Aborto.. Sim ou Não? REFERENDO DIA 11/02/2007

citação:Originalmente colocada por Thor26

Sou contra, salvo raras excepções.
Acho muito bonito dizerem que a mulher é que tem o direito de decidir, e a vida que se gerou dentro dela, não tem direitos?
Esta questão só existe, a meu ver e na maior parte dos casos (excluam a violação, abusos, etc) por falta de formação pessoal e carácter. Há varias formas de evitar uma gravidez. Como seres humanos temos direitos e deveres. Devemos todos ter o sentido da responsabilidade. A sociedade está cada vez mais doente, todos lutamos pelos nossos direitos e esquecemo-nos que também temos deveres.
Muito se fala da liberdade mas esquecem-se que a liberdade de cada um termina onde começa a do outro.

Por exemplo uma pessoa num estado terminal de doença, não tem capacidade para decidir se quer ou não ser reanimada. Mas não deixa de ser uma vida! E neste caso é feita uma coisa que não sabemos se a pessoa está a favor ou contra. Pq? Pq se estabeleceu uma barreira, a pessoa é fisicamente e psicologicamente avaliada e é decidida se pode ou não tomar a decisão.

Tb é preciso fazer isso em relação ao feto, claro que ele não pode decidir, mas é preciso saber se vai ou não poder fazer-se ou não! Um feto ainda é "pertença" da mãe. Faz parte do corpo da mãe e apesar de ser uma vida, não pode viver fora da mãe. Por isso acho que cabe á mãe decidir....

Se fosse despenalizado o homicidio ´de pessoas de determinada faixa etaria, raça, credo ou sexo, todos o iriam fazer????? Não me parece.

Entao q tal deixar q cada um de acordo com a sua consciência faça o q achar q é o crorrecto?
Acham q uma mulher recorre ao aborto pq lhe dá na cabeça? Pq nao tem mais nada para fazer? Q isso nao lhe trás concequências fisicas e psicológicas?

Os defesores da vida !!!!! são os q têm dinheiro para ir comprar caramelos a espanha e depois nada acontece.
O aborto mmo q fosse legalizado, teria sp de ser tao justificado q a maioria das mulheres/casais, iriam na mesma para fora do pais faze-lo.

A consciencia dos médicos só existe nos hospitais, nas clinicas particulares ou nas dos amigos em Espanha é perfeitamente legal. Conheço vários q no ultimo referendo deram a cara nas campanhas pelo Nao e fazem-no desde q lhes encham e bem os bolsos.

so para q saibam, a grande maioria dos exames em q as más deformações dios fetos são detectadas, acontecem após as 16 semanas de gestação, e nao é por isso q os médicos nos hospitais publicos noa fazem a interrupçao da gravidez. qtos de voces carregariam um feto durante 42 semanas se soubessem q ele tinha problemas?

citação:Originalmente colocada por pensante

Pois,o coitado do feto não tem possibilidades de dizer
se quer viver ou morrer,mas eu acho que ninguém quer
morrer...

:(:(:( mas desde quando um feto tem pensamento ou noção se quer viver ou morrer???:(:([}:)][}:)][}:)]

tou tudo doido só pode...:D:D:D

citação:Originalmente colocada por 911_Turbo

mas já repararam tb que na pergunta que vai a referendo só se vê o direito da mulher?? entao e se por acaso o Pai quiser quiser que a mulher nao faça o aborto?? Como é que se decide isso?;)

a mulher decide sempre o que quer do seu corpo...

só depois da criança nascer é que o pai terá direitos

penso que seja assim a lei...

Fala-se de um feto uma coisa pouco maior que um "fejão" como se fosse um ser vivo autonomo com direitos e virtudos... só falta dizer que o feto tb devia votar:D:D:D:D

tenham juízo um feto é um organismo parasita sem emoções ou sentimentos vive o que a mãe viver e nada mais.

Só ao fim de mtos meses a criança está formada para nascer.

Até lá não á criança nenhuma mas sim só uma mulher e nada mais e ela tem o direito de decidir tudo

Penso que nenhuma mulher recorre ao aborto como medida corrente
A questão é esta??? Os abortos sempre se fizeram!!! Penso que a mulher, se quiser, tem todo o direito de recorrer a essa medida, pelo menos em condições de segurança e higiéne que só pessoal especializado pode dar....
Quem tinha dinheiro ia a Espanha, quem não tinha fazia numa "pocilga" qualquer.....

Os defendores da vida pensem nisto: se o aborto fosse despenalizado acham que haveria tantos casas de Joanas, Vanessas, Danieis e milhares de outras crianças que sofrem maus tratos? Se é para tratarem os filhos indesejados assim, mais vale abortar..

Sou contra e o meu voto no referendo sobre a despenalização do aborto, + uma vez, vai ser o NÃO!

Já que a mãe da Odete Santo (de****da do PCP) deveria de ter feito um aborto, mas já que não o fez enquanto ela era um embrião ou feto, ainda vamos a tempo de o fazer... a gaja é mesmo um aborto! (entende-se muito feia)

citação:Cá para a minha ideia este será o ultimo referendo para muitos anos... Porque com a adesão que há em Portugal, os referendos são uma treta..

Por exemplo, no 1º referendo sobre o aborto em 98, apenas 32% da população votou. E o Não ganhou com 50,07%..

No fundo, sabes o que isto significa? Significa que porque 70% da população resolveu não votar, foi apenas 16% da população que acabou por impor a sua opinião..

Enfim.. Sinceramente, resultados com estes niveis de participação, além de não serem vinculativos, têm uma legitimidade politica duvidosa, por isso sinceramente, para este tipo de participação, que se lixem os referendos, se as pessoas não se dão ao trabalho de sair de casa para participarem, porque raio insistir? Decide-se, impõe-se e acabou... Se não gostarem nas proximas legislativas escolham outros..

E este referendo vai voltar, cá para mim a ter uma abstenção enorme.. E vai ser outro resultado de legitimidade duvidosa... MAs provavelmente (espero) vai ganhar o Sim, e vão ficar todos +/- contentes excepto o o CDS e pronto.. O assunto morre por ai..

Até concordo com a tua opinião, e mais ainda: até discordo é do próprio referendo em si. Ou seja, se votámos para eleger um parlamento e se eles são pagos para decidir, q decidam, não empurrem para os outros; daqui a uns tempos vêm dizer q "Ah e tal, o povo é q decidiu assim...". O q eles querem é:
1º - Desviar a atenção de outras coisas;
2º - Não haverá aqui um lobby qq a forçar uma decisão, para ganhar mais algum, evitando q o dinheiro seja gasto em Espanha?
Ainda não decidi em qual dos lados votar.

citação:Originalmente colocada por Jacare

És a favor que uma mulher seja presa se praticar um aborto?

Outra coisa, parece que colocas um feto (ou quererás dizer antes embrião?) no mesmo plano de direitos de alguém que já tenha nascido.

Ou seja.... há diferença para ti no valor da vida humana entre um embrião, feto e uma criança de 2 anos????

Se não há, então uma mulher não devería ser presa por prática de homicídio (e não de aborto)?

Como já tenho dito, sou totalmente contra o aborto, mas tb sou totalmente contra que hajam mulheres presas por o praticar.

Quem mata deve ser punido,qual é a dúvida?
Tanto um feto como a criança são seres humanos,
apenas estão em fases diferentes da vida,
qual a dúvida?

Acho muito engraçada essa teoria de
considerar um homicídio usar
contraceptivos...
"Porque evita a ordem natural das coisas"...
Quando vires um peão numa passadeira não traves,
senão tás a alterar a ordem natural das coisas...
Quando tiveres doente não tomes remédios,
tás a alterar a ordem natural das coisas...:D

citação:Originalmente colocada por pensante

citação:Originalmente colocada por Jacare

És a favor que uma mulher seja presa se praticar um aborto?

Outra coisa, parece que colocas um feto (ou quererás dizer antes embrião?) no mesmo plano de direitos de alguém que já tenha nascido.

Ou seja.... há diferença para ti no valor da vida humana entre um embrião, feto e uma criança de 2 anos????

Se não há, então uma mulher não devería ser presa por prática de homicídio (e não de aborto)?

Como já tenho dito, sou totalmente contra o aborto, mas tb sou totalmente contra que hajam mulheres presas por o praticar.

Quem mata deve ser punido,qual é a dúvida?
Tanto um feto como a criança são seres humanos,
apenas estão em fases diferentes da vida,
qual a dúvida?

Um embrião/feto mesmo não tendo personalidade jurídica por ainda não se encontrar nascido... a lei permite aos nascituros serem titulares de direitos jurídicos como por exemplo serem titulares de uma doação!

[ironic mode on]
Existem "não autonomos" incapazes de raciocionar ou de sentir e sem noção do que é viver ou morrer prontinhos a ser abortados.
Encontram-se em Instituições Psiquiátricas tipo... Júlio de Matos.

Proponho uma poll para uma comissão de peritos em psiquiatria escolher quais os que devem ser..... abortados.
[ironic mode off]

P.S. Existem uns argumentos de algumas pessoas que são verdadeiramente....... assustadores:([xx(]. E têm a LATA de julgar os outros. Pachorra.

so em casos extremos mesmo
imaginem la se fosse sempre possivel ninguem utilizava os contraceptivos faziam tudo a vontade... depois eram montes de abortos...
cumps :)

Voltar
Superior