A minha ferramenta...

Olá Marco, obrigado pela tua ajuda. Snap-on acho que são muito caras e têm pouca assistência cá. Tenho ainda de ir ver os preços para a Facom. Será que me podes dar referências das Facom e Teng? Em termos de durabilidade, por ex creio que as Ten têm alguma tendência a enferrujar porque têm uma acabamento pior, isso é assim?

Obrigado

Boas,

Desde há algum tempo que ando para iniciar a minha colecção de ferramentas manuais profissionais. Tenho já uma vasta coleção herdada do meu avô (depois coloco aqui algumas fotos do meu humilde espaço), no entanto sinto necessidade de renovar parte do material e acrescentar algumas ferramentas em falta.

Neste momento estou muito indeciso sobre que marca escolher porque gostaria de ir comprando tudo da mesma marca, para ficar uma coleção engraçada. As marcas que conheço são Teng Tools, Facom e Beta, entretanto vi aqui no tópico que a Hazet está também bem referenciada. O que eu pretendia era, essencialmente, material de boa qualidade e para durar uma vida inteira mas que não fosse, ao mesmo tempo, exageradamente caro. Sei que a Teng Tools não é de tão boa qualidade como as outras 3, mas gosto muito do sistema de tabuleiros modulares, que permite ir comprando aos poucos e depois organizar tudo com um dos sistemas de arrumação deles, para além disso são ferramentas que consigo por "bom" preço. A Beta e a Hazet, embora bem conotadas reparei que não parecem ter muito boa representação em portugal, por ex nem um site dedicado têm, já a Facom nesse aspeto está muito melhor e dá-me alguma confiança adicional para as comprar, visto que posso mais facilmente ter acesso a garantia e a eventual calibração (ex: dinamométricas). Estas são as marcas que conheço, gostava de obter aqui alguma orientação dos profissionais e eventualmente até sugerirem outras marcas das quais eu não esteja inteirado.

Desde já obrigado por qualquer esclarecimento.

Ah?!:confused:
Há por aí alguma confusão, pois a situação da representação Beta/Facom é precisamente ao contrário!!
A Beta sempre teve uma excelente representação em Portugal; antes através da Costa e Garcia e agora pela Bolas!!
BOLAS - Máquinas e Ferramentas de Qualidade, S.A.

Quem costuma ir às feiras de máquinas/ferramentas tipo EMAF na Exponor, certamente se lembra dos excelentes stand's da Beta (antes até tinham bar, musica ao vivo, etc)!
É que a Facom nem sequer tem importador/representante em Portuga!

Eu tenho um carrinho/armário Beta (comprei vazio e fui/vou comprando ferramentas conforme preciso/posso) e tenho principalmente ferramentas Beta e Facom (além de várias outras!) e gosto de ambas; já a Teng Tools (tenho uma ou outra coisa dessa marca), mas não tem (quase) nada a ver com as anteriores...
Hazet (só tenho duas ou três chaves), também é bom material (embora ainda ontem tenha estado a trabalhar com um colega que tem muita ferramenta Hazet e as chaves de fendas são fracotas), mas também recomendo.
Ao nível da Facom/Beta tens a USAG, Gedore, Stahlwille, etc; mas são na mesma "estupidamente" caras!!
Mais acessivel (tipo Teng Tools) tens KS Tools, Ceta Form, Kraftwerk, King Tony, etc...
Tendo em conta o preço/qualidade (e com o gama bastante vasta), era capaz de sugerir a KS Tools...

Essa ideia de ter a ferramenta toda da mesma marca (também comecei por pensar assim há uns bons anos), não é a melhor porque, simplesmente, há marcas que são melhores em determinado tipos de ferramentas e outras noutros...
Por exemplo, em alicates (e derivados), é difícil encontrar melhor do que Knipex (que foram os alicates que escolhi em detrimento dos Beta e Facom)!
A ultima ferramenta que comprei foi uma chave Wera Joker 10mm (depois de ter visto a demonstração na EMAF/Exponor), e, não há duvida que é muita boa e o design excelente:
Products - Joker Ratcheting combination wrenches: Wera
https://www.youtube.com/watch?v=Glx-X-JcIRc

Miguel, aqui o asas tem boas dicas :)

Concordo com ele que as teng tools não tem a ver com as outras, já tive um dinamometro deles que rapidamente se estragou. Agora tenho dois da facom sempre impecaveis.

Asas, tens razão de tudo da mesma marca, eu tambem enchi o carrinho de 8 gavetas aos poucos mas quis usar oa tabuleiros da marca para ficar tudo arrumado mas tenho outro armario extra e ai meto outras marcas

Bem, desde já muito obrigado aos esclarecimentos de ambos.

De facto sou leigo neste assunto, daí ter recorrido à vossa sabedoria... neste momento estou ainda mais baralhado que inicialmente, já o temia.

Quanto ao que me referi no que toca às representações foi pelo simples facto de com a Facom encontrar facilmente um site onde podemos ter acesso aos vários revendedores: FACOM PORTUGAL | - Já no que toca à Beta só agora que o ASAS revelou o representante me apercebo de que existe, no entanto não percebi se terá vários pontos de revenda ou não, visto que o estabelecimento mais próximo de mim é o de Perafita e mesmo assim é longe.

Entretanto fui ver os preços praticados pelo "Bolas" e até fiquei agradado, apercebi que também têm um sistema modular (é essencialmente este o motivo pelo qual preferia comprar tudo da mesma marca, visto que depois ao comprar um organizador ("carrinho") tudo ficará acomodado adequadamente e de forma compatível, já se andar a misturar nunca ficará algo tão bom.

Por fim fui também ver a Ks Tools, ASAS será que me poderias compará-la com a Teng Tools, visto que tenho acesso mais fácil à ferramenta da Teng?

Neste momento penso que o mais adequado seria ir a uma feira como a EMAF que o ASAS sugeriu, no entanto acho que só volta a decorrer em Novembro do próximo ano (a julgar pelo calendário do ano passado), assim sendo talvez fosse adequado deslocar-me a um revendedor da Facom e ao representante da Beta de modo a poder decidir-me por uma das 2, visto que pretendia, de facto, material de alta qualidade e alta fiabilidade.

Já agora, em termos de qualidade de construção e materiais usados a Facom e a Beta são equiparáveis?

Por fim também queria ajuda para comprar uma Bosch GSB 10,8v, há uns 4 anos atrás comprei a GSR 10,8v mas entretanto a cabeça estragou-se, só preciso mesmo do "corpo" baterias e carregador já tenho. Estive a ver e na amazon parece-me que é onde se poderá arranjar mais em conta, no entanto preocupa-me por uma questão de garantia, pretendia comprar numa loja física que caso a ferramenta avariasse era deixar lá e pronto. No Porto e arredores conhecem algum estabelecimento adequado?

De facto sou leigo neste assunto, daí ter recorrido à vossa sabedoria... neste momento estou ainda mais baralhado que inicialmente, já o temia.

Quanto ao que me referi no que toca às representações foi pelo simples facto de com a Facom encontrar facilmente um site onde podemos ter acesso aos vários revendedores: FACOM PORTUGAL | - Já no que toca à Beta só agora que o ASAS revelou o representante me apercebo de que existe, no entanto não percebi se terá vários pontos de revenda ou não, visto que o estabelecimento mais próximo de mim é o de Perafita e mesmo assim é longe.

Entretanto fui ver os preços praticados pelo "Bolas" e até fiquei agradado, apercebi que também têm um sistema modular (é essencialmente este o motivo pelo qual preferia comprar tudo da mesma marca, visto que depois ao comprar um organizador ("carrinho") tudo ficará acomodado adequadamente e de forma compatível, já se andar a misturar nunca ficará algo tão bom.

Por fim fui também ver a Ks Tools, ASAS será que me poderias compará-la com a Teng Tools, visto que tenho acesso mais fácil à ferramenta da Teng?

Neste momento penso que o mais adequado seria ir a uma feira como a EMAF que o ASAS sugeriu, no entanto acho que só volta a decorrer em Novembro do próximo ano (a julgar pelo calendário do ano passado), assim sendo talvez fosse adequado deslocar-me a um revendedor da Facom e ao representante da Beta de modo a poder decidir-me por uma das 2, visto que pretendia, de facto, material de alta qualidade e alta fiabilidade.

Já agora, em termos de qualidade de construção e materiais usados a Facom e a Beta são equiparáveis?

Por fim também queria ajuda para comprar uma Bosch GSB 10,8v, há uns 4 anos atrás comprei a GSR 10,8v mas entretanto a cabeça estragou-se, só preciso mesmo do "corpo" baterias e carregador já tenho. Estive a ver e na amazon parece-me que é onde se poderá arranjar mais em conta, no entanto preocupa-me por uma questão de garantia, pretendia comprar numa loja física que caso a ferramenta avariasse era deixar lá e pronto. No Porto e arredores conhecem algum estabelecimento adequado?

Tás a pensar comprar as ferramentas para utilizar ou é apenas para fazer colecção?

E se for para utilizar é só quando o rei faz anos (tipo de ano a ano) ou é diariamente?

Se tens muita guita para gastar nisso e gostas de coleccionar e ter tudo da mesma marca etc é uma coisa. Se queres material bom e barato faz como a maioria do pessoal daqui que utiliza ferramentas do LIDL.

E porque não fazer coleção das ferramentas do LIDL? Começa pela caixa de ferramentas de 216 peças e depois vai comprando mais umas coisas que possas vir a utilizar à medida que forem aparecendo.

Fica uma boa coleção (a do LIDL), ficas bem servido e sai-te muito mais barato.

Se vais comprar ferramentas facom, beta, etc e ainda por cima no comércio tradicional vais pagar fortunas pelo material porque vais estar a "alimentar" vários intermediários a preço de ouro. Mesmo que te façam algum desconto, as margens são tão grandes que mesmo assim ainda te fica muito caro e, na minha opinião, não justifica fazeres esse investimento.

Um dia que precises de utilizar essas ferramentas que foram bué caras secalhar não as utilizas para não as sujares e com receio de as estragar e/ou perder e depois a colecção já não fica completa. E desse modo vais utilizar umas ferramentas baratas não dando uso às "boas".

Eu estou fã das ferramentas do lidl e agora ando sempre de olho no que aparece. só compro o que me faz ou poderá fazer falta, não compro porque está barato.

Tenho ideia que há por aqui muitas pessoas a utilizar ferramentas do lidl quase diariamente e não só quando o rei faz anos.

A mais recente:
20141231_194144.jpg

Ao promonor:

A Mannesmann tem 215 peças e a do Lidl tem 216 peças, eu tenho uma do Lidl e nada a apontar...

Imagem de alta resolução para quem quiser contar => http://www.amsonline.ro/wp-content/uploads/2013/06/Trusa-chei-Powerfix.jpg

Trusa-chei-Powerfix.jpg
[/QUOTE]

Outra foto:

A preta de 90€ ou lá quanto foi... esta:
powerfix-werkzeugkoffer-216-teilig--1.jpg

Outra que pode aparecer:
Então espera pelo Lidl com a mala de 49.9€ que é boa para começar. Uso diariamente e so far so good. A BricoDepot tem uma igual mas está a 75€:
120568_Lidl-Shop-POWERFIX-Profi-Steckschluesselsatz-94-teilig_xxl.jpg

Depois, raramente eles tem esta a 89€ [br:)]

2012-05-17_094753.png

Muito Obrigado! 60€ por essa mala, e 12€ pela chave dyno parecem me excelentes negócios.

Quando fazem a promoção é fixe, agora comprar uma é que é complicado. Estar atento ás promoções e estar à porta da loja no momento que esta abra (e rezar para que tenha pelo menos 2 ou 3)

Muito Obrigado! 60€ por essa mala, e 12€ pela chave dyno parecem me excelentes negócios.

Esses preços (60eur e 12eur) foram promoções só em 3 ou 4 lojas. O preço normal que se pratica quando aparece em todas as lojas do país é 89,99 e 17,99eur.

ue depois ve

ue depois ve

Miguel, aqui o asas tem boas dicas :)

Concordo com ele que as teng tools não tem a ver com as outras, já tive um dinamometro deles que rapidamente se estragou. Agora tenho dois da facom sempre impecaveis.

Asas, tens razão de tudo da mesma marca, eu tambem enchi o carrinho de 8 gavetas aos poucos mas quis usar oa tabuleiros da marca para ficar tudo arrumado mas tenho outro armario extra e ai meto outras marcas

Eu tenho tudo "misturado" (embora organizado/arrumado)![;)]
Mas, a maioria das minhas ferramentas são para trabalhar principalmente em electricidade/electrónica e pouco em mecânica!

Vou tentar explicar melhor porque parece que ainda há uma certa confusão com isto do importador/representante/revendedor:

A Beta tem um importador/representante em Portugal que é a Bolas (toda a ferramenta Beta vendida em Portugal tem que passar por eles!) o que faz com que tenham muito/mais stock/disponibilidade e com que seja mais fácil tratar de problemas com garantia, etc, etc (embora o importador anterior fosse melhor nesse aspecto)...
Eu nem sei se a Bolas vende directamente ao cliente final, mas, basta entrares em contacto com a Bolas e eles indicam-te a loja mais próximo de ti.
Não sei o que se passa, mas o site da Beta está em baixo.:sh)

A Facom não tem importador/representante em Portugal; tem apenas revendedores/vendedores (sem uma ligação "directa" à marca, e, as lojas podem comprar directamente à casa-mãe na França - como podes ver no link que colocaste), ou à Facom Espanha, etc.
Ou seja, não tem a distribuição "centralizada" para Portugal.

Sim, a KS Tools é equivalente Teng Tools mas, pessoalmente, até gosto mais da KS Tools!

A EMAF é bianual, por isso a próxima será apenas em 2016!

Sim, Beta e Facom são semelhantes (uma será melhor numas coisas, outra, noutras)!

Na zona do Porto, podes encontar peças/máquinas Bosch na Impacto (que, por acaso, também vende Beta, Facom, etc):
Impacto - Máquinas e Ferramentas, Lda - Portugal | Ferramentas Eléctricas, Pneumáticas, Manuais, Soldadura, Lubrificação, Consumíveis, Aparelhos de Teste
Mas, a máquina avariou completamente?! :confused:
Não terá reparação?

Tás a pensar comprar as ferramentas para utilizar ou é apenas para fazer colecção?

E se for para utilizar é só quando o rei faz anos (tipo de ano a ano) ou é diariamente?

Se tens muita guita para gastar nisso e gostas de coleccionar e ter tudo da mesma marca etc é uma coisa. Se queres material bom e barato faz como a maioria do pessoal daqui que utiliza ferramentas do LIDL.

E porque não fazer coleção das ferramentas do LIDL? Começa pela caixa de ferramentas de 216 peças e depois vai comprando mais umas coisas que possas vir a utilizar à medida que forem aparecendo.

Fica uma boa coleção (a do LIDL), ficas bem servido e sai-te muito mais barato.

Se vais comprar ferramentas facom, beta, etc e ainda por cima no comércio tradicional vais pagar fortunas pelo material porque vais estar a "alimentar" vários intermediários a preço de ouro. Mesmo que te façam algum desconto, as margens são tão grandes que mesmo assim ainda te fica muito caro e, na minha opinião, não justifica fazeres esse investimento.

Um dia que precises de utilizar essas ferramentas que foram bué caras secalhar não as utilizas para não as sujares e com receio de as estragar e/ou perder e depois a colecção já não fica completa. E desse modo vais utilizar umas ferramentas baratas não dando uso às "boas".

O que sublinhei está completamente errado!!
Salvo raríssimas excepções, a ferramenta "de marca" é sempre mais barata nas lojas tradicionais do que nas lojas online!!
Para ser vendida online, passa, pelo menos, no mesmo número de "intermediários" do que no comercio tradicional.

E, sugerir ferramentas do LIDL quando alguém fala em Beta ou Facom...:rolleyes:

Preciso de comprar uma chave dinanometrica, queria algo que pelo menos faça 18Nm de mínimo e algo em torno de 100Nm de máximo (sendo este valor final bastante flexível).
Tinha preferência para uma de 1/2 mas em ultimo caso pode ser de 3/4.
Algo em conta mas minimamente fiável.
Pode ser a compara online (ebay,etc...)

Alguma sugestão?

Só encontrei 20-100Nm (1/2):
Beta 606/10X - 126,00€
Página 30: http://www.bolas.pt/img/vdo/Beta Action 2015.zip

Facom S.208-100PB - 171,20€
Página 32: http://www.feiramaq.pt/wp-content/uploads/2015/01/FACOM_ações-especiais-2015_v6.compressed.pdf

PVP campanha s/ IVA

Eu tenho tudo "misturado" (embora organizado/arrumado)![;)]
Mas, a maioria das minhas ferramentas são para trabalhar principalmente em electricidade/electrónica e pouco em mecânica!

Vou tentar explicar melhor porque parece que ainda há uma certa confusão com isto do importador/representante/revendedor:

A Beta tem um importador/representante em Portugal que é a Bolas (toda a ferramenta Beta vendida em Portugal tem que passar por eles!) o que faz com que tenham muito/mais stock/disponibilidade e com que seja mais fácil tratar de problemas com garantia, etc, etc (embora o importador anterior fosse melhor nesse aspecto)...
Eu nem sei se a Bolas vende directamente ao cliente final, mas, basta entrares em contacto com a Bolas e eles indicam-te a loja mais próximo de ti.
Não sei o que se passa, mas o site da Beta está em baixo.:sh)

A Facom não tem importador/representante em Portugal; tem apenas revendedores/vendedores (sem uma ligação "directa" à marca, e, as lojas podem comprar directamente à casa-mãe na França - como podes ver no link que colocaste), ou à Facom Espanha, etc.
Ou seja, não tem a distribuição "centralizada" para Portugal.

Sim, a KS Tools é equivalente Teng Tools mas, pessoalmente, até gosto mais da KS Tools!

A EMAF é bianual, por isso a próxima será apenas em 2016!

Sim, Beta e Facom são semelhantes (uma será melhor numas coisas, outra, noutras)!

Na zona do Porto, podes encontar peças/máquinas Bosch na Impacto (que, por acaso, também vende Beta, Facom, etc):
Impacto - Máquinas e Ferramentas, Lda - Portugal | Ferramentas Eléctricas, Pneumáticas, Manuais, Soldadura, Lubrificação, Consumíveis, Aparelhos de Teste
Mas, a máquina avariou completamente?! :confused:
Não terá reparação?

O que sublinhei está completamente errado!!
Salvo raríssimas excepções, a ferramenta "de marca" é sempre mais barata nas lojas tradicionais do que nas lojas online!!
Para ser vendida online, passa, pelo menos, no mesmo número de "intermediários" do que no comercio tradicional.

E, sugerir ferramentas do LIDL quando alguém fala em Beta ou Facom...:rolleyes:

Dizes que utilizas pouco em mecânica as ferramentas que tens. É por isso, pela experiência que tens, que para ti tem que ser facom, beta, etc e não pode ser LIDL?

"A Beta tem um importador/representante em Portugal que é a Bolas (toda a ferramenta Beta vendida em Portugal tem que passar por eles!)"

Lá está um dos tais intermediários que falo. Porque razão uma drogaria nao pode comprar as ferramentas directamente à fábrica do país de origem e temos que andar a "alimentar" esses senhores intermediários que fartam-se de encher a barriga à custa do consumidor final? Porque o esquema tá montado assim para andar um monte de gente a comer sem fazer nada e enquanto o cliente final for na cantiga esse esquema existe.

"O que sublinhei está completamente errado!!"

És dono e senhor da sabedoria absoluta e nunca te enganas e é por isso que afirmas tal coisa de forma tão intensa?

É por isso que o pessoal manda vir montes de material comprado online. É porque fica mais caro.

Justifica gastar rios de dinheiro num montão de ferramenta dessas marcas para quem só utiliza 1 vez por ano ou de 2 em 2 anos?

Há pessoal a utilizar ferramenta do lidl de forma intensiva em mecânica a sério e sem razões de queixa.

Muito pessoal quer equipar-se com montões de ferramenta de marcas TOP, gastam rios de dinheiro e depois praticamente só utilizam uma chave para mudar o óleo do carro de 2 em 2 anos onde só desapertam e apertam o bujão.

Por isso perguntei ao user qual a razão de querer ferramentas para lhe poder dar uma opinião mais acertada.

Pergunta ao eblase o que acha das ferramentas do LIDL. Ele tá sempre a bombar com essas ferramentas, nem as deixa arrefecer e que eu saiba ainda não se queixou.

Queres ter uma ideia de quanto o pessoal aqui é xupado à conta dos intermediários vai consultar por exemplo Amazon.com: Online Shopping for Electronics, Apparel, Computers, Books, DVDs & more e Walmart.com: Save money. Live better. (lojas online americanas) e compara os preços de lá com os de cá.

Atenção que lá ganha-se muito mais por isso além das coisas de lá serem muito mais baratas para os tugas, para os americanos é a preço de banana.

Dizes que utilizas pouco em mecânica as ferramentas que tens. É por isso, pela experiência que tens, que para ti tem que ser facom, beta, etc e não pode ser LIDL?

"A Beta tem um importador/representante em Portugal que é a Bolas (toda a ferramenta Beta vendida em Portugal tem que passar por eles!)"

Lá está um dos tais intermediários que falo. Porque razão uma drogaria nao pode comprar as ferramentas directamente à fábrica do país de origem e temos que andar a "alimentar" esses senhores intermediários que fartam-se de encher a barriga à custa do consumidor final? Porque o esquema tá montado assim para andar um monte de gente a comer sem fazer nada e enquanto o cliente final for na cantiga esse esquema existe.

"O que sublinhei está completamente errado!!"

És dono e senhor da sabedoria absoluta e nunca te enganas e é por isso que afirmas tal coisa de forma tão intensa?

É por isso que o pessoal manda vir montes de material comprado online. É porque fica mais caro.

Justifica gastar rios de dinheiro num montão de ferramenta dessas marcas para quem só utiliza 1 vez por ano ou de 2 em 2 anos?

Há pessoal a utilizar ferramenta do lidl de forma intensiva em mecânica a sério e sem razões de queixa.

Muito pessoal quer equipar-se com montões de ferramenta de marcas TOP, gastam rios de dinheiro e depois praticamente só utilizam uma chave para mudar o óleo do carro de 2 em 2 anos onde só desapertam e apertam o bujão.
Por isso perguntei ao user qual a razão de querer ferramentas para lhe poder dar uma opinião mais acertada.

Pergunta ao eblase o que acha das ferramentas do LIDL. Ele tá sempre a bombar com essas ferramentas, nem as deixa arrefecer e que eu saiba ainda não se queixou.

Queres ter uma ideia de quanto o pessoal aqui é xupado à conta dos intermediários vai consultar por exemplo Amazon.com: Online Shopping for Electronics, Apparel, Computers, Books, DVDs & more e Walmart.com: Save money. Live better. (lojas online americanas) e compara os preços de lá com os de cá.

Atenção que lá ganha-se muito mais por isso além das coisas de lá serem muito mais baratas para os tugas, para os americanos é a preço de banana.

Bem... tu baralhas tudo...:sh)

As ferramentas são só para trabalhar em mecânica?!:confused:
Além disso, se leres bem, vais reparar que não fui eu quem falou em Facom ou Beta, mas sim o Miguel1994.
Eu também tenho bastante ferramentas do LIDL (e também estou satisfeito com elas!), mas a questão não é essa!

Não podem comprar à fabrica, porque, obviamente, a fábrica não vende a qualquer um!!
Ou pensas que a fabrica vende ferramentas à unidade, etc...
Se nem isso percebes...

Mas, mostra lá uma loja online que tenha, mais baratas, por exemplo, as chaves chave dinanometricas que referi antes!

Se justificam o valor, só quem as vai usar é que pode avaliar, mas as minhas ferramentas Beta, Facom (etc), tem justificado e estou satisfeito!!
Quem fala em Beta ou Facom, certamente que não estará à procura de ferramentas do LIDL.

Xulado pelos intermediários?!:confused:
Preço da banana?!
Parece que tens a mania da perseguição, que anda tudo a "xular todos" e que tu és o único "atento"...:sh)
O pior é quem sequer conheces minimamente o mercado...

Onde está o preço "mais barato" nessas lojas que colocaste?!:confused::confused:
Não vi nenhuma ferramenta a preço da banana, muito menos Beta ou Facom...

As marcas também não mudam os preços das ferramentas conforme a "carteira" do comprador...

Eu estou fã das ferramentas do lidl e agora ando sempre de olho no que aparece. só compro o que me faz ou poderá fazer falta, não compro porque está barato.

Tenho ideia que há por aqui muitas pessoas a utilizar ferramentas do lidl quase diariamente e não só quando o rei faz anos.

eu tenho muita coisa do lidl, nao sou mecanico de profissão, vou fazendo as minhas coisas e as ferramentas do lidl, pelo preço para mim sao bastante razoaveis.

por exemplo essa chave dinamometrica do aldi, tenho uma, ja usei algumas vezes e ate agora nada a apontar. ja agora o material tem muito bom aspecto e parece bastante duravel.

estou de olho nessa mala de 216, apesar de ja ter muita coisa que vem la dentro. o preço é bom. pediram-me 130 euros por uma da mannesmann de 215 a uns meses atras, para isso prefiro a do lidl [;)]

Back