A minha ferramenta...

O do lidl a 15 paus, é o suficiente. Escusas de dar à manivela.
Sou capaz de comprar 1....mas tou renitente devido a achar que, enquanto uma roda já está apoiada na preguiça, haja o perigo da preguiça resvalar quando estás a subir a outra roda.

Eu queria uma coisa simples.

Era meter um elevador a meio do carro e levantar logo as duas rodas desse lado, colocando algo por baixo para evitar acidentes.

Por um lado, investir 35 paus, não seria por aí. Era dar uso uma meia dúzia de vezes por ano, se tanto.

Colocavas uma tábua para apoiar por baixo? Por onde levantavas o carro?

Também posso levantar uma roda de cada vez, junto ao local de cada roda, não seria por aí.

A ideia das preguiças não me dava muito jeito.

Quando uso preguiças é quando levanto o carro pela frente, e coloco uma preguiça de cada lado (esquerdo/direito).

Mas aqui a ideia não era tirar as rodas ao mesmo tempo da frente e traseira, era levantar ao mesmo tempo as do mesmo lado.

Neste caso como é que coloco as preguiças sem correr o risco que uma delas resvale com a inclinação do carro?

Para exemplificar...

ima.jpg

Última edição:
Exato, nto.

Foste colocar um carro exatamente ao meu! [:D]

O que estava a pensar fazer era colocar o macaco hidráulico em cada um desses pontos, de forma a remover a roda junta.

Mas nesse caso, não estou a ver como coloco a preguiça. Era neste cenário que achei que só o macaco seria suficiente.

Exato, nto.

Foste colocar um carro exatamente ao meu! [:D]

O que estava a pensar fazer era colocar o macaco hidráulico em cada um desses pontos, de forma a remover a roda junta.

Mas nesse caso, não estou a ver como coloco a preguiça. Era neste cenário que achei que só o macaco seria suficiente.

Esse sei que teu carro é esse, daí ter colocado. [;)]

Cuidado com os sitios onde colocam macacos que não o que vem com o carro. Arriscam a dobrar longarinas ou outros pontos de contacto específicos para os macacos "originais".

Mas vamos imaginar que retiro uma roda de cada vez com um macaco deste género.

42813994-3-CD4-4839-B55-D-6-B5-D9-EA1-E629.jpg

Neste caso, é mesmo necessário alguma preguiça? Nem sequer tenho espaço para a preguiça , dado que o macaco está a levantar o carro nesse local.

Não posso tirar a roda e trabalhar apenas com o carro suportado pelo macaco? Nos kits de substituição de pneus também não existem preguiças , dá perfeitamente para usar apenas o macaco para o efeito

Mas vamos imaginar que retiro uma roda de cada vez com um macaco deste género.

42813994-3-CD4-4839-B55-D-6-B5-D9-EA1-E629.jpg

Neste caso, é mesmo necessário alguma preguiça? Nem sequer tenho espaço para a preguiça , dado que o macaco está a levantar o carro nesse local.

Não posso tirar a roda e trabalhar apenas com o carro suportado pelo macaco? Nos kits de substituição de pneus também não existem preguiças , dá perfeitamente para usar apenas o macaco para o efeito

Os kits de macaco são para uma utilização curta e esporádica, não tendo ainda a complexidade desses macacos hidráulicos. Basta um vedante/retentor ir de vela para ficares debaixo do carro. Tinha um vizinho que ficou entalado numa cabine de uma Cabstar, teve direito a VMER e tudo.

Uso um macaco desses há vários anos e um par de preguiças.

Se bem me lembro, tens um Terrano. Já experimentaste a utilizar o macaco do Terrano para fazeres eses serviços de mecânica? Tem maior elevação e não é hidráulico, por outro lado,tens que dar mais "voltas" para subir. Isto sempre com preguiças a acompanhar.

Certo, mas imagina.

No jack point junto a cada roda, colocas o macaco.

Depois colocas a preguiça onde? Não consegues sobrepor no mesmo local o macaco e a preguiça.

Certo, mas imagina.

No jack point junto a cada roda, colocas o macaco.

Depois colocas a preguiça onde? Não consegues sobrepor no mesmo local o macaco e a preguiça.

A preguiça apoia na longarina.

Mas se o objectivo é apenas tirar e lavar as jantes, usa o macaco do carro. Nem precisas de gastar dinheiro num desses... Se for para fazer algo mais é que a existência de estabilidade é importante.

Última edição:
A preguiça apoia na longarina.

Mas se o objectivo é apenas tirar e lavar as jantes, usa o macaco do carro. Nem precisas de gastar dinheiro num desses... Se for para fazer algo mais é que a existência de estabilidade é importante.

Só com o macaco e sem preguiças , nesse caso?

Essa era a minha ideia inicial, mas alguém na página anterior realçou a importância de preguiças e fiquei na dúvida.

A ideia é tirar as rodas para lavar as jantes, limpar e eventualmente pintar as pinças, trocar de pastilhas etc.

Nos carros antigos havia um ponto para levantar o carro debaixo do motor. Aí era fácil, macaco nessa zona, e uma preguiça de cada lado.

No caso do Classe A, esse ponto é inalcancável com macacos normais por ser muito recuado. Portanto neste caso ocorreu-me a ideia de colocar o macaco próximo de cada roda e levantar apenas uma roda de cada vez, colocando o macaco nos pontos da foto que o nto fez o favor de colocar.

Daí que tenha surgido a questão de onde colocar as preguiças neste caso, para garantir alguma segurança enquanto o carro fica levantado. Não vou andar la debaixo, mas também não quero que o carro caia obviamente

Se é para fazer isso e não andar ali debaixo do carro... nem se sentar ao lado do carro com pernas por baixo (como já cheguei a ver)... então é claro que macado te será suficiente.

Claro que se tiveres por exemplo uma jante "suplente"... podes sempre colocar... não vá de facto o macaco descair...

Essa era a minha ideia inicial, mas alguém na página anterior realçou a importância de preguiças e fiquei na dúvida.

A ideia é tirar as rodas para lavar as jantes, limpar e eventualmente pintar as pinças, trocar de pastilhas etc.

Nos carros antigos havia um ponto para levantar o carro debaixo do motor. Aí era fácil, macaco nessa zona, e uma preguiça de cada lado.

No caso do Classe A, esse ponto é inalcancável com macacos normais por ser muito recuado. Portanto neste caso ocorreu-me a ideia de colocar o macaco próximo de cada roda e levantar apenas uma roda de cada vez, colocando o macaco nos pontos da foto que o nto fez o favor de colocar.

Daí que tenha surgido a questão de onde colocar as preguiças neste caso, para garantir alguma segurança enquanto o carro fica levantado. Não vou andar la debaixo, mas também não quero que o carro caia obviamente

Trabalhos rápidos, sem estares com membros debaixo do carro, nem aplicar força, o equivalente a mudar uma roda, chega um simples macaco. Montar pastilhas, lixar e pintar, mudar rotulas e terminais, já deve ser com macaco e preguiças.

gabo te a coragem de confiar no macaco... Comigo é sempre macaco+preguiça e ainda fico de pé atrás em meter me debaixo do carro.

Perdes literalmente 1 min a meter a preguiça, é um não assunto

Não façam do que eu digo uma verdade absoluta, mas costumo levantar o carro a partir do charriô por trás do apoio do motor.

Claro que uso o meu supermacaco de 40 quilos para fazer isso, e para ter acesso preciso primeiro meter uma preguiça num apoio frontal.

Não façam do que eu digo uma verdade absoluta, mas costumo levantar o carro a partir do charriô por trás do apoio do motor.

Claro que uso o meu supermacaco de 40 quilos para fazer isso, e para ter acesso preciso primeiro meter uma preguiça num apoio frontal.

Eu faço o inverso. Levanto o carro dum lado, meto uma preguiça no charriot, depois levanto do outro e meto a outra preguiça.

Mas quando é só para mudar oleo e filtros, meto-o em cima de barrotes.

Voltar
Superior