A vida do Maia em 50 discos

Será que o Formula ainda está a escrever as 10 folhas sobre o Dark Side? [:D] [;)]

Aqui fica a lista:

Há uma coisa que me deixa curioso quanto à elaboração da lista; salta à vista que praticamente nenhuma banda aparece duas vezes. A minha questão é se, ao criares esta lista, optaste propositadamente por evitar repetir bandas, mesmo que existam álbuns que eventualmente entrassem nesses 50?

Last edited:
1.
Como previsto, fechou com chave d'ouro!
Pink Floyd faz parte das pouquíssimas bandas em que possuo a discografia de originais completa. Conheço-os e bem, sempre fizeram parte de mim. Dark Side ou The Wall seria o topo de uma listagem minha, balança mais pendente para a obra prima de 1973. Deixo só também uma pequena referência ao estranho enredo de Alan Parker que retrata The Wall.
Apontava para que viesse falar sobre Dark Side Of The Moon, mas este trabalho escolhido para encerrar esta contagem também em nada desilude, como pode? Sonoridade tão própria extraída de uma mente efervescente, este disco dava o inicio a grandes sons hoje conhecidos como Rock Sinfónico. Suponho que também conheças os dois registos a solo de Barrett!?

Uma palavra ao tópico.
Passou por aqui o que chamam música electrónica; para mim isso era outra coisa que não me agrada nada. Ao invés, estes sons deram-me a conhecer algo bastante cativante e ambientes deslumbrantes de que não tinha sequer ideia. Fizeste um fã.
Surpreendeste-me em particular pelas escolhas de Zeppelin e Pink Floyd no topo da tabela, não te fazia essas preferências pelo que ia observando ao longo da lista. Fechou mesmo bem.
Só posso dizer o quanto foi para mim fascinante chegar a casa ao fim do dia, e abrir o tópico para encontrar algo que não conhecia, sendo o melhor de tudo saber que ia gostar ainda antes de ouvir. Obrigado por isso.

Agora a encerrar a prosa, quem disse que isto acabou?
Continua aí com as exclusões de partes que tiveste de fazer na construção da lista, qualquer coisa agora assim tipo dos 50 aos 500. :)
Parabéns pela singular listagem.

Isso é uma viagem até ao tempo de Stormy Weather.

Stormy Weather, do mesmo ano que a 5ª constituição de Portugal [:D] o meu (entre aspas por varias razões) trabalho... trabalho não, é mesmo uma obra colossal, uma catedral da musica... "nasceu"
um par de anos depois [;)]

Eu não começava pelo The Wall. Por acaso foi o primeiro álbum que decorei, de princípio ao fim, já lá vão muitos anos. Mas aconselhava mesmo o The Animals, que tem muito de Roger Waters, e o "Atom Heart Mother", que tem muito de todos, gosto muito das partes do falecido Wright. Genial. [br:)]

Estas coisas dos gostos são mesmo assim, mas por vezes encontramos novos amores onde já menos esperavamos.

Melhor sugestão que a minha até, essa do Animals. Apenas referi o The Wall, porque foi aquele que me fez despertar o instinto Floydiano. Se bem que no meu caso, com o meu pai a ser outro devoto dos PF, tinha sempre presente muitas outras músicas que me ajudavam a ir pegando num ou noutro álbum para ir explorando. Ter o background criado pelo meu pai ajudou-me imenso (não só aqui como em Led Zeppelin essencialmente).

Já agora, tal como muitos outros, o teu tópico era o que eu aguardava mais sempre que entrava no fórum. Nunca fiz muitas intervenções, porque muitas vezes apenas conhecia determinadas músicas dos álbuns que colocavas. E como não sou lírico como vocês, abstinha-me mais[:D]

Aguardam-se agora mais tópicos do género.[;)]

E para os suspeitos do costume, é continuar a debitar álbuns de qualidade no tópico ali ao lado.

Isto já anda nos confins do fórum.
Já não posso vir descobrir o habitual álbum do espanto nem exercer a minha habitual crónica de opinião.
[s)]

Isto já anda nos confins do fórum.
Já não posso vir descobrir o habitual álbum do espanto nem exercer a minha habitual crónica de opinião.
[s)]

Querias o quê? Tinha de acabar. [;)]

Agora tens o do kanito.

Ou queres que faça outro? Tipo "Os outros 50 discos da vida do Maia"? [:D]

Grande tópico Miguel. É preciso muita coragem, conhecimento e disciplina, para determinar um top de 50 discos.

Reconheço que muita coisa passou, que me soou estranha. Outra diferente. Mas poucas não me agradaram. Posso não ser grande fã de Smiths ou outra banda, mas a curiosidade foi sempre vencendo.

Também acho que construir um top sem um único álbum dos Queen, é ou distracção ou heresia...[:p]

De qualquer forma, acabaste com Pink Floyd, com um grande álbum, por isso estás perdoado.[:D]

Parabéns!apr:)

Também acho que construir um top sem um único álbum dos Queen, é ou distracção ou heresia...[:p]
Nem uma coisa nem outra. [:p]

Mas fala baixinho, que ninguém se queixou da falta do "Nevermind" dos Nirvana ou do "Ten" dos Pearl Jam... [:D]

Obrigado pelos parabéns. [;)]

Miguel, consegues eleger alguma música, dentro destes 50 álbuns, como a tua favorita?

Não, não consigo. Se tivesse de escolher, talvez escolhesse a "Since I've Been Loving You" dos Zeppelin.

Mas depois a "Decades" dos Joy Division não me deixava em paz. [;)] Só para dar um exemplo.

Um dia dedico-me a isso, organizo um top 10 ou 20 das minhas músicas preferidas e posto aqui, mas acho tarefa bem mais difícil do que organizar álbuns.

Sentir senti, mas não quis ser indelicado em tão nobre coluna.

Nobre? Cá entre nós não há dessas coisas. Como dizia o raista, isto não é só para falar bem. [:)]

Por acaso, em aparte, gosto bastante desses dois discos. Entrariam certamente se o top fosse um pouco maior. [;)]

EDIT: Dos U2 só o "Unforgetable Fire" e com reservas.

Last edited:
Back