A minha ferramenta...

Tropecei nisto. Uma delas é útil para ter em casa.
5a8a85b92b5b8ce0f5923191d1458668.jpg
b2d9628bd190696610a07eca9992639d.jpg

Em que situações é que esse carregador de baterias do Lidl de 10A (29,99euros) é melhor do que o já bastante conhecido de 19,99euros?

Maior capacidade de carga e possibilidade de carregar baterias de 24V...

Já que o outro é de 4A e serve para 6V e 12V... e carrega no maximo até 120Ah (ou coisa parecida)... enquanto que este e pelos vistos, carrega 10A e dá para as baterias de 24V... indo até baterias de 300Ah...

Boas pessoal!

Bem, nunca mais disse nada mas a verdade é que, para já, já me "desenrasquei" em relação ao diagnóstico (no meu Corsa C).
Acabei por comprar o "Op-com" no Ebay (~30€) e, apesar de ter que andar a moer-me em instalar aquilo, lá consegui aceder à centralina e ver que erros lá apareciam (e apagá-los).
Agora "só" resta explorar mais a componente de programação e "rezar" para que ao tirar os injectores (anda com uma fumarada branca a frio que não é brincadeira nenhuma...[8b]) dê para programá-lo(s) em caso de ter que substituir algum...

Em relação a outras ferramentas... já é a 2ª vez (e seguida) que o Lidl só vai ter coisas a bateria. Será que estão a acabar com coisas de "ligar à luz"?!:confused:

Bons passeios![;)]
Ass.:RZ!

Boas pessoal!

(...)
Apesar de estar acessív€l (além de que é uma cadeia de distribuição a vender uma máquina de soldar...), olhando o vídeo que o cabg colocou e o que o pessoal aqui escreveu vou guardar o dinheiro do subsídio de refeição para outras ferramentas que por lá apareçam (*)...
Não é que não seja uma boa oportunidade de compra, principalmente para aprender a soldar e saber fazer uns "remendos" quando seja preciso. Mas prefiro então um dia mais tarde comprar algo mais "acertado" para a área automóvel - bom bom era o Lidl aparecer com uma máquina de soldadura TIG...
(...)

Bem... já guardei mais alguns "trocos" e como cada vez mais preciso de adquirir/"arranjar" uma máquina de soldar, venho cá pedir a vossa ajuda/opinião.[;)]

Sendo sincero, não percebo grande coisa (leia-se nada...) de soldadura... No entanto, pelo que vi/li pelas "nets" (acho que...) existe 3 tipos principais de soldadura:
- MMA (eléctrodo revestido): soldadura "à bruta", ideal para soldar grandes "mamarrachos" (vigas, aço em "bruto", etc) e ao ar livre dado que solda "tudo"; a soldadura é feita (por arco eléctrico...) derretendo o eléctrodo, sendo que este "contem" a protecção da soldadura "incorporada", não sendo por isso necessário utilização de gás; forma "querepa" que é necessária retirar para verificar a boa integridade da soldadura...;
- MIG/MAG ("semi-automática"): soldadura efectuada por alimentação de fio incorporado na máquina mas cujo agente de protecção de soldadura é gás, libertado aquando do acto de soldar; ao premir o gatilho, além do fio que derrete (por arco eléctrico) e solda, existe a libertação de gás pelo mesmo bico da pistola de soldar (onde sai o fio...); esse gás é responsável por criar uma atmosfera protectora da soldadura que impede a contaminação desta com agentes nocivos (para a solda) presentes no ar; é necessário por isso, além da alimentação por fio, alimentação por gás; a diferença entre MIG e MAG é feita dependente do tipo de gás que se utiliza (MIG - gás inerte como Hélio; MAG - gás activo como mistura de Árgon+CO2)
- TIG: soldadura "de precisão", ideal para ligas metálicas "sensíveis" (e de pouca espessura...) como alumínio, inox, etc; este tipo de soldadura utiliza uma tocha que aquece a uma temperatura elevada e, ao mesmo tempo, liberta gás de modo a criar uma atmosfera protectora da soldadura - tal como em MIG, é necessário a utilização de gás para criar atmosfera protectora; com a tocha activa (e o gás libertado...) adiciona-se um eléctrodo (específico, para soldadura TIG) de modo a que este derreta (não existe arco eléctrico...) e crie a união/soldadura dos metais; neste tipo de soldadura, além da tocha, é necessário gás e eléctrodos específicos;

Da ("inexistente") experiência que tenho na área, a soldadura por MMA (eléctrodo), é de facto, um tipo de soldadura para fazer trabalhos "brutos" (soldar vigas, aço, metal em "bruto", etc). Já "pinguei" uma ou outra vez e, apesar de ao início ter "queimado" um ou outro eléctrodo - ainda não consegui estabelecer bem o arco de modo a que comece a derreter o eléctrodo e não a deixá-lo incandescente (estou desconfiado que é o "ângulo de ataque" ser pouco aberto e ele derreter logo o interior, ficando logo "agarrado"... lá está, só "soldei" 2 ou 3 vezes e por isso falta a experiência...:sh)) -, é algo que se faz...
No entanto, a "semi-automática" (soldadura por MAG, com utilização de gás Ar+CO2...) é de uma comodidade de utilização bem maior e um "meio termo" entre a "brutidade" do eléctrodo e a precisão TIG. Tem fácil manuseio, permite um melhor controlo do cordão, mais "à vontade" para "pingar", etc. Tem como principal desvantagem (que conheça... pode ter outras...) o facto de se ter que arranjar o gás, redutor e respectivas ligações.
Já TIG nunca vi nem tive experiência nenhuma.[8b] No entanto, olhando ao que se faz na área automóvel, este tipo de soldadura "é a mais adequada" e é algo que estou interessado em saber mais/"aprender"...

(Bem, isto para dizer...[:D])
Aquilo que procuro/preciso é uma máquina que me permita fazer "fabricação" (fazer ferramentas, "móveis", etc) e reparar/soldar uma ou outra estrutura (por exemplo, "ligar"/soldar vigas, fazer um portão, etc).
No entanto, o grande objectivo é ganhar práctica e (a muito longo prazo!![;)]) passar a soldar coisas mais precisas e relacionadas com reparação automóvel - "remendos", fazer "fabricação" (por exemplo, reservatórios em alumínio, "linhas" de escape em inox, etc). Nesse sentido estou inclinado para comprar, pelo menos, o "meio-termo" MIG/MAG...
Em termos de tempo de utilização, será uma coisa "não profissional", para utilizar frequentemente mas não todo o dia.
Tenho como "orçamento" 700~750€ (máx.!) para comprar uma máquina de soldar (e respectivos acessórios: gás, ligações, etc; excepto capacete).
Do que já vi, existe de tudo para todos: máquinas MIG, MAG, MIG/MAG, MIG com TIG, MAG com TIG, MMA com TIG, muita coisa...!!
Estava tentado em arranjar uma máquina multiprocesso - MMA + MIG/MAG + TIG (assim ficava "servido" para qualquer tipo de "trabalho"...) - ou MIG/MAG + TIG, de preferência nova.
No entanto, não sei o que procurar exactamente (marcas, modelos, etc), aonde - tenho visto o Ebay (tem muitos "kits" mas tudo da Polónia e/ou Espanha?), um site que é o "Expondo" (nem sei se é de confiança...:sh)), OLX também apanho uma ou outra coisa - e nem sei se com os 700~750€ vou longe!! (Não sei se vale a pena comprar em "2ª mão" e arranjar algo "melhor" do que novo...)

Até ao momento vi isto:
- https://www.expondo.pt/stamos-power...MIkuvqp5Om7QIV1rLVCh3JmwN6EAQYASABEgKBffD_BwE
- https://www.ebay.com/itm/Equipo-Sol...138017?hash=item340a7b15a1:g:DBoAAOSwv8FdxEXS
- https://www.expondo.pt/stamos-germany-maquina-de-soldar-multiprocessos-250-a-230-v-fcaw-10020208
- https://www.ebay.com/itm/3-in-1-Wel...hDarwoV3BBEV2b&_trksid=p2047675.c100005.m1851
- https://www.olx.pt/anuncio/mquina-de-soldar-multiprocessos-250-a-IDCn8kX.html#317e1199c5

Ajuda?!:confused:

Bons passeios![;)]
Ass.:RZ!

Me desenrasco com elétrodo mini maçarico, ja ponderei uma maquina MIG ou TIG mas o problema é o gás que alem de nao ser barato paga-se uma taxa anual. Para a MIG quem tem amigo dono de uma tasca ainda se desenrasca com gás de imperial mas como nao é meu caso...
Em relação a maquinas convém investir numa minimamente boa para não fazer porcaria [:D]

A máquina de elétrodo revestido, desenrasca.

Eu sou iniciante e já consegui fazer uns trabalhos interessantes (Feios como tudo...).

por 100 a 250eur já se compra uma máquina interessante para a bricolage.

Se o objetivo for aprender para depois faturar em trabalhos, então merece a pena investir numa MIG ou TIG.

Um elétrodo custa cêntimos, quanto custa uma botija do gás necessário para MIG/TIG?

Com prática e pelo que tenho visto na net, o elétrodo revestido permite fazer trabalhos "bonitos".

Eu ainda não cheguei lá.

Mas cá está, neste ano de 2020 fiz 2 ou 3 trabalhos de soldadura, vale a pena investir 750eur (+consumíveis necessários) para este nível de trabalho?

É um balanço que terás de fazer Rz.

A aparafusadora é interessante e faz o trabalho.

O principal problema é o ajuste (que se calhar é comum a outras marcas) de binário, não permite precisão.

Logo, para desenroscar, dá.

Para apertar, tem de ser com chave dinamométrica.

Hoje fui à sua procura já um pouco tarde. Numa loja estava esgotada, noutras duas nunca a tiveram em loja.

Amanhã espero ter melhor sorte.

Voltar
Superior