A Qualidade do Clio III...

Tive logo grande empatia qd o Clio III saiu, para mim uma das melhores opções do segmento! Já conduzi um e curti muito, seguro, confortável, mto equipamento, silêncio de bordo e motor a gasóleo upa upa...o Astrita em baixas se tivesse a mesma desenvoltura q o Clio tinha mais carro[:D] . É a mais pura das verdades

LOL estava moribundo?

Sim, na minha opinião, sim.

entao o que dizer do ibiza ou do polo?

Não é que tenha alguma coisa a ver com o assunto aqui discutido mas já que os trouxeste ao barulho, sim, acho que qq uma dessas soluções eram melhores que o clioII.

Situação que acaba por ser natural dada a antiguidade do projecto clioII, por alguma razão Polos e Ibizas ainda competem no mm mercadoque o clioIII muito embora, naturalmente já não estejam à altura.

Tinha maus motores?

Tirando os "sucessos" dos 1.5dci (q não quero comentar se eram bons ou não...) a gama não tinha nenhuma motorização que se destacasse... O 1.2 de 75cvs era uma lesma qd comparado com o 1.2 utilizado nos Puntos e nos corsas.

tinha ma qualidade?

Nos interiores? Não direi má qualidade mas era fracote... então aquele de nem sequer conseguirem alinhar o volante com os pedais era bestial.

O clioII (o I era igual) oferecia das piores posições de condução que conheço.

mau preço?

Em final de vida tb era o que faltava... POr isso, aqui dou-te razão, tinha preços coompetitivos.

Já o novo, tem preços... arrepiantes.

mau equipamento?

Como em qq marca, dependia das versões.

por acaso tenho boa ideia do clio... e de todos os que conheço o único que achei com melhor qualidade foi o 207.

Sim, na minha opinião, sim.

Não é que tenha alguma coisa a ver com o assunto aqui discutido mas já que os trouxeste ao barulho, sim, acho que qq uma dessas soluções eram melhores que o clioII.

Situação que acaba por ser natural dada a antiguidade do projecto clioII, por alguma razão Polos e Ibizas ainda competem no mm mercadoque o clioIII muito embora, naturalmente já não estejam à altura.

Tirando os "sucessos" dos 1.5dci (q não quero comentar se eram bons ou não...) a gama não tinha nenhuma motorização que se destacasse... O 1.2 de 75cvs era uma lesma qd comparado com o 1.2 utilizado nos Puntos e nos corsas.

Nos interiores? Não direi má qualidade mas era fracote... então aquele de nem sequer conseguirem alinhar o volante com os pedais era bestial.

O clioII (o I era igual) oferecia das piores posições de condução que conheço.

Em final de vida tb era o que faltava... POr isso, aqui dou-te razão, tinha preços coompetitivos.

Já o novo, tem preços... arrepiantes.

Como em qq marca, dependia das versões.

Eu nao tou de acordo com nada o que escreveste, isto e daquelas discussoes que nao leva a lado nenhum. A nivel de qualidade ou mantagem nao esta ao nivel do Polo mas é melhor que o Corsa ou o 206. Trouxe o ibiza e o polo a baila porque sao carros que ja na altura em que lutavam com o Clio II eram ligeiramente inferiores a este, portanto se dizes isso do Clio imagino o que diras desses 2. O que é certo é que o Clio vendeu que se fartou.

O que é certo é que o Clio vendeu que se fartou.

Disso não há dúvidas.

E acredito que o novo seja outro sucesso, mais não seja porque há muitas emrpesas frotistas e rent a cars.

O clio é uma referência no segmento, creio que smp o será... agora não é isento de defeitos que, naturalmente, ganham mais importância com o passar dos anos.

Foi o que aconteceu com o clio II que teve uma vida longa, porventura, longa demais.

Nao ponho em causa a valiade do artigo, pois nao referenciaram os km feitos e em que condições.

Mas no entanto, admito que actualmente o clio é a proposta mais equilibrada no segmento dos citadinos. Na minha opinião a grande vantagem no clio (e tb da renault) é a relação preço/equipamento/qualidade.

Actualmente considero o clio e o corsa como os utilitários de referencia!!!

Já tive várias gerações de Clios: I ( 1.2, 1.4 e 1.9 ), II ( um 1.4 16v que ainda tenho, e que espero ter por mais uns anos ), e a minha irmã tem um Clio III ( 1.5dci Luxe Dynamique ). Tenho de concordar com muitas coisas no artigo.

Ainda hoje andei um pouco no Clio III, e de facto nota-se a evolução ( e eu, talvez a tentar convencer-me a não trocar o meu [:D] achava que não se justificava ). Tanto em termos de espaço ( aí nota-se bastante ), a nível de construção ( pelo menos na qualidade e solidez), insonorização, e equipamento. Comparado com o Megane, não noto diferenças abismais, muito pelo contrário. A direcção está melhor, tanto em relação ao Clio II como ao Megane.
Em termos de comportamento, não pude ver bem, mas nota-se a diferença de peso.

Até me sinto "em casa", já que muitos comandos são mesmo vindos do Megane [:D].

Achei curioso ler ( do que percebi do Francês ), que a minha irmã me falou qualquer coisa de o quadrante ficar temporariamente sem iluminação, se bem me lembro, me parecer estar ali escrita.

Portanto, acho que foi mesmo uma evolução.

Eu nao tou de acordo com nada o que escreveste, isto e daquelas discussoes que nao leva a lado nenhum. A nivel de qualidade ou mantagem nao esta ao nivel do Polo mas é melhor que o Corsa ou o 206. Trouxe o ibiza e o polo a baila porque sao carros que ja na altura em que lutavam com o Clio II eram ligeiramente inferiores a este, portanto se dizes isso do Clio imagino o que diras desses 2. O que é certo é que o Clio vendeu que se fartou.

Não acho que o Ibiza e o Polo ( se é que se deve andar a pôr estes 2 juntos, pois diferem, por exemplo o Ibiza utilizou algumas motorizações distintas do Polo,assim como a nível de montagem existem claras diferenças) tivessem sido ligeiramente inferiores, diria que estavam à altura ou melhores. Em motores diesel, por exemplo eram imbatíveis em prestações e consumos, em todas as versões tinham vantagem no preço de revenda, a construção não tinha nada de inferior e o interior, nos Polos era melhor conseguido. O Clio tinha um preço mais acessível ( em relação ao Ibiza pouco mais), mas desvalorizava rápido, tinha um trunfo no 1.2 com 75 cavalos, no chassis e na estabilidade que isso oferecia.
Aliás, dentro dos comparativos que vi, a maior parte era ganha pelo Polo.

Entretanto, as coisas mudaram o Clio de hoje está melhor e o Polo ainda agarrado ao passado, não foi alterado em aspectos importantes e portanto se o comparativo fosse entre os modelos actuais,dificilmente levaria a melhor, aliás, só com muito jeito...lol
O novo Polo ainda não saiu para competir com os seus renovados adversários.
De salientar que para o bem do consumidor, está com uma tarefa difícil.

Last edited:
na altura que tinha comprado o corsa em 2002 tinha ponderado tbm o clio. o que a estética afastou-o. se fosse hoje teria optado pelo clio. n so pela estética mas tbm pela qualidade k a meu ver deixou a opel ficar pra trás. o que nao quer dizer que n tenha deixado ficar antes.

Firefly said:
Em motores diesel, por exemplo eram imbatíveis em prestações e consumos, em todas as versões tinham vantagem no preço de revenda, a construção não tinha nada de inferior e o interior, nos Polos era melhor conseguido. O Clio tinha um preço mais acessível ( em relação ao Ibiza pouco mais), mas desvalorizava rápido, tinha um trunfo no 1.2 com 75 cavalos, no chassis e na estabilidade que isso oferecia.

Imbatíveis? Depende dos pontos de vista. O 1.4 para mim nunca o foi. E a agradabilidade, silêncio e vibrações?

Imbatíveis? Depende dos pontos de vista. O 1.4 para mim nunca o foi. E a agradabilidade, silêncio e vibrações?

O 1.4 tdi é um motor bem agradável de utilizar , muito fiável e muito económico.
Foi o primeiro a sair do género e só se torna mais barulhento a partir de certa velocidade. E o facto de ser barulhento a partir disso, não o torna pior, havendo até quem goste do seu trabalhar.

Boas.

Já fui buscar o novo clio e como tal já posso estabelecer alguma comparação ente o ClioII phI e o ClioIII.

No que se refere aos interiores o ClioIII leva clara vantagem quer na qualidade dos materiais, montagem e no design. O ClioIII é bastante mais cómodo e confortável, muito devido à sua insonorização fantástica.
No entanto refira-se que nem na versão dinamique se lembraram de incluir bancos com apoio lateral que se preze, neste ponto penso que o Clio II mesmo nas piores versões é superior.

Não gosto da direcção assistida electricamente, é boa para estacionar, ponto, acho também que os pedais têm um tacto muito leve. A conclusão que tiro disto é que com estas "inovações" pretenderam ajudar aqueles que conduzem mais desajeitadamente.

Quanto ao comportamento ainda não posso, como é óbvio, dar a minha opinião definitiva mas acho que este mantém a tradição dos antecessores mas parece-me que tem um pouco mais tendencia a soltar a traseira.

A nível de motorização entre o 1.2 16V que tinhamos e o novo 1.2 16v que temos cá em casa noto que este tem uma caixa substancialmente mais curta que camufla o peso acrescido desta 3ª geração. Fico-me por aqui.

Cumps.

EDIT:
Aproveito para dizer que acho que a opção mais racional neste segmento será o GPunto devido ao rácio preço/qualidade

Last edited:
Boas.

Já fui buscar o novo clio e como tal já posso estabelecer alguma comparação ente o ClioII phI e o ClioIII.

No que se refere aos interiores o ClioIII leva clara vantagem quer na qualidade dos materiais, montagem e no design. O ClioIII é bastante mais cómodo e confortável, muito devido à sua insonorização fantástica.
No entanto refira-se que nem na versão dinamique se lembraram de incluir bancos com apoio lateral que se preze, neste ponto penso que o Clio II mesmo nas piores versões é superior.

Não gosto da direcção assistida electricamente, é boa para estacionar, ponto, acho também que os pedais têm um tacto muito leve. A conclusão que tiro disto é que com estas "inovações" pretenderam ajudar aqueles que conduzem mais desajeitadamente.

Quanto ao comportamento ainda não posso, como é óbvio, dar a minha opinião definitiva mas acho que este mantém a tradição dos antecessores mas parece-me que tem um pouco mais tendencia a soltar a traseira.

A nível de motorização entre o 1.2 16V que tinhamos e o novo 1.2 16v que temos cá em casa noto que este tem uma caixa substancialmente mais curta que camufla o peso acrescido desta 3ª geração. Fico-me por aqui.

Cumps.

EDIT:
Aproveito para dizer que acho que a opção mais racional neste segmento será o GPunto devido ao rácio preço/qualidade

Muito interessante a tua descrição.
Bons kms!

Na fase de 1999 até 2002 não existia nenhum motor a Diesel de baixa cilindrada que concorresse directamente com o Polo 1.4 TDI que o batesse em performances e consumos...Clios 65cv, 206 70cv, Punto não havia, yaris houve salvo erro em 2001 (este sim já se batia bem!), C3 70cv, Corsa já era 1700...

Já para não referir a construção, por exemplo!Tive um Polo desses cá por casa, e já com 3 anos e quase 80 mil não tinha um único ruído parasita!!!Tenho um Clio II na família de 2004 (DCI 80cv), e os ruídos embora sejam poucos, aos 60 mil já marcam presença!E estamos a falar de um Polo de 2000!!!

É pena que a VAG tenha estagnado, mas de facto existiu uma fase algures entre 1998 e 2003 que a VAG não deu hipótese em campos de prestações, consumos e qualidade de construção!!!

Agora quanto ao Clio III, sim, existiu uma evolução muito notória. É muito mais robusto, mais seguro, maior,e, acima de tudo, melhor construído. Pessoalmente só não entrei ainda num 207, mas para mim o Clio é referência na construção dos utilitários, nem mesmo o Yaris II lá chega!!!O GP perde no aspecto de alguns materiais, embora o restyling traga um tablier macio e algumas melhorias no aspecto, principalmente o recurso a cores escuras tipo preto e carbono nos interiores (já era hora, diga-se de passagem...)!!!

tjose said:

Por acaso é verdade, sim.

nogueira_ribeiro said:
Na fase de 1999 até 2002 não existia nenhum motor a Diesel de baixa cilindrada que concorresse directamente com o Polo 1.4 TDI que o batesse em performances e consumos...Clios 65cv, 206 70cv, Punto não havia, yaris houve salvo erro em 2001 (este sim já se batia bem!), C3 70cv, Corsa já era 1700...

Tudo bem, é uma verdade, se o situarmos no tempo. Até porque os custos de desenvolvimento desse motor devem ter sido reduzidos, ao amputar o irmão maior. Mas não estaria na altura de o substituir? [;)]

firefly said:
E o facto de ser barulhento a partir disso, não o torna pior, havendo até quem goste do seu trabalhar.

Há gostos para tudo. Eu pessoalmente preferia ter uma betoneira a trabalhar ao meu lado [:D]

Por acaso é verdade, sim.

Tudo bem, é uma verdade, se o situarmos no tempo. Até porque os custos de desenvolvimento desse motor devem ter sido reduzidos, ao amputar o irmão maior. Mas não estaria na altura de o substituir? [;)]

Há gostos para tudo. Eu pessoalmente preferia ter uma betoneira a trabalhar ao meu lado [:D]

Realmente tem mesmo a ver. Uma betoneira com um 1.4 tdi. lool
Gostos ainda vá, agora isso nem comparação tem, é uma diferença gigante em poluição sonora.... Já agora para barulho existem outros tantos que fazem muito mais barulho e disso ninguém fala.

Atenção

Atenção

Qualquer teste a um carro francês numa revista francesa é facciosa, tal como o teste de um carro alemão numa revista alemã ou basta ler sobre a SEAT numa revista espanhola....

Cada um tem o direito a "escrever" como convêm....

Qualquer teste a um carro francês numa revista francesa é facciosa, tal como o teste de um carro alemão numa revista alemã ou basta ler sobre a SEAT numa revista espanhola....

Cada um tem o direito a "escrever" como convêm....

Pois olha que eu já vi algumas revistas francesas a cascar forte e feio na Renault [:p][;)]

Mas o carro independentemente do que se escreve não deixa de ser bom [kiss]

Back