A moda da marmita

LUSOPOWER

New member
São cada vez mais os portugueses que levam as refeições para o trabalho.

Os cortes nos subsídios de alimentação e toda a conjuntura económica trouxeram a «moda da marmita», que tem mais adeptos a cada dia que passa.

Não é um hábito que agrade a todos, mas é um dos cortes que muitos portugueses optaram por fazer.

Refeições fora, agora, só muito esporadicamente.

Os refeitórios e bares já se adaptaram a esta realidade e estão munidos de tudo o que é necessário para receber estes clientes que vêm para almoçar, mas não para gastar.

A crise, mais uma vez a crise, é apontada como culpada. É que não há salário que resista a refeições fora todos os dias. Se o mês tiver cinco semanas e fazendo as contas a essa baixa média de seis euros por refeição, podem poupar-se 150 euros por mês.

E foi por haver cada vez mais pessoas a levar a refeição para o trabalho que surgiram a Michelle, a Christy, a Nicole e a kate, entre outras. Não, não são mulheres, mas são para mulheres. Podem parecer malas de senhora, mas também não são.São lancheiras sem aspecto de lancheiras.

A empresa que as vende online surgiu porque os fundadores também levavam as refeições para o trabalho. Há «lancheiras de luxo», como são chamadas no site, para todos os gostos e para qualquer pessoa. Lancheiras com preços entre os 20 e os 35 euros.

Com apenas três meses e meio de vida, a empresa de vendas online já recebe uma média de seis a sete encomendas por dia. Antes eram só mulheres, agora os homens também procuram este tipo de produtos.

A «moda da marmita» pegou e parece ter vindo para ficar.

A «moda da marmita» > Sociedade vídeos > TVI24

E vocês, já alinharam nesta "moda"?

Achei curiosa esta reportagem. Até já há marmitas de luxo e lancheiras disfarçadas de malas de senhora para pessoas que não querem perder o "status" [:D]

cheira me que fizeste repost, mas eu apoio te. Isto para mim não é moda, é o normal e a razão mais forte nem é a economia

É algo normal no estrangeiro... naqueles paises ricos...

Eu não faço isso porque chego tarde a casa e saio cedo, e não dá para fazer comida para levar, e sandes, tem de ser com paposecos/pão do dia que sem sair de casa é dificil de arranjar.

Mas ainda tenho esperança de arranjar uma cozinheira [:D], a brincar a brincar no meu caso seria uma poupança de 100euros/mês.

É algo normal no estrangeiro... naqueles paises ricos...

Eu não faço isso porque chego tarde a casa e saio cedo, e não dá para fazer comida para levar, e sandes, tem de ser com paposecos/pão do dia que sem sair de casa é dificil de arranjar.

Mas ainda tenho esperança de arranjar uma cozinheira [:D], a brincar a brincar no meu caso seria uma poupança de 100euros/mês.

É verdade.Na empresa onde estou agora quase todos levam comer de casa, incluindo eu.

cheira me que fizeste repost, mas eu apoio te. Isto para mim não é moda, é o normal e a razão mais forte nem é a economia
Repost? não vi nenhum tópico relacionado com isto.

Para mim também é normal. Evita-se gastos desnecessários não apenas na comida de fora, como também em certos casos com combustiveis.

Last edited:
É verdade.Na empresa onde estou agora quase todos levam comer de casa, incluindo eu.

Em Portugal sempre houve "aquela" tradição dos almoços bem regados e demorados, na tasca ao lado, que em Portugal sempre foram relativamente baratas, ao contrário dos paises "ricos" onde comer fora é realmente caro e só se faz em ocasiões especiais.

Em parte é o motivo para termos 3vezes mais cafés/restaurantes que a média da UE.

Mas parece que as coisas estão a mudar, já sei de várias empresas que estão a reduzir o tempo de almoço.

Eu normalmente almoço por 5.50€ ( prato + bebida + café ) logo não sei até que ponto compensará trazer o comer de casa.

Mas existe lá pessoal que trás o comer de casa. Não tenho nada contra isso, muito pelo contrário. Muito provavelmente irei nalguns dias começar a trazer o comer de casa, mas aquela horinha em que se sai da empresa e se vai almoçar é muito boa. [:cool:]

Mais um que anda de tupperware todos os dias. Levo-o na mochila que sempre uso no dia-a-dia.

Além de não gastar dinheiro, como melhor e sei que é de confiança!

Eu normalmente almoço por 5.50€ ( prato + bebida + café ) logo não sei até que ponto compensará trazer o comer de casa.

Mas existe lá pessoal que trás o comer de casa. Não tenho nada contra isso, muito pelo contrário. Muito provavelmente irei nalguns dias começar a trazer o comer de casa, mas aquela horinha em que se sai da empresa e se vai almoçar é muito boa. [:cool:]

Faz as contas [;)] vais ter uma surpresa.

Faço isso há vários anos, mas também comer fora algumas vezes, seja por contingências de trabalho, ou para apanhar ar.

Concordo com o Hecho. Em Portugal ainda vai dando para se comer barato sentado à mesa de faca e garfo, o que não acontece noutros países. Por outro lado em países como Inglaterra, Holanda, Rússia, Alemanha, e provavelmente muitos outros cujos hábitos desconheço as pessoas não ligam muito ao almoço. Comem grande pequenos almoços em casa, vão comendo snacks ao longo do dia, e o almoço é só mais um desses snacks. E depois a questão de se fazer refeições mais saudáveis não é assim tão linear. Em Londres via muita gente a comer da marmita, mas o que de lá retiravam era muitas vezes sandes pré-feitas de carne frita compradas no supermercado ao fim de semana, coisas que de saudável não têm assim tanto.
Acredito que a tendência em Portugal será cada vez mais a de ir por aí, mas sinceramente acho que se está a perder uma das boas coisas que o nosso país ainda tem.

E vocês, já alinharam nesta "moda"?
Sim, fizemo-lo durante 16 anos, pois trabalhávamos a uns 50km de casa e cada um levava a sua refeição.
Poupava-se, comíamos aquilo que nos fazia bem e sabíamos o que estávamos a comer – comida do lume confecionada em casa e fruta, e nada de sandes e afins.

Havia alguns colegas de profissões e funcionários que olhavam com desdém, mas como eu acho que vergonha é roubar ou mostrar ser-se aquilo que não se é (coisa típica do português), estive-me nas tintas.

Mais. Noutros países este género de comportamento é levado na boa pelos mesmos motivos que evidenciei.

Com o nosso clima até se podia começar a fazer como em Inglaterrea , Escocia, Irlanda ... No horario de almoço é ver a malta toda a abancar no jardim e almoçar ali mesmo ...
Até fica dificil arranjar um spot para se sentar.

Mas nós somos um povo de show off ... fica mal fazer tal coisa ! Como diz a outra "Odeio Pobre" !

No meu caso pessoal felizmente posso vir a casa almoçar ... mas caso contrario iria usar a marmita sem qualquer problema.

Back