tua comparação.

Função publica tem horario de trabalho previligiado comparativamente ao privado , mais segurança de falência, ate ha uns tempos atras se fosses FP ias de baixa recebias a 100% enquanto os camelos que suportam o vosso salario se forem de baixa comem com 55% do salario base, tem acesso a melhores taxas de juro e spread em emprestimos etc etc...

Lamento mas não dou para esse peditório. Se não consegues perceber a comparação de conjuntura, azar.

Edit:

Já agora, do ponto de vista da retoma, será mto importante que diversos sectores não sejam afectados do ponto de vista económico de modo a alavancar o mais possivel a procura interna para todos os sectores mais afectados recuperarem mais rapidamente.

Para restauração/turismo/cultura/comércio, etc é mto melhor que a fp nao sofra cortes para terem poder de compra para que a retoma seja tão rápida qto possivel. Se 800k ou um 1 milhão sofreram (já) cortes é mto pior.

Última edição:
Lamento mas não dou para esse peditório. Se não consegues perceber a comparação de conjuntura, azar.

Edit:

Já agora, do ponto de vista da retoma, será mto importante que diversos sectores não sejam afectados do ponto de vista económico de modo a alavancar o mais possivel a procura interna para todos os sectores mais afectados recuperarem mais rapidamente.

Para restauração/turismo/cultura/comércio, etc é mto melhor que a fp nao sofra cortes para terem poder de compra para que a retoma seja tão rápida qto possivel. Se 800k ou um 1 milhão sofreram (já) cortes é mto pior.

Ha uma coisa que se chama equidade, algo que em PT não existe entre FP e Privado, se dizes que não dás para o peditório, não interessa com os edits que deste já conseguiste mostrar que afinal dás mesmo para esse peditório que é a FP ( maquina eleitoral , sugadora de recursos, ineficaz e parada no tempo ). E sabes que 800 k ou 1 milhao ainda é muito voto...

Em países mais evoluidos, o estado contrata privados para executar a maior parte dos trabalhos que cá são da responsabilidade da FP, no privado existe concorrência, mais escrutínio no trabalho realizado, seja por cidadãos, empresas concorrentes a quem efetuou o serviço como o proprio estado, menor custo para o estado ( logo menos impostos ), mais descontos SS e mais descontos para irs dos trabalhadores do privado.

É engracado que é essa FP que nos dá calotes todos os dias, Novo Banco é o que está na berra, e por erros desses sim porque são FP, podem e devem ser responsabilizados, meus amigos abram os olhos, isto já não é um submarino, quando vem os problemas mergulham e voltam aparecer a tona quando a coisa acalma, isto é uma jangada mal amanhada, a FP é apenas o instrumento do PCP e BE e PS, o que é que a FP tem produzido riqueza ao nosso país?

Tens uma SS que anda penhorar contas de empresas, sem enviar pre avisos que encontraram uma discrepância de dados, pior fazem isso numa pandemia,mas ha pior, a mesma empresa ser penhorada 2 vezes indevidamente por não ter dívidas, sabes quem trabalha para SS é a FP, sabes o que acontece com quem erra 0 , bola , nickles, e isto resume o rigor, a qualidade desses serviços.

Quanto ao nao retirarem as beneces à FP para o crescimento ser mais rapido Lool ... a equidade do ser humano é bela...

Lembras te do FMI ?

Recordas te das diretrizes deles?

Enfim

Há dez meses quem estava na restauração e turismo estava melhor que nunca.

Comes around goes around.
LOL
melhor q nunca na restauraçao? so se for o dono dos hoteis e grandes cadeias
empregado de restauração estava melhor como cantoneiro da junta , mas que 100000x , a ganhar metade
em portugal só vale a pena o estado, o privado é para rir e exploração total.
so um falta de noçao trabalha no privado em PT.
1 criado de restauraçao trabalha mais numa semana do que um fp num ano.

LOL
melhor q nunca na restauraçao? so se for o dono dos hoteis e grandes cadeias
empregado de restauração estava melhor como cantoneiro da junta , mas que 100000x , a ganhar metade
em portugal só vale a pena o estado, o privado é para rir e exploração total.
so um falta de noçao trabalha no privado em PT.
1 criado de restauraçao trabalha mais numa semana do que um fp num ano.

[:D][:D][:D]
Eu não trocava o meu trabalho no privado pela FP, principalmente porque o salário não iria ser igual.

Duas notas sobre a TAP:

1) Estão a sair números diferentes sobre a dimensão dos despedimentos (2000, 3000, 4600...). Eles não são contraditórios mas têm de ser esclarecidos. No plano apresentado ao governo, e segundo as minhas informações (ele não é ainda público), o que está previsto é:

- 2000 despedimentos em 2021 mais um corte de 23% nos salários.

- sem os cortes salariais de 23%, o número de despedimentos em 2021 passa para 3000.

- em 2020 o número de saídas total é de 1600. Logo o total de saídas em 2020/21 pode chegar ao máximo de 4600.

2) Os 700 milhões de prejuízos da TAP até setembro respeitam sobretudo ao período Março/Setembro (os primeiros dois meses do ano tinham corrido bem): a empresa está pois a perder cem milhões por mês na pandemia. As previsões são de mil milhões no fim do ano.

Esclarecimento do PSG sobre a situação na TAP.

Os donos dos 5% estão mto calados...

Duas notas sobre a TAP:

1) Estão a sair números diferentes sobre a dimensão dos despedimentos (2000, 3000, 4600...). Eles não são contraditórios mas têm de ser esclarecidos. No plano apresentado ao governo, e segundo as minhas informações (ele não é ainda público), o que está previsto é:

- 2000 despedimentos em 2021 mais um corte de 23% nos salários.

- sem os cortes salariais de 23%, o número de despedimentos em 2021 passa para 3000.

- em 2020 o número de saídas total é de 1600. Logo o total de saídas em 2020/21 pode chegar ao máximo de 4600.

2) Os 700 milhões de prejuízos da TAP até setembro respeitam sobretudo ao período Março/Setembro (os primeiros dois meses do ano tinham corrido bem): a empresa está pois a perder cem milhões por mês na pandemia. As previsões são de mil milhões no fim do ano.

Esclarecimento do PSG sobre a situação na TAP.

Os donos dos 5% estão mto calados...

Deixa o pó assentar, a procissão ainda vai no adro. [;)]

O PNS fará o que a comissão europeia decidir para o sector, ele não tem nem competências nem qualquer poder de decisão, a choldra é uma gota de água na desgraça das companhias aéreas europeias.

A estratégia das restruturações será alinhada centralmente, logo que se comece a conhecer a eficácia da vacinação. Há todo um sector de biliões à espera da retoma, aviões encomendados, fornecedores com material para entregar em Toulouse, e Seatle, acordos de compra e leasings a decorrer para cumprir.

No vai ser o fim do mundo, daqui a um ano estaremos a recomeçar a viajar

Também acredito que no próximo verão as viagens possam normalizar de alguma forma.

Este ano adiei viagens e o saldo começa a acumular para gastar... [:D]

Daqui a 1 ano só?

Se tudo correr bem (com a vacinação a começar nos finais deste ano/princípios do próximo ano), acredito que no Verão já se comece a viajar com alguma confiança..

Isso seria óptimo, só que o processo de vacinação irá arrastar-se para o segundo semestre em muitos países.

No comments....

[s)]

128611816_3289343237764567_6809949888375235637_n.jpg

No comments....

[s)]

128611816_3289343237764567_6809949888375235637_n.jpg

Tenho um bocado de dificuldade em aceitar essas projecções para 2021 e 2022. Claro que a OCDE fez provavelmente o melhor que seria possível, mas a verdade é que não temos nenhuma experiência com uma situação como a que estamos atualmente a viver logo a fiabilidade das projecções...

Mais certa deve ser a hierarquia dos crescimentos e ai a ausência de comentários faz todo o sentido. [:D]

A mesma OCDE diz por outras palavras o que eu aqui escrevi há menos de duas semanas e onde fui criticado por fazer uma análise "tão simplista" sobre a situação e futuro da restauração, hotelaria e outros negócios subjacentes e assentes no turismo.

Esta é a análise "mais completa" elaborada pela OCDE:

"OCDE propõe alternativas em outros setores para trabalhadores do turismo

“A ampliação dos programas de aprendizagem ao longo da vida e o fortalecimento da aprendizagem baseada no trabalho podem facilitar a realocação dos trabalhadores na economia”, refere. De modo a combater a tendência que prevê para o desemprego, a OCDE admite que trabalhadores do setor do turismo possam ter de encontrar alternativas em setores com maior procura."

Penso que a minha análise terá sido até mais detalhada...

Num país com 140% de dívida, que nunca será paga! Não se esperem por milagres!

Já o Dr. Mário Soares dizia há muitos anos que esta dívida não seria nunca possível de ser paga! Isto só serve para irmos pagando juros da dívida... [;)]

A ver se aproveitamos a boleia de Itália e começar a renegociar a dívida, se não mesmo o perdão total da dívida... É começar pelo perdão para depois se ir negociando qualquer coisa pelo meio... [:D]

Esta discussão privado versus FP não vai levar a lado nenhum.

Sou FP há mais de 16 anos, mamo feriados, tolerâncias de ponto, festas, faço turnos, corro riscos. A maior parte do pessoal que conheço da minha geração que está no privado não se sujeitava a metade do que eu me sujeito, nem tinha pachorra para passar pelo que eu passo ou passei para fazer o que faço. Emprego seguro já não é bem assim, remuneração um pouco acima da média, talvez, mas é o mínimo para o que me pedem em troca.

Quando a pandemia começou também estive na linha da frente (não sou médico nem enfermeiro) em contacto com muita gente, a tomar decisões sobre a vida das pessoas.

Não é FP quem quer, mas quem pode. Concorram, venham para cá e depois conversamos. Há funções que só podem ser realizadas por FP´s, há sectores que têm sempre que estar na mão do estado, alguém tem que lá trabalhar. Se puderem escolher os melhores força. Completamente contra as cunhas.

90% do discurso contra os FP´s é dor de cotovelo.

As redes sociais são muito boas para mostrar o que as pessoas são. Eu quando vejo alguém que precisa do meu dinheiro/poder de compra a criticar a FP corto logo. Comércio tradicional, restaurantes, etc., criticam a FP ou os funcionários públicos levam logo uma cruz à porta. É a minha vingança. Escolho não gastar dinheiro com essa gente. O empresário inteligente é o que sabe que precisa de todos, e que todos têm que estar bem para a economia funcionar.

Eu gostava que todos os sectores prosperassem e todos tivessem o nível de vida minimamente aceitável, e a economia paralela não fosse uma realidade, mas não me peçam para alinhar por baixo.

Pena tenho do pessoal da TAP onde quem vai para a rua é quem ganha menos, os trabalhadores essenciais, e quem vai ficar a mamar são os chairmans, os acessores, os directores, os vogais, tudo tachos.

Eu quando vejo alguém que precisa do meu dinheiro/poder de compra a criticar a FP corto logo. Comércio tradicional, restaurantes, etc., criticam a FP ou os funcionários públicos levam logo uma cruz à porta. É a minha vingança. Escolho não gastar dinheiro com essa gente. O empresário inteligente é o que sabe que precisa de todos, e que todos têm que estar bem para a economia funcionar.

Isso que descreves tem uma consequência e um problema:
- a consequência é que infelizmente, contrariamente a outros países, uma grande parte dos privados em Portugal acaba por depender de negócios com o estado para sobreviver
- o problema é que contrariamente à FP que pode escolher se gasta ou não dinheiro com um dado empresário, os privados não podem escolher se fazem negócio com a FP: a máquina fiscal do estado estará lá sempre presente, independentemente de prestar ou não um bom serviço, independentemente de se gostar ou não da postura do estado

Esta discussão privado versus FP não vai levar a lado nenhum.

Sou FP há mais de 16 anos, mamo feriados, tolerâncias de ponto, festas, faço turnos, corro riscos. A maior parte do pessoal que conheço da minha geração que está no privado não se sujeitava a metade do que eu me sujeito, nem tinha pachorra para passar pelo que eu passo ou passei para fazer o que faço. Emprego seguro já não é bem assim, remuneração um pouco acima da média, talvez, mas é o mínimo para o que me pedem em troca.

Quando a pandemia começou também estive na linha da frente (não sou médico nem enfermeiro) em contacto com muita gente, a tomar decisões sobre a vida das pessoas.

Não é FP quem quer, mas quem pode. Concorram, venham para cá e depois conversamos. Há funções que só podem ser realizadas por FP´s, há sectores que têm sempre que estar na mão do estado, alguém tem que lá trabalhar. Se puderem escolher os melhores força. Completamente contra as cunhas.

[:D]

A FP é o reino onde grassa a cunha e a incompetência, só quem se quer enganar pode pensar o contrário [:)]

E em que mundo vives para pensar que os concursos são justos e claros ou sequer existem ?? :sh)

Podia falar-te de um hospital foi metendo quem tinha cunha já prometida e que nem se apresentou a concurso [8b]

90% do discurso contra os FP´s é dor de cotovelo.

As redes sociais são muito boas para mostrar o que as pessoas são. Eu quando vejo alguém que precisa do meu dinheiro/poder de compra a criticar a FP corto logo. Comércio tradicional, restaurantes, etc., criticam a FP ou os funcionários públicos levam logo uma cruz à porta. É a minha vingança. Escolho não gastar dinheiro com essa gente. O empresário inteligente é o que sabe que precisa de todos, e que todos têm que estar bem para a economia funcionar.

Eu gostava que todos os sectores prosperassem e todos tivessem o nível de vida minimamente aceitável, e a economia paralela não fosse uma realidade, mas não me peçam para alinhar por baixo.

Pena tenho do pessoal da TAP onde quem vai para a rua é quem ganha menos, os trabalhadores essenciais, e quem vai ficar a mamar são os chairmans, os acessores, os directores, os vogais, tudo tachos.

Pois é, dor de cotovelo por:

- não trabalhar 35 horas por mês!

- não ter processos disciplinares com consequências!

- não ter de responder por erros cometidos!

Por isso e muito mais, acredita que a franja de trabalhadores do privado que leva esta país para a frente tem dor de cotovelo por não poder ter os mesmos "privilégios" [;)]

Voltar
Superior