Boas pessoal!
Infelizmente sempre me devolveram o preço da chave...[8b]
Obrigado pela resposta FullThrottle...[

]
Quando falei caríssimo queria dizer comprar a mesma chave, da mesma marca, mesma ref./especificação em Portugal (ainda que em lojas
online que, em regra geral, são mais baratas que as físicas...) e lá fora (Ebay principalmente)... Não tenho nenhum exemplo para dar, mas procurando acha-se essa diferença - embora que ás vezes a diferença seja reduzida...
Em relação ao certificado de calibração... a chave que tinha do Lidl não tinha nenhum certificado de calibração e chegou a apertar uma cabeça de motor. Não sei qual foi os binários utilizados (emprestei-a a um conhecido meu que fez esse trabalho...) mas atendendo que esse motor (ainda) anda, acho que não é algo que me "preocupe" muito...
É claro que ter um certificado é sempre uma maneira de efectuar o trabalho mais descansado, com maior certeza dos valores utilizados e que são mesmo aqueles e não superiores (ou inferiores)...
Mas a questão é esta: tomemos por exemplo o aperto de uma roda a 90Nm. Se a chave estiver certificado de calibração (ou seja, devidamente calibrada...), sei que ao apertar a 90, são 90 mesmo que está a ser apertado... Mas se não tiver certificado, a diferença há-de ser alguma - se calhar em chaves de marcas mais "duvidosas" há-de ser muita... - mas nada de "relevante" para o trabalho em si. Apertar parafusos/porcas de suspensão igual e, de uma regra geral, tudo o que seja com binários elevados (não existe um número para quantificar esse "elevado"... mas talvez possa-se considerar a partir de 50Nm...), mais Nm menos Nm é "igual"...
Agora se estivermos a falar de trabalhos de grande precisão, aí a história já é diferente.
Além de se estar a manipular com parafusos/porcas mais "sensíveis" e "frágeis", o trabalho terá que ser feito rigorosamente e com o valor mais próximo possível daquele anunciado. Neste aspecto, podendo-se referir um intervalo de valores de 1Nm até 30Nm - mais uma vez, isto são apenas valores "referenciais"... -, já o tal certificado de calibração tem um papel mais fundamental a desempenhar do que o referido anteriormente...
Apesar de haver muita coisa que aperto "a olho"/"à mão", se tiver uma chave din. faço o aperto que o manual do auto refere e sempre é uma garantia de um trabalho melhor feito.
A questão de ter 2 chaves é para ter uma utilização de cada uma mais "folgada". Isto é, se tiver uma chave com escala 10~100nm (por exemplo), vou utilizá-la para dar apertos de, por exemplo, 10nm e 90nm. Ou seja, a mesma chave vai ter uma grande variação de valores e isso, por muitos cuidados que tenha, vai sempre por "descalibrar" a chave, reduzir-lhe a calibração...
Já se tiver 1 chave 5~30nm (por exemplo... nem sei se existe com esta escala) e outra 28~210nm, sei que posso utilizar uma numa determinada situação e outra para outra coisa que precise de um valor completamente diferente...
No fundo andava/ando à procura de algo deste género:
http://www.ebay.com/itm/SET-OF-3-1-...140228?hash=item1a188e7a04:g:WWQAAOSwiwVWS98K
O grande problema deste conjunto: apesar de ter escala em nm também, a escala principal é em lbs. Ou seja, a regulação da chave vai sempre ser feita em lbs e não nm...[8b]
Bons passeios
]
Ass.:RZ!