A Honda e o 0w20

Boas, ja que aqui se fala em 0w20 .... o Honda jazz de 2006 da minha mulher esta com 100.000kms e vou começar a mudar o Oleo por mim mesmo .

Tenho algumas questões:

>No honda jazz é pacifico mudar o oleo atraves da sucção a vacuo, ou deve drenar-se o oleo velho através do bujão ?

>Que filtro recomendam ?

>Qual destes oleos 0w20 recomendam ?

Obrigado

SX.Casa.108468.jpg

SX.Casa.108469.jpg

SX.Casa.108470.jpg

SX.Casa.108471.jpg

SX.Casa.108472.jpg

Como foi referido por vezes os oleos teem de obedecer á propria concepção do motor . A ford por exemplo o maximo que permitia no 1.25 zetec era o 10w40 e o recomendado o 5w30 e porque ? Devido aos orificios de lubrificação serem mais diminutos o oleo teria de fazer o seu trabalho mais rápido . Quem metia mais que o 10w40 rebentavam o motor rapido

Boas, e-amigos.

No meu actual jazz de 2002 (já a honda recomendava o 0w20) nunca quis saber disto porque desde novo nunca pus os pés na Honda onde o comprei, meti sempre 5w40 dos 0 aos 326.000km e nunca tive nenhum problema nem consumos de óleo, ainda hoje não consome.

Obrigado

O meu dos 15.000 aos 150.000 km levou sempre 0w40, depois como comecei a achar demasiado caro para o carro que era passei a meter 5w40 até aos 330.000km. Está aqui à porta de casa e parece um relógio a trabalhar.

então em que é que ficamos?
quanto ao óleo, será importante meter o que o fabricante recomenda (digo eu, que não percebo nada do assunto). não vale a pena inventar, sobretudo nestes carros do século XXI.

Isto já foi falado noutros tópicos para outros modelos.
Basicamente, o que interessa é que cumpra a especificação recomendada.
0W-20 ou 0W-30 não são os mais adequados para temperaturas muito elevadas ou para o caso de andarem a fazer corridas com os carros.
Mas em utilização normal e para temperaturas moderadas não há problema.
Se for para andar com o carro de forma normal (sem ser em modo de acelera), 0W-20, 0W-30, 5W-30, 5W-40, etc, há muitos que servem perfeitamente e que nenhuma diderença devem ter na longevidade do motor.

Blakke, a tua pergunta é boa e esse gráfico é real.

A questão é que esse gráfico é antigo e genérico. Podes e deves aplicá-lo por defeito a motores do tempo do gráfico em si.

Os materiais foram evoluindo e a engenharia também, no entanto continuou a usar-se a mesma escala de graduação. Só que hoje já não corresponde minimamente à temperatura ambiente. Aliás a temperatura ambiente seria sempre um factor algo estático para a evolução dos parâmetros de lubrificação.

Atenção que em tribologia existem outras escalas de graduação da viscosidade dos óleos. No caso específico dos carros é que "ficou" esta.

(Repara, não vais colocar seguramente um 0w30 num motor da década de 80.)

0w20 não é um óleo que dê muitas garantias de eficácia com temperaturas ambiente mais altas.

A marca coloca porque quer obter o máximo possível de redução a nível de consumos, sacrificando (devem ter testado) a mecânica num rácio de custo benefício.

Portanto, quem quiser aumentar a graduação, que o pode fazer de acordo com o manual, não está a pensar incorrectamente pois em determinados climas/situações irá evitar um desgaste excessivo.

Ainda há umas semanas me caiu tudo em cima por tentar explicar noutro tópico que a graduação do óleo a escolher depende do clima e lá porque usam uma viscosidade na Alemanha não quer dizer que se deva usar a mesma em Portugal, não percebo este forum :sh)

O meu cunhado acabou de comprar um honda jazz 1.2 de 2012 . Este modelo tambem tem o 0w20 como oleo recomendado ?

O meu Accord de 2005 levou 0w20 até à revisão dos 6 anos. Depois dessa última revisão na marca, tem levado 0w30.
O manual identifica-o nos tipos de óleos admissíveis e custa muito menos. O que noto de diferente? nada.
Uma coisa é a marca recomendar o melhor dos óleos para efeitos de ruído, consumos, etc, outra coisa é pesarmos que o motor vai sair prejudicado por usar-mos outro óleo que também vem no manual do carro como indicado. Cumprimentos.

O meu Accord de 2005 levou 0w20 até à revisão dos 6 anos. Depois dessa última revisão na marca, tem levado 0w30.
O manual identifica-o nos tipos de óleos admissíveis e custa muito menos. O que noto de diferente? nada.
Uma coisa é a marca recomendar o melhor dos óleos para efeitos de ruído, consumos, etc, outra coisa é pesarmos que o motor vai sair prejudicado por usar-mos outro óleo que também vem no manual do carro como indicado. Cumprimentos.

Em certas situações, se calhar até está a ser prejudicado por levar 0W20

0w20 não é um óleo que dê muitas garantias de eficácia com temperaturas ambiente mais altas.
De facto, o óleo tem que ser escolhido em função da temperatura ambiente mínima, mas será que a temperatura ambiente máxima é assim tão importante?

Como é óbvio, o que conta é a temperatura do motor. Com uma temperatura ambiente de 20 graus ou de 40 graus, a temperatura do motor varia muito? Eu diria que não...

Estive agora a ler um manual do honda Jazz, no qual referem que o oleo adequado é o 5W20 e não o 0W20 ...

"Honda Motor Oil is the preferred 5W-20 lubricant for your vehicle."

Podem sacar aqui o referido manual : techinfo.honda.com/rjanisis/pubs/OM/AA0707/AA0707OM.PDF

Estive agora a ler um manual do honda Jazz, no qual referem que o oleo adequado é o 5W20 e não o 0W20 ...

"Honda Motor Oil is the preferred 5W-20 lubricant for your vehicle."

Podem sacar aqui o referido manual : techinfo.honda.com/rjanisis/pubs/OM/AA0707/AA0707OM.PDF

Como disseram mais atrás, não mexi na recomendação da marca, e o preço do 5w40 não é muito diferente do 0w20, já o 10w40 é outra história, este ultimo é que deixa os motores barulhentos. A questão maior do óleo, para mim, nem é pelo motor em si, é mais pela lubrificação da distribuição (corrente e esticadores).[;)]

Desculpem reabrir este tópico, é verdade que o 10w40 deixa o motor a fazer mais barulho que os outros mencionados?

Certo, apesar do 0w-20 ser o recomendado, os preços já são algo acima do normal. Estava a pensar optar pelo 5w-40 ou 10w-40 se o orçamento não der para mais, o problema seria especialmente em relação ao barulho ou também poderia "estragar" mais?

Eu tenho um Jazz com mais de 170 000 kms que sempre levou com 0w20, tem o trabalhar como quando era novo, já vi outros com menos de 100 000 kms que parecem uma chocolateira, as diferenças é que eu nunca prescindi do 0w20, até porque faz na boa 20 000 kms, enquanto o 10w40 a fazer 10 000 kms é estragar, portanto a carteira é tua e deves decidir o que preferes, preservar a mecânica ou a carteira, mas acho que a carteira não irá gostar se tiveres que fazer uma reparaçao maior.[;)]
Consegues o 0w20 por cerca de 50€ mandando vir dos sitios do costume, Oscaro, mister-auto, autopecasonline,......

Back