A minha ferramenta...

Se o motor for potente e der mais débito de ar que o consumido então 24 litros chega e sobra.

Imagina que tens um "avião" destes que aspira 340litros/min, cabeça dupla, 3HP

0008348_compresor-cevik-pro-25vx.jpeg

Esse é só um exemplo, não é nenhum tipo de recomendação. E caso haja algum interesse nesse compressor e marca então fica a info q o de 50 litros custa apenas mais 20 euros do q o de 24litros.
17890_2_1400.jpg

Os de correia costumam trabalhar a mais baixas rotações e por isso costumam ter maior durabilidade.

É mesmo este compressor que me anda a "piscar o olho", ando a ver se arranjo tempo para o comprar e ando a ponderar se 50L ou 100L. Tenho de medir o espaço disponivel, não o vou usar todos os dias mas vou de certeza usar todas as semanas. O uso vai ser assoprar peças, pneumatica para desapertar e encher pneus.

É mesmo este compressor que me anda a "piscar o olho", ando a ver se arranjo tempo para o comprar e ando a ponderar se 50L ou 100L. Tenho de medir o espaço disponivel, não o vou usar todos os dias mas vou de certeza usar todas as semanas. O uso vai ser assoprar peças, pneumatica para desapertar e encher pneus.

Assoprar e encher pneus o teu certamente faz isso com uma perna às costas.

Pneumática já não fará mas se essa utilização for pontual faz-se bem à mão e evitas gastar 200 ou 300 euros.

Avalia bem a utilização e necessidades caso pretendas evitar desperdício de dinheiro.

Entendo a tua resposta ;)

Sou um "do it yourself" por natureza, foi apenas um exemplo que dei em cima. Pontualmente uso pistola de pinturas tambem mas tudo em jeito de biscates ou para fazer algo em casa para casa.

O de 25L é obviamente curto, para tirar as 4 rodas dos carros por exemplo tenho de esperar algumas vezes.

No entanto e tal como alertas isto, para já, não é o meu ganha pão pelo que o uso é semanal mas não diário. A duvida entre 50 e 100L esta não só pelos 100eur de diferença como o espaço que ocupam.

Cá estou aguardar com paciência a promoção da chave dinamométrica do Lidl...assim já posso desmontar as jantes para as zelar! [:D]

Entretanto também mandei vir um multímetro da china, que alguém referenciou numas páginas atrás neste tópico! [:)]

Cá estou aguardar com paciência a promoção da chave dinamométrica do Lidl...assim já posso desmontar as jantes para as zelar! [:D]

Entretanto também mandei vir um multímetro da china, que alguém referenciou numas páginas atrás neste tópico! [:)]

É preciso chave dinamométrica para tirar as rodas e tornar a colocar no sítio?

Tira teimas de 3m
4ed7b11c37f9451c6bbec3f2b9d9f55b.jpg

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL não tinha percebido

PS: traz lá isso que tenho uma porca na SpaceShip que nasceu lá....já tentei com metro e meio de alavanca e só saiu uma nódoa negra feia no braço.

É preciso chave dinamométrica para tirar as rodas e tornar a colocar no sítio?

Então xôr engº... as rodas tem aperto! Não é apertar meia-volta antes de partir [:p]

Regra "geral":
4 furos: 90~110Nm
5 furos: 130Nm

Varia consoante fabricante e tipo de jante. Excepto indicações contrários dos fabricantes.

"Mariquices" [:D]
O que o homem precisa é disto:

Railway-cutting-2-a.jpg

Tenho cá dois se quiserem vir fazer uma visita á França.

Ou se o caso for mais sério também tenho cá um Zip de corte plasma, é garantido que a porca sai nem que seja em vapor.

Última edição:
Ia fazer um serviço no carro da mulher, trocar os discos e pastilhas da frente, quando me deparo no seguinte: Desaperto as 4 porcas e a porcaria da roda não sai.
Meto wd40, deixo actuar, bato com por dentro com um maço de borracha à volta, faço força que nem um gorila e nada. Aquilo parece que "fundiu"... Nunca me tinha acontecido nada do género.

Há alguma ferramenta ou alguma dica para tirar a roda?

Ia fazer um serviço no carro da mulher, trocar os discos e pastilhas da frente, quando me deparo no seguinte: Desaperto as 4 porcas e a porcaria da roda não sai.
Meto wd40, deixo actuar, bato com por dentro com um maço de borracha à volta, faço força que nem um gorila e nada. Aquilo parece que "fundiu"... Nunca me tinha acontecido nada do género.

Há alguma ferramenta ou alguma dica para tirar a roda?

Aconteceu uma vez isso comigo quando ia com o meu colega no carro da empresa e tivemos um furo.

O que ele fez foi, com a roda suplente, deu uma cacetada na parte de baixo roda que estava no veículo e pronto... foi uma beleza!

Podes usar um barrote de madeira para ter mais força de impacto e fazer como diz o JFML, bater na parte de baixo da roda/jante.

Muito cuidado com a segurança pois a roda pode saltar fora atingindo alguém ou alguma coisa e por outro lado estás deitado debaixo do carro(a não ser que tenhas elevador) e a dar pancadas pelo que o carro pode cair das preguiças.

O ideal é deixar os parafusos aliviados mas lá no sítio com uns 3-4 fios de rosca para dar espaço para a jante descolar mas não cair e dessa forma mesmo que o carro caia das preguiças não esborracha quem está lá debaixo. No pior caso algum dos pernos fica degolado mas antes um cubo de roda que 1 vida [s)].

Já aconteceu essa situação no antigo Vectra B do meu pai e o rapaz da loja de pneus ainda transpirou um bocado [;)]

Da vez seguinte lixa no cubo onde encosta a jante e um pouco de massa de cobre(ou outro produto do mesmo género, pois pode haver algo mais indicado) já deve impedir que volte a colar.

Última edição:
Costumo baixar o carro com o macaco. Dá um click e está solta. O macaco fica sempre a apoiar o carro.

O plano B é fazer isso e virar o volante com as rodas no chão..

So far So good

LOLLLLLLLLLLLLLLLLLLLL não tinha percebido

PS: traz lá isso que tenho uma porca na SpaceShip que nasceu lá....já tentei com metro e meio de alavanca e só saiu uma nódoa negra feia no braço.

Então xôr engº... as rodas tem aperto! Não é apertar meia-volta antes de partir [:p]

Regra "geral":
4 furos: 90~110Nm
5 furos: 130Nm

Varia consoante fabricante e tipo de jante. Excepto indicações contrários dos fabricantes.

Eu sei que é aconselhado usar a dinamométrica mas não fazer um trabalho por não ter a dita chave acho ridículo.
Tenho que fazer reclamação aos fabricantes dos meus carros por terem colocado uma chave de rodas e não uma dinamométrica no kit de pneu suplente, um dia que tenha um furo chamo o reboque com medo de ter apertado mal os parafusos das rodas...[:D]

Voltar
Superior