Eu não sou economista.
limito-me a ler documentos... depois se é mentira é porque somos enganados cá e por terceiros.
O que não me admira nada.
Não estás a ser enganado, o problema é como se lê os dados, um copo meio cheio ou meio vazio.
É como os salários, 1000€ em bragança é excelente, 1000€ em Lisboa não paga o aluguer. qual a conclusão 1000€ é bom salário ou mau?
Neste caso a divida é uma coisa a economia é outra, e tu acabaste por escrever que a divida está controlada logo a conclusão é que a economia vai boa e que o governo está a fazer um bom trabalho (segundo os papers do troika ou algo do género). E no fim era bom que fosse apenas isto e nada mais.
Podes ter um carro e nem fazer manutenção, não investes nada, quem vir o carro a andar vai dizer que ele está bom, o problema é quando ele der o estouro e tiveres que gastar tudo o que não gastaste até aí de uma vez com juros.
Quem olha as contas do Estado vê o bruto, mais ainda estando no estrangeiro, não quer saber se foi comprada uma máquina para um hospital ou foi metido um piso novo na estrada. Um dia vais ter que comprar tudo ao mesmo tempo, e se ainda tiveres uma crise pelo meio vais fazer o quê? Aumentar impostos? Aumentar divida?