AmericanPsycho
New member
O título do tópico é assim um bocadinho "atiçado" para a noticia em questão... Até parece que descobriram que a BMW tinha campos de concentração para fabrico de peças ou assim.
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
A situação que se vive em Portugal é mais escandalosa e ninguém estrabucha...
Somos UE, Zona Euro, abolimos fronteiras, temos livre circulação de bens e serviços, porém estamos inibidos pela nossa própria lei (ou devo chamar-lhe "anti diretiva comunitária) de comprar um carro em Espanha e de o conduzir em Portugal... Assim pagamos um ISV absurdo, uma taxa de 23% de IVA sobre o valor do veiculo mais o valor do ISV e ainda largamos umas centenas em imposto anual e ninguém diz nada...
Sejamos sinceros, a BMW so quer que os suiços comprem carros na suiça, por mim tudo bem, estão no seu direito.
Bom, li os varios comentarios aqui postos a noticia, a maioria deles baseados em a "coitadinha da bm" e os r@nhosos dos suicos" e cada vez mais acho que a populacao mundial, europeia, como queiram chamar esta decadente, podre e tudo o mais.
Veem isto como se uma brincadeira se tratasse e que a populacao do pais X fosse um alvo a abater....
Aos meus olhos, vejo isto como uma questao de injustica. Injustica para com a carteira de cada um. Injustiça para com a liberdade de compra e muitas mais coisas.
Se tenho dinheiro para comprar um bem, e que no pais vizinho, é muito mais barato, mesmo depois de pagar as taxas impostas pelo meu pais, onde é que eu iria comprar esse bem? Acho que aqui so um asno vai dizer: compro no meu pais porque estou a ajudar a economia. Tou a enterrar a minha carteira e o dinheiro que tou a pagar a mais mete me muito comer em casa, mas que se lixe, tou a ajudar a economia do meu pais........
Penso que sera mais neste prisma que a "coitadinha da bm" ta a levar com a multa que esta a levar.
E muito sinceramente, do meu ponto de vista nao é por ser com a BMW, mesmo que fosse com uma outra marca qualquer eu iria dizer sempre o seguinte : Bem feito, deviam era levar com uma coima 3 vezes superiores para abrirem a pestana. []
aprInjustiça?! Injustiça é tu gerires uma empresa em Portugal em que pagas ordenados dignos aos teus trabalhadores, não os fazes trabalhar 16 horas por dia, não contratas criancinhas e ainda descontas para a segurança social por eles, e depois tens de concorrer com empresas produtoras asiáticas e/ou africanas em que nem os direitos humanos cumprem.
A situação que se vive em Portugal é mais escandalosa e ninguém estrabucha...
Somos UE, Zona Euro, abolimos fronteiras, temos livre circulação de bens e serviços, porém estamos inibidos pela nossa própria lei (ou devo chamar-lhe "anti diretiva comunitária) de comprar um carro em Espanha e de o conduzir em Portugal... Assim pagamos um ISV absurdo, uma taxa de 23% de IVA sobre o valor do veiculo mais o valor do ISV e ainda largamos umas centenas em imposto anual e ninguém diz nada...
Sejamos sinceros, a BMW so quer que os suiços comprem carros na suiça, por mim tudo bem, estão no seu direito.
Aqui neste fórum, parece-me que ao mencionar uma marca, é como mencionar um clube de futebol: exaltam-se logo os sentimentos. Parece-me que alguns dos nossos intervenientes ficaram logo irritados só pelo título do tópico. Aliás, as primeiras respostas foram simplesmente lamentáveis. Não sei se será só para somar mais uma resposta às muitas milhares que já têm.
Estou completamente de acordo com o Ribeiros. Se uma loja/estabelecimento está aberta, não podem existir exclusões por nacionalidade, raça, etnia ou seja o que for. Se eu, português, for à Alemanha comprar um BMW decerto eles vendem-mo. E se for lá um Angolano ou um Japonês, também. Por isso os suiços também têm esse direito. No caso da Suiça (estado) é que pode impor legislação que regule a entrada desses carros.
A BMW foi multada e muito bem. Não é por acaso que é a marca mais rentável do mundo.
Se comprares um carro em Espanha e lhe puseres uma matricula Portuguesa podes conduzi-lo na boa.
Realmente, há pessoas só vêem para aquilo que lhes interessa.
As tuas noções de economia são demasiado básicas para te andares aqui a sentir injustiçado. E dizer que a população europeia é decadente e podre só demonstra ignorância. (Nao me sinto injusticado em coisa nenhuma, nao sou Suiço, nao faco ideias de o ser, nao tenho BMW e tao pouco pretendo ter um )
Injustiça?! Injustiça é tu gerires uma empresa em Portugal em que pagas ordenados dignos aos teus trabalhadores ( Onde em Portugal isso existe??? 500€ e um salario digno para quem? ), não os fazes trabalhar 16 horas por dia ( por enquanto, mas ja nao falta muito pois nao? A ultima vez que ouvi dizer o estado pediu um esforco aos trabalhadores para fazerem mais horas por semana de borla em prol da economia ), não contratas criancinhas e ainda descontas para a segurança social por eles (onde anda a Seguranca Social estes ultimos tempos? A minha mae teve de cancelar os tratamentos que fazia porque agora nao sao comparticipados, ou se cura ou morre a fome, parabens Seguranca Social ), e depois tens de concorrer com empresas produtoras asiáticas e/ou africanas em que nem os direitos humanos cumprem. ( nisto estou de acordo e nao aceito isso, mas isso é por culpa dos estados que aceitam que esses produtos entrem na UE )
Porquê que isto acontece? Porque não há suficiente regulação dos estados, neste caso da Europa. A UE deveria ser ainda mais proteccionista neste aspecto, ou seja, procurar garantir justiça social/fiscal não só nos países membros, mas também, só aceitar que entre no nosso mercado o que cumpre com determinadas regras mínimas. O problema é que nos sabe demasiado bem ter smart phones e ipads baratos, que quando nos fartamos dos mesmos, joga-se fora e compra-se outro. ( Exacto, mas quem é a BMW para decidir e meter em pratica o que meteu? A BMW tem algum poder legal para impor estas coisas sobre que pais for? A BMW é orgao soberano de algum Pais? Que eu saiba nao. )
Para esta situação da BMW em concreto, nós só temos um mercado único porque existe harmonização fiscal entre os vários países membros da UE, de modo a garantir haja justiça em termos de concorrência. Sem isto não há mercado único, foi por essa mesma razão que Portugal teve de implementar o IVA no seu sistema fiscal.
Se a suíça não faz parte da UE, e não joga com as mesmas regras que os países membros, também não pode estar à espera que o mercado único esteja lá para quando lhe apetecer. Isso sim, não é justo.
( A Suiça nao entra na UE para preservar a economia que tem, coisa que alguns paises da actual UE deveriam ter feito e cairam na burrice de o fazer. Portugal penso que foi um deles, pelo simples facto de ter aderido ao Euro, nao condeno por terem aderido a UE atencao )
Esta coisa de querer comprar de olhos fechados a quem vende mais barato não é bom para ninguém. É preciso ver o filme todo, não só o final.
(...) Existe um Espaço Económico Europeu (EEE), nascido de um acordo entre os países da UE e da EFTA (associação da qual a Suiça faz parte) (...)
(...) temos um mercado único porque existe harmonização fiscal entre os vários países membros da UE, (...)
Onde?[], se as respectivas cargas fiscais e normas contabilísticas particadas dentro do espaço comunitário são totalmente dispares?, ou será mera coincidência a transferência de capital e o deslocar das sedes sociais de diversas empresas nacionais, existe de facto é uma livre circulação de pessoas e mercadorias, coisa totalmente diferente, e mesmo neste ponto existem condicionantes politicas a serem observadas e respeitadas como por exemplo o tratado do espaço Schengen.
Resposta cheia de sumo esta... a menos que estejas a leste e não saibas que isso implica o pagamento de um volume de impostos significativo, ou seja contradiz aquilo que é um dos fundamentos da UE...
Resposta cheia de sumo esta... a menos que estejas a leste e não saibas que isso implica o pagamento de um volume de impostos significativo, ou seja contradiz aquilo que é um dos fundamentos da UE...