A minha ferramenta...

Agradeço a resposta, tenho andado a pesquisar bastante, principalmente em sites portugueses e alguns internacionais
e em vez dessa opção, talvez esta tenha mais valor/qualidade (penso eu porque hoje em dia nunca se sabe)

Facom

que curiosamente tem muita semelhança com este

USAG

(In 1991 USAG became part of the French Group Facom Tools S.A., then of the American Group The Stanley Works and, by March 2010, of the Multi-National Group Stanley Black & Decker Inc.)

Mas preferia uma coisa mais em conta, uma vez que muitas da chaves de caixa nunca se vão usar
e como não sou profissional do ramo, talvez nunca vá reembolsar o investimento

embora este conjunto me tenha deixado a pensar

justUSAG

não consegui perceber é se esta linha mais acessível da USAG somente muda o roquete e a qualidade do restante material permanece igual
ou se todo o conteúdo será de uma qualidade inferior.

Outra hipótese será comprar somente o roquete

RoqueteUSAG

e ir adquirindo as chaves de caixa de que vou necessitando (existe sempre algumas que são as que se usam mais em todos os carros) mas a longo prazo fica sempre mais caro.

Last edited:
A Facom, a USAG e a Expert by Facom integravam o grupo Facom, que por conseguinte foi inserido no grupo Stanley Black&Decker.

A justUSAG é uma linha mais económica dentro da USAG, por isso é possível que existam diferenças de qualidade.

Realmente o preço que mostraste para o primeiro roquete é acessível para os padrões que conheço da Facom. No entanto, por aquilo que consegui ver é um modelo de base deles.

Em matéria de roquetes, tenho estes dois como boas ferramentas. Tanto que o Matador é o meu roquete pessoal.

https://www.matador-webseite.de/index.php/en/en-products/new-products/ratchet-z90

https://www.hazet.de/en/products/ha...chet/23113/reversible-ratchet?number=en_916HP

Edit: Já agora por curiosidade o que se refere a norma DIN 3122.

roquetes-bin-rio.png

Last edited:
A Hazet e Expert ja conhecia.

Sinceramente a Matador apareceu-me nas pesquisas mas não liguei muito,
mas agora que estive a ver melhor tem umas especificações muito interessantes sem dúvida.

Também pesquisei em sites e fóruns da Alemanha, eles apresentam muitas marcas alternativas umas mais conhecidas que outras
mas quando se vão a ver os preços pouca diferença fazem de umas para outras.

O problema actualmente é que com a descentralização e compra das marcas por grandes grupos, é difícil saber onde é produzido e se realmente mantém a qualidade, em que linha/gama se insere o quê etc. Tudo o que é alemão tem tendência a ser caro e tudo o que é chinês tem a tendência em decrescer a qualidade para baixo.

Onde se pode adquirir e qual o preço do roquete Matador Z90?
Existe algum revendedor nacional?

Eu comprei um conjunto directamente da Amazon alemã.

matardor-1.jpg

Ficou em aproximadamente 136€ com os portes incluídos.

O roquete 1/2 deles dizem que é feito na Alemanha, o resto das peças é possível que não seja. No entanto, para o segmento em que estão inseridos têm que cumprir com um padrão mínimo exigível de qualidade.

Já agora, aproveito para dizer que não sabia que teria existido uma marca portuguesa de ferramentas, a Crovam.

Last edited:
O que pretendes exactamente?

A Bahco integra o grupo Snap-on, não é propriamente uma marca barata.

Embora já integre alguns conjuntos a preços mais acessíveis, provavelmente de zonas asiáticas.

Se quiseres algo de mais baixo custo tens a KS Tools, a BGS Technic e a Gedore Red. Tudo certamente proveniente do mesmo sítio.

o que pretendia era os 3 B´s[:D][s)]

a bahco sabia que pertencia a uma multinacional da snap-on, no entanto tal como a maioria dos "grandes", parece que pelo menos o inicio de gama é feito na china tendo até conjuntos em que fico com a ideia de serem partilhados com outras marcas.

a BGS parece interessante e com um leque muito variado de material, já tinha conhecido num expositor bem grande na feira de mecanica há cerca de 3 anos (no ano passado foi só bosta e dominado pela china).
gostei particularmente do modulo para carrinhos com umas cervejas, batatas e abre caricas[:D]
já vi uns comparativos e reviews que deixam a ideia das BGS serem bem melhores que os concorrentes espanhóis da JBM ou mesmo que a rebrand kraftmann.

... a bahco sabia que pertencia a uma multinacional da snap-on, no entanto tal como a maioria dos "grandes", parece que pelo menos o inicio de gama é feito na china tendo até conjuntos em que fico com a ideia de serem partilhados com outras marcas.
...
já vi uns comparativos e reviews que deixam a ideia das BGS serem bem melhores que os concorrentes espanhóis da JBM ou mesmo que a rebrand kraftmann.

Os conjuntos da Bahco até costumam ter bons preços comparativamente a outras marcas de topo. Os roquetes é que só costumam ter 60 dentes. Mas la está quando boas marcas são adquiridas por grandes grupos e perdem a sua independência a qualidade tende a decair.

Relativamente a marcas de origem ou produção na china, naquilo que pesquisei vários sites e fóruns consideram haver diferença entre as produzidas mesmo na china e as produzidas em Taiwan que têm melhor qualidade, isto até mesmo dentro da mesma marca.

Em sites americanos falam muito da Toptul, alguns referem ter qualidade um pouco acima da Teng tools, claro que não a comparam a marcas premium mas sim que a qualidade é boa.
Pessoalmente não tenho experiência com nenhuma delas, um colega meu tem algumas ferramentas Toptul e gosta delas, visualmente parecem de boa construção, mas como são recentes ainda têm de ser levadas ao limite e passar pelo teste do tempo de uso para ver a sua resistência e valor.

Em relação à JBM alguns sites portugueses referem-se a ela como profissional, mas nos fóruns espanhóis não falam nada bem dessa marca e até referem ser gama de entrada. Nunca tive contacto com esta marca.

Eu comprei um conjunto directamente da Amazon alemã.
...
Ficou em aproximadamente 136€ com os portes incluídos.

O roquete 1/2 deles dizem que é feito na Alemanha, o resto das peças é possível que não seja. No entanto, para o segmento em que estão inseridos têm que cumprir com um padrão mínimo exigível de qualidade.

Já agora, aproveito para dizer que não sabia que teria existido uma marca portuguesa de ferramentas, a Crovam.

Esse teu conjunto é mesmo “Matador”, excelente

Mas neste momento tenho de comprar uma coisa mais em conta,
encontrei este conjunto Expert by Facom em termos de qualidade do material deve ser igual
ou estar próximo do justUSAG, mas com um design menos aprimorado mas o que importa é a função.

Em termos de chaves de caixa é bastante completo e alguma peça que falte também se vai comprando quando fizer falta.
E como a qualidade e garantia “dizem” ser a mesma que a Facom, garantia vitalícia (com uso correcto).

Em termos de marca é Expert by “TUDO” (by Facom, by Britool, by Stanley, by Mac tools, by Tona, by Pastorino, by Primo e não sei se já encontrei a família toda…
Parece que a estratégia foi associar a marca a outras marcas locais mais conhecidas e com algum nome no mercado de forma a torna-la mais global.

Se a Expert tem essa garantia, é uma segurança adicional.

O que deves avaliar é se estás a pagar o preço ajustado face às peças que adquires, às vezes torna-se um pouco caro comprar o remanescente a avulso.

Interessante esse conjunto de caixa. Por esses preço ou até 100€ há algum melhor?!
Falo de preço qualidade, assim como esse!!

Interessante esse conjunto de caixa. Por esses preço ou até 100€ há algum melhor?!
Falo de preço qualidade, assim como esse!!

Há quem tem a dita e refere que é de ter em conta a mesma, até.

Ainda me recordo quando a dita mala surgiu pela primeira vez há uns anos... e custava em torno dos 60€ +-

Dependendo para o que se pretendes a ferramenta mas se é para dar uso forte e feio nao recomendo, agora se é para uso esporádico cumpre perfeitamente.

Last edited:
Dependendo para o que se pretendes a ferramenta mas se é para dar uso forte e feio nao recomendo, agora se é para uso esporádico cumpre perfeitamente.
Sim é para uso normal... Mais para usar as manutenções do carro e desmontar a moto... Se recomendam assim talvez vá comprar este.. Quando sair..
Há mais algum completo por estes valores?!

Back