A minha ferramenta...

Alguém me pode dizer se as chaves dinamométricas da TengTools são boas, e vêm bem calibradas.

É que comprei uma 20nm-100nm modelo 3892AG-E3 para apertar as velas do meu carro com 25nm.

E queria saber se vão ser mesmo os 25nm que ela vai apertar :sh)

Alguém me pode dizer se as chaves dinamométricas da TengTools são boas, e vêm bem calibradas.

É que comprei uma 20nm-100nm modelo 3892AG-E3 para apertar as velas do meu carro com 25nm.

na dúvida, assim que ela rodar 1/4 de volta, pára. Se for vela do tipo cónica, é 1/8 de volta.

Uma chave 20nm-100nm para apertar umas velas? Chiça... eu cá não apertava velas com isso. Compra uma mais pequena (que de preferência venha com o teste feito). E faz como o Eblase te disse, tem cuidado com o aperto que dás. A apertar velas não convém facilitar...

Uma chave 20nm-100nm para apertar umas velas? Chiça... eu cá não apertava velas com isso. Compra uma mais pequena (que de preferência venha com o teste feito). E faz como o Eblase te disse, tem cuidado com o aperto que dás. A apertar velas não convém facilitar...

A chave trás um certificado de calibração, depois tenho de o ver.

Qual o motivo de não poder usar esta chave de 20-100nm? Ela dá para regular para 25nm. Havia outras, mas eram de 5-25nm

Há velas (de incandescência por ex.) a precisarem de somente 9Nm, para essas a chave já não dá...

Mas comprei-a exclusivamente, só para apertar as velas, e o filtro do óleo, ambos usam torque de 25Nm. Acho que o parafuso do cárter também usa esse torque, agora não me lembro.

Mas usar a chave 20-100Nm para aperto de 25Nm tem algum problema?

Se um dia precisar de torque abaixo dos 20Nm tenho é de comprar outra [:D]

P.S.: Não sabia que as velas dos Diesel usam tão baixo torque, nos gasolinas penso que é entre 20/25/30NM, no meu gasolinas Corsa C 1.2 a Haynes diz 25Nm.

Mas comprei-a exclusivamente, só para apertar as velas, e o filtro do óleo, ambos usam torque de 25Nm. Acho que o parafuso do cárter também usa esse torque, agora não me lembro.

Mas usar a chave 20-100Nm para aperto de 25Nm tem algum problema?

Se um dia precisar de torque abaixo dos 20Nm tenho é de comprar outra [:D]

P.S.: Não sabia que as velas dos Diesel usam tão baixo torque, nos gasolinas penso que é entre 20/25/30NM, no meu gasolinas Corsa C 1.2 a Haynes diz 25Nm.

Usa sem medo, eu cá já mudei num Punto 55 as velas com uma do lidl mais que uma vez, em que a escala mínima da chave é 27Nm precisamente o aperto indicado no autodata para o carro em questão.
Antes montava com chave normal e nunca gostei quem não trabalha com isto todos os dias não tem ideia de aperto e forças e acaba por deixar muito apertado ou souto nunca acerta, fica bem melhor com uma chave dinamométrica mesmo que não esteja bem calibrada.

Última edição:

Dependendo do modelo, são razoáveis (feitas na China, mas, normalmente com alguma qualidade), e, se tem certificado de calibração, devem estar certas.
Curiosamente essa chave é muita parecida com a do Lidl; se calhar vem do mesmo sítio (mas a do Lidl não tem certificado).
Para o serviço que é, parece-me bem.

Uma boa chave? O Aperto é, salvo erro, 25Nm portanto não precisas de uma "boa" chave, não vais desapertar uma cabeça de motor, compra isso no chinês [;)]

Não é bem assim. Podes dar agora um aperto de 25Nm e daqui a um ano teres que dar o dobro para o desapertar novamente. Vários fatores contribuem para isso (tipo de metal, temperaturas exercidas...).

O ideal para apertar seria uma chave em que o 25 não ficasse proximo de uma das extremidades da escola da chave. Mas não me parece facil encontrar uma assim.

O ideal para apertar seria uma chave em que o 25 não ficasse proximo de uma das extremidades da escola da chave. Mas não me parece facil encontrar uma assim.

Infelizmente não é fácil encontrar. E as que existem onde os 25NM ficam +- a meio da escala, ou são muito caras, ou não têm certificado de calibração.

Eu não percebo muito do assunto, mas, se ela foi calibrada no mínimo da escala que são os 20Nm, e os 25Nm ficam muito perto, penso por isso que não deve de ter uma margem de erro muito grande, ou estou errado:confused:

Escolhi a Teng porque pareceram-me ser razoavelmente boas chaves, e até é uma marca +- conhecida. São feitas em Taiwan, mas o que não é hoje em dia feito na China... desde que sejam boas e bem calibradas é o que interessa, só vou usar a chave 4 vezes por ano.

Li também que marcas mais conhecidas, e muito mais caras, também já foram Muito melhores...

P.S.: Não me lembro onde vi, mas diz que deve-se calibrar a chave ao fim de 60 usos, se eu a uso +- 4 vezes por ano (filtro do óleo, parafuso do cárter e velas de vez em quando), vai estar calibrada anos. Guardo-a na caixa, não a deixo cair ou bater em lado nenhum, regulo-a sempre para o mínimo, e deve durar anos calibrada.

Última edição:
Informação para quem procura mala de ferramentas LIDL com 216 peças

Vai estar no LIDL de FRANÇA a 69,99euros a partir do dia 7 de MAIO

Atenção: é em frança mas como há sempre pessoal a ir lá com frequência (para comer uma francesinha ou visitar os primos) pode aproveitar e comprar para ele próprio e para os amigos.

http://www.lidl.fr/fr/offres-513.htm?id=645

Voltar
Superior