citação:
Originalmente colocada por Luis Capelo
citação:Originalmente colocada por Indigo
Não te esqueças que o fruto proibido é sempre o mais apetecido.
dass... e fumar serve para quê?
- faz mal
- cheira mal
- é caro
nunca percebi porque é que aparentemente é "fixe" fumar. é mas é uma valente *****. só fala bem quem já é viciado... a esses é obvio que faz bem: se não fumarem dá ressaca - e quando fumam alivia a dor da ressaca.
O problema é exactamente esse. Li sobre isto e de facto admito que é assim que funciona (É, em parte, a história da minha vida como fumador).
É-nos metida a ideia na cabeça que fumar é "fixe". Uma "lavagem ao cérebro" subtil que começa desde muito muito cedo e está em todo o lado, desde a televisão até ao simples fumador que puxa do cigarrinho depois do almoço e parece desfrutar de um enorme prazer (como eu).
Toda a gente sabe também que o cigarro faz mal mas também toda a gente sabe que um cigarro não mata ninguem. Nem 20 cigarros. A maioria das pessoas não morre devido ao tabaco por fumar durante uma década. Um jovem que começa a fumar entende a coisa da forma que expliquei. Vai daí, começa a fazer um enorme esforço para ficar viciado nesse veneno. Eu fiz: o primeiro cigarro que fumei inteiro(devia ter 15 ou 16 anos) deu-me umas tonturas terríveis que duraram o dia todo. Vómitos, etc. Mais tarde, voltei a experimentar, desta vez fumando "socialmente". Não custou tanto. Mas aquilo não sabia lá muito bem.
Precisamente por saber mal, nunca acreditamos que podemos ficar viciados naquela coisa. Continuamos assim a fumar "socialmente" até que um dia descobrimos que não conseguimos passar a vida sem
ter sempre connosco um maço de cigarros.
No que toca à ressaca, não é verdade que a falta de nicotina dê ressaca. Dá uma sensação de vazio que o fumador automaticamente entende como
vontade de fumar um cigarro. O certo é que a nicotina abandona o corpo com rapidez. Daí, quando os níveis baixam, precisarmos de um cigarro e o
vício físico é perpetuado. Mas não há ressaca, pelo menos num fumador normal. Se houvesse ressaca (como num heroinómano, sei lá...), acordaríamos a meio da noite com vontade de fumar um cigarro. Ou melhor, com
necesidade de fumar um cigarro.
O grande problema é mesmo o vício psicológico. O medo que a vida não seja tão agradável sem cigarros. O estar convencido que a vida não dá prazer sem cigarros.
O vício físico é facílimo de curar: Basta não fumar, o vício físico desaparece tão rapidamente que ao fim de 3 semanas não há vestígios nenhuns dele. Ao fim de 2 ou 3 dias, já quase nem há aquela sensação de vazio que o fumador associa ao "quero um cigarro". Nunca há dor física nem nada que se pareça.
O Vício psicológico, esse sim, é mais lixado de se combater (pelo menos só com a força de vontade).
cumps