A minha ferramenta...

Fadjadjas

New member
Não resisti. Consegui meter a mão ao conjunto abaixo (mais 4 alicates que não estão nas fotos, 1 para velas e cabos e 3 para molas de travões...) por 100€... [br:)] Tendo em conta que o conjunto de roquete custa mais de 150€ novo, e que os preços de ferramenta de precisão é proíbitivo, não acho que fiz o negócio duma vida devido aos valores envolvidos, mas tenho aqui uma possibilidade de lucrar e bem. De qualquer maneira, espero que isto me de é €€€ a ganhar e pelo uso que lhe irei dar...
Aqui vai:
conjuntof.jpg

Caixa Roquete pequena:
cxaq.jpg

Micrometro e refractometro:
micrometro.jpg

Comparador:
comparador.jpg

Com tempo vou postando aqui mais umas coisas... Há ferramenta bem engraçada e eu adoro estas coisas. Decididamente, não posso estar fechado num escritório. Onde estou tem que haver cheiro de escape/ferodo/óleo/valvulina tudo misturado. Heaven!

Por momentos pensei que eras um voyer a abrir a gabardine [:D]

A tua "ferramenta" tem bom aspecto, tem ar de ter algum uso. [;)]

É tudo material de qualidade, mas o comparador e o refactrometro não sei para que servem.[:D]

Se quiseres explicar para que serve estás à vontade.[;)]

Olha que pensando bem este tópico até pode ser interessante para o pessoal mostrar as ferramentas/ equipamento que usa para as reparações nas maxines.
Eu que sou um adepto do "DIY" (faça você mesmo) acho que terei alguma coisa a aprender com este tópico.

Já agora deixo aqui uma opinião que já há muito tempo me anda na cabeça que é a ideia de criar um tópico do DIY no que respeita a trabalhos de manutenção, reparação, etc... visto que o fórum é gigante aposto que haverá users suficientes para alimentar um tópico destes.

É tudo material de qualidade, mas o comparador e o refactrometro não sei para que servem.[:D]

Se quiseres explicar para que serve estás à vontade.[;)]

Olha que pensando bem este tópico até pode ser interessante para o pessoal mostrar as ferramentas/ equipamento que usa para as reparações nas maxines.
Eu que sou um adepto do "DIY" (faça você mesmo) acho que terei alguma coisa a aprender com este tópico.

Já agora deixo aqui uma opinião que já há muito tempo me anda na cabeça que é a ideia de criar um tópico do DIY no que respeita a trabalhos de manutenção, reparação, etc... visto que o fórum é gigante aposto que haverá users suficientes para alimentar um tópico destes.

O tópico foi criado com essa intenção. Relativamente às questões:
O comparador não está completo. Falta a armação. Serve para medir empenos, p.ex, na cabeça do motor, discos de travão, volante de motor, entre outras.
O refractometro serve para verificar o estado (a que temperatura congela) o liquido de refrigeração e para verificar a acidez do liquido da bateria, a fim de aferir se esta ainda esta capaz de receber carga...
refn.jpg

Tens aí boa ferramenta.

Em minha casa o meu pai tem um arsenal de ferramenta mas é mais Facon e Stahlwille embora tenha por lá outras marcas que não me vêm agora à memória.

Acho que é uma lacuna enorme neste fórum não existir uma secção DYI. Os tópicos tinham era que começar todos com <Marca-Modelo-Motorização-Ano-Tipo de intervenção> de forma a facilitar a pesquisa. A secção Boxes acabaria por ser mais um consultório.

Eu com a Facom tenho tido más experiências. Desde ferramentas que partem, outras que empenam, os roquetes que deixam de funcionar... Tá bem que levam muita porrada até se queixarem, mas a Beta aguenta ainda mais (não estou a dizer que a Facom não presta, os outros é que fazem melhor, IMHO)
Mas lá está, se me oferecessem o mesmo conjunto pelo mesmo preço, da Facom, comprava igual... É também bom, mas não tanto.
Tenho é algumas coisas da Teng Tools. Bom compromisso preço/qualidade, mas se fores para a série profissional fica ela por ela com a Facom...

Esta tarde vou mudar o óleo e filtro ao w202. Vou fazer um post aqui. Depois logo vejo se vale a pena criar um tópico ou não. Tenho ainda um Corolla que tem IPO daqui a mês e meio. Esse não está a precisar da revisão, mas vou fazer-lhe uma vistoria "visual" e meter aqui umas fotos sobre o que se consegue ver sem ter que levantar o carro ou deitar-se por baixo do mesmo...
[;)]

Encontrei uma marca recentemente: Hazet
É o que as equipas da porsche usam, e tinha achado estranho não encontram uma marca de Ferramentas alemã!

Eu então devo ser muito mauzinho,porque adoro ver alguém de volta do meu carro a gemer,a suar e a *****-se todo de óleo.[:D]

Eu então devo ser muito mauzinho,porque adoro ver alguém de volta do meu carro a gemer,a suar e a *****-se todo de óleo.[:D]
tou com o vitorbarbosa nesta. Ainda bem que há cada vez menos gente a "atrever-se" a mexer no que quer que seja. E a não querer sujar as mãos [;)]. É fie cobrar 15€ para trocar uma lâmpada só porque, e passo a citar: "tenho que meter o braço na cava da roda e vou sujar-me". Fixe, melhor para mim!

O que eu disse é verdade,mas também é verdade que em novo gostaria de seguir mecânica,e não segui,e hoje as minhas articulações e vista não me premitem trabalhar com as mãos o que eu desejaria,mas mudar uma lâmpada no carro ainda mudo.[;)]

A "rebisaom" dos 190.000 Kms.

A "rebisaom" dos 190.000 Kms.

Como prometido, aqui fica:
10l de óleo sintético 10w40 Total;
Filtro de óleo;
Fitro de ar/habitáculo e de gasóleo foram trocados na revisão anterior. Depois de verificar os mesmo, decidi que não haveria necessidade dos trocar (data de fabrico do filtro de gasóleo é 04/2011, sendo que foi trocado aos 177.000 em 09/2011. Não há necessidade de o trocar, fica mais 10.000Kms que está bem assim. Com um bocado de sorte vai acabar por ser trocado quando trocar os tubos de retorno (que estão a perder um pouco de gasóleo)...

O nível antes da troca:
dscf4216o.jpg

Carro acabado de parar, motor desligado há cerca de 30s, tempo suficiente para ver o nível, dado a temperatura do motor.
Devo explicar que fiz mais 3.000km do que é suposto, para bater certo com os 190mil kms.

Tirando a tampa do óleo e a ver as correntes e polias das árvores de cames (2, 16v, coisa rara em diesel na altura em que saiu para o mercado):
dscf4217l.jpg

O(s) tubo(s) de retorno com fuga:
dscf4218d.jpg

Já sabia que estavam assim. Já tenho o tubo e tal, mas esqueci-me dele no outro carro, que ficou à porta de casa. [8b]

Vamos lá desapertar o filtro:

dscf4220c.jpg

Como não tenho nenhuma 32 (só uso de quando a quando, ainda não se justificou a compra duma chave com este tamanho), nem nenhum daqueles conjuntos de chaves de filtros, saiu com a bela chave de cinta. Pensei que fosse br*ch€, mas o mecânico anterior foi simpático e deixou o filtro apertado como deve ser. Uma vez descolado, saiu à mão.
Como vêm, tive que tirar o tubo de ar da admissão, que está neste lindo estado:

dscf4221q.jpg

Vivam as EGR. Estão a imaginar a nhaca que vai dentro da admissão de um turbinado? É que um turbo, quer queiram quer não, deixa sempre passar óleo. Este misturado com o carvão dos gases escape, cria uma massa pegajosa que chega a roubar metade do volume do colector de admissão. Quando trocar os tubos, vou desmontar o colector e dar-lhe uma boa limpeza. Parecendo que não, aquele tubo deve estar com quase menos 5mm de diametro. Acreditem, uma boa limpeza ao sistema de admissão de ar a cada 100kKm não faz mal nenhum, pelo contrário.

Depois de tirar 4 parafusos de 8mm, cheguei ao cárter, que está com este aspecto:
dscf4223.jpg

Eh páh, não pinga para o chão, mas sou comichoso com estas coisas. O meu pai tem um carro com mais 100kKm que este e não tem uma fuga visivel (tem uma invisivel que, dado a localização e M.O. envolvida, por enquanto, não vale a pena lá ir mexer: retentor da cambota, lado da cxa de velovidades.)
Outra, o bujão estava apertado até mais não. Pah, o mecânico fez bem no filtro, mal no bujão. Ainda por cima o cárter é em aluminio..
dscf4224w.jpg

Como um gajo prevenido vale por dois, já tava a contar com isto (é daquelas coisas que um gajo, depois de uns anos a mexer, já sabe que é assim):
dscf4228m.jpg

Da próxima, se não o conseguir tirar, own fault!

Continuando, o escolhido:
dscf4230n.jpg

Comprei 10l, quase 60€, ainda fiquei com 3.5l. Dá para os reatestos e, para a próxima, só compro 5l. O barulho do carro ficou logo outro. A suavidade do motor também. [:cool:]

5l foram duma vez, logo à bruta, verificando o nível novamente:
dscf4231u.jpg

Ainda falta para ficar a nível, mas já trabalha. Assim fiz, trabalhou um minutinho, assentou mais um minuto e levou com mais um litro...
Quando cheguei a casa:
dscf4236b.jpg

Levou mais 0.5l e ficou no ponto. [;)]
Já agora, a cor desse óleo, que fez pouco mais de 10kms, é uma das coisas que me irritam em carros a gasóleo. De aspecto já parece queimado. Bah, tractores...

Material:
Chaves de caixa: 13mm; 8mm, 32mm;
Roquete pequeno e médio;
Chaves de fendas (para retirar os vedantes do filtro velho);
Chave phillips, para remover as abraçadeiras do tubo de admissão;
Macaco de rodas de 2t;
1 perguiça;
1 recepiente para o óleo velho (eu tenho um bidão de 200l que mando vazar quando está a cerca de 80% da capacidade. Tenho um amigo que trabalha no sitio certo, portanto 0 problemas ambientais;
luvas de latex (eu meto sempre o primeiro par, depois esqueço-me e, quando dou por mim, tenho as mãos todas c@g@d@s...
óleo qb e, é claro, o filtro. Comprei Framm.

A próxima serão os tubos de retorno, talvez ainda esta semana... Depois posto.

Bom trabalho e bem documentado.

Uma dica: esse óleo não é sintético mas sim semi sintético, e na texoleo custa 44€ 10l, podes poupar uns trocos na próxima.

Também acho boa ideia usar as 2 preguiças de maneira a nivelar mais o carro na hora de trocar o óleo.[;)]

Bom trabalho e bem documentado.

Uma dica: esse óleo não é sintético mas sim semi sintético, e na texoleo custa 44€ 10l, podes poupar uns trocos na próxima.

Também acho boa ideia usar as 2 preguiças de maneira a nivelar mais o carro na hora de trocar o óleo.[;)]

Na embalagem: 100% synthetic,(minto diz base sintética) . Onde comprei, ao lado estava o "semi", também 10w40 -- confirmei agora com o gajo onde comprei o óleo que é mesmo semi. Existem é, pelo que ele me disse, embalagens diferentes do Classic. Umas dizem semi-sintético, outras dizem base sintética (o que pode induzir em erro e eu, aqui estou, a dar o braço a torcer. De qq forma a norma era o que interessava) [;)]
A preguiça foi só por segurança. Levanto o carro, preguiça primeiro, depois eu. Faço o que tenho a fazer e baixo novamente o carro enquanto o óleo escorre, portanto está nivelado.

Last edited:
Back