Abate de Sobreiro

jonny27

New member
Resumido de uma forma muito rápida.

O meu vizinho tem um único sobreiro a crescer mesmo encostado à minha propriedade (não o tem sequer a 1 metro do muro divisório).
Além de estar constantemente a sujar o pátio e os carros (e que é uma dor-de-cabeça lavar, é uma resina largada pelas folhas do mesmo, sem falar das folhas que caem todo o ano), está em risco de cair sobre a minha casa, ou pior, alguém a passar.
No entanto, o meu vizinho recusa-se a abater a árvore, pois esta é uma operação proibida por lei sem autorização. Mas igualmente recusa-se a assinar uma declaração de responsabilidade de eventuais estragos, pois afirma que o sobreiro cresceu sozinho.

O que posso fazer nesta situação?

Arrancar sobreiro é ilegal, mas se está em risco de cair porque não falar com a autarquia?

E muita sorte tens tu de ser so um, tenho outra casa usada para fins de semana e férias e à volta tens talvez mais de 20[8b]

O sobreiro cresceu sozinho, mas está na propriedade dele, logo, é dele! Chama-se acessão natural. Podes cortar as ramadas que caem sobre a tua parte, medida na vertical do muro de separação, desde que extrajudicialmente o notifiques para o fazer no prazo de 3 dias..... ao fim desses 3 dias após ele ter recebido a notificação, se nada aconteceu, vais lá tu com a moto-serra.

O sobreiro cresceu sozinho, mas está na propriedade dele, logo, é dele! Chama-se acessão natural. Podes cortar as ramadas que caem sobre a tua parte, medida na vertical do muro de separação, desde que extrajudicialmente o notifiques para o fazer no prazo de 3 dias..... ao fim desses 3 dias após ele ter recebido a notificação, se nada aconteceu, vais lá tu com a moto-serra.

Atenção que o sobreiro é uma espécie protegida. Não podes cortar um único ramo verde sem licença...

Planta uma laranjeira o mais perto possível da casa dele[:D]
Vai ficar com a casa toda c@gada.
Por isso é que um amigo meu não pinta a casa, o estafermo da vizinha do gajo tem lá a porra de uma laranjeira junto à parede dele:sh)[8b][8b][8b]

Entendidos no assunto disseram-me que as pilhas de relógio são boas para secar sobreiros. Colocam-se debaixo da casca (cortiça) e após um período que poderá ser algo longo o sobreiro acabará eventualmente por secar. Depois pode cortar-se sem problemas...

Sinceramente, nem sei porque é que o sobreiro é uma espécie protegida. Se na regiões mais a sul ainda fará algum sentido no norte é algo completamente descabido.

Cumprimentos

Planta uma laranjeira o mais perto possível da casa dele[:D]
Vai ficar com a casa toda c@gada.
Por isso é que um amigo meu não pinta a casa, o estafermo da vizinha do gajo tem lá a porra de uma laranjeira junto à parede dele:sh)[8b][8b][8b]

Uma laranjeira? Isso é para meninos. Planta-lhe uma figueira... Vais ver quando acabar o verão... [:D]

Obrigado pela ideia[:D]
Ainda por cima adoro figos[;)]

Foi das primeiras coisas que pensei quando arrendei a casa. Também adoro figos. Agora, a única coisa que queria era a figueira perto, mas no quintal do vizinho...
Digo-te, nunca vi coisa mais porca. É muito dificil apanhar a maior parte dos figos (estão muito altos) e como não amadurece tudo ao mesmo tempo, chego a ter uns verdes e outros já picados ou mesmo podres... Para além de que agora, as folhas já começam a cair e os figos que estão demasiado maduros deixam um cheiro, por todo o exterior da casa, demasiado enjoativo....[:vm)]

Pode-se abater sobreiros desde que constituam perigo. Tive um caso desses, fui à zona agrária, mandaram lá um técnico fazer uma avaliação e abati 4 ou 5 sobreiros e houve mais 2 que levaram um grande corte. O que motivou esta operação foi a queda de uma grande pernada num caminho, como não queria ser responsabilizado caso mais alguma pernada caísse em cima de alguém tomei esta decisão. Não era por os sobreiros terem crescido sozinhos que eu deixava de ser responsável caso alguém fosse atingido.

- Óh vizinho, cortei as ramada do sobreiro porque estavam em risco eminente de cair...
- Epá, vocês não podia fazer isso sem autorização!
- Olha já está, já está...agora venha lá provar que não estava em risco eminente de cair....

Voltar
Superior