A minha ferramenta...

Boas pessoal!

Bem, entre trabalho e a luta de tentar resolver os problemas que uma depressão dá, não tenho tido tempo/"paciência" para vir cá...😏

Penso que ainda não tinha partilhado com vocês, mas (finalmente!!😃) comprei uma máquina de soldar...!!
Ainda não fiz nada (de especial) mas o 1º trabalho que ando a fazer é um carrinho para colocar a máquina e respectivos "acessórios".
Depois de perder algum tempo no AutoCAD a "projectar", aproveitei um antigo gradeamento que andava aqui por casa e que já não tinha utilização nenhuma - tubo quadrado (ferro) de 20mm de largura por 1,5 mm (aprox.) de espessura - para fazer então o carrinho.
Aqui "grosseiramente" os tubos cortados já à medida...

V8ZEqCK.jpg

Já fiz a "base" - um rectângulo de 915mm x 450mm:

pvDyJXI.jpg

E hoje estive a fazer o "topo" - um rectângulo de 750mm x 450mm.
Atendendo a que não tenho experiência nenhuma de soldadura, deixo aqui algumas fotos do processo...

kX7txkM.jpg

Aqui já depois de ter passado a rebarbadora.
"Nota-se" o "desnível" entre 2 peças (tubos cortados em diagonal para fazer um ângulo de 90º), mas a soldadura em si até encontra-se íntegra...

9YXXcfU.jpg

zC7yKBB.jpg

Aqui o pormenor da descoloração provocada pela penetração do material de soldagem...

kdYl8tT.jpg

Espero vir cá actualizar isto com a maior das brevidades possível...😉

Bons passeios!😉
Ass.:RZ!

Boas pessoal!

Bem, entre trabalho e a luta de tentar resolver os problemas que uma depressão dá, não tenho tido tempo/"paciência" para vir cá...😏

Penso que ainda não tinha partilhado com vocês, mas (finalmente!!😃) comprei uma máquina de soldar...!!
Ainda não fiz nada (de especial) mas o 1º trabalho que ando a fazer é um carrinho para colocar a máquina e respectivos "acessórios".
Depois de perder algum tempo no AutoCAD a "projectar", aproveitei um antigo gradeamento que andava aqui por casa e que já não tinha utilização nenhuma - tubo quadrado (ferro) de 20mm de largura por 1,5 mm (aprox.) de espessura - para fazer então o carrinho.

Para quem nunca soldou está muito bem. Venha mais progresso.

Pessoal, há alguma ferramenta acessível que faça de "soprador", com força suficiente para limpar cantos no compartimento do motor, cantos junto da bateria, etc, que consiga soprar ar suficiente para tirar lixo, folhas, etc, nesses sítios?

Porque são sítios onde não consigo chegar com a mão e um pincel por vezes não é suficiente.

Isto sem ter de comprar um compressor, claro.

Será que algum de vós tem algo do género? Acessível em termos de preço e, já agora, de peso/tamanho.

Não preciso que seja sem fios/bateria.
Pode ser de fio, estava era a pensar que ter de comprar um compressor, mesmo que daqueles mais pequenos de 25 ou 50 litros poderá ser um pouco exagerado, mas não sei o universo existente deste tipo de aparelhos.

Eventualmente sim, que tenha força/pressão suficiente para conseguir levantar o lixo do sítio.

Vou vendo relacionados com isso.
Obrigado.

Pessoal, há alguma ferramenta acessível que faça de "soprador", com força suficiente para limpar cantos no compartimento do motor, cantos junto da bateria, etc, que consiga soprar ar suficiente para tirar lixo, folhas, etc, nesses sítios?

Porque são sítios onde não consigo chegar com a mão e um pincel por vezes não é suficiente.

Isto sem ter de comprar um compressor, claro.

Será que algum de vós tem algo do género? Acessível em termos de preço e, já agora, de peso/tamanho.

Atenção ao soprar lixo e folhas quando o mais correcto é aspirar e não "empurrar" e entupir algo que não devia..... [;)]

Claro que sim, mas em algumas situações dá jeito soprar. Por vezes nem relacionadas com limpeza de carros, coisas em casa.

tenho um macaco Sealey 1020LE de 2T, dei 50€ por ele na amazon, e agora ao fim de 4 anos, entregou a alma ao criador

Os preços agora estão um pouco diferentes,
algum conselho sobre uma marca/modelo a comprar?!
uso caseiro

tenho um macaco Sealey 1020LE de 2T, dei 50€ por ele na amazon, e agora ao fim de 4 anos, entregou a alma ao criador

Os preços agora estão um pouco diferentes,
algum conselho sobre uma marca/modelo a comprar?!
uso caseiro

Mas partiu alguma coisa? isso não dará para reparar? sempre pode ficar mais em conta.

Mas partiu alguma coisa? isso não dará para reparar? sempre pode ficar mais em conta.

está a verter óleo, entendo que sejam os vedantes que foram à vida
ainda tem força para subir o carro, mas depois vai baixando
há material à venda para reparar isto!?

está a verter óleo, entendo que sejam os vedantes que foram à vida
ainda tem força para subir o carro, mas depois vai baixando
há material à venda para reparar isto!?
Se o conseguires desmontar, os vedantes são standard, é só ires a uma casa de vedantes trocar por um igual.

Boas pessoal!

(Actualizar o meu "projecto" do carrinho para a máquina de soldar.)
Não tenho feito muito, mas sempre tenho adiantado qualquer coisa...

1lZB5xq.jpg

De modo a ficar com maior capacidade de suportar a máquina e o que lá colocar, soldei umas barras entre a "estrutura"...

FNXhAn4.jpg

Aqui o pormenor (já depois de "limpo"...) de 2 tubos soldados para fazer a "base" para as rodas frontais (direccionais) - ignorem todo aquele "acumulado" de solda [8b] :

YbSEtGP.jpg

Actualmente encontra-se assim:

ECPWZfr.jpg

RNIMiXp.jpg

Agora... preciso da vossa ajuda!!
Para fazer estas soldaduras, gastei uma botija (cerca de 8L) de gás. É, claramente, uma quantidade absurda de gás gasto...!![8b]:sh)
(Tenho colegas meus que, apesar de não serem soldadores, percebem qualquer coisa disso e salientam que é uma quantidade exagerada...:sh))
E além do gás gasto, a soldadura apresenta sinais de qualquer coisa errada...

C6mQOkr.jpg

Já verifiquei todo o circuito desde a botija (outra cheia...[8b]), válvula de abertura, regulador, tubagem de alimentação, etc, e não consegui achar fuga nenhuma.
Tenho o gás assim regulado:

1jS8Lrg.jpg

(Da esquerda é a capacidade/pressão da botija, do lado direito a quantidade de gás que sai...)
Existe alguma coisa que consiga fazer - instrumento de medição, "truque", etc - para determinar se existe alguma fuga, principalmente dentro do aparelho?!
Será que tenho um débito excessivo de gás?!

Qualquer ajuda é bem vinda!...[;)]

Bons passeios![;)]
Ass.:RZ!

Boa tarde a todos,

Ontem ao fim de 30 anos de bons serviços penso que o aparelho de soldar lá de casa (ainda de transformador) queimou o primário. Estou a analisar a possibilidade de reparação, mas pondero também avançar com a compra de um inverter.

Considerando o tipo de uso que dou (esporádico) mas que poderei dar um uso mais "quente" (com eletrodos até 2,5mm, básicos ou de rutilo) nas reparações de alfaias agricolas, que marcas se recomendam?

Estive a ver as carateristicas destes

https://www.vito-tools.com/produto/vii170-inverter-de-soldar-170a

https://www.telwin.com/intl/pt/produtos/eletrodo-mma/815862-force-145-acx-helmet

https://www.lincolnelectric.com/nl-NL/Products/b18257-1

Qualquer um deles consigo a cerca de 180€ e não queria gastar mais que isso em conta o uso que dou.

Alguém com opinião formada sobre este tipo de aparelhos?

obrigado

Boa tarde a todos,

Ontem ao fim de 30 anos de bons serviços penso que o aparelho de soldar lá de casa (ainda de transformador) queimou o primário. Estou a analisar a possibilidade de reparação, mas pondero também avançar com a compra de um inverter.

Considerando o tipo de uso que dou (esporádico) mas que poderei dar um uso mais "quente" (com eletrodos até 2,5mm, básicos ou de rutilo) nas reparações de alfaias agricolas, que marcas se recomendam?

Estive a ver as carateristicas destes

https://www.vito-tools.com/produto/vii170-inverter-de-soldar-170a

https://www.telwin.com/intl/pt/produtos/eletrodo-mma/815862-force-145-acx-helmet

https://www.lincolnelectric.com/nl-NL/Products/b18257-1

Qualquer um deles consigo a cerca de 180€ e não queria gastar mais que isso em conta o uso que dou.

Alguém com opinião formada sobre este tipo de aparelhos?

obrigado

O LIDL vai ter este... não sei se poderá ir de encontro ao que procuras:

https://www.panfleteiro.pt/lidl/novidades-a-partir-de-1502-de-quinta-feira-15-02-2024-18507/?page=3

Back