A minha futura vivenda [ajuda, que aquecimento?]

citação:Originalmente colocada por eu

Que tipo de isolamento estás a prever? E que tipo de portas e janelas?

O isolamento será parede dupla (caixa de ar) com Poliestirenos extrudidos ou expandidos ou projectados.
Na caixa de ar leva a espuma projectada (Poliestirenos extrudidos ou expandidos ou projectados) e em cada parede exterior leva 4 respiradores (1 a cada canto da parede) para o ar circular na caixa de ar. Tenho um amigo que tem este tipo de isolamento na casa e até hoje funciona muito bem, a casa tem 4 anos.

A nível de janela, serão de vidro duplo e térmico. Em relação às portas não sei, o que aconselhas?

Em termos de isolamento há agora uma tecnologia que permite ainda melhores resultados: isolamento pelo exterior. Basicamente são fixadas placas de material isolante no exterior das paredes, isolando também os pilares e lajes. Estas placas são depois cobertas por fibra de vidro e por um material de acabamento.

As vantagens são imensas: melhor isolamento, ausência de pontes térmicas, ausência de rachadelas nas paredes. Em termos de preço deve ser semelhante.

Quanto a portas e janelas, além do vidro duplo (ou triplo) há que considerar os mecanismos de fecho/isolamento. As portas e principalmente as janelas devem evitar por COMPLETO a entrada/saída de ar.

De nada serve ter janelas com vidro duplo se depois existem perdas térmicas pela sua estrutura ou de deixam entrar ar do exterior.

Na minha opinião, cada euro gasto no isolamento é um investimento para toda a vida.

citação:Originalmente colocada por eu

Em termos de isolamento há agora uma tecnologia que permite ainda melhores resultados: isolamento pelo exterior. Basicamente são fixadas placas de material isolante no exterior das paredes, isolando também os pilares e lajes. Estas placas são depois cobertas por fibra de vidro e por um material de acabamento.

As vantagens são imensas: melhor isolamento, ausência de pontes térmicas, ausência de rachadelas nas paredes. Em termos de preço deve ser semelhante.

Quanto a portas e janelas, além do vidro duplo (ou triplo) há que considerar os mecanismos de fecho/isolamento. As portas e principalmente as janelas devem evitar por COMPLETO a entrada/saída de ar.

De nada serve ter janelas com vidro duplo se depois existem perdas térmicas pela sua estrutura ou de deixam entrar ar do exterior.

Na minha opinião, cada euro gasto no isolamento é um investimento para toda a vida.

Obrigado pelas dicas!;)

Tens toda a razão!!

Quanto a isolamentos projectados, sou um pouco contra. Eu quando projecto mete um isolmaneto de 5cm em placa. Pq o projectado tanto pode ter 6cm numa zona como 1cm noutra... Nunca fica a 100% pq os empreiteios gostam de poupar. as placas têm sempre 5cm e acabou.

Quanto ao isolamento por fora, é uma outra técnica tão válida como a 1ª. É uma opção a ter em conta.

Quanto ao estilo da casa, não é uma casa que eu goste, mas gostos não se discutem.

Quanto á chaminé ser alta, as chaminés tb têm regras e têm de estar (se não estou em erro) 50cm acima do ponto mais alto do telhado... Por isso é que em casas deste tipo por vezes as chaminés são demasiado altas.~

Quanto a aquecimento, eu sou fã do Ar condicionado, tanto dá fresquinho no verão, como quente no inverno. Podes sempre meter uns paneis solares que já ajudam nem que seja para aquecimento de águas de banhos.

Dúvidas já sabes, o pessoal ajuda no que sabe ou pode.

Voltar
Superior