Aborto.. Sim ou Não? REFERENDO DIA 11/02/2007

citação:Originalmente colocada por Luís

E ser conservador é mau? É defeito? A sua opinião já não tem valor?

E, depois, há outra coisa que não percebo: porque é que a Igreja já cá veio parar?
Faz assim tanta diferença a posição da Igreja?

Ou estava-se à espera que a Igreja tivesse outra posição?

Abraço

é pena é as pessoas irem atraz de doutrinas impostas pela igreja e não serem capazes de ter uma opinião propria...

citação:Originalmente colocada por Jacare

citação:

Jacare: Defendes que a lei a aplicar no caso de aborto seja a mesma lei que se aplica a um homicídio de uma criança?

RedHeart:
É uma boa questão: admito que nunca pensei profundamente nisso. Provavelmente deixaria permanecer o actual quadro penal.</u>

Jacare: Mas dessa maneira não estás a ser conivente com o "assassínio" de vidas humanas de acordo com as tuas idiologias? (que são "semelhantes" às minhas! ;))

RedHeart: Explica ao certo o que pretendes porque, realmente, não percebi a pergunta.

:)

Quando dizes que provavelmente deixaria permanecer o actual quadro penal, ou seja, a aceitar a destinção entre aborto e homicídio presente na actual constituição, não estás a ser conivente com o "assassínio" de embriões que são tambem vidas-humanas?

Ou seja, não estás tu tambem a fazer uma destinção entre o valor da vida humana de um embrião do valor da vida humana de uma criança já nascida?

Sinceramente, continuo a não saber onde queres chegar com isso, mas OK!

De qualquer maneira, já estão tão incomodados que uma pessoa seja contra a despenalização do aborto, ainda querem agora que afirme que eventualmente seria a favor de uma penalização mais severa?
Um caso de cada vez: é acerca da despenalização, ou não, do aborto que estamos a falar, por isso, até mais ver, vamos continuar nesse âmbito.

Mesmo que considerem o Dr. prof. Daniel Serrão um conservador, ainda não vi ninguém que argumentasse de um modo claro e conciso a sua opinião!

citação:Originalmente colocada por Nephilim

E, depois, há outra coisa que não percebo: porque é que a Igreja já cá veio parar?

Abraço

é pena é as pessoas irem atraz de doutrinas impostas pela igreja e não serem capazes de ter uma opinião propria...

A mim ninguém me impôs nada! As razões pelas quais eu sou contra o aborto podem ser morais mas não são, certamente, religiosas!
E depois, qual é o problema em, em última instância, a minha opinião coincidir com a da Igreja? A tua também não coincide com a de alguém??

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Abraço

A mim ninguém me impôs nada! As razões pelas quais eu sou contra o aborto podem ser morais mas não são, certamente, religiosas!
E depois, qual é o problema em, em última instância, a minha opinião coincidir com a da Igreja? A tua também não coincide com a de alguém??

Com a maioria dos partidos da esquerda! "Avante camaradas..." :D

citação:Originalmente colocada por CJSR

Aborto – Votarei NÃO

Votarei Não, com muito sofrimento.
Votarei Não, porque sei, como médico, que no útero da mulher, depois da conjugação e implantação, está um corpo humano vivo na sua forma mais simples e mais indefesa, com uma identidade genética própria, única, irrepetível.
Votarei Não, porque a nenhuma mulher pode ser dado o direito de livremente destruir ou mandar destruir esse corpo humano vivo, sem outro motivo além da decisão de o não tolerar, de não desejar alimentá-lo para que ele cresça até poder viver pelos seus próprios meios.Votarei Não porque a destruição de um filho não resolve as dificuldades financeiras ou sociais da mulher grávida, que são anteriores à gravidez, dita indesejada, e vão persistir depois do abortamento.Votarei Não porque substituir um aborto “sujo” por um aborto “limpo”, não dignifica um acto ao qual todos se declaram contrários.Votarei Não porque um bébé humano não é menos digno de protecção que um bébé de foca ou de panda e tantos seres humanos, no mundo, lutam por todos os meios para os protegerem.
Votarei Não porque os médicos não podem ser instrumentalizados para resolver problemas económicos e sociais.
Mas votarei Não, com muito sofrimento.

Sofro, porque a nossa sociedade não apoia nem acolhe a mulher grávida, mesmo sabendo que a redução da natalidade ameaça, a prazo, a sobrevivência da nação portuguesa.Sofro, porque as formas seguras de evitar as gravidezes erradas, em especial nas adolescentes, não estão generalizadas e facilmente disponíveis – e deviam estar.Sofro, porque as famílias portuguesas ainda não reconheceram que a sexualização progressiva de todos os meios de comunicação social, impõe que a educação da genitalidade seja mais precoce, mais aberta, mais directa, sem tabus absurdos e hoje inúteis; para que nenhuma adolescente fique grávida por ignorância (Mãe, se eu transar antes de casar tenho de abortar? Perguntou a menina de 7 anos, perita em telenovelas brasileiras).
Sofro, porque as situações em que a mulher é usada e fecundada, como objecto disponível, por homens irresponsáveis, são ainda frequentes em Portugal – e não deviam existir.

Mas, ao votar Não, estou a exigir que Sociedade civil e Governo actuem, em conjunto, para proteger e apoiar a mulher grávida de modo tal que a maravilha da gravidez não seja nunca, para nenhuma mulher, motivo de dor e sofrimento, agravados por um abortamento, mas tempo de paz, de esperança e de felicidade.
Votar Não é, para mim, uma exigência ética.

in http://www.danielserrao.com/gca/?id=103

Quanto à primeira parte do texto, é atroz o modo como o Doutor Daniel Serrão trata e considera as mulheres, considerando que estas abortam pois não toleram as futuras crianças nem as querem alimentar....
Sem se deter o autor do texto continua, como se as mulheres abortassem para não terem dificuldades económicas, ou melhor, para resolverem os seus problemas económicos....desculpem-me, mas isto é do mais ridiculo que existe...o que se poderia dizer, é que muitas, preferem abortar clandestinamente, em parteiras do "virar da esquina", para não trazerem ao mundo alguém que irá passar a mesma miséria que elas próprias...
Um aborto "limpo" não dignifica o acto de abortar, apenas termina com a hipocrisia reinante da nossa sociedade...

O mal é que se continua a pensar, que as mulheres abortam como quem bebe água, ou seja, levantou-se mal disposta e então decide fazer um aborto....[xx(] eu nem imagino a dor que uma mulher deve sentir quando decide e faz um aborto....[|)]

Continuando com o texto, passamos à sua segunda parte.
Ora, muito sucintamente, o autor esquece-se que todos os pontos que foca não são da responsabilidade da mulher nem da criança, pelo que, não são estas que têm de pagar pela incúria do Estado e demais Instituições com responsabilidades, pois no fundo, quem acaba por pagar a factura é a mãe e filho, e não esses.

Acabe-se com a hipocrisia de continuar a mandar mulheres para a clandestinidade....
Primeiro criem-se condições, verdadeiras e sólidas condições para penalizar o Aborto, e quando isso acontecer, eu serei um dos primeiros a exigir a penalização do aborto.
Neste momento não é isso que acontece, e apesar de não ser a favor do Aborto, sou a favor da sua despenalização....

Oh PCNUNES7

Atrós foi o que tu disseste:D.
Nem parece teu[:p];).

O problema é ESTE:
Votarei Não, porque sei, como médico, que no útero da mulher, depois da conjugação e implantação, está um corpo humano vivo na sua forma mais simples e mais indefesa, com uma identidade genética própria, única, irrepetível.

Este é o problema:(.
O outro problema é o aqui já abordado pelo Jacaré e pelo CJSR, pelo menos: A sociedade e as pessoas não têm esta percepção. Não tem a percepção de que o embrião é um ser humano uníco e indefeso.

E preferem entrar em atabalhoadas discussões, mesmo de tecnicos de saude, de embriões e fetos e prematuros e recém nascidos.
Como se a passagem de um estágio para o outro acontecesse algo... transcendental.
Qt ao referendo mantenho o meu voto mas tou longe de ter certezas.

Agora em tom de brincadeira: devo ser assassino com mente retrógada[:p][8D].

citação:Originalmente colocada por SilverArrow

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

citação:Originalmente colocada por michaelreznor

Por isso, abortar é matar!

E a vida é, para mim, o mais absoluto e indiscutivel direito que se sobrepõe a qualquer outro.

Eu acrescento: é um direito constitucionalmente protegido!
Relembro que o direito constitucional está no topo da hierarquia das leis.

mas tens que perceber que um embrião não é uma vida.é um 'feijãozinho' que não sente e bla bla...[xx(][xx(]

ld

Quem me garante a mim se sente ou não alguma coisa!?

os 'cientistas' aqui do fórum..

ld

E quem diz que sente? Os "cientistas" do fórum?

ninguém sabe.
por isso...

ld

citação:Originalmente colocada por J.R.

Oh PCNUNES7

O problema é ESTE:

O outro problema é o aqui já abordado pelo Jacaré e pelo CJSR, pelo menos: A sociedade e as pessoas não têm esta percepção. Não tem a percepção de que o embrião é um ser humano uníco e indefeso.

E preferem entrar em atabalhoadas discussões, mesmo de tecnicos de saude, de embriões e fetos e prematuros e recém nascidos.
Como se a passagem de um estágio para o outro acontecesse algo... transcendental.

eu já desde os tempos da Universidade que não gosto deste Senhor Professor Doutor, e tudo o que dali sai, considero-o quase automaticamente, atroz:D
shame on me[8)]

Oh PCNUNES7

O problema é ESTE:

eu não concordo que esse seja o único problema, tal como acima revelei...

fazes bem em lembrar o embrião/feto/recém-nascido e por aí adiante no seu desenvolvimento... mas e a mãe? e a vida do embrião/feto/recém-nascido (...)? viver é igual a sobreviver? o mesmo direito à vida têm aqueles resultantes de uma violação ou tenham deficiências, ou será que não?

citação:Originalmente colocada por pcnunes7

eu já desde os tempos da Universidade que não gosto deste Senhor Professor Doutor, e tudo o que dali sai, considero-o quase automaticamente, atroz:D
shame on me[8)]
[}:)][}:)]
Acontece a todos;).

P.S. O pior de que ali saiu foi..... o filho[:0]:D:D.
Brincadeira pessoal;). Não liguem.

Olhem para o seguinte tópico: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=91626
Se muitos de nós ficam mal-dispostos e revoltados com o que fazem com os golfinhos, porque é que não têm o mesmo comportamento em relação ao "novo" ser humano que se desenvolve no ventre da mulher???
Lá vêm as comparações...
[8)]

Comparar, eu? Lamentável é eu não ter conseguido ver o filme. Não consigo abrir o link: "Não é possível apresentar a página"... pena! Deve ser divertido ver os japunas a fazerem aos golfinhos aquilo que alguns médicos fazem a um ser humano em desenvolvimento no ventre da mãe. Então não sabem que foi despenalizada a matança dos golfinhos no Japão???

shame on me[8)]
[}:)][}:)]
Acontece a todos;).

P.S. O pior de que ali saiu foi..... o filho[:0]:D:D.
Brincadeira pessoal;). Não liguem.
não conheço o filho....mas pior que o pai, é dificil[}:)]

Olhem para o seguinte tópico: http://forum.autohoje.com/topic.asp?TOPIC_ID=91626
Se muitos de nós ficam mal-dispostos e revoltados com o que fazem com os golfinhos, porque é que não têm o mesmo comportamento em relação ao "novo" ser humano que se desenvolve no ventre da mulher???
Lá vêm as comparações...
[8)]

Comparar, eu? Lamentável é eu não ter conseguido ver o filme. Não consigo abrir o link: "Não é possível apresentar a página"... pena! Deve ser divertido ver os japunas a fazerem aos golfinhos aquilo que alguns médicos fazem a um ser humano em desenvolvimento no ventre da mãe. Então não sabem que foi despenalizada a matança dos golfinhos no Japão???
com todo o respeito...pareces a TVI e outros órgãos de comunicação social que, para terem mais leitores ou audiências (no teu caso, apoiantes do Não) optam pelo sensacionalismo:D

fazes bem em lembrar o embrião/feto/recém-nascido e por aí adiante no seu desenvolvimento... mas e a mãe? e a vida do embrião/feto/recém-nascido (...)? viver é igual a sobreviver? o mesmo direito à vida têm aqueles resultantes de uma violação ou tenham deficiências, ou será que não?
Pois.
Boa pergunta:([8)].

Nesses caso penso assim: Não me sinto com Moral, pessoalmente ou como sociedade, para ACUSAR ou Penalisar alguém (mulher) que o faça nem quem colabora no acto (médicos enfermeiras).

Daí concordar com a actual Lei que prevê estes casos.
Motivos económicos jamais deverão ser a causa de um aborto... mas enfim.

E até concordo com a nova das 10 semanas.

Mas não encaro, de forma nenhuma, a situação de animo leve.
Não o é.
Nem acho que a mãe tem direito a fazer o "que quer com o seu corpo".
Bom, até concordo... com o seu corpo.
Mas existe outro corpo: OUTRO.
Simples é que isto não é:(.

Lá vêm as comparações...
[8)]

com todo o respeito...pareces a TVI e outros órgãos de comunicação social que, para terem mais leitores ou audiências (no teu caso, apoiantes do Não) optam pelo sensacionalismo:D

Nem mais... :D consegui ver o filme! Considero revoltante o comportamento dos japunas em relação aos golfinhos, do mesmo modo considero revoltante o acto de alguém abortar ou fazer um aborto.
Acho que é muita hipocrisia alguém estar aqui a defender o SIM e em relação aos golfinhos ficar completamente revoltado!

Voltar
Superior