A Crise Económica da Década de 20

É a nova economia digital a funcionar, sem filas, sem caos, ainda os reguladores estão a dormir (literalmente) e quando acordam, no conforto do seu lar, ou transportes, já os clientes transferiam milhões. E basta um rumor, que toda a gente pode transferir os depósitos.

é um alerta para os bancos que tem que por um lado ter produtos mais atraentes para não perderem os depósitos, por outro, os reuglardores tem de aumentar as garantias bancárias para evitar estes caos. Que provavelmente vai acontecer.

vamos também ver como a fed vai reagir, por um lado aumentar as taxas para reduzir a inflação é suposto provocar este tipo de eventos, caso contrário a economia não arrefece, mas se vão reagir para mitigar estes danos, então vamos andar nesta montanha russa muito mais tempo que o esperado.

Alguém me explica como são calculadas as taxas de inflação mensais?

Estou farto de ver notícias na TV em que dizem que a inflação abrandou, mas que não se nota nos preços...

Quando eles dizem que a inflação de um determinado mês é de 8%, quer dizer que nesse mês os preços aumentaram 8% ou falam do acumulado dos meses anteriores até esse mês?

É que se for a primeira, é lógico que não se nota nos preços... Eles continuam a aumentar... Aumentam é menos.

Se for a segunda, olha, estava a pensar isto de forma errada.... :sh)

Estou farto de ver notícias na TV em que dizem que a inflação abrandou, mas que não se nota nos preços...

Quando eles dizem que a inflação de um determinado mês é de 8%, quer dizer que nesse mês os preços aumentaram 8% ou falam do acumulado dos meses anteriores até esse mês?

É que se for a primeira, é lógico que não se nota nos preços... Eles continuam a aumentar... Aumentam é menos.

Inflação significa sempre aumento de preços.

Qdo eles dizem que baixou a inflação para 8% o que querem dizer é que baixou o ritmo de subida para 8% e não que os preços desceram. Em vez de subirem 10% em determinado período "só" subiram 9,5, ou 8 ou 7 ou o que for.

Então é como eu pensava e as TVs são simplesmente estúpidas em fazer notícias dessa forma e em irem para os mercados perguntar às pessoas se notaram algum diferença nos preços, devido à "redução" da inflação...

Então é como eu pensava e as TVs são simplesmente estúpidas em fazer notícias dessa forma e em irem para os mercados perguntar às pessoas se notaram algum diferença nos preços, devido à "redução" da inflação...
São [:)]
Ser jornalista nao implica conhecimento, nem sentido critico

• Gosto
Reações: eu

É o acumulado dos últimos 12 meses....
Sinceramente creio que a CS generalista quase nunca fala sobre a taxa de inflação mensal, apenas a anual....
Para saciar a tua curiosidade....
Inflação do acumulado dos últimos 12 meses: https://tradingeconomics.com/portugal/inflation-cpi
Inflação mensal (de cada mês): https://tradingeconomics.com/portugal/inflation-rate-mom

Uma informação de qualidade deveria deixar sempre bem claro se está a "falar" de inflação homóloga ou em cadeia. Sendo possível, seria interessante apresentar os dois valores.

Saem hoje os dados de Fevereiro da inflação na América...
Claro que ainda sem os efeitos do SVB, mas muito importante para sabermos se há espaço para reduzir a velocidade de subida dos juros...

Após às 12:30h, os futuros do SP500 andaram a varrer uma amplitude de aproximadamente 60 pts como faca quente em manteiga.

Mas (como dizes) a tendência tem sido claramente de subida desde o fecho de ontem nos States.

O FED a dizer que converte em cash "face value" tudo o que seja bonds nos balanços das "SVBs" desta vida ajudou bastante (detalhe super importante mas pouco falado).

Os dados CPI ainda ajudarão mais a um ressalto ;)

Última edição:
Este só detalhe que conta

O FED a dizer que converte em cash "face value" tudo o que seja bonds nos balanços das "SVBs" desta vida ajudou bastante (detalhe super importante mas pouco falado).​
[:)]

• Gosto
Reações: bg2
Restaurantes a fechar... Em média fecham 14 por dia!!!:sh) Em apenas três meses fecharam mais de 1000 restaurantes!!!:sh)

Todos os dias fecham 14 restaurantes em Portugal

"Em três meses, fecharam mais de 1000 restaurantes. Os portugueses passaram a cozinhar mais vezes em casa."

https://sicnoticias.pt/pais/2023-03-14-Todos-os-dias-fecham-14-restaurantes-em-Portugal-40b2fbe5

Tranquilo. Reabrem em breve com novos donos/gerências e uma pitadinha mais de caril no tempero.

Voltar
Superior