Aborto.. Sim ou Não? REFERENDO DIA 11/02/2007

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

citação:Originalmente colocada por carlos pinto

epá,se as pessoas não querem um filho ou não têm possibilidade de o ter,quem vai sofer é quem nasce,portanto estou de acordo com o aborto!

se não querem filhos, protejam-se, e não façam filhos.
as regras do jogo estão postas à partida: se fazes sexo, arriscas-te a ter filhos.
matar um filho "porque não dá jeito" ou "não me apetece", é errado.

É um processo cliníco pouco mais que isso...se é errado ou certo tem a ver com a escolha de cada um.;)

epá,se as pessoas não querem um filho ou não têm possibilidade de o ter,quem vai sofer é quem nasce,portanto estou de acordo com o aborto!

as regras do jogo estão postas à partida: se fazes sexo, arriscas-te a ter filhos.

Quantas deficiências não são visiveis às 12 semanas? Quantas crianças sofrem por maus tratos (aqui incluo todo o tipo de mau trato)? Quantas mulheres foram obrigadas a terem sexo contra a sua vontade e engravidaram? Quantas outras morreram por terem feito abortos sem condições nenhumas de assistência?
Achas mesmo que é por essas razões que apresentas que as mulheres praticam o aborto?

citação:Originalmente colocada por CarpeDiem

Quantas deficiências não são visiveis às 12 semanas? Quantas crianças sofrem por maus tratos (aqui incluo todo o tipo de mau trato)? Quantas mulheres foram obrigadas a terem sexo contra a sua vontade e engravidaram? Quantas outras morreram por terem feito abortos sem condições nenhumas de assistência?
Achas mesmo que é por essas razões que apresentas que as mulheres praticam o aborto?

essas podem abortar, ser contra é quase discriminação porque proíbe-se praticar aborto em Portugal e não se proíbe a Portuguesas, ou seja quem tem dinheiro vai a outro lado e pratica aborto , quem não tem dinheiro (quem vai ter uma criança sem condições já que nem pro aborto tem dinheiro) não o pode praticar! [8)][8)]

citação:Originalmente colocada por DarkRose

citação:Originalmente colocada por XXI

Sou contra, pois muitos querem ter filhos e não conseguem...

Realmente doi a alma ver mulheres super tristes por não conseguirem ter fihos e mulheres que podem e desperdiçam a oportunidade. Estas podiam levar a gravidez adiante e dar para adopção a estas mulheres (caso a gravidez não comportasse risco para a mãe ou criança)

Imagina que estás grávida e que no teu bebé, que ainda não nasceu, e portanto ainda não tem personalidade jurídica, é-lhe detectado numa das ecografias que fizeste, uma má formação no cérebro. Tu terias essa criança, sabendo que em Portugal o apoio que necessitas é quase nulo?

Sou contra o aborto na maioria dos casos (é uma coisa tão má que a generalidade dos defensores do aborto dizem "interrupção voluntária da gravidez")!
E não me venham com as tretas do costume:
- "A mulher tem direito a controlar o seu corpo": quando não está grávida sim; mas a gravidez implica mais do que uma pessoa.
- "Se a mulher não tem condições psicológicas, sociais e económicas o coitadinho, para não ser odiado/maltratado, não deve vir ao mundo!": mas quem são as pessoas com dois dedos de testa que defendem uma barbaridade destas!? Quantas pessoas não estariam no mundo hoje se os pais seguissem esse conceito digno de execração? Os imbecis (e não utilizo linguagem mais pesada, e correcta, porque este é um fórum civilizado!) que utilizam esta "justificação" terão já pensado que se os pais tivessem seguido este raciocínio ("Maria fui despedido! E não temos quase nenhum dinheiro no banco" e "José está tudo contra nós... e os medicamentos para a minha depressão que são tão caros", "resposta do companheiro Mas nem tudo é tão mau Maria, pelo menos já não temos problemas com a polícia à 2 meses!") não estariam aqui?
Eu depois prossigo, pois tenho que ir! Um bom fim-de-semana para todos!

Acho que ainda nao postei neste topico.

Nao vou votar por nao estar no pais, mas se pudesse votaria SIM. Por varias razoes.

- porque acho que uma mulher que pratique aborto nao deve ir para a cadeia.

- porque acho que o aborto deve ser praticado com todos os cuidados e acompanhamento fisico e psicologico, em vez da situacao actual, onde isso so acontece a quem tem dinheiro e pode ir a espanha, e onde quem e' pobre vai fazer no vao da escada, indo parar as urgencias com problemas[xx(].

- porque se eu, neste momento da minha vida, tiver relacoes sexuais sem objectivos de procriacao e os meios que usar para nao ter filhos falharem, vou recorrer ao aborto, e NINGUEM tem nada a ver com isso excepto eu e a minha parceira.

Eu se for votar voto SIM.

Acho que já é peso suficiente para a mulher saber que fez um aborto, nao é preciso ir a julgamento e coisas do genero mesmo que hoje em dia nao exista condenacao embora exista sempre exposicao publica.

Sou realista nisto. Um filho aos 20 anos por exemplo condena logo a partida a vida da mae e do proprio bebe que nao vai ter as condicoes que se calhar a mae lhe poderia dar uns anos mais a frente.

Este mundo esta cada vez mais dificil mais competitivo, quando tiver um filho quero lhe dar todas as condicoes que possa, é muito bonito ah e tal ja é um ser humano, até o podemos considerar mas esse mesmo ser humano vai ter condicoes que muito possivelmente nao serao as ideais convem pensar nisso tambem.

Boas. Eu sou contra a despenalização do aborto, aliás é um tema utopico quem o quiser fazer já o pode fazer porque dentro dos limites que considero justos ele é permitido.
Agora pensem bem se é de bom tom só porque alguém comete um erro na adolescencia fazer um aborto e não permitir o nascimento de um ser vivo.
A igreja está errada nalguns aspectos, mas por outro lado só tem filhos quem quer, a pilula está ai, basta as pessoas se protegerem, é a minha opinião, se o aborto ganhar que ganhe mas para mim isso só vai é desresponsabilizar as atitudes muitas vezes infantis das pessoas.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

É um processo cliníco pouco mais que isso...se é errado ou certo tem a ver com a escolha de cada um.;)
Se é errado ou não é errado tem a ver com a escolha de cada um mas lembra-te que por detrás dessa escolha está uma vida humana.
Não entendo porquê toda esta polémica, o aborto já é legal nos casos em que deve ser, em todos os outros o que acontece é irresponsabilidade por parte do casal.[xx(]

citação:Originalmente colocada por Corsa 1200 Sport

Acho que ainda nao postei neste topico.

Nao vou votar por nao estar no pais, mas se pudesse votaria SIM. Por varias razoes.

- porque acho que uma mulher que pratique aborto nao deve ir para a cadeia.

- porque acho que o aborto deve ser praticado com todos os cuidados e acompanhamento fisico e psicologico, em vez da situacao actual, onde isso so acontece a quem tem dinheiro e pode ir a espanha, e onde quem e' pobre vai fazer no vao da escada, indo parar as urgencias com problemas[xx(].

- porque se eu, neste momento da minha vida, tiver relacoes sexuais sem objectivos de procriacao e os meios que usar para nao ter filhos falharem, vou recorrer ao aborto, e NINGUEM tem nada a ver com isso excepto eu e a minha parceira.
Bem é a tua opinião mas será que nem a criança que estaria para nascer tem voto na matéria...
Será que devemos pôr a vida de um novo ser humano nas mãos de um qualquer egoismo ou vontade...
É do género: bem correu mal e tal e assim sendo não tenho condições para a criar, mais vale não me chatear e não fazer caso e abortar, até dava para a criar mas iria me chatear assim com o aborto não há chatisses...[8)]

Não tem nada a ver, mas em tom de desabafo..

Para quando o voto electronico?

Tenho alguns colegas meus nao de Lisboa, mas a morar aqui que gostavam de ir votar, mas infelizmente com o exames é impossivel.. [8)]

Escrevi há uns dias um texto sobre a questão do referendo de Fevereiro no meu blog.

Por questões de comodidade, permitam-me o copy/paste aqui para o fórum:

" Pelo direito a pensar

Infelizmente, por vontade própria ou por mero desleixo intelectual, muitas pessoas parecem pouco informadas ou mesmo "desinformadas" sobre a questão do aborto. Os exemplos são vários, mas como não tenho por hábito propalar ignorância gratuita, vou dar apenas um mero exemplo que me servirá de introdução.

Enquanto navegava por alguns foruns e blogs, li, e por diversas vezes, pessoas defenderem o Sim ao Referendo, dizendo com toda a convicção que, à 10ª semana de gestação, no útero da mulher encontram-se apenas "células indiferenciadas". Precisamente isto.

É falso. Totalmente falso.

À 10ª semana, o bebé já tem cérebro. Tem mãos, tem braços, tem pernas. Tem coração, tem pulmões, tem rins, tem fígado, tem intestinos.

Existem vários métodos de se realizar um aborto, mas vou descrever aqueles que são os dois métodos mais utilizados na generalidade dos países desenvolvidos:

Sucção: Um tubo oco afiado é inserido no útero da mulher. Inicia-se o método de sucção (28 vezes mais forte que um aspirador doméstico convencional) que despedaça o corpo do bebé e a placenta, absorvendo-os de seguida. Os restos mortais são despejados para um balde. Geralmente a cabeça do bebé, devido às suas dimensões, não sai com a sucção, sendo necessário introduzir uma pinça que comprime e esmaga a cabeça do bebé, permitindo a sua passagem.

Dilatação e Curetagem: É utilizada uma faca cirúgica que corta e desmembra o bebé em pedaços, permitindo, com a ajuda do fórceps, raspar esses mesmos pedaços do útero da mulher. Já vi imagens e é hediondo. Hediondo.

Restará acrescentar que, à 10ª semana de gestação (o limite estipulado no referendo) o bebé já sente dor.

...

Num outro ponto de vista, o facto de a cada 2 ou 3 abortos feitos ser necessário adiar ou cancelar uma cirurgia parece-me grave. Pagar abortos com os meus impostos já não me parece grave, mas inaceitável. Se eu voto Não, é obvio que não tenho interesse em financiar a chacina. Os doentes, a quem vão forçosa e necessariamente ser retirados fundos para financiar os abortos, agradecer-me-ão.

Não me vou prolongar em argumentos. Não estou aqui a fazer propaganda. Se fizesse acompanhar as descrições dos métodos de aborto com as respectivas imagens obteria resultados muito mais eficazes. E nem por isso o fiz.
O meu objectivo é, isso sim, que as pessoas pensem um bocado. Leiam, informem-se. Discursos pré-fabricados enjoam, e de que maneira, e as frases estereotipadas saídas directamente da máquina de propaganda partidária em nada ajudam à discussão do assunto.

Chamem-me um optimista, mas eu tenho fé no Ser Humano. E tenho orgulho em ser humano. E por isso acredito que qualquer pessoa pode ter uma vida realizada, quaisquer que sejam as circunstâncias da sua nascença e do seu crescimento e desenvolvimento. Grandes personalidades do nosso tempo surgiram no seio de famílias pobres. De contextos sociais complicados. De lares com 5, 10 irmãos. Atravessaram períodos difíceis, mas graças à sua perseverança e força de vontade, puderam tornar-se pessoas de destaque na História da Humanidade. Porque o Ser Humano é assim. Capaz de superar obstáculos inimagináveis e dificuldades aparentemente intransponíveis. E a ninguém deve ser negado o direito de, pelo menos, tentar."

Eu acho que devemos evoluir, querer sempre mais, é essa a natureza do ser humano, é por isso que hoje, passados tantos anos ainda cá estamos!
Mas, meus amigos e amigas, que apoiam o sim, não é esse o caminho correcto. Por favor não vão por aí, não ajudem a tornar o aborto num acto banal e despreocupado, porque é assim que ele se vai tornar.
Na minha opinião, o que existe hoje em dia é o suficiente, é possível fazer abortos se a mulher foi vítima de violação, se existe perigo de vida para ambos, se existe má formação do feto, não me lembro se existe mais alguma.
As pessoas, têm de ter conhecimento disto e duvido que muita gente que apoia o sim o saiba, como por exemplo o caso da minha mãe, que disse que votava no sim, e quando lhe expliquei que é permitido faze-lo naquelas circunstancias mudou de ideias e agora apoia o não.
Já para não falar numa coisa que se chama “Planeamento Familiar”, e que é algo a que quase ninguém recorre, por favor informem-se, e não vão por um caminho errado, existem formas de prevenção, e não me venham dizer que os preservativos são caros as pílulas também, etc., como já disse “Planeamento Familiar” INFORMEM-SE.

Não Banalizem o Aborto!

Ah, é verdade, tal como o "Lukin" falou, as 10ª semana o bebé já se encontra na sua maioria "formado", não são apenas celulas, já existem pernas, cerebro, orgãos, etc.

jÁ AGÓRA VEJAM ISTO:
http://www.protegersemjulgar.com/

Abraços
César Azul

O referendo é um absurdo tal como a actual lei. O estado tem
poder suficiente para legislar, e já o devia ter feito há imenso
tempo, neste país atrasado por padres e leis retrógadas.

Eu sou pelo não... Há muitos meios de evitar uma gravidez... e demasiada informação... Quem nao quer engravidar que se previna!

É, Tux, vamos todos rezar a nossa senhora...

E lembrar que o aborto é OPTATIVO, NINGUÈM (ao contrário da imposição do «não»...) é OBRIGADO a abortar...

citação:Originalmente colocada por Lukin
...
Existem vários métodos de se realizar um aborto, mas vou descrever aqueles que são os dois métodos mais utilizados na generalidade dos países desenvolvidos:

Sucção: Um tubo oco afiado é inserido no útero da mulher. Inicia-se o método de sucção (28 vezes mais forte que um aspirador doméstico convencional) que despedaça o corpo do bebé e a placenta, absorvendo-os de seguida. Os restos mortais são despejados para um balde. Geralmente a cabeça do bebé, devido às suas dimensões, não sai com a sucção, sendo necessário introduzir uma pinça que comprime e esmaga a cabeça do bebé, permitindo a sua passagem.

Dilatação e Curetagem: É utilizada uma faca cirúgica que corta e desmembra o bebé em pedaços, permitindo, com a ajuda do fórceps, raspar esses mesmos pedaços do útero da mulher. Já vi imagens e é hediondo. Hediondo.
...

Albino Aroso, católico e «pai» do Planeamento familiar em Portugal, em entrevista a Maria Flor Pedroso na Antena 1 (2007-01-13):

«90% dos abortos realizados até às 12 semanas são feitos por meios totalmente químicos.»

ng1007314.jpg

citação:Originalmente colocada por Lukin
...
Restará acrescentar que, à 10ª semana de gestação (o limite estipulado no referendo) o bebé já sente dor.
...

Antes da décima semana, não havendo ainda actividade neuronal, a dor é uma ausência.

Voltar
Superior