A nossa juventude é ignorante?

Depende do que se considera cultura. É saber de tudo um pouco? É saber muito de uma coisa e pouco do resto? É saber tudo de tudo?

No tempo dos meus avós também se ensinava na primária os rios de Portugal, seus afluentes, caminhos de ferro e todas as paragens.

E eu pergunto, para quê?

Conheço uma senhora com 74 anos que sabe os ossos da cabeça que lhe ensinaram na primária escola há mais de 60 anos. São uns não sei quantos ossos acabados em "oide". É bonito. Mas no ano passado não sabia que o bacalhau era um peixe. E é daquelas que diz à boca cheia que antigamente a escola é que era, muito difícil. [:D] Acha-se mais esperta que os outros.

Enfim.

Há ignorantes de todas as idades, como sempre houve e sempre irá haver.

Mas se calhar agora são cada vez mais...

Sempre ouvi dizer que o conhecimento não ocupa espaço mas também estou farto de ouvir chamar "cultura geral" a uma série de coisas que não servem para nada.

Num mundo em constante evolução e com cada vez mais informação para adquirir, é normal que haja mais selectividade naquilo que cada um escolhe aprender e nas áreas de conhecimento às quais dedica o seu tempo.

Porventura no passado não era assim, pelo que se criou uma ideia de que todos devemos ter uma série de conhecimentos em comum, ideia que acho fazer pouco sentido na actualidade.

Isso é inerente à juventude, é sempre ignorante em qualquer momento da história. Pelos menos é o que pensam os que não são jovens.

Já o meu pai dizia isso de mim, e eu digo do meu filho e ele há de dizer dos filhos dele se Deus quiser.

É daquelas coisas, nós pensamos sempre que somos os melhores do mundo e no nosso tempo é que era e os outros são sempre uns burros, é a nossa perspectiva egocêntrica. [:D]

Os jovens de hoje foram educados pelos "jovens" da geração anterior. Se querem apontar o dedo para os de hoje, apontem para os de "ontem".

As coisas não podem ser vistas assim. Há muitos anos atrás certas matérias eram dadas como cultura geral. Hoje em dia essas matérias estão ultrapassadas e os jovens da actualidade saberão o equivalente em áreas mais de acordo com a sua realidade actual. Ou estariam à espera que os jovens soubessem as coisas dos seus avós, pais e ainda as que hoje em dia são consideradas banais (mas que os seus pais e avós não sabem) ??
Isto tudo depende da perspectiva e achar que uma alguém é ignorante só porque não sabe algo básico no ponto de vista de outro é redutor.

O meu pai sabe (sabia) todos os rios e caminhos de feroo e respectivas estações e apeadeiros do Portugal continental e ultramarinas. Mas não sabe mexer num computador ou telemóvel.
Sempre se gabou por saber disso, mas não vejo grande interesse nesse tipo de cultura geral. Já o mexer em tlms ou computadores é outra história

O meu pai nem um vídeo conseguia programar (quanto mais um computador). Telemóvel usava para fazer chamadas... Mas, sinceramente, não estou a ver o que é que isso tem que ver com o tema do tópico.

O meu pai nem um vídeo conseguia programar (quanto mais um computador). Telemóvel usava para fazer chamadas... Mas, sinceramente, não estou a ver o que é que isso tem que ver com o tema do tópico.

O conhecimento pode ser também compreendido como a capacidade de mexer nas novas tecnologias que permitem adquirir facilmente esse conhecimento.

Não, pelo contrário...

A criança portuguesa é excessivamente viva, inteligente e imaginativa. Em geral, nós outros, os Portugueses, só começamos a ser idiotas - quando chegamos à idade da razão. Em pequenos temos todos uma pontinha de génio.

Eça de Queiroz
Como é que, sendo as crianças tão inteligentes, a maior parte dos homens é tão estúpida? Deve ser fruto da educação.

Alexandre Dumas

O meu pai sabe (sabia) todos os rios e caminhos de feroo e respectivas estações e apeadeiros do Portugal continental e ultramarinas. Mas não sabe mexer num computador ou telemóvel.
Sempre se gabou por saber disso, mas não vejo grande interesse nesse tipo de cultura geral. Já o mexer em tlms ou computadores é outra história

O teu pai é capaz de saber fazer raparações eletricas, de canalizações e de construção civil e tu és capaz de não saber.

O conhecimento pode ser também compreendido como a capacidade de mexer nas novas tecnologias que permitem adquirir facilmente esse conhecimento.
Pois, mas nas gerações mais antigas (aliás, que diabo, até certa idade até na minha! [:D]) não era com recursos as essa tecnologias que se adquiria conhecimento.

Apenas que o conhecimento é uma coisa muito vasta e é impossível para um só ser humano saber tudo o que a humanidade sabe colectivamente, ou sequer perto disso.

É preciso escolher as coisas que se aprende, e de facto saber usar um computador hoje em dia é muitíssimo mais útil e importante do que conhecer os rios todos de Portugal. O primeiro é necessário até do ponto de vista profissional, o segundo é mera curiosidade com zero de utilidade prática. Nem conhecer os principais rios do mundo tem grande utilidade, quanto mais conhecer em pormenor todos os rios de um país que é um grão de areia no panorama global.

Cada vez sou mais da opinião que "antigamente" perdia-se muito tempo na escola a aprender coisas completamente inúteis, e a ser formatado para pensar que aquilo era importante para alguma coisa. Vai perguntar às pessoas que fizeram essa grande "quarta classe" (um feito que até dava direito a medalha) e decoraram essa informação toda de que é que isso lhes serviu, e se hoje não viveriam melhor se tivessem perdido umas horas por semana a aprender a trabalhar com um computador em detrimento de decorar tanta inutilidade.

Last edited:

Não tens? Eu tenho. Uma pessoa minimamente inteligente e culta tem necessidade de investigar e investir no saber. A internet tem muita coisa. Conheço poucos, mas alguns idosos que têm tablet's e até usam redes sociais como o facebook. Uma das características de uma pessoa culta é sem dúvida uma pessoa interessada em conhecer novas coisas. A tecnologia é fundamental.

Moral da história, um tipo como o meu pai, porque não ligava a computadores e telemóveis (e gravadores de vídeos, acrescente-se! [:D]) não era certamente lá muito inteligente ou culto.

Olha, hoje aprendi uma coisa nova! [:D][;)]

Se fosse só o conhecimento!
Hoje em dia para seres aceite num grupo, não seres o mais inteligente da turma, para seres o rei, basta que sejas o que bebes mais cerveja á noite e que sejas o mais palhaço etc etc.

Qual é a diferença para há 10 ou 20 anos? [:D]

Creio que hoje há um acesso tal à informação que acabam, na maioria, por não filtrar e reter nada. Sabem também que com alguma rapidez tem acesso à informação e vivem mais no imediato.

Preocupa-me mais a forma como alguns são educados, que depois é refletido na sua atuação em sociedade.

A ver se me faço entender melhor.

A ideia que defendo é que não se pode utilizar a facilidade com que se usa computadores e telemóveis como termo de comparação entre gerações pela simples razão de que essas são ferramentas de existência muito recente. :)

Back