Aborto.. Sim ou Não? REFERENDO DIA 11/02/2007

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por Nephilim

citação:Originalmente colocada por CJSR

CJSR,

Presumo então que defendas uma mudança de lei para que haja uma atitude mais severa de parte da justiça em relação a este assunto.

Estou correcto?

Sim! Quer para as que fazem (a pessoa que vai abortar) quer para as que praticam (médicos que fazem)

:(:(

E agora pergunto eu o que uma pessoa tem a ver com isso?

sinceramente o que tenho eu ou alguem daque a ver com a decisão de uma mulher querer fazer um aborto?
acho que nada...cada um faz o que quer da vida...acho que a liberdade deve estar acima de tudo.

Existe uma tentencia natural para toda a gente se intrometer na vida dos outros[xx(]

Mas então lá voltamos ao mesmo: se eu te matar/ferir/roubar/violar/difamar/whatever o que é que alguém tem a ver com isso? Devíamos despenalizar o homicídio/agressão/roubo/violação/difamação/whatever... quem estivesse contra podia continuar a não praticar nenhum desses actos, quem estivesse a favor continuava a praticá-los sossegadamente sem ter ninguém a intrometer-se na sua vida!

Tou a perceber o teu ponto de vista... só que há aí um pormenor, nos casos que referes de violação ou roubos homicidios etc são casos onde ha sofrimento onde há o acto de fazer mal, de prejudicar etc etc por isso são crime.

Numa interrupção involuntária da gravidez isso não acontece o mulher toma a decisão de retirar algo que se está a formar mas sem sentimentos , é um feijãozinho que não tem consciencia de nada, é algo em formação mas pouco mais que isso.

Eu por exemplo sou complectamente contra touradas pk não acho bem espectaculos de tortura e sofrimento mas neste casa de uma interrupção de gravidez não há sofrimento nem nenhm homicidios.

Se a mulher nada disser ela até resolve isto quase sem ninguem praticamente saber.O resultado é como se ela não tivesse criado a situação, mas já que a criou optou por rectifica-la a ficou tudo como era dantes.:)

Pah, quando eu disse que te violava era com jeitinho e muita vaselina, por isso não ias sofrer absolutamente nada. Vá lá, poupavas-me o processo criminal?

O mesmo se passava para um homicídio durante o sono ou sob o efeito de um suporífero.

Aqui ninguém defende o aborto, axo que qq pessoa consciente gostaria de fazer abortos, simplesmente o que se defende é que as pessoas q optam por fazê-lo não sejam penalizadas.

Pah, quando eu disse que te violava era com jeitinho e muita vaselina, por isso não ias sofrer absolutamente nada. Vá lá, poupavas-me o processo criminal?

O mesmo se passava para um homicídio durante o sono ou sob o efeito de um suporífero.

Não mistures as coisas mesmo um homicidio sem dor é um homicidio a vitima terá familia que acaba por sofrer. Ninguem te o direito de tirar a vida a ninguem.

o que não é o mesmo de impedir que alguem um dia nasça;)

se houve um ovulo fecundado e se formou um embrião isso nunca foi nem nunca será uma pessoa.a mulher a interreonper esse precesso é como se nunca tivesse feito o que originou isso.
Está a corrigir um erro provavelmente.

citação:Originalmente colocada por Grolubao

Aqui ninguém defende o aborto, axo que qq pessoa consciente gostaria de fazer abortos, simplesmente o que se defende é que as pessoas q optam por fazê-lo não sejam penalizadas.

Repara que eu também não estou a defender o homicídio/agressão/roubo/violação/difamação/whatever, simplesmente digo que as pessoas que optam por fazer também não sejam penalizadas.

citação:Originalmente colocada por Grolubao

Repara que eu também não estou a defender o homicídio/agressão/roubo/violação/difamação/whatever, simplesmente digo que as pessoas que optam por fazer também não sejam penalizadas.

Então no referendo irás votar para a devida despenalização da interrupção voluntária da gravidez;)

Não mistures as coisas mesmo um homicidio sem dor é um homicidio a vitima terá familia que acaba por sofrer. Ninguem te o direito de tirar a vida a ninguem.

se houve um ovulo fecundado e se formou um embrião isso nunca foi nem nunca será uma pessoa.a mulher a interreonper esse precesso é como se nunca tivesse feito o que originou isso.

Ao praticarem um aborto estás a tirar o direito à vida de alguém...
quer queiras quer não já é uma forma de vida!

e se não houver a "keka" tb tou a tirar o direito á vida...[8D]

a maior parte das fecundações abortam naturalmente até aos 2/3 meses de vida.

Não será semelhante?

A favor da despenalização sempre!!!
(claro que com os seus devidos limites, e em situações bem estudadas)

citação:Originalmente colocada por Jacare

CJSR,

Presumo então que defendas uma mudança de lei para que haja uma atitude mais severa de parte da justiça em relação a este assunto.

Estou correcto?

Sim! Quer para as que fazem (a pessoa que vai abortar) quer para as que praticam (médicos que fazem)

Então porque não te vejo a ti nem a ninguém a defender uma mudança na lei?

Ou estou enganado?

Defendes que a lei a aplicar no caso de aborto seja a mesma lei que se aplica a um homicídio de uma criança?
É uma boa questão: admito que nunca pensei profundamente nisso. Provavelmente deixaria permanecer o actual quadro penal.</u>

Mas dessa maneira não estás a ser conivente com o "assassínio" de vidas humanas de acordo com as tuas idiologias? (que são "semelhantes" às minhas! ;))

CJSR,

Estou correcto?

Ou estou enganado?

A única mudança que neste momento querem fazer na lei é a despenalização do aborto? Como sou contra não defendo esta mudança!

A única mudança na lei que defendo quanto à matéria aqui debatida é a aplicação e o agravamento das penas daqueles que pratiquem, fazem e ocultam este "crime"...

citação:Originalmente colocada por BrunoTRF

a maior parte das fecundações abortam naturalmente até aos 2/3 meses de vida.

Não será semelhante?

A favor da despenalização sempre!!!
(claro que com os seus devidos limites, e em situações bem estudadas)

TODAS as vidas, mais cedo ou mais tarde, terminam. Se eu te der um tiro não estou a provocar mais do que aquilo que INEVITAVELMENTE aconteceria!!

Ou estou enganado?

A única mudança que neste momento querem fazer na lei é a despenalização do aborto? Como sou contra não defendo esta mudança!

A única mudança na lei que defendo quanto à matéria aqui debatida é a aplicação e o agravamento das penas daqueles que pratiquem, fazem e ocultam este "crime"...

Ok, parece coerente com os teu ideais....

E como te compreendo não tenho muitos argumentos para te sensurar.

Mas desculpa insistir.... e apelo ao teu "bom senso".

Não será um certo exagero condenar um médico/mulher a 25 anos de cadeia por crime de homícidio de uma vida no estado embrionário? De facto, aos olhos da biologia um embrião é uma vida humana!

Mas aos olhos da biologia essa vida tem algo que a diferencia de uma vida já nascida.... e isso é a dependência biológica que tem da sua mãe!

E falando de biologia, será inquistionável julgar sobre os "direitos biológicos" que a mãe, à força da lei, não tem sobre o embrião???

E se a mãe não quiser comer e fizer greve de fome? Será acusada de assassínio? Obrigarão a mãe a comer à força?

O ponto fundamental que faz a diferênça são os "direitos biológicos" que uma mãe tem sobre um embrião. E esses direitos são tão invioláveis biológicamente como o facto de biológicamente um embrião ser um ser humano....

Resta-nos o bom senso e um pouco de humildade para aceitar opniões que não sejam as nossas sem entrarmos em radicalismos.... este assunto é muito complicado e duvido que haja alguém que tenha toda a razão.

Por isso penso que equiparar a prática de aborto a um crime de homicidio é muito forçado e até contraditório. Biológicamente há uma depêndência que não pode ser menosprezada, que mexe no íntimo dos intervenientes, mulher e embrião, e pode ir muito além da nossa compreenção.

Resta-nos o bom senso e um pouco de humildade </u>para aceitar opniões que não sejam as nossas sem entrarmos em radicalismos.... este assunto é muito complicado e duvido que haja alguém com total razão sobre este assunto</u>.

[^][^][^][^][^]

citação:Originalmente colocada por DarkRose

Se for violação ou se houver risco para a mãe ou a criança, concordo.

Mas isso a lei actual já prevê!

Mas não estão a tirar a vida a uma criança de qq maneira? Que tem o embrião a verque a mãe fosse violada? é uma vida.... é deficiente? e então, não deixa de ser uma vida...

Eu concordo com a despenalização, afinal o corpo é da mulher, e só ela tem o direito de decidir o que quer fazer.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Resta-nos o bom senso e um pouco de humildade </u>para aceitar opniões que não sejam as nossas sem entrarmos em radicalismos.... este assunto é muito complicado e duvido que haja alguém com total razão sobre este assunto</u>.

[^][^][^][^][^]

Preocupa-me mais quem morre à fome por exemplo.... :)

Mas pelos vistos não me preocupa muito, poque se me preocupa-se genuinamente com quem morre à fome já tería morrido de insónias... e eu até durmo relativamente bem (bastante bem).

Enfim, mais um assunto complicado.

Ok, parece coerente com os teu ideais....

E como te compreendo não tenho muitos argumentos para te sensurar.

Mas desculpa insistir.... e apelo ao teu "bom senso".

Não será um certo exagero condenar um médico/mulher a 25 anos de cadeia por crime de homícidio de uma vida no estado embrionário? De facto, aos olhos da biologia um embrião é uma vida humana!

Mas aos olhos da biologia essa vida tem algo que a diferencia de uma vida já nascida.... e isso é a dependência biológica que tem da sua mãe!

E falando de biologia, será inquistionável julgar sobre os "direitos biológicos" que a mãe, à força da lei, não tem sobre o embrião???

E se a mãe não quiser comer e fizer greve de fome? Será acusada de assassínio? Obrigarão a mãe a comer à força?

O ponto fundamental que faz a diferênça são os "direitos biológicos" que uma mãe tem sobre um embrião. E esses direitos são tão invioláveis biológicamente como o facto de biológicamente um embrião ser um ser humano....

Resta-nos o bom senso e um pouco de humildade para aceitar opniões que não sejam as nossas sem entrarmos em radicalismos.... este assunto é muito complicado e duvido que haja alguém com total razão sobre este assunto.

Finalmente encontro aqui alguém a discutir um problema sério sem levantar confusões [^] uma discussão de forma ordeira e como o colega disse e muito bem, sem entrarmos em radicalismos... ajuda todos aqueles que têm dúvidas... esclarecer!

Bem! Concordo que os 25 anos (pena máxima em Portugal) possa ser uma pena demasiada pesada para um "crime" de aborto, todavia em muitos homicídios não se verifica a aplicação da pena máxima.

O juiz quando aplica a lei e decide qual a pena a aplicar, baseia-se numa série de factores e argumentações, geralmente decide pelo mais justo para o caso em concreto.

Biológicamente (como ser vivo) um embrião/feto não é equiparavél a um nado-vivo, pois este último encontra-se separado do corpo da mãe desde o corte do cordão umbilical... mas mesmo assim durante os primeiros anos continua a ser dependente dos seus progenitores.

Ao contrário dos animais, os seres humanos, nos primeiros anos de vida não conseguem alimentar-se sozinhos, muito menos conseguem procurar o alimento de forma autónoma da mãe...

Acho que na questão da despenalização do aborto não devemos ter em conta a opinião de uma única ordem social, em termos biológicos tens imensa razão e estaria a ser hipocrita se afirmasse o contrário, porém a minha opinião baseia-se também em outras ordens sociais! ;)

(...)

Resta-nos o bom senso e um pouco de humildade para aceitar opniões que não sejam as nossas sem entrarmos em radicalismos.... este assunto é muito complicado e duvido que haja alguém que tenha toda a razão.

Por isso penso que equiparar a prática de aborto a um crime de homicidio é muito forçado e até contraditório. Biológicamente há uma depêndência que não pode ser menosprezada, que mexe no íntimo dos intervenientes, mulher e embrião, e pode ir muito além da nossa compreenção.

Nem todos os homicidas são condenados à pena máxima. Neste caso também o poderiam não ser. E tal como tu dizes, biologicamente é uma vida humana!

Essa diferenciação que fazes pela dependência da progenitora é muito ténue porque, mesmo depois do nascimento, as crianças continuam dependentes. Aliás, suspeito que muitos dos participantes neste fórum - e, quiçá, opinidores neste tópico - , ainda são dependentes e ficariam bem à nora se lhes faltasse o pratinho da comida ao fim do dia, a roupinha lavada nas gavetas ou até a mesada ao fim do mês.

Os direitos biológicos que a mãe tem sobre o embrião são os mesmo que tem sobre o filho já nascido. Se ela se lembrar de maltratar o bébé também não devem ser tomadas medidas?

Muito bem dito, estou contigo.

Não vejo onde esteja o contraditório em afirmar que, na prática e nos efeitos, o aborto não é um homicídio. Aliás, tu mesmo disseste várias vezes que um embrião é um ser humano!
A dependência impede-nos de dar umas chapaditas aos cachopos, mas não nos impede de os retirar do seu local de nidificação, completamente indefesos, e mandá-los para o caixote do lixo de uma qualquer clínica abortiva.[xx(]
Além do mais, se tu mesmo dizes que a relação mãe/embrião pode ir muito além da nossa compreensão (e vai com certeza) como achas que se pode despenalizar assim tão simplesmente a quebra unilateral dessa união?

Voltar
Superior