A "rebisaom" dos 190.000 Kms.
A "rebisaom" dos 190.000 Kms.
Como prometido, aqui fica:
10l de óleo sintético 10w40 Total;
Filtro de óleo;
Fitro de ar/habitáculo e de gasóleo foram trocados na revisão anterior. Depois de verificar os mesmo, decidi que não haveria necessidade dos trocar (data de fabrico do filtro de gasóleo é 04/2011, sendo que foi trocado aos 177.000 em 09/2011. Não há necessidade de o trocar, fica mais 10.000Kms que está bem assim. Com um bocado de sorte vai acabar por ser trocado quando trocar os tubos de retorno (que estão a perder um pouco de gasóleo)...
O nível antes da troca:
Carro acabado de parar, motor desligado há cerca de 30s, tempo suficiente para ver o nível, dado a temperatura do motor.
Devo explicar que fiz mais 3.000km do que é suposto, para bater certo com os 190mil kms.
Tirando a tampa do óleo e a ver as correntes e polias das árvores de cames (2, 16v, coisa rara em diesel na altura em que saiu para o mercado):
O(s) tubo(s) de retorno com fuga:
Já sabia que estavam assim. Já tenho o tubo e tal, mas esqueci-me dele no outro carro, que ficou à porta de casa. [8b]
Vamos lá desapertar o filtro:
Como não tenho nenhuma 32 (só uso de quando a quando, ainda não se justificou a compra duma chave com este tamanho), nem nenhum daqueles conjuntos de chaves de filtros, saiu com a bela chave de cinta. Pensei que fosse br*ch€, mas o mecânico anterior foi simpático e deixou o filtro apertado como deve ser. Uma vez descolado, saiu à mão.
Como vêm, tive que tirar o tubo de ar da admissão, que está neste lindo estado:
Vivam as EGR. Estão a imaginar a nhaca que vai dentro da admissão de um turbinado? É que um turbo, quer queiram quer não, deixa sempre passar óleo. Este misturado com o carvão dos gases escape, cria uma massa pegajosa que chega a roubar metade do volume do colector de admissão. Quando trocar os tubos, vou desmontar o colector e dar-lhe uma boa limpeza. Parecendo que não, aquele tubo deve estar com quase menos 5mm de diametro. Acreditem, uma boa limpeza ao sistema de admissão de ar a cada 100kKm não faz mal nenhum, pelo contrário.
Depois de tirar 4 parafusos de 8mm, cheguei ao cárter, que está com este aspecto:
Eh páh, não pinga para o chão, mas sou comichoso com estas coisas. O meu pai tem um carro com mais 100kKm que este e não tem uma fuga visivel (tem uma invisivel que, dado a localização e M.O. envolvida, por enquanto, não vale a pena lá ir mexer: retentor da cambota, lado da cxa de velovidades.)
Outra, o bujão estava apertado até mais não. Pah, o mecânico fez bem no filtro, mal no bujão. Ainda por cima o cárter é em aluminio..
Como um gajo prevenido vale por dois, já tava a contar com isto (é daquelas coisas que um gajo, depois de uns anos a mexer, já sabe que é assim):
Da próxima, se não o conseguir tirar, own fault!