A Tartaruga e a Lebre .....

Caixa essa que faz divergir do conceito de purismo. Tal como os auxiliares e estimulantes (dna) electrónicos e nao são poucos.

Ninguém sabe o setup que as marcas aplicam nos seus produtos quando fazem este tipo de testes, que no fundo nada mais são que meras manobras publicitárias.
Apenas se sabe as specs que as marcas querem que sejam publicitadas ( A tal conversa de carro Stock em tudo menos os slicks e tal :) )

A Seat até podia colocar o carro a debitar 400 cavalos em vez dos 280, colocar um setup de suspenção indicado para a pista em questão, reduzir peso com a aplicação de materiais mais leves do que a versão de produção....Enfim tanta coisa que pode ser alterada sem as pessoas saberem!

Isto é obviamente válido também para a Alfa com o 4C e para qualquer outra marca que adira a esta nova nova onda de "Benchmarking" sem regras para fins publicitários.

Só quando colocarem os carros de produção, com ou sem slicks, a serem conduzidos pelo mesmo gajo no mesmo dia, nas mesmas condições metereológicas é que se poderá tirar qualquer ilação de quem será mais rápido.

Até lá a única coisa que alguém pode retirar destes tempos é que a máquina publicitária da VW funcionou melhor que a da Fiat com a vantagem de ter vindo depois!

No mundo real carece de comprovação!

Agora se porventura for comprovada tal diferença de tempos em pista, de forma consistente com modelos de produção, nada mais é que algo que tem que ser encarado com normalidade.

Não é a 1ª vez, nem vai ser a última que um produto dito normal bate Desportivos ou Super Desportivos em pista (Sim convém realçar e saber que o 4c não foi o único puro desportivo cujo tempo em Nurburing foi batido por este anûncio da Seat).

Na vida real o 4c continuará a deixar para trás o Leon em todos os aspectos, exclusividade, aceleração, reprises, beleza, valor como objecto de colecção, etc.
Só não ganha na praticabilidade, mas não podemos ir por aí, até porque então não se vendiam Ferraris, Lambos, Porches, Bugattis etc e andava tudo de M5 ou M3 ou Quattroporte para levar os putos e as malas! Certo? :)

Mas esta questão dos tempos em pista e da comparação deste tópico entre carros desportivos puro sangue e modelos de mais baixo "pedigree", leva-me a pensar se num passado recente o gajo que comprava um MX-5 considerado na altura por diversas publicações o "Best Drivers Car" não o ia comprar, porque o Saxo Cup, sim o Saxo Cup era mais rápido em algumas pistas?
Ou quem comprava um Porsche Boxter ficar chateado porque o mesmo Saxo Cup o também iria bater em determinadas pistas!

Pior, em Portugal p.ex, o gajo que comprasse um Saxo Cup Comercial por uma dúzia de "tostões" e o preparasse com mais meia dúzia de "tostões" e depois ia para pista em slicks dar ratadas em carros de "milhões" como Ferraris e Porches, e tudo o que mexesse vindo de Itália ou da Alemanha que tivesse Cavalos no logotipo e mais de 3 centenas deles debaixo no capô......

Acham alguma vez que o tipo que comprava os tais Desportivos ou Super Desportivos com Cavalos no Logotipo de "milhões", desenvolvidos pelos melhores e mais bem pagos engenheiros alemães ou italianos ficava chateado porque o Cup "ratado" pelo mais humilde dos mecânicos e conduzido por um qualquer entusiasta do mundo automóvel sem bolsos recheados o ia bater num track day?

Última edição:
Italiaspeed,

o teu post é interessante. Mas Saxo Cup Comercial ? nunca tal ouvi [:D]

Em portugal foi vendida uma versão Comercial que era mais barata ainda que a de 5 lugares, mencionei esta versão, (Entre outros motivos que menciono mais abaixo) pelo menor preço de aquisição e a melhor facilidade em o prepares para bater super desportivos e o manteres street legal e a passar na IPO!

Ou seja era um comercial capaz de bater desportivos sem preparações [:D] A discrepância ainda era maior no que toca ao objectivo do veículo!

E com uma preparação bem pensada era um comercial capaz de bater Super Desportivos da mesma era!

E quando falo em preparações não falo em coisas descabidas e de "milhões", custaria menos do que mudar a embraiagem ou a suspensão de um Ferrari na marca!

Ou seja, mesmo a confirmar-se que o Leon de produção bate o 4c de forma consistente em pista, este tipo de coisas sempre ocorreram no mundo automóvel, vulgo, carros "baratos" e do "povo", baterem desportivos puro sangue em pista!

Dei o exemplo do Saxo Comercial por a meu ver ser ainda mais "rídiculo" o desnível de propósito do veículo, do que a comparação que fizeste neste tópico e também por ser um carro que ainda está bem presente na memória da maioria.

Mas poderia ir mais atrás na história automóvel e trazer à baila carros que fizeram o mesmo, como o Mini ou o próprio GTV 2000 da Alfa Romeo!

Última edição:
Quando entrarem num 4C, tenho a certeza que 90% muda de ideias em relação á qualidade do interior...
Para mim, com experiencia de ter entrado num 4C tenho a dizer que o interior é muito bom, muito desportivo, ergonomico, a posição de condução fantastica, para o tipo do carro que é o interior está a um excelente nivel! Depois de verem o carro e entrarem nele, vão finalmente perceber que um interior como o do Cayman pura e simplesmente não fazia sentido nenhum! Era como andar de fato e sapatilhas...
Aquele fundo em carbono, aquele "meio metro" do banco até ao limite da soleira, etc fazem sentir que estamos sentados num supercarro... Um interior de luxo sem carpete e tapetes não fazia grande sentido, então meter uma carpete a esconder aquele belo carbono ainda menos sentido faria! O carro é fantastico num todo...
Agora relativamente ao Leon, ainda o queria ver num Dyno... De certeza que o carro tem muiiiito mais que os 280cv que anuncia, ai para trás um user dava o exemplo de um Golf GTI de supostos 220cv e que debitava 265cv na banca, stock! lol

Última edição:
O argumento de que as marcas podem "aldrabar" os tempos do ring é valido, no entanto

Tanto a ALFA como a SEAT empenharam-se e divulgaram aos "7 ventos" os seus feitos, na verdade a ALFA até publicitou tal feito de forma mais enfática...

Logo a comparação passa a ser válida, até porque os dois utilizaram semi-slicks.

A minha conclusão é o que já disse antes: um hatch FWD com diferencial mecanico faz maravilhas no mundo real, e o Ring reflecte as condições do mundo real.

Mas sinceramente nem sei qual é o celeuma deste comparativo. Acho perfeitamente válido estas comparações e tem o seu "que" de didáticas. O MX-5 nunca foi um carro ultra veloz num circuito e não é por isso que o deixaria de comprar...

O argumento de que as marcas podem "aldrabar" os tempos do ring é valido, no entanto

Tanto a ALFA como a SEAT empenharam-se e divulgaram aos "7 ventos" os seus feitos, na verdade a ALFA até publicitou tal feito de forma mais enfática...

Logo a comparação passa a ser válida, até porque os dois utilizaram semi-slicks.

A minha conclusão é o que já disse antes: um hatch FWD com diferencial mecanico faz maravilhas no mundo real, e o Ring reflecte as condições do mundo real.

Mas sinceramente nem sei qual é o celeuma deste comparativo. Acho perfeitamente válido estas comparações e tem o seu "que" de didáticas. O MX-5 nunca foi um carro ultra veloz num circuito e não é por isso que o deixaria de comprar...

Bom Post

Voltar
Superior