A velocidade causa acidentes ?

citação:Originalmente colocada por amon293

é tudo uma questão matemática. Se considerarmos que quem passa mais tempo nas estradas tem maior probabilidade de ter um acidente, logo chegamos à conclusão que a velocidade é a melhor arma de combate à sinistralidade nas estradas, porque reduz o tempo nas mesmas, logo reduz também a sinistralidade nas nossas estradas.

é matemático...

Desculpa lá..... mas essa lógica é da batata mesmo.... é que até funciona ao contrario.... até aumenta o tempo passado nas mesmas...

Quanta á poll já foi quase tudo dito.... concordo com a maioria das opiniões até agora.... vão mais ou menos todas no mesmo sentido... por isso não se pode responder com sim ou não...

citação:Originalmente colocada por jacomiranda

Obviamente que sim.
Se temos a noção que a distância de uma travagem a 90km/h na média é de 30-40 metros... o que aconteceria se um acelera andar dentro da cidade a esta velocidade e de repente aparecer uma bola saltitante no meio da estrada? Culpa da criancinha que costuma aparecer atrás da bola? [xx(][xx(][xx(][xx(]

Ehr... sim!?

Obviamente sou contra andar a velocidades elevadas dentro de localidades, mas se eu for a 90 e um peão de repente lembra-se de atravessar a rua sem olhar, a culpa é minha porquê?

citação:Originalmente colocada por Vanquish

Eu não respondi á poll pois o amigo João Dias sabe bem que a resposta a esta pergunta não é tão linear como um "sim" ou "não".

Um acidente pode ser provocado exclusivamente por velocidade excessiva, como pode ser provocado por uma infinidade de outros factores que não a velocidade.

Pessoalmente, face ao que venho constatando em vários anos de trabalho, sou de opinião que a maioria dos acidentes é provocada por outros factores que não a velocidade excessiva (manobras perigosas, desrespeito pela sinalização, etc).

Naturalmente que a velocidade excessiva potencia o risco de ocorrência de acidente e o agravamento das suas consequências.

Ou seja, se um condutor desrespeita grosseiramente a sinalização que lhe é dirigida (um STOP por exemplo) e entretanto se aproxima outro condutor a velocidade substancialmente superior á permitida para o local, é muito mais provável que ocorra um acidente do que se esse condutor circulasse a velocidade adequada.

No entanto, a origem primeira do acidente está, quanto a mim, essencialmente no desrespeito pela sinalização do primeiro condutor.

Relativamente ás consequências, é óbvio que quanto maior for a velocidade, mais gravosas estas serão, isso é indiscutivel.

Mas mais uma vez digo, se as pessoas conduzissem com a plena consciência de que têm um automóvel sob a sua direcção, com o civismo exigivel numa vivência em sociedade, com o bom senso que nos devia caracterizar a todos, certamente que a sinistralidade seria inferior e as suas consequências menos gravosas.

Cumprimentos

Subscrevo!

E também não votei pelas mesmas razões ;)

A velocidade causa acidentes no sentido em que se toda a gente estiver parada não vão haver acidentes automóveis... mas tem de ser toda a gente.

A minha resposta foi não porque a velocidade não é uma causa primária de acidentes na maior parte dos casos embora sirva para potenciar as suas consequências. Mas naturalmente que esta pergunta não tem uma resposta tão simples.

citação:Originalmente colocada por ppais

A velocidade causa acidentes no sentido em que se toda a gente estiver parada não vão haver acidentes automóveis... mas tem de ser toda a gente.

A minha resposta foi não porque a velocidade não é uma causa primária de acidentes na maior parte dos casos embora sirva para potenciar as suas consequências. Mas naturalmente que esta pergunta não tem uma resposta tão simples.

X2.

E vou se calhar um bocado mais longe. Raramente a velocidade causa acidentes. Mas potencia e muito o resultado dos mesmos.

citação:Originalmente colocada por jcpr

Obviamente que sim.
Se temos a noção que a distância de uma travagem a 90km/h na média é de 30-40 metros... o que aconteceria se um acelera andar dentro da cidade a esta velocidade e de repente aparecer uma bola saltitante no meio da estrada? Culpa da criancinha que costuma aparecer atrás da bola? [xx(][xx(][xx(][xx(]

Ehr... sim!?

Obviamente sou contra andar a velocidades elevadas dentro de localidades, mas se eu for a 90 e um peão de repente lembra-se de atravessar a rua sem olhar, a culpa é minha porquê?

Segundo alguns iluminados :D a culpa é tua PORQUE ias a 90km/h dentro da localidade, por isso não conseguiste evitar

É claro que se fosses a 50km/h e o mesmo peão fizesse o mesmo a culpa já não seria tua ;) Há até quem ache que por ires dentro do limite preconizado numa legislação faz com que não tenhas acidentes [}:)]

Obviamente que sim.

Ehr... sim!?

porque sim. é preciso mais razoes?:D

ainda por cima podias ir mais devagar, tipo 0kmh.

o problema da velocidade é muito facil de resolver.
ha tanta gente a dizer que a culpa é da velocidade, é sabido que ha limitadores fiaveis e baratos, mas no entanto não se vê ninguem com vontade de introduzir os ditos limitadores!
se ha provas da causa do problema, porque é que ninguem se mexe para o resolver da unica forma implacavel de o resolver?

é tipo: nos sabemos o uqe mata, sabemos como resolver, temos tudo o que precisamos para resolver, mas nao nos apetece[8][8]

que vale que da fronteira para fora acham que o problema é bem mais complexo! dizem que tem a ver com civismo, respeito, ensino, mentalidades e muitos outros factores..

Obviamente que sim.

Ehr... sim!?

a culpa é tua porque ias em excesso de velocidade e porque se fosses a 50 podias ter tempo de travar[:X]

Aplico as coisas do seguinte modo...
A rapidez é inimiga do pensamento...logo não há uma resposta que corriga á velocidade da situação.
Logo a lentidão já é amiga do pensamento dá tempo de pensar como corrigir.
A velocidade é a principal causa de acidentes na maioria dos casos,não tenho dúvidas;)

Quando temos um acidente vamos: no dia errado, no local errado, à hora errada e à velocidade errada e acrescento, no veículo errado!

a velocidade não causa acidentes, não é regra que sempre que eu vá a 180 vá ter um acidente, aumentam é as probabilidades.

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

e se ele for a 40 mas o peao aparecer a 5m?

ah ja sei, é irreal...

a 40 e a 5 metros, se 40km/h sao certa de 10m/s...nao vejo nenhuma safa...no entanto, ias dentro da velocidade limite e, caso houvessem testemunhas, estarias bem f*d*do se dissessem que ias em excesso.

Ja agora, 90km/h sao cerca de 25m/s.

citação:Originalmente colocada por Movyk

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

e se ele for a 40 mas o peao aparecer a 5m?

ah ja sei, é irreal...

a 40 e a 5 metros, se 40km/h sao certa de 10m/s...nao vejo nenhuma safa...no entanto, ias dentro da velocidade limite e, caso houvessem testemunhas, estarias bem f*d*do se dissessem que ias em excesso.

Ja agora, 90km/h sao cerca de 25m/s.
é um factor que nunca se pode descurar, o radar que todos nós temos dentro de nós!
o tal radar que diz que um carro a fazer barulho vai depressa:D
o tal radar que nos diz imediatamente se o carro circulava a velocidade legal ou ilegal, principalmente se o condutor tiver mau aspecto:D

a distracçao, sera que nao provoca acidentes?
ou a falta de capacidade de avaliaçao da velocidade segura a cada situaçao? será que nascemos ensinados ou será que nao interessa?

como disse, o problema da velocidade é mesmo muito facil de resolver. se o problema fosse esse...

Back