A Mania do Usado do Segmento Superior...

Sun, o problema é que as contas não são assim.

Vamos supor que o carro novo custa 100 unidades. Mal sai do stand, desvaloriza 25%, ficando a valer 75 unidades.
Nos anos seguintes vai desvalorizando sempre menos.

Se eu o comprar com 3 anos, vou dar 50% do valor de novo, cerca de 50 unidades.
Se o vender passados 3 anos, perco 10% dessas 50 unidades, ou seja, perco 50 unidades e vendo o carro por 45 unidades.

Resumindo, usufrui de um carro em muito bom estado e perdi pouco dinheiro.

Na minha opinião, os carros novos fazem sentido para quem quer ficar com eles muito tempo. Eu, como não gosto de ter o mesmo carro muito tempo, prefiro os usados.

[;)] o teu ponto de vista é interessante.

no meu caso: compro sempre chassos com, no mínimo, cinco a seis anos, ando com eles e normalmente ( salvo os "coleccionáveis") coloco no mercado de usados novamente... e pelo preço que comprei. Assim, posso dizer-te que nos últimos anos tenho gasto Zero nos carros correntes ( o meu actual é um Corsa B TD de 2 lugares de 1999, que comprei por um preço que me pareceu ok e espero vender nesse campo de valores quando ele tiver um ou dois anos de uso na minha mão)

mas reconheço que isto é um pouco "comer as sobras" do mercado... só que convivo bem com isso. Não me importo nada de poupar uns cobres - que no meu caso são sempre curtos[:D] e ir trocando de biatura...

não tenho nada contra a quem compra novo; antes pelo contrário... se ninguém comprasse novo, eu estava lixado...

mais um exemplo que para mim é eloquente: na família alguém comprou um 406 em 2000; novo, 1.8 e tal. Na altura eu disse que " se calhar era bem pensar numa outra opção usada... ( creio que era o tal tres binte dê... mas podia ser qualquer um, não está isso em causa.) hoje, o 406 vale na melhor das hipóteses 3500 a 4000€ ( custou 26500€). Com os mesmos 26500 podia ter compardo o tal bimmer que na altura teria um ano e hoje ainda lhe davam cerca de 10 a 12 pelo carro... sem contar que o BMW é "mais" carro que o Pug...

meus amigos, esta opinião vincula-me, somente...[;)] não estou a defender / atacar ninguém, são estas as minhas contas; tout court!

abraço, amigos!

Sun, o problema é que as contas não são assim.

Vamos supor que o carro novo custa 100 unidades. Mal sai do stand, desvaloriza 25%, ficando a valer 75 unidades.
Nos anos seguintes vai desvalorizando sempre menos.

Se eu o comprar com 3 anos, vou dar 50% do valor de novo, cerca de 50 unidades.
Se o vender passados 3 anos, perco 10% dessas 50 unidades, ou seja, perco 50 unidades e vendo o carro por 45 unidades.

Resumindo, usufrui de um carro em muito bom estado e perdi pouco dinheiro.

Na minha opinião, os carros novos fazem sentido para quem quer ficar com eles muito tempo. Eu, como não gosto de ter o mesmo carro muito tempo, prefiro os usados.

este é exactamente o meu ponto de vista![;)]

Então escolhe:
Pretendes fazer 180 mil kms com a tua familia num Opel Corsa, ou num A4 avant?

Repito :

É que eu até sou daqueles que acha que cada um deve comprar aquilo que mais lhe convém, ...

Agora digo :

Os responsáveis da OPEL (apenas por ser a marca referenciada), vão deixar de fabricar Opel Corsa e passar fabricar Audi A4 com 4 anos e Já "rodados"...com apenas 130.000 Km...

[;)]

Última edição:
Repito :

Agora digo :

Os responsáveis da OPEL (apenas por ser a marca referenciada), vão deixar de fabricar Opel Corsa e passar fabricar Audi A4 com 4 anos e Já "rodados"...apenas 130.000 Km...

[;)]

Por haver novos é que há mercado de usados, qual é a dúvida?

Haverá sempre quem prefira estrear um carro por mais doido que seja esse investimento para as finanças familiares, e quem tem guito que nunca mais acaba e "chama-se Belmiro de Azevedo" e prefere comprar um carro com 10 anos de uso. Obviamente que isto é um exemplo exagerado.

No meu caso particular prefiro novos em determinadas situações e usados noutras...

Ora bem...
pegando no teu exemplo: 20.000,00€

Pretendo um carro a diesel (30 mil kms/ano) até este valor de 20.000€ para fazer os kms normais da semana e os 4/5 fins de semana mais longos do tipo vá para fora cá dentro + férias

Opções:
Opel Corsa 1.3 CDTI 90cv 21.180 (novo)
Audi A4 Avant usada importada a alemanhã de 2003 com 130 mil kms.

Estimando 6 anos de uso a 30 mil/ano
Em 2013 (grosso modo equivalente hoje em dia a 2001)
Opel corsa 1.3 CDTI 90cv com 180 mil kms
Audi A4 avant com 310 mil kms

Hummmm algo me diz que deveram valer quase o mesmo!
Então escolhe:
Pretendes fazer 180 mil kms com a tua familia num Opel Corsa, ou num A4 avant?
Um bom ponto de vista.

Embora eu trocasse a A4 por outra da minha preferência.

Por haver novos é que há mercado de usados, qual é a dúvida?

Exacto !

Por isso, quando alguém pergunta que carro novo aconselham, qual é mesmo o objectivo de recomendar o usado ?

Não será um tiro no pé ?

Olhem que se se deixarem de vender novos, ninguém terá os usados para comprar...

[:D] [;)]

Será que ainda não perceberam que estão em PORTUGAL?!!!!

Se eu fosse consumidor num mercado onde a A4 /320D custa-se cerca de 30 mil euros, onde o Golf/A3 custa-se 23.000€ (fora extras), talvez pensa-se de outra forma.
Mas dar 21.180 por um Opel Corsa só por ser novo?! [8b]

O carro novo só é durante os primeiros 10 mil kms.[;)]

A segurança/comodidade/espaço/potência duram a vida do carro toda, devidamente assistido.apr:)

Caríssimo, pensa mais além...

O carro do meu Pai, de 1991, que custava novo 5.800 contos = aproximadamente 29.000 €, valerá hoje aprox. 1.000,00, daqui a mais 5 anos, valerá menos de 500,00 €

O Meu carro, em 2003, em novo, rondou os 15.000,00 €, quando tiver também 20 anos, valerá 500,00 €, ou menos...

Mas num caso ou no outro, hipoteticamente o Sumo era todo esprimido...

[;)]

Tudo depende do carro.
Lembra-te que estamos a falar de segmentos diferentes.
Mas já há aqui posts que demonstram o que eu queria dizer.
Ainda bem que nem todos pensam de igual forma.
No meu caso, já tinha o negócio acertado para um carro novo quando me apareceu um negócio irrecusável para um usado. Resultado: poupei mais de 10000€ e fiquei com um carro que é mais... carro...
E pelo que tenho visto nos automóveis ao longo dos anos, um carro do segmento superior aguenta melhor o passar dos anos do que um do segmento inferior. Traduzindo, um "bom" carro daqui a uns anos continua a ser uma máquina, enquanto que alguns do segmento inferior estão bem piores, mais deteriorados.
Ora isto contradiz aquilo que se tem dito: quem compra carro novo é para ficar com ele durante muito tempo. De certeza que um utilitário daqui a 5 anos não está melhor do que um audi, um bmw ou um mercedes com 9, fazendo os mesmos quilómetros por ano...

Exacto !

Por isso, quando alguém pergunta que carro novo aconselham, qual é mesmo o objectivo de recomendar o usado ?

Não será um tiro no pé ?

Olhem que se se deixarem de vender novos, ninguém terá os usados para comprar...

[:D] [;)]

Ah já percebi.
Queres que a malta deixe de recomendar usados para o pessoal comprar novo.
Assim mais tarde podes tu ficar com esses usados!!! [:p][:p][:p][:p][:p]

Paulo... ( huumm huuumm...)

POOOORRRRTTTTOOO!!!!!!

(huumm huuumm)

disseste uma coisa que para mim é um dogma: "um carro só é novo nos primeiros dez mil km"
(na verdade, eu ainda sou mais radical: o conceito de novo desaparece mal ele sai do stand - e já estou a descontar o que os americanos chamam de "delivery miles")

Acho que se há algumas propostas que até têm uma relação preço qualidade interessante, há outras que não tem ponta por onde se lhe pegue.

O preço de um corsa ou um clio novos actualmente, não era eu que dava de certeza.

Sou muito mais apologista do usado com poucos anos.

Vou revelar... o segredo para fazer bem as contas:

O erro que quase toda a gente comete é o de comparar o preço pelo qual compra o carro, em vez de o "custo" do carro.

O "custo" do carro é a diferença entre o valor da compra e o da venda.

Por exemplo, compra-se um carro novo por 25.000 euros. Daqui a 4 anos se alguém der 10.000-12.000 por ele é bom (e, provavelmente, estou a ser optimista).

Pelo mesmo dinheiro, entra-se nos mercados dos usados (importados por exemplo), compra-se um carro com 3 anos por 24.000 euros do (ou dos) segmento(s) acima

Aqui toda a gente pensa, poupei 1.000 euros e tenho um carro melhor, sendo que não é novo. Mas é aqui que está o erro... não se pouparam 1.000 euros

Passados 4 anos esse carrito usado BM, MB ou Audi, provavelmente ainda vai valer uns 16-17.000 euros.

Custo do novo 25-12 = 13.000 euros!
Custo do usado 24-17 = 9.000 euros!

Ou seja, a poupança total é de 4.000 euros... e ainda se andou 4 anos com um carro melhor do que o que se poderia comprar novo... mas claro, sem o "status" de um carro novinho em folha.

Não me parece que a ideia seja impingir um carro usado do segmento superior...
A questão aqui é fazer pensar a pessoa, dando-lhe outra perspectiva para a aquisição de um carro.
É normal a pessoa equacionar várias hipóteses quando pensa comprar carro.
Também é normal arrepender-se da opção que tomou. Seja ela qual for...é da natureza humana!
Devo dizer que até hoje, os 2 carros que comprei, foram novos. Mas se fosse hoje, sondava o mercado de usados.
A desvalorização do produto é muito signficava, acrescida dos impostos que se pagam ao estado...

Voltar
Superior